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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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Dúvida acerto comando 278
Ramon- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala coupê serie especial 1972
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº1
Dúvida acerto comando 278
Olá amigos, estou com dúvidas queria ajuda de alguém q intenda do assunto, tenho em meu opala um motor 6cc todo a alcool taxa e tudo do alcool rodando na gasolina ,6x2 42mm. , 446 ,bobina 45000 volts, e comando Yskenderian 256, mas agora coloquei um comando 278 JPF racing Indeco, mas não consegui acertar ele ,pois ele fica fora de ponto, coloco as engrenagens do comando e virabrequim ponto com ponto e fica fora, me disseram q tem q fazer o tal enquadramento de valvulas, por isso vou tirar ele agora e por outro Yskenderian pois acho q dessa marca já vem certo é só colocar no motor, mas tenho dúvida sobre a medida q coloco , será q o 278 fica bom ou posso colocar um pouco maior , quero o carro para andar na cidade mas para dar aquela embaralhada na lenta e também vou colocar futuramente dois carburadores 446 já tenho o coletor pronto. Agradeço qualquer ajuda pois já bati muito cabeça tentando acertar o carro.Abraço.
GustavoBraga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 463
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Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
Data de inscrição : 11/12/2013
- Mensagem nº2
Re: Dúvida acerto comando 278
O 278 já vai embaralhar na lenta ( lenta baixa ). E um maior que esse... vai ficar bem complicado de andar na cidade.
Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Idade : 35
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala coupê serie especial 1972
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº3
Re: Dúvida acerto comando 278
Ok ,beleza, e outra dúvida comando da marca Yskenderian já vem todos acertados é só colocar no motor e deixar as polias ponto com ponto ou tem q fazer o tal enquadramento de valvulas?
GustavoBraga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 463
Idade : 29
Localização : Canguçu RS
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
Data de inscrição : 11/12/2013
- Mensagem nº4
Re: Dúvida acerto comando 278
Nunca usei Isk, não sei te dizer Ramon. No meu, vai entrar um Comp Cams 268 ou o 272 ( não me decidi ainda ).
Mas logo logo aparece aí gente com mais conhecimento nisso e vai te ajudar melhor.
Mas logo logo aparece aí gente com mais conhecimento nisso e vai te ajudar melhor.
Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Idade : 35
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala coupê serie especial 1972
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Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº5
Re: Dúvida acerto comando 278
Aham, mas valeu pela idéia amigo.Abraço
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
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Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº6
Re: Dúvida acerto comando 278
comando Isky, vem enquadrado no "0" ou adiantado 2º... normalmente ja vem no jeito de colocar no carro, claro que dependendo da preparação, sempre pode-se afinar, atrazando ou adiantando um comando... mas aí ja é "tirar pelo de ovo" ... coisa de preparador... pra gente que faz pra usar na rua, coloca do jeito que vem que normalmente dá certo...
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j ricardo- Moderadores
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Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº7
Re: Dúvida acerto comando 278
o 278] vem no "0":
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Ramon- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala coupê serie especial 1972
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Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº8
Re: Dúvida acerto comando 278
Beleza amigo, pois eu já tenho um Yskenderian 256 e ele vem certinho só colocar as engrenagens ponto com ponto, vou colocar esse 278 já vem certinho também né daí é beleza. Só está dificel achar um site de confiança e com esse comando a pronta entrega.Valeu.
Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Idade : 35
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- Mensagem nº9
Re: Dúvida acerto comando 278
Amigo J Ricardo sabe me dizer se o comando Crower 278 também já vem certo para o motor, e é bom igual o Yskenderian. Pois não estou achando Yskenderian só Crower. Valeu.
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
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Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº10
Re: Dúvida acerto comando 278
sim, provavelmente vem certo sim.... ve se consegue achar na Net a carta do comando que quer... igual a que postei... la diz em qual enquadramento que vem...
não teve azar com o indeco: eles não acertan nunca o comando pro opala... ja vi indeco em Monza, em chevette, em AP, sempre fica legal, e é sem problemas,....
mas pra opala, é só zica: nunca vi um que desse certo, e o desgaste: parece que derretem no óleo quente... enfim, fuja disso...
não teve azar com o indeco: eles não acertan nunca o comando pro opala... ja vi indeco em Monza, em chevette, em AP, sempre fica legal, e é sem problemas,....
mas pra opala, é só zica: nunca vi um que desse certo, e o desgaste: parece que derretem no óleo quente... enfim, fuja disso...
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Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
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Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº11
Re: Dúvida acerto comando 278
Uhum, valeu pela atenção amigo, assim q eu montar o carro coloco alguma coisa aqui pra dizer como ficou.Abraço.
Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
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- Mensagem nº12
Re: Dúvida acerto comando 278
Mais uma ajudinha aí amigo J Ricardo. Já veio meu comando novo pelo q vi é igual a essa tabela q me mandou, só não achei a folga de valvula para regulagem.Quanto de folga vc me indica?Valeu
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
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Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº13
Re: Dúvida acerto comando 278
olha aí o site da crower:
http://www.crower.com/camshafts.html?cat=1033&pronav=23
só uma coisa: não tem crower 278º...
http://www.crower.com/camshafts.html?cat=1033&pronav=23
só uma coisa: não tem crower 278º...
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Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
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Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala coupê serie especial 1972
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº14
Re: Dúvida acerto comando 278
Não , eu consegui um Iskenderian 278 para tuchos mecânicos.
opalacisco- Opaleiro
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Data de inscrição : 13/06/2011
- Mensagem nº15
Re: Dúvida acerto comando 278
J.Ricardo Beleza ?
Na imagem do Isky que vc mandou qual linha ou parâmetro vc usou para ver que vem em "0" ?
Na imagem do Isky que vc mandou qual linha ou parâmetro vc usou para ver que vem em "0" ?
gustavohab- Opaleiro
- Número de Mensagens : 117
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Localização : jundiai-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA 4P 1986 6CC ALCOOL / CARAVAN COMODORO 6CC IDF 44 COMANDO 298
Cilindros : 6CC 4.1L ALCOOL
Data de inscrição : 25/12/2013
- Mensagem nº16
Re: Dúvida acerto comando 278
acompanhando...
Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
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Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala coupê serie especial 1972
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº17
Re: Dúvida acerto comando 278
Olá amigos, coloquei o comando Iskenderian 278 lobe 109 no Opala, mas ele não pega parece q o motor está solto sem compressão, coloquei as engrenagens ponto com ponto do comando e do virabrequim será q esse comando não vem acertado? Será q tenho q fazer o enquadramento de valvulas. Pois eu tinha outro comando antes também Iskenderian só q o 256 lobe 112 e ele era sertinho só colocar as polias ponto com ponto e deu, alguem já colocou esse mesmo comando 278 ?
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº18
Re: Dúvida acerto comando 278
opalacisco escreveu:J.Ricardo Beleza ?
