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ligando o ar quente do diplomata 88
marcos mota- Opaleiro
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- Mensagem nº1
ligando o ar quente do diplomata 88
Salve galera, fui mexer no meu opala pra verificar o ar quente e estava isolado , a mangueira que sai da parede corta fogo estava conectada na valvula do ar quente.
Gostaria de saber em quais mangueiras e conexões eu ligo de novo, se possivel com fotos, pois com esse frio chegando ta osso rsrsrs, abraços
Gostaria de saber em quais mangueiras e conexões eu ligo de novo, se possivel com fotos, pois com esse frio chegando ta osso rsrsrs, abraços
Cojak- Opaleiro
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Chevette 1978
Fusca 1300 1980
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- Mensagem nº2
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Dê uma olhada nesse tópico:
http://www.opaleirosdoparana.com/t35298-desemperrando-valvula-do-ar-quente?highlight=ar+quente
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marcos mota- Opaleiro
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- Mensagem nº3
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
eu vi e fiz igualzinho , tirei a valvula, passei oleo, limpei, ta lisa agora, mas preciso saber onde conecto as mangueiras pra funcionar de novo, pois estava isolado, abraços
Cojak- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Aí eu já não posso te ajudar,mande uma MP pro Rubão (que criou o tópico que eu postei),
ou pergunte a ele no próprio tópico.
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marcos mota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 89
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- Mensagem nº5
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
valeu amigo, obrigado pela ajuda
Müller- Moderador
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- Mensagem nº6
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Meu amigo, uma mangueira sai direto do radiador da caixa interna para a conexão (cotovelo) q fica no alojamento da válvula termostática.
Uma outra mangueira sai da válvula do ar e vai para uma conexão "T" q fica na mangueira inferior do radiador de água.
Isso pra quem tem motor com carburador 3E.
Se o seu carburador for H-34 com coletor aquecido, tem q usar um "T" nessas mangueiras pra não perder o aquecimento do coletor.
Uma outra mangueira sai da válvula do ar e vai para uma conexão "T" q fica na mangueira inferior do radiador de água.
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marcos mota- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
valeu pelas explicaçoes amigo, agora ja estou quase la, abraços
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Müller escreveu:Meu amigo, uma mangueira sai direto do radiador da caixa interna para a conexão (cotovelo) q fica no alojamento da válvula termostática.
Uma outra mangueira sai da válvula do ar e vai para uma conexão "T" q fica na mangueira inferior do radiador de água.
Isso pra quem tem motor com carburador 3E.
Se o seu carburador for H-34 com coletor aquecido, tem q usar um "T" nessas mangueiras pra não perder o aquecimento do coletor.
É como o Muller falou Marcos, complementando com fotos:
Essa mangueira que sai do cotovelo na frente do motor se conecta na entrada de cima na parede corta-fogo (desemboca direto no radiador do ar quente):
screen shot windows
A outra mangueira que fica conectada à válvula do ar quente (entrada de baixo na parede corta fogo) é conectada naquela mangueira gordona maior conforme a foto.
img
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marcos mota- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
putz cara, agora ja me deu a luz, valeu amigo, abraços
Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº10
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
No diplomata esta assim, a mangueira que sai ali do alojamento da termostática, vai pra válvula do ar quente, e a mangueira que vem direto do radiadorzinho do ar quente vai conectada na manguera grossa inferior (onde tem o T)
Creio que esse seja o correto, pq se considerar que a agua no motor circula no sentido da bomba para a válvula termostática, então a mangueira que sai do alojamento da válvula termostática estaria jorrando a agua, portanto a válvula do ar quente teria que fechar essa mangueira.
A mangueira que vai no T estaria puxando a agua do radiador (tanto do radiador do motor como do radiador do ar quente). Se você conectar a válvula do ar quente nessa mangueira, mesmo assim o radiador do ar quente ficaria quente mesmo com a válvula fechada, pois você estaria somente impedindo a saída da agua quente.
Creio que esse seja o correto, pq se considerar que a agua no motor circula no sentido da bomba para a válvula termostática, então a mangueira que sai do alojamento da válvula termostática estaria jorrando a agua, portanto a válvula do ar quente teria que fechar essa mangueira.
A mangueira que vai no T estaria puxando a agua do radiador (tanto do radiador do motor como do radiador do ar quente). Se você conectar a válvula do ar quente nessa mangueira, mesmo assim o radiador do ar quente ficaria quente mesmo com a válvula fechada, pois você estaria somente impedindo a saída da agua quente.
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- Mensagem nº11
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Paulo Corso escreveu:No diplomata esta assim, a mangueira que sai ali do alojamento da termostática, vai pra válvula do ar quente, e a mangueira que vem direto do radiadorzinho do ar quente vai conectada na manguera grossa inferior (onde tem o T)
Creio que esse seja o correto, pq se considerar que a agua no motor circula no sentido da bomba para a válvula termostática, então a mangueira que sai do alojamento da válvula termostática estaria jorrando a agua, portanto a válvula do ar quente teria que fechar essa mangueira.
