por PTGSA Qua 3 Set - 13:15:03
Entrando na conversa:
Lendo seu post eu entendi que vc já usava pneus remold e, somente após troca de cruzetas, eixos e rolamento passou a vibrar. Então, vou te dizer o seguinte: admitindo que o seu mecãnico não cometeu nenhum erro ao trocar as cruzetas o que vc está enfrentando é apenas um desbalanceamento ocorrido após a troca do rolamento central. Eixos bipartidos são balanceados em conjunto e possuem pequenos retângulos de aço soldados para fazer o equilíbrio. Então, aqui vai a forma de consertar isto:
1- Retire os eixos e leve ao torneiro mecânico. Peça para colocar entre pontas e girar na rotação mais baixa. Com ajuda de um giz, verifique empenos no meio e nas cabeças. Caso positivo, ponha apoiado na prensa e desempene. (Dependendo da forma como o rolamento foi sacado (normalmente sem uso de um saca-rolamentos, ocorre empenos)).
2- Findo este processo, vc va precisar de um pedaço de giz, uma chave de fenda, um macaco, chave de rodas, duas braçadeiras de fita de 4", calços de madeira e uma namorada, esposa, filho ou filha.
Pegue a estrada e verifique a que rotação corresponde em quarta marcha a velocidade da vibração. De volta a garagem, levante o carro e coloque calços de madeira sob as longarinas de forma que haja espaço suficiente para vc ficar sob veículo. Retire as rodas traseiras e coloque-as sob o carro de forma que, se acidentalmente ele sair dos calços, caia sobre elas. Agora peço a(o) seu (ua) assistente para, em quarta marcha, acelerar até a rotação em que o eixo vibra.
Vá aproximando o pedaço de giz da ponta do eixo próxima ao rolamento até que ele começe a riscar a peça. Pare o eixo e coloque as duas braçadeiras de forma que seus parafusos fiquem do lado oposto ao lado riscado.
Repita o processo. Vai ver que o peso dos parafusos altera o ponto de vibração. Afrouxe, gire e reaperte as braçadeiras uma para cada lado. Exemplo: imagine que vc está debaixo do carro e riscou o eixo. Gire-o até que o risco fique para cima (direção do fundo do carro) e os parafusos das dua braçadeiras estão voltados para vc. Uma vc desloca o parafuso 2cm para a esquerda e a outra, o mesmo tanto para a direita.
Cada vez que vc repete o processo vai sentir a mudança de comportamento e adequar o tanto que deve deslocar. O certo é que a massa que produz a vibração e os parafusos das braçadeiras vão formar um triângulo que trará o equilíbrio.
Esta solução veio de um manual da Ford argentina, para solucionar este problema em caminhonetes Ranger. Fiz isto e, em cinco minutos, resolvi um problema que ninguém na minha cidade sabia resolver.
Boa sorte na empreitada. Abraço.
Ontem à(s) 17:00:20 por Wagner Botelho
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