Na imagem do Isky que vc mandou qual linha ou parâmetro vc usou para ver que vem em "0" ?
na mesma linha onde esta " lobe separation" e "overlap" logo a frente esta "cam advance" = "0"
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opalacisco- Opaleiro
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Data de inscrição : 13/06/2011
- Mensagem nº19
Re: Dúvida acerto comando 278
Valeu J. Vou ver no manual do meu Isky 268 Mecânico.
Abraços
Abraços
Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
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Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº20
Re: Dúvida acerto comando 278
Ninguem pra dar uma idéia?
Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
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Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala coupê serie especial 1972
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 07/03/2010
- Mensagem nº21
Re: Dúvida acerto comando 278
Olá , continuando o assunto aqui .Coloquei um comando Yskenderian 278, lobe 109 com tuchos hidráulicos travados, e tive um problema, Comeu o comando e os tuchos. Comando novo já era não rodou 100 km ,deixei com 40 de folga , alguém sabe me dizer porq isso aconteceu ? Será q foi por causa dos tuchos travados?
OPA7879- Opaleiro
- Número de Mensagens : 461
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Localização : santa catarina
Modelo do carro : 1978 standart
1978 opala comodoro
1982 opala 4 portas
Cilindros : 6CC
6cc
4cc
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- Mensagem nº22
Re: Dúvida acerto comando 278
e as molas de valvula? quais vc usava?
frederico santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3117
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Cilindros : 6CILINDROS
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- Mensagem nº23
Re: Dúvida acerto comando 278
Teve algo que não se casou legal,será que mesmo com tuchos travados e molas fora da especificação era p comer o comando tão rápido assim. Pois uso,a muito tempo, um comando cópia ,que a maioria fala que não dura muito junto com tuchos hidráulicos travados e até hoje não de deu problemas. Será que esse comando pode ser algum modelo falsificado Falta de lubrificação Folga nas buchas do comando O tuchos realmente estavam travados Esses tuchos travados foram retificados antes de usar esse comando
Ramon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
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Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala coupê serie especial 1972
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- Mensagem nº24
Re: Dúvida acerto comando 278
Pois é, achei bem estranho comer tão rápido o comando, molas ficaram as originais do cabeçote a alcool,também pensei na falta de lubrificação mas não é pois virei arranque sem as tampas de tucho e derramou oleo pra fora.Buchas do comando não sei , mas acho q não, um preparador me disse para rebaixar 7milimetros os guias de valvulas para este comando, mas acho q isso seria só para segurança de o balancim não bater no guia do cabeçote ,mas pelo q eu vi sobra espaço ali.
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Dúvida acerto comando 278
molas ficaram as originaisRamon escreveu:Pois é, achei bem estranho comer tão rápido o comando, molas ficaram as originais do cabeçote a alcool,também pensei na falta de lubrificação mas não é pois virei arranque sem as tampas de tucho e derramou oleo pra fora.Buchas do comando não sei , mas acho q não, um preparador me disse para rebaixar 7milimetros os guias de valvulas para este comando, mas acho q isso seria só para segurança de o balancim não bater no guia do cabeçote ,mas pelo q eu vi sobra espaço ali.
Ta ai a tua resposta !
Vc montou o comando Isky 278° ....ele possuiu + levante que o comandinho 4.1.....com esse maior levante vai gerar maior carga de mola (original) ......isso ainda sofre influencia da altura das varetas de válvulas.....e rebaixo do cabeçote !......com maior carga de molas vc. acha que melhorou a tua situação
essa maior carga resultou em molas + comprimidas (elos + perto dos elos ) quando vc. acelerou.....PODE TER ACONTECIDO.....te bater elo com elo das molas originais ....bateu elo com elo....o tucho se esmaga no comando .......por falta de pressão de mola !
isso é uma suposição do que aconteceu....que não acho que foi.....mas pode !
ou por simples falta de pressão de mola....vc. acelerou a mola não deu conta do recado....o tucho bateu no comando .
o provável.....
ambas por falta de pressão de mola .
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
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- Mensagem nº26
Re: Dúvida acerto comando 278
j ricardo escreveu:comando Isky, vem enquadrado no "0" ou adiantado 2º... normalmente ja vem no jeito de colocar no carro, claro que dependendo da preparação, sempre pode-se afinar, atrazando ou adiantando um comando... mas aí ja é "tirar pelo de ovo" ... coisa de preparador... pra gente que faz pra usar na rua, coloca do jeito que vem que normalmente dá certo...
Comando Isky sempre vem 1.5° fora....ou até + atrasado ou adiantado ! Nunca vem no 0.....mesmo usando engrenagens novas Isky ......
na Stock a preferencia por comandos sempre foram :
Crane
Crower
Isky
os Isky são no final da década de 50.....são comando de concepção bastante antigas.....o ferramental é antigo.....por isso esse FALHA de nunca darem 0 quando montados !
Bem diferentes dos comando Comp Cam .....esse são da década de 90.....sempre ...sempre que montados corretamente esse dão 0 (zero!)
Ramon- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Dúvida acerto comando 278
Valeu amigo pela idéia, eu também tinha pençado nas molas , acho q foi isso q aconteceu mesmo, pois logo q montei o carro ,nossa ficou muito bom e depois de dar uma andada e umas aceleradas mais fortes notei q ele já não estava a mesma coisa como no inicio, fiz o enquadramento ,acho q fiz certo ficou com 5 dentes adiantados na engrenagem ,nas especificações do comando dizia adimissão começa a abrir 30º antes do ponto zero.
Você tem alguma dica de molas q posso usar e tuchos? Se preciso mudar mais alguma coisa no cabeçote.
Vou comprar outro comando igual a esse Isky 278º lobe 109 mecânico, e tenho medo de dar zebra de novo pois foi grande o prejuizo, fiquei num sentimento de ter estragado esse comando novo q tá loko. Valeu agradeço muito por qualquer dica.Abraço.
Você tem alguma dica de molas q posso usar e tuchos? Se preciso mudar mais alguma coisa no cabeçote.
Vou comprar outro comando igual a esse Isky 278º lobe 109 mecânico, e tenho medo de dar zebra de novo pois foi grande o prejuizo, fiquei num sentimento de ter estragado esse comando novo q tá loko. Valeu agradeço muito por qualquer dica.Abraço.
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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- Mensagem nº28
Re: Dúvida acerto comando 278
Ramon escreveu:Valeu amigo pela idéia, eu também tinha pençado nas molas , acho q foi isso q aconteceu mesmo, pois logo q montei o carro ,nossa ficou muito bom e depois de dar uma andada e umas aceleradas mais fortes notei q ele já não estava a mesma coisa como no inicio, fiz o enquadramento ,acho q fiz certo ficou com 5 dentes adiantados na engrenagem ,nas especificações do comando dizia adimissão começa a abrir 30º antes do ponto zero.
Você tem alguma dica de molas q posso usar e tuchos? Se preciso mudar mais alguma coisa no cabeçote.