A mangueira que vai no T estaria puxando a agua do radiador (tanto do radiador do motor como do radiador do ar quente). Se você conectar a válvula do ar quente nessa mangueira, mesmo assim o radiador do ar quente ficaria quente mesmo com a válvula fechada, pois você estaria somente impedindo a saída da agua quente.
Ué...então no seu está diferente?
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- Mensagem nº12
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Então Rubão, quando fui reativa-lo olhei muitas fotos , uns estava de um jeito outros de outro, segui as fotos que vi no opala verde do Ivo Filho. Mas por dedução acho que do jeito que falei, a válvula tem que fechar a entrada da agua no radiador do ar quente e não impedi-la de sair não é isso??
Putz agora fiquei na duvida, vou dar uma olhada nos opalas da galera daqui de Londrina.
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- Mensagem nº13
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Ta ai pra tirar as duvidas:
72 do Ivo
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- Mensagem nº14
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Opa, erro meu lá em cima.....inverti as bolas!
É exatamente como o Paulo disse!
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- Mensagem nº15
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Então no meu alguém mexeu e deixou invertido...pqp
Boa Paulo!
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- Mensagem nº16
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
A mangueira que desemboca direto no radiador sai fácil se puxar??
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- Mensagem nº17
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Rubão6cc escreveu:A mangueira que desemboca direto no radiador sai fácil se puxar??
Se tiver falando do radiador do ar quente, pior q não sai....tem q mexer por dentro do carro e não tem espaço......
É mais fácil inverter as mangueiras lá no motor, se elas tiverem comprimento suficiente.
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- Mensagem nº18
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Se elas não derem comprimento suficiente, o que pode ocorrer mesmo, da pra usar uma emenda. Mas tem que ver como elas estão, de repente tem sobrando ou se estiverem ruins pode ser uma oportunidade de trocar. Mas tomem muito cuidado, ano passado eu quebrei o radiadorzinho quando fui trocar a válvula.
Rubão muita gente deixa invertido mesmo, justamente pq da a entender que é assim devido ao fato da válvula ficar embaixo. Esteticamente fica mais bonito deixar invertido mesmo.
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- Mensagem nº19
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Müller escreveu:Rubão6cc escreveu:A mangueira que desemboca direto no radiador sai fácil se puxar??
Se tiver falando do radiador do ar quente, pior q não sai....tem q mexer por dentro do carro e não tem espaço......
É mais fácil inverter as mangueiras lá no motor, se elas tiverem comprimento suficiente.
Paulo Corso escreveu:Se elas não derem comprimento suficiente, o que pode ocorrer mesmo, da pra usar uma emenda. Mas tem que ver como elas estão, de repente tem sobrando ou se estiverem ruins pode ser uma oportunidade de trocar. Mas tomem muito cuidado, ano passado eu quebrei o radiadorzinho quando fui trocar a válvula.
Rubão muita gente deixa invertido mesmo, justamente pq da a entender que é assim devido ao fato da válvula ficar embaixo. Esteticamente fica mais bonito deixar invertido mesmo.
Vou deixar quieto do jeito que está então...pelo visto isso seria chato de mexer...o que importa é que o AQ tá funcionando..
onivaldo.gm- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
se inverter (agua quente entra mas nao sai) concorda que mesmo com a valvula fechada vai sair ar quente ao ligar a ventilação ? pq o radiador vai estar com agua quente.
IVAN4100- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
marcos mota escreveu:eu vi e fiz igualzinho , tirei a valvula, passei oleo, limpei, ta lisa agora, mas preciso saber onde conecto as mangueiras pra funcionar de novo, pois estava isolado, abraços
Marcos mota: se o sistema de ar quente do seu opala estava desligado (desconectado), pode ser por que está com vazamento no "radiador" debaixo do painel.
Seria bom vc descobrir, antes de religar o sistema, o motivo dele estar interrompido.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
onivaldo.gm escreveu:se inverter (agua quente entra mas nao sai) concorda que mesmo com a valvula fechada vai sair ar quente ao ligar a ventilação ? pq o radiador vai estar com agua quente.
É justamente o que eu estava discutindo com o Paulo Corso...mas no meu caso como não uso a ventilação forçada não vejo problema...só uso AC e AQ mesmo.
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- Mensagem nº23
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
mesmo assim agua quente com pressao dentro do radiador dentro do carro...sei lá
marcos mota- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
só estava desligado mesmo galera, agora ta normal , obrigado pela ajuda de todos, abraços
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Muito bom amigo
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
O meu tbm ta desligado... Mas os amigos ficam colocando idéias na minha cabeça...kkkkkk
Vou futucar lá tbm!
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marcel.minatto- Opaleiro
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
boas dicas! vlw amigos!
Paulo Corso- Opaleiro
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Se tem no carro, tem que colocar para funcionar, melhor coisa no friozão é andar quentinho dentro do opala. eu não abro mão disso não, pra mim tanto Ar quente com o Ar condicionado tem que estar funcionando.