Vou comprar outro comando igual a esse Isky 278º lobe 109 mecânico, e tenho medo de dar zebra de novo pois foi grande o prejuizo, fiquei num sentimento de ter estragado esse comando novo q tá loko. Valeu agradeço muito por qualquer dica.Abraço.
acho q fiz certo ficou com 5 dentes adiantados na engrenagem
Olá Ramom
cara não se monta assim de jeito nenhum !!!!
1 dente adianta/atrasado da em torno de 6° a 7° !!!
se vc. montou com 5 dentes adiantado é um milagre não ter pego válvula em pistão
pois dessa maneira as válvulas ainda estão abrindo e os pistões já estão subindo....
Esse cara também e confundiu e montou com 2 dentes pulados :
mensagem N° 462 e
http://www.opaleirosdoparana.com/t28932p450-preparacao-motor-4cil-151-comparativo
molas são as 6005 !
tuchos mecânicos compre esses daqui :
http://www.hotchilli.com.br/index.php?route=product/product&product_id=71
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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- Mensagem nº29
Re: Dúvida acerto comando 278
Veja se isso te ajuda um pouco :
Pra se ter uma ideia em toda minha vida já joguei no lixo 5 cabeçotes 586 porque foram preparados
Ta, ta legal.....1 não foi literalmente pro lixo todos 1 foi pra rua....
É o seguinte beeeem ao contrário do que se disse no opala.com o cara indignado com o Rogério ...que pediu R$1.200,oo pra trabalhar um cabeçote .....e o povo lá dizendo... pra compra uma retífica e trabalha por conta....NÃO ...NÃO DÁ CERTO não é assim !!!!!
Pra Rua : .....se vc. não tem dinheiro...tem uma retífica ou uma furadeira....( tem coisa que eu não uso a retífica eu tiro na furadeira pela menor rotação , pra fazer um serviço + criterioso ...o grosso tira na retífica ....o acabamento fina na furadeira )
Vc. pega o cabeçote mede com o parquímetro.....o duto maior.....vc. deixa não mexe....dai vc. abre os dutos menores pra ficar com o tamanho do maior....E SÓ !!!!! por dentro retira os cantos vivos deixando + arredondado sem mexer muito....E SÓ !!!! É importante " cuba " vc. precisa de uma bureta e óleo de direção hidráulica ....o objetivo é muito simples.....vc. não consegue calcular a área no parquímetro só medindo.....ou seja a sua referência de volume é o liquido empregado....onde couber menos liquido é a área menor....que deve ser trabalhada....Vc. faz assim descubra a maior....e deixe , não mexa.....dai com a medida da maior vc. vai deixar todas iguais.....E SÓ
Eu digo isso pra rua....pra quem NÃO tem conhecimento é muito melhor vc. não arrombar o cabeçote e fazer kaka....do que só tira cantos vivos...rugosidade e ganhar velocidade ....do que tentar arrombar e matar o cabeçote ....Um dos cabeçotes que foi pro lixo o cara me jurou que é cabeçote feito por preparador profissional....beeem conhecido....a " rampa " vc. não faz nada só polimento.....
Pra pista ou um cabeçote "sério " a coisa muda dramaticamente de figura....pra fazer o cabeçote vc. faz assim :
Primeiro limpa ele beem limpinho e monta ele .....e vai passar na banca ....dependendo do valor que acusar ele vai ou não prestar pra preparação....é isso mesmo...Pra uma preparação tipo STT....é o valor do cabeçote tipo std que diz se ele vai render muito cfm ou não....não quer dizer que esse cabeçote se vc. for trabalhar ele bem não vai render nada...SIM ele vai render....mas por ele ter restrições internas....NUNCA via ser o TOP dos cabeçotes....isso porque .....
Funciona assim : vamos dar nota 60 pra um cabeçote normal....digamos bom ((((PS: essa nota é uma nota aleatória não quer dizer cfm nada ...só pra um simples entendimento ))
se um cabeçote " bom " é nota 60 existe os ótimos ( existem sim !!!) ou seja um cabeçote ótimo seria nota 65.....beleza o seu trabalho é encontrar esse cabeçote pra um trabalho sério....((PISTA))
e um cabeçote ruim ....pela lógica empregada um cabeçote ruim seria nota 55 ne´?....Mas NÃO É !!!!! um cabeçote ruim...é nota 50...isso mesmo...mota 50....é ruim mesmo (( ruim pra preparação top !!!!)) por isso vc. 1° passa o cabeçote " virgem "na máquina .Não sei se é porque é Brasil....eu não tenho tanto contato com os cabeçotes Gm 350....eu nunca fiz uma sequência deles os que eu fiz são de anos diferentes gerações diferentes portanto eu não posso fazer um parâmetro.....agora sobre os cabeçote Gm 250 ....a explicação dos ruim.....1° eu acho que é falta de controle de qualidade o cabeçote do ford taurus não tem 70% dos defeitos que tem um cabeçote de opala 6cc....ou seja da pra entender que ele é 70% melhor !!!
E pra fechar esse assunto....os cabeçotes bons são os que saiam no inicio da produção ele são feitos de " forminha " ai vc. entende !!!! a forminha está toda retinha eles são concebidos...e nascem ÓTIMOS.......com o passar da produção as forminhas vão entortando...ai eles não são + ótimos eles caem pra BONS ....ai que está o erro ....não sei se é Brasil....mas ai deveriam pelo menos remodelar ou o certo trocar as formas....mas NÃO oque acontece ...as formas tortas...fabricam cabeçotes tortos internamentes....ai infelizmente nascem os cabeçotes RUINS ...
Mesmo o melhor preparador do mundo...não consegue transformar " tirar" cfm de um cabeçote ruim pra deixar ao nível de um bom....
Ai vc. escuta aquelas coisas....o tal cara é muuiito bom ele só fez um trabalhinho no cabeçote do meu carro e ficou um canhão....e pode acontecer...o cara teve a sorte de pegar na mão um ótimo cabeçote sem saber....e só com um polimento uma abertinha de duto...o carro ficou um canhão ....Isso também serve pra explicar porque tem opalas 4.1 ORIGINAIS DE FÁBRICA ....que são andadores.....quase como um 250/S ....não tem nada haver com aquela "balela" de motor 4.1 montado com comando 250/S ou algo parecido.....((( começou a esclarecer a história dos opalas ........))
Bem dai tá fácil vc. vai dizer é só encontra o cabeçote bom ( no mínimo ) e levar pra um cara que tenha um Super Floww a máquina de medir fluxo....e está tudo certo .....ahhh ....ufa ....eu digo NÃO !!!!!! porque metade do pessoal que tem as máquinas de fluxo NÃO sabem usar elas !!!! é triste mas é a realidade!!!!...Por isso vc. vê até por aqui....cabeçote com trabalhinho rendendo 280cfm.....isso é Brasil
A História do cfm também é um saco....porque não serve de base pra nada....cada preparador passa em um nível o cabeçote na máquina ...10...8.... ai não tem como comparar qual faz o melhor trabalho ...só serve de referência pro próprio preparador ....são suas anotações .....Não da pra comparar serviço de um com outro
Bem só completando....eu tive que ir pro banheiro de novo....Oque está descrito ai em cima eu não me lembro de ter lido em lugar nenhum ....e não lembro de ter saído nada parecido na Auto Power.....isso é descoberta em anos de trabalho.....
Só pra ser ter ideia do que é preparação de tão bem como nos estamos.....Tem uma amigo meu que fez o motor de um Dodge....pistão maiores comando....cabeçote....antes de fechar o motor ele havia me comentado....que mandou o cabeçote de Dodge com válvulas maiores Manley pra colocar no cabeçote....o cabeçote foi pro preparador....e é claro que o preparador mandou pro cara que só mexe com cabeçote...tudo mundo manda pra ele (iii falei o nome do cara ) não há de ver que o cara ao invés de abrir a sede pra colocar a válvula maior...torneou a válvula manley pro tamanho da válvula original... Parece piada.....mas é verdade....tá....dai o cara tirou o carro da oficina de preparação....ruim...ruim....como não sei porque...mas acontece toda merd%$ que acontece vem parar em casa....o cara é meu amigo e pediu pra mim ver o Dodge....venho de um lugar que a especialidade é opala e Dodge....pois bem.....vamos começar pelo carburador uma Holley 650 vacuo passada pra mecânica abro acerto.....da vou regular....e o carro ruim não vai ,não melhora....po o Dodge tinha coletor alumínio holley comando...escapamento....e estava andando igual a original... Bom vamos desmontar retira coletor quando eu tiro o cabeçote que analiso um pouco....tá lá o defeito.....o cara retirou praticamente toda a " rampa " do cabeçote.....Pra se ter ideia passamos o cabeçote dele trabalhado na banca e passamos um original.....o original tinha bem + cfm que o trabalhado Detalhe.....o cara pagou R$1.200.oo pelo trabalho de cabeçote !!!!! Por isso eu digo cuidado com" preparador" o cabeçote ficou ruim porque :
Todo cabeçote tem que ter venture !!!! vc. pode arrombar o quanto for + ele não pode ser 100% arrombadão ele tem que ter ele tem que ter uma entrada (digamos assim ) um "ressalto" Pois é esse ressalto que faz ele ganhar velocidade......
Isso é bem fácil de perceber nos cabeçotes gigantes de V8 de alumínio....são enormes !! alguns a mão passa pelo duto.....!!!! mas vc. olhando lá vc. vê o " venture" do cabeçote ...é bem simples de entender imagine uma rua os caros andando a 50km se aumentar a velocidade pra 80 no prazo de 1h não vão passar + carros ??? é o efeito do venture no cabeçote .....aumenta a velocidade vai passar + mistura....+ potência....
Tem um tópico na seção de preparação ..não sei se o titulo é cabeçote ou Lump ports mas é o seguinte.....lá se discute sobre os cabeçote de opalas antigos aonde foi retirada a divisão centra....ficou um janelão....chegaram a conclusão que o desempenho pior desse cabeçote se dava somente pela turbulência da cabeça do parafuso exposta .....NÃO !!! a turbulência na cabeça do parafuso existe sim .....mas é menor que a turbulência da divisão dos dutos.....o fraco desempenho daquele cabeçote é porque ele não tem venture....Por isso que eu acho que as Lump Ports produzem bem + cfm que os cabeçotes trabalhados convencionais....1° não vai haver turbulência nenhuma .....2° o tamanho dela dito grande....favorece a velocidade , com certeza beeem maior que um cabeçote tradicional....3° o fluxo desde que sai da válvula e conduzido pela rampa até a câmara.....não gera turbulência e a velocidade é muito maior....nos meus cálculos funciona assim na vida real nunca vou saber...e nem to muito afim ....
Vc. pode cubar um cabeçote em casa .....o importante é ter os mesmos valores.....Vc. pode cubar dutos também....mas mesmo que tudo de os mesmos valores.....NÃO quer dizer que vc. tenha um cabeçote 10¨% perfeito homogêneo...não....só a banca pode dizer isso !!!!
Só no assunto de válvula .....sem brincadeira nenhuma da 4 páginas dessa aqui escritas do começo até o fim , sem fotos !!!!!Nem em sonho que eu digitar tanto assim vai me dar até ler....caimbra....eu vou tentar passar a ideia principal no mínimo de palavras...porque uma coisa puxa a outra ...vc. NÃO pode analisar unicamente uma coisa com EX: válvula.....Vou fazer um resumo 1000X menor do que o ideal, até porque eu não quero dizer tudo.
É oque eu sempre digo motor preparado nasce no papel....são feitos vários cálculos e combinações pra se chegar num resultado....Não adianta tira o cabeçote do opala campeão da STT e colocar no seu carro com comando original e Webber 40......que só vai virar um chupador de baixo desempenho.
TUDO TEM QUE SER CALCULADO , TUDO TEM QUE SER REDIMENCIONADO......pra se obter XX......se vc. montar motor como se montam aqui na página oque renderia XX acaba rendendo x .....
Um motor é todo montado em conjunto nada em separado é todo um conjunto harmonioso !!!!
Sobre válvula :
Vc. não pode afirmar que perde ou que não perde ou que ganha .....não existe uma resposta !!! e a resposta pode ser Sim e Não
Veja pra vc. calcular um motor preparado.....vc. calcula pela válvula ( o quanto ela abre ) isso chama-se Cortina Da válvula.....por esses valores que vc. conseguiu é que vc. vai abrir o seu cabeçote ....é esse valor que vai definir o tipo e tamanho de pistão é esse valor que vai definir o teu comando de válvulas é esses valor que vai definir o tipo de alimentação....complicado Vc. achou que eu estava brincando quando falei em 4 páginas
Só pra vc., entender:
Um cabeçote polido com válvulas de S-10 vc. colocou lá com comando original.....agora imagine : ( PS: vc. é phoda heim !) teu duto de cabeçote é restrito ( não arrombado) o fluxo veem pelo duto e??????? bate no Valvulão ....oque acarreta isso...perca de torque em baixa ...média rotação.....
Saco
O lance é :
Vc. tem que abrir o duto de modo que o fluxo ( projetar o fluxo....) pra que ele passe pela lateral da válvula....o cabeçote é feito de tal maneira que ele abre (( abre porque antes ele está digamos menor pra ganhar velocidade !!!! depois ele" abre " ))perto da válvula pro fluxo NÃO ir de encontro a válvula ......por isso o IMPORTANTÍSSIMO TRABALHO NAS VALVULAS !!!! .....Ou seja ,nesse caso ele aumenta o torque já em baixa média e alta !!!! entendeste a ideia.....
TIPO vc. tem um cabeçotão trabalhado....pistão 4pol.....tudo aliviado....mas usa válvula original....acontece que ,a válvula pequena segura o fluxo vc. não enche o cilindro !!!!!
O contrário disso é válvula gigante em cabeçote original...... o fluxo bate na válvula....tipo volta um pouco " gera uma turbulência "....como consequência vc. perde força de baixa de média.....