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Paulo Corso escreveu:Se tem no carro, tem que colocar para funcionar, melhor coisa no friozão é andar quentinho dentro do opala. eu não abro mão disso não, pra mim tanto Ar quente com o Ar condicionado tem que estar funcionando.
Idem Paulo.
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Bom trabalho, quando comprei minha caravan, tinha a doce ilusao que a primeira coisa a ser feita era ligar o ar, kkkkk ja foram tantas coisas feitas e nem sei se um dia consigo ligar esse trem, na parte fisica parece que falta pouca coisa, mas minha duvida é se oque ja tem nela funciona rss. mas vamos que vamos, um dia quem sabe o bicho funciona.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Consegue sim Sergio! Com paciência e um punhado de dólares é claro a gente chega lá...o meu não funcionava quase nada quando comprei, hoje funciona quase tudo, quando lembro como era antes quase não acredito...faltam algumas coisinhas ainda...mas tudo no seu tempo...o ar quente vc consegue resolver em casa, é bem fácil...abraço..
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- Mensagem nº32
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Valeu Rubao, o homi otimista rsss. abraço t+
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- Mensagem nº33
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
O meu tb, também tinha bastante coisa desligada, hoje, tudo que saiu de fabrica nele ta funcionando, até que barulhinho chato quando se esquece o farol ligado, mas foi devagar, reativa alguma coisa ali, outra aqui, e quase sempre eu mesmo fui fazendo, tem muita coisa que é simples demais de se resolver que não d para entender o motivo de deixarem estragado.
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- Mensagem nº34
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Verdade é tempo, paciencia e dinheiro é claro, minha caravan quando comprei se fosse utilizar o bom senso era ferro velho, unica coisa que estava boa era suspensão, pneus,lataria e tapeçaria, mas somente a lataria, a pintura foi muito mal feita, fiz cambio, frição, direção (caixa e bomba), cabeçote (3 vezes, pq nao achavam o defeito), bateria, coluna direção, motor de aranque, carburador, e meu motor foi feito pelo antigo dono, mas nao é aquela maravilha acredito que para ficar bom só refazendo, ele bate saia e comando, ou seja era vender no ferro velho e comprar outro rsss mas ja viu comecei a mecher e to até hj teimando, a parte mecanica tirando essa parte do motor, esta td ok agora, ando com ela no dia a dia e nao tenho dor de cabeça, sem contar que depois que mechi no carburador ela ta fazendo 7,00 na estrada e uns 5 na cidade no alcool, mas ainda tem muita coisas para fazer, como vidro eletrico, ar condicionado e acabamentos, mas por enquanto vou devagar.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Do que restou aí o AC vai ser o mais caro...o resto é barato pra arrumar..
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- Mensagem nº36
Re: ligando o ar quente do diplomata 88
na verdade vai uma graninha ainda, mas vamos devagar. Abraço
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
Salve opaleiros. Seguindo o tópico, estou com dúvidas na ligação elétrica do motorzinho do ar quente. De lá sai um fio amarelo que liga no controlador do painel e um fio preto que está cortado e não sei onde liga. Alguém me ajuda?%
Marcos Adriano- Opaleiro
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
amigo o fio preto é o terra....pode ligar em qualquer lugar q de negativo.
geyson riguete- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Luz do teto acessa direta
Boa noite amigos ,recentemente restaurei diplomata 89 cinza nimbus,desde que peguei o carro da pintura a luz do teto está acessa direto
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Alguem poderia me dar uma luz
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Rubão6cc- Opaleiro
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
geyson riguete escreveu:Boa noite amigos ,recentemente restaurei diplomata 89 cinza nimbus,desde que peguei o carro da pintura a luz do teto está acessa direto
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Reparou que postou isso num tópico sobre ar quente?
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Re: ligando o ar quente do diplomata 88
geyson riguete escreveu:Boa noite amigos ,recentemente restaurei diplomata 89 cinza nimbus,desde que peguei o carro da pintura a luz do teto está acessa direto
Mesmo com portas fechadas
Alguem poderia me dar uma luz
poxa vida.....
se a luz esta acesa direto entao a luz vc ja tem!!!
nao precisa de uma!!!
kkkkkkkkkkkkkkkk
amigo é o seguinte: essas luzes de cortesia sao ativadas pelo negativo ou seja: pelo aterramento. O positivo é direto ate a lampada e quem fecha o circuito sao os pinos das portas e/ou o botao do farol quando vc puxa ele pra fora.
se a luz esta acesa direto talvez algum lugar o fio esta "aterrando" na lataria do carro ou algum pino de porta esta com problema.
as vezes acontece do conector do fio do pino de porta escapar e ele ficar encostado na lata dando aterramento e mantem a luz acesa.
bom...essa é só uma ideia.
aqui tem um material muito bom e interessante sobre isso:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47004-ajuda-pane-luz-teto-relogio-luz-da-mala-resolvido#761651
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