Cabeçote rebaixado perde fluxo :
Cara seguindo o ditado popular vc. rebaixa pra ter taxa né... vc. usa pistão com dome pra ter taxa né.....digamos que em teoria seria a mesma coisa ..não é .......Pior que NÃO !
Acontece +/- assim : o Cabeçote rebaixado: o pistão subiu ,deu faísca ,explodiu....a mistura está" perdida".....tentando encontra o caminho pra sair (válvula escape) Pois bem .
Pistão com dome : se vc. um dia ver os motores Ford com dome vai perceber que a parte de traz do pistão é + alta que a parte da frente ...mas porque.....Simples ...pra ajudar ( facilitar) os resíduos queimados depois da explosão a sair ( válvula de escape ) sacou
O dome te proporciona a fazer digamos um " desenho " esse " desenho " é tipo um caminho pra CONDUZIR bem melhor os resíduos queimados (explosão) pra fora da câmara ( válvula de escape ) ......coisa que com o cabeçote rebaixado não acontece .....então se ele conduz + rápido quer dizer que ele puxa +....então Tende-se a aumentar o fluxo.....
Tudo na preparação obedece a Lógica....não adianta montar um motor contrariando o bom censo, a razão ,enfim a lógica .....
Pra tudo existe uma explicação e depois de explicado...fica fácil de entender.....
Também eu pelo menos nunca li isso em Auto Power ....nunca vi em outra revista....não digo que nunca foi publicado algo semelhante ...não sei
..................................
http://www.opaleirosdoparana.com/t19426p243-caravan-4-cil-aspirada-150-cv
Pra se ter uma ideia em toda minha vida já joguei no lixo 5 cabeçotes 586 porque foram preparados
Ta, ta legal.....1 não foi literalmente pro lixo todos 1 foi pra rua....
É o seguinte beeeem ao contrário do que se disse no opala.com o cara indignado com o Rogério ...que pediu R$1.200,oo pra trabalhar um cabeçote .....e o povo lá dizendo... pra compra uma retífica e trabalha por conta....NÃO ...NÃO DÁ CERTO não é assim !!!!!
Pra Rua : .....se vc. não tem dinheiro...tem uma retífica ou uma furadeira....( tem coisa que eu não uso a retífica eu tiro na furadeira pela menor rotação , pra fazer um serviço + criterioso ...o grosso tira na retífica ....o acabamento fina na furadeira )
Vc. pega o cabeçote mede com o parquímetro.....o duto maior.....vc. deixa não mexe....dai vc. abre os dutos menores pra ficar com o tamanho do maior....E SÓ !!!!! por dentro retira os cantos vivos deixando + arredondado sem mexer muito....E SÓ !!!! É importante " cuba " vc. precisa de uma bureta e óleo de direção hidráulica ....o objetivo é muito simples.....vc. não consegue calcular a área no parquímetro só medindo.....ou seja a sua referência de volume é o liquido empregado....onde couber menos liquido é a área menor....que deve ser trabalhada....Vc. faz assim descubra a maior....e deixe , não mexa.....dai com a medida da maior vc. vai deixar todas iguais.....E SÓ
Eu digo isso pra rua....pra quem NÃO tem conhecimento é muito melhor vc. não arrombar o cabeçote e fazer kaka....do que só tira cantos vivos...rugosidade e ganhar velocidade ....do que tentar arrombar e matar o cabeçote ....Um dos cabeçotes que foi pro lixo o cara me jurou que é cabeçote feito por preparador profissional....beeem conhecido....a " rampa " vc. não faz nada só polimento.....
Pra pista ou um cabeçote "sério " a coisa muda dramaticamente de figura....pra fazer o cabeçote vc. faz assim :
Primeiro limpa ele beem limpinho e monta ele .....e vai passar na banca ....dependendo do valor que acusar ele vai ou não prestar pra preparação....é isso mesmo...Pra uma preparação tipo STT....é o valor do cabeçote tipo std que diz se ele vai render muito cfm ou não....não quer dizer que esse cabeçote se vc. for trabalhar ele bem não vai render nada...SIM ele vai render....mas por ele ter restrições internas....NUNCA via ser o TOP dos cabeçotes....isso porque .....
Funciona assim : vamos dar nota 60 pra um cabeçote normal....digamos bom ((((PS: essa nota é uma nota aleatória não quer dizer cfm nada ...só pra um simples entendimento ))
se um cabeçote " bom " é nota 60 existe os ótimos ( existem sim !!!) ou seja um cabeçote ótimo seria nota 65.....beleza o seu trabalho é encontrar esse cabeçote pra um trabalho sério....((PISTA))
e um cabeçote ruim ....pela lógica empregada um cabeçote ruim seria nota 55 ne´?....Mas NÃO É !!!!! um cabeçote ruim...é nota 50...isso mesmo...mota 50....é ruim mesmo (( ruim pra preparação top !!!!)) por isso vc. 1° passa o cabeçote " virgem "na máquina .Não sei se é porque é Brasil....eu não tenho tanto contato com os cabeçotes Gm 350....eu nunca fiz uma sequência deles os que eu fiz são de anos diferentes gerações diferentes portanto eu não posso fazer um parâmetro.....agora sobre os cabeçote Gm 250 ....a explicação dos ruim.....1° eu acho que é falta de controle de qualidade o cabeçote do ford taurus não tem 70% dos defeitos que tem um cabeçote de opala 6cc....ou seja da pra entender que ele é 70% melhor !!!
E pra fechar esse assunto....os cabeçotes bons são os que saiam no inicio da produção ele são feitos de " forminha " ai vc. entende !!!! a forminha está toda retinha eles são concebidos...e nascem ÓTIMOS.......com o passar da produção as forminhas vão entortando...ai eles não são + ótimos eles caem pra BONS ....ai que está o erro ....não sei se é Brasil....mas ai deveriam pelo menos remodelar ou o certo trocar as formas....mas NÃO oque acontece ...as formas tortas...fabricam cabeçotes tortos internamentes....ai infelizmente nascem os cabeçotes RUINS ...
Mesmo o melhor preparador do mundo...não consegue transformar " tirar" cfm de um cabeçote ruim pra deixar ao nível de um bom....
Ai vc. escuta aquelas coisas....o tal cara é muuiito bom ele só fez um trabalhinho no cabeçote do meu carro e ficou um canhão....e pode acontecer...o cara teve a sorte de pegar na mão um ótimo cabeçote sem saber....e só com um polimento uma abertinha de duto...o carro ficou um canhão ....Isso também serve pra explicar porque tem opalas 4.1 ORIGINAIS DE FÁBRICA ....que são andadores.....quase como um 250/S ....não tem nada haver com aquela "balela" de motor 4.1 montado com comando 250/S ou algo parecido.....((( começou a esclarecer a história dos opalas ........))
Bem dai tá fácil vc. vai dizer é só encontra o cabeçote bom ( no mínimo ) e levar pra um cara que tenha um Super Floww a máquina de medir fluxo....e está tudo certo .....ahhh ....ufa ....eu digo NÃO !!!!!! porque metade do pessoal que tem as máquinas de fluxo NÃO sabem usar elas !!!! é triste mas é a realidade!!!!...Por isso vc. vê até por aqui....cabeçote com trabalhinho rendendo 280cfm.....isso é Brasil
A História do cfm também é um saco....porque não serve de base pra nada....cada preparador passa em um nível o cabeçote na máquina ...10...8.... ai não tem como comparar qual faz o melhor trabalho ...só serve de referência pro próprio preparador ....são suas anotações .....Não da pra comparar serviço de um com outro
Bem só completando....eu tive que ir pro banheiro de novo....Oque está descrito ai em cima eu não me lembro de ter lido em lugar nenhum ....e não lembro de ter saído nada parecido na Auto Power.....isso é descoberta em anos de trabalho.....
Só pra ser ter ideia do que é preparação de tão bem como nos estamos.....Tem uma amigo meu que fez o motor de um Dodge....pistão maiores comando....cabeçote....antes de fechar o motor ele havia me comentado....que mandou o cabeçote de Dodge com válvulas maiores Manley pra colocar no cabeçote....o cabeçote foi pro preparador....e é claro que o preparador mandou pro cara que só mexe com cabeçote...tudo mundo manda pra ele (iii falei o nome do cara ) não há de ver que o cara ao invés de abrir a sede pra colocar a válvula maior...torneou a válvula manley pro tamanho da válvula original... Parece piada.....mas é verdade....tá....dai o cara tirou o carro da oficina de preparação....ruim...ruim....como não sei porque...mas acontece toda merd%$ que acontece vem parar em casa....o cara é meu amigo e pediu pra mim ver o Dodge....venho de um lugar que a especialidade é opala e Dodge....pois bem.....vamos começar pelo carburador uma Holley 650 vacuo passada pra mecânica abro acerto.....da vou regular....e o carro ruim não vai ,não melhora....po o Dodge tinha coletor alumínio holley comando...escapamento....e estava andando igual a original... Bom vamos desmontar retira coletor quando eu tiro o cabeçote que analiso um pouco....tá lá o defeito.....o cara retirou praticamente toda a " rampa " do cabeçote.....Pra se ter ideia passamos o cabeçote dele trabalhado na banca e passamos um original.....o original tinha bem + cfm que o trabalhado Detalhe.....o cara pagou R$1.200.oo pelo trabalho de cabeçote !!!!! Por isso eu digo cuidado com" preparador" o cabeçote ficou ruim porque :
Todo cabeçote tem que ter venture !!!! vc. pode arrombar o quanto for + ele não pode ser 100% arrombadão ele tem que ter ele tem que ter uma entrada (digamos assim ) um "ressalto" Pois é esse ressalto que faz ele ganhar velocidade......
Isso é bem fácil de perceber nos cabeçotes gigantes de V8 de alumínio....são enormes !! alguns a mão passa pelo duto.....!!!! mas vc. olhando lá vc. vê o " venture" do cabeçote ...é bem simples de entender imagine uma rua os caros andando a 50km se aumentar a velocidade pra 80 no prazo de 1h não vão passar + carros ??? é o efeito do venture no cabeçote .....aumenta a velocidade vai passar + mistura....+ potência....
Tem um tópico na seção de preparação ..não sei se o titulo é cabeçote ou Lump ports mas é o seguinte.....lá se discute sobre os cabeçote de opalas antigos aonde foi retirada a divisão centra....ficou um janelão....chegaram a conclusão que o desempenho pior desse cabeçote se dava somente pela turbulência da cabeça do parafuso exposta .....NÃO !!! a turbulência na cabeça do parafuso existe sim .....mas é menor que a turbulência da divisão dos dutos.....o fraco desempenho daquele cabeçote é porque ele não tem venture....Por isso que eu acho que as Lump Ports produzem bem + cfm que os cabeçotes trabalhados convencionais....1° não vai haver turbulência nenhuma .....2° o tamanho dela dito grande....favorece a velocidade , com certeza beeem maior que um cabeçote tradicional....3° o fluxo desde que sai da válvula e conduzido pela rampa até a câmara.....não gera turbulência e a velocidade é muito maior....nos meus cálculos funciona assim na vida real nunca vou saber...e nem to muito afim ....
Vc. pode cubar um cabeçote em casa .....o importante é ter os mesmos valores.....Vc. pode cubar dutos também....mas mesmo que tudo de os mesmos valores.....NÃO quer dizer que vc. tenha um cabeçote 10¨% perfeito homogêneo...não....só a banca pode dizer isso !!!!
Só no assunto de válvula .....sem brincadeira nenhuma da 4 páginas dessa aqui escritas do começo até o fim , sem fotos !!!!!Nem em sonho que eu digitar tanto assim vai me dar até ler....caimbra....eu vou tentar passar a ideia principal no mínimo de palavras...porque uma coisa puxa a outra ...vc. NÃO pode analisar unicamente uma coisa com EX: válvula.....Vou fazer um resumo 1000X menor do que o ideal, até porque eu não quero dizer tudo.
É oque eu sempre digo motor preparado nasce no papel....são feitos vários cálculos e combinações pra se chegar num resultado....Não adianta tira o cabeçote do opala campeão da STT e colocar no seu carro com comando original e Webber 40......que só vai virar um chupador de baixo desempenho.
TUDO TEM QUE SER CALCULADO , TUDO TEM QUE SER REDIMENCIONADO......pra se obter XX......se vc. montar motor como se montam aqui na página oque renderia XX acaba rendendo x .....
Um motor é todo montado em conjunto nada em separado é todo um conjunto harmonioso !!!!
Sobre válvula :
Vc. não pode afirmar que perde ou que não perde ou que ganha .....não existe uma resposta !!! e a resposta pode ser Sim e Não
Veja pra vc. calcular um motor preparado.....vc. calcula pela válvula ( o quanto ela abre ) isso chama-se Cortina Da válvula.....por esses valores que vc. conseguiu é que vc. vai abrir o seu cabeçote ....é esse valor que vai definir o tipo e tamanho de pistão é esse valor que vai definir o teu comando de válvulas é esses valor que vai definir o tipo de alimentação....complicado Vc. achou que eu estava brincando quando falei em 4 páginas
Só pra vc., entender:
Um cabeçote polido com válvulas de S-10 vc. colocou lá com comando original.....agora imagine : ( PS: vc. é phoda heim !) teu duto de cabeçote é restrito ( não arrombado) o fluxo veem pelo duto e??????? bate no Valvulão ....oque acarreta isso...perca de torque em baixa ...média rotação.....
Saco
O lance é :
Vc. tem que abrir o duto de modo que o fluxo ( projetar o fluxo....) pra que ele passe pela lateral da válvula....o cabeçote é feito de tal maneira que ele abre (( abre porque antes ele está digamos menor pra ganhar velocidade !!!! depois ele" abre " ))perto da válvula pro fluxo NÃO ir de encontro a válvula ......por isso o IMPORTANTÍSSIMO TRABALHO NAS VALVULAS !!!! .....Ou seja ,nesse caso ele aumenta o torque já em baixa média e alta !!!! entendeste a ideia.....
TIPO vc. tem um cabeçotão trabalhado....pistão 4pol.....tudo aliviado....mas usa válvula original....acontece que ,a válvula pequena segura o fluxo vc. não enche o cilindro !!!!!
O contrário disso é válvula gigante em cabeçote original...... o fluxo bate na válvula....tipo volta um pouco " gera uma turbulência "....como consequência vc. perde força de baixa de média.....
Cabeçote rebaixado perde fluxo :
Cara seguindo o ditado popular vc. rebaixa pra ter taxa né... vc. usa pistão com dome pra ter taxa né.....digamos que em teoria seria a mesma coisa ..não é .......Pior que NÃO !
Acontece +/- assim : o Cabeçote rebaixado: o pistão subiu ,deu faísca ,explodiu....a mistura está" perdida".....tentando encontra o caminho pra sair (válvula escape) Pois bem .
Pistão com dome : se vc. um dia ver os motores Ford com dome vai perceber que a parte de traz do pistão é + alta que a parte da frente ...mas porque.....Simples ...pra ajudar ( facilitar) os resíduos queimados depois da explosão a sair ( válvula de escape ) sacou
O dome te proporciona a fazer digamos um " desenho " esse " desenho " é tipo um caminho pra CONDUZIR bem melhor os resíduos queimados (explosão) pra fora da câmara ( válvula de escape ) ......coisa que com o cabeçote rebaixado não acontece .....então se ele conduz + rápido quer dizer que ele puxa +....então Tende-se a aumentar o fluxo.....
Tudo na preparação obedece a Lógica....não adianta montar um motor contrariando o bom censo, a razão ,enfim a lógica .....
Pra tudo existe uma explicação e depois de explicado...fica fácil de entender.....
Também eu pelo menos nunca li isso em Auto Power ....nunca vi em outra revista....não digo que nunca foi publicado algo semelhante ...não sei
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BANDIT- Opaleiro
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Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº30
Re: Dúvida acerto comando 278
Bem na verdade era isso que eu queria te falar :
Ramom tudo depende de como está teu cabeçote.....
mas a principio não... aquela mola postada acima não serve pra vc. teria que ser uma com pressão inicial perto de135lib. e final perto de 275lib.
Tem que saber mexer com isso pra montar.....
vamos pegar as molas 6005 pr exempla a maioria dois comandos indica ela!!!! se indicam ela ...ela é a correta então
Não !!! nem sempre ....a mola tem que ser medida no cabeçote .....(os cabeçotes de opala são tudo uma porcaria ) se já foram mexidos lá em cima ...(não dentro do cabeçote estou falando é fora ....na torre de válvula ....em volata da torre!)
Tem que medir a mola lá ....lá vc. vai encontrar a pressão inicial e final......se o cabeçote em só por exemplo tiver uma saliência no 3cilindro.....esse mola vai ter + pressão final.....por causa do calo!!!! se for mexido o cabeçote .....
Uma mola de 370l. ...... e o cabeçote foi mexido ...ou é ruim de fábrica .....vai faltar altura de mola ....ou seja em alta rpm ....vc. vai ralar um comando por falta de pressão de mola ....com um canhão de mola de 370lib. muito + que o necessário pro seu comando
Viu como o troço é loco !!!!
.....................................................
Procure alguém que mexa com preparação pra fazer isso pra vc.
Ramom tudo depende de como está teu cabeçote.....
mas a principio não... aquela mola postada acima não serve pra vc. teria que ser uma com pressão inicial perto de135lib. e final perto de 275lib.
Tem que saber mexer com isso pra montar.....
vamos pegar as molas 6005 pr exempla a maioria dois comandos indica ela!!!! se indicam ela ...ela é a correta então
Não !!! nem sempre ....a mola tem que ser medida no cabeçote .....(os cabeçotes de opala são tudo uma porcaria ) se já foram mexidos lá em cima ...(não dentro do cabeçote estou falando é fora ....na torre de válvula ....em volata da torre!)
Tem que medir a mola lá ....lá vc. vai encontrar a pressão inicial e final......se o cabeçote em só por exemplo tiver uma saliência no 3cilindro.....esse mola vai ter + pressão final.....por causa do calo!!!! se for mexido o cabeçote .....
Uma mola de 370l. ...... e o cabeçote foi mexido ...ou é ruim de fábrica .....vai faltar altura de mola ....ou seja em alta rpm ....vc. vai ralar um comando por falta de pressão de mola ....com um canhão de mola de 370lib. muito + que o necessário pro seu comando
Viu como o troço é loco !!!!
.....................................................
Procure alguém que mexa com preparação pra fazer isso pra vc.
BANDIT- Opaleiro
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Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº31
Re: Dúvida acerto comando 278
Sobre a folga de válvula está descrito na papeleta do comando , Esse seu comando requer folga de admissão de 0.55mm e folga de escape de 0.60mm. é essa folga que vc. deixa com o calibre de lamina !
Teu comado possui 7.95mm. de levante !
Com balanceiros de 1.70 o levante total do comando fica em 13.5mm.
Com balanceiros de 1.75 o levante total do comando fica em 13.8mm.
Não é um comando tão brabo , com sei desse valores simplesmente converti de polegadas pra milímetros . multiplicando por 0.25 ! Te da o resultado em (mm.)
................
Folga :
Esse valor de 0.55mm. e 0,60mm. seria um valor pré-determinado pelo fabricante pra um motor GM 250 relativamente original .....ou seja o fabricante não sabe o tamanho do pistão o quanto de trabalho tem o cabeçote e tipo de carburação essa folga recomendada seria pra um motorzinho ,meia boca alimentado por uma webber 40....mas veja bem , vc. tem um dos melhores sistema de alimentação pra 6cc que é uma Quick Fuel 650cfm esse carburador da muito torque em baixa.....então vc. não precisa deixar esses 55mm. de folga....tipo 50 ou até 45mm de folga....Não é bom ter "tanta força" na baixa....pois se vc. não andar com pneu M/T na rua.....vai ser fritero direto....vc. diminuindo a folga vc. diminui um pouco essa força de baixa ! deixa o carro + homogêneo....e ganha rpm final !!!!
carga de mola :
Comprar simplesmente a mola recomendada pelo fabricante do comando , não quer dizer que vc. que no cabeçote ela terá a pressão ideal !!!! A pressão da mola (se quiser chame-a de pressão final ) é uma somatória de valores ....quantos mm. retirado do cabeçote , comprimento da vareta , tamanho dos balancim , usinagem do cabeçote , e altura da válvula a própria altura da mola , tudo isso soma-se pra dar a pressão final da mola ! Não é um fator isolado , ou seja vc. tem que saber exatamente o tamanho dessa vareta ....e fazer os cálculos pra ver se está de acordo com seu motor !
considerações finais :
Podemos assim dizer que folga de válvula e pressão de mola....não existem ....não adianta vc. comprar uma mola que tenha 300libras de pressão....(a mola tem !!!) mas não quer dizer que no seu cabeçote vai ter essa pressão ! Ela vai ter + ou menos !
A folga de válvula também não existe é + um recurso pra uma sintonia fina (um acerto) de motor-Santos tuchos mecânicos - O valor é inexistente pois depende oque vc. quer do carro....muita força de baixa....+ rpm final....e ainda tem o fator enquadramento (adiantado / atrasado) que influência da folga de válvula também
Aqui vc. pode ler um pouco + sobre carga de molas :
http://www.opaleirosdoparana.com/t22460p50-regulagem-weber-40-isky-525-b
Esse é o calibre de laminas pra vc. regular as folgas de válvulas :
qualquer dúvida pregunte !
Teu comado possui 7.95mm. de levante !
Com balanceiros de 1.70 o levante total do comando fica em 13.5mm.
Com balanceiros de 1.75 o levante total do comando fica em 13.8mm.
Não é um comando tão brabo , com sei desse valores simplesmente converti de polegadas pra milímetros . multiplicando por 0.25 ! Te da o resultado em (mm.)
................
Folga :
Esse valor de 0.55mm. e 0,60mm. seria um valor pré-determinado pelo fabricante pra um motor GM 250 relativamente original .....ou seja o fabricante não sabe o tamanho do pistão o quanto de trabalho tem o cabeçote e tipo de carburação essa folga recomendada seria pra um motorzinho ,meia boca alimentado por uma webber 40....mas veja bem , vc. tem um dos melhores sistema de alimentação pra 6cc que é uma Quick Fuel 650cfm esse carburador da muito torque em baixa.....então vc. não precisa deixar esses 55mm. de folga....tipo 50 ou até 45mm de folga....Não é bom ter "tanta força" na baixa....pois se vc. não andar com pneu M/T na rua.....vai ser fritero direto....vc. diminuindo a folga vc. diminui um pouco essa força de baixa ! deixa o carro + homogêneo....e ganha rpm final !!!!
carga de mola :
Comprar simplesmente a mola recomendada pelo fabricante do comando , não quer dizer que vc. que no cabeçote ela terá a pressão ideal !!!! A pressão da mola (se quiser chame-a de pressão final ) é uma somatória de valores ....quantos mm. retirado do cabeçote , comprimento da vareta , tamanho dos balancim , usinagem do cabeçote , e altura da válvula a própria altura da mola , tudo isso soma-se pra dar a pressão final da mola ! Não é um fator isolado , ou seja vc. tem que saber exatamente o tamanho dessa vareta ....e fazer os cálculos pra ver se está de acordo com seu motor !
considerações finais :
Podemos assim dizer que folga de válvula e pressão de mola....não existem ....não adianta vc. comprar uma mola que tenha 300libras de pressão....(a mola tem !!!) mas não quer dizer que no seu cabeçote vai ter essa pressão ! Ela vai ter + ou menos !
A folga de válvula também não existe é + um recurso pra uma sintonia fina (um acerto) de motor-Santos tuchos mecânicos - O valor é inexistente pois depende oque vc. quer do carro....muita força de baixa....+ rpm final....e ainda tem o fator enquadramento (adiantado / atrasado) que influência da folga de válvula também
Aqui vc. pode ler um pouco + sobre carga de molas :
http://www.opaleirosdoparana.com/t22460p50-regulagem-weber-40-isky-525-b
Esse é o calibre de laminas pra vc. regular as folgas de válvulas :
qualquer dúvida pregunte !
OPAUTIC- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: Dúvida acerto comando 278
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: Dúvida acerto comando 278
Excelente texto
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
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Ramon- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: Dúvida acerto comando 278
Nossa amigo Bandit muito obrigado pela ajuda, o negócio é bem complexo. Então também pode ter comido o comando devido ao enquadramento errado. Sorte não ter cabeceado valvulás então, pois o estranho é que o carro andou muito bem assim com 5 dentes adiantados ficou um canhão.Depois notei q aumentou o barulho de valvulas e ele já não estava andando legal ,reapertei valvulas e dali pra frente só piorou. Não consegui postar a folha do comando com as especificações aqui para vc dar uma olhada. O jeito vai ser levar o carro em um preparador , o problema é q são poucos os caras de confiança aqui. Mas valeu mesmo pela ajuda ,muito obrigado.Abraço
Ramon- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: Dúvida acerto comando 278
[/quote]
Olhá só amigo Bandit a folha do meu comando é igual a essa.No desenho ali a valvula de admissão começa a abrir 30º antes do ponto zero certo? Ponto zero é o primeiro cilindro bem em cima certo?Daí risquei na ponta do virabrequim e para a admissão começar a abrir 30º antes desse ponto zero tive que adiantar esses 5 dentes.Não é assim q funciona? Pois primeiro montei ponto com ponto as engrenagens e assoprava na admissão ao invés de chupar.
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: Dúvida acerto comando 278
Ramon escreveu:
Olhá só amigo Bandit a folha do meu comando é igual a essa.No desenho ali a valvula de admissão começa a abrir 30º antes do ponto zero certo? Ponto zero é o primeiro cilindro bem em cima certo?Daí risquei na ponta do virabrequim e para a admissão começar a abrir 30º antes desse ponto zero tive que adiantar esses 5 dentes.Não é assim q funciona? Pois primeiro montei ponto com ponto as engrenagens e assoprava na admissão ao invés de chupar.[/quote]
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Ramon, para eu explicar e fazer você entender daria umas 5 pagina se eu consegui-se fazer você entender...( não estou te criticando ou falando nada deste gênero) é phoda mesmo sem estar vendo ...
resumindo ao máximo monte as duas marcações das polias do comando e do vira ( os dois pontos juntos) com que um fique de frente para o outro e APARTIR com a ponto morto superior zerado no relógio comparador e um marcação bem fixa na frente do bloco você poderá ajustar o disco de grau e dai sim começar a leitura... os comandos da SKY veem geralmente certos , mas já peguei comandos que chegaram a quase 3° de atraso no geral vem com 1° a 1,5° atrasados oque melhora em alto RPM, fico impressionado de não ter atropelado ao menos a válvulas de escape que são as que tem a chance de se chocar com a cabeça do pistão quando se atrasa o comando, no seu caso você adiantou e por esses dados poderia ter atropelado as de admissão ... utilize tuchos de verdade (mecânicos ) tenha certeza de que as molas tem a pressão mínima e máxima medindo num dinamômetro de mola , cuidado com a abertura máxima do comando sobre as molas e veja se não esta fechando elos ... não tem como errar , respeite a folga de válvula e apartir dai é só...
Ramon- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: Dúvida acerto comando 278
Ok, valeu mesmo pela atenção amigo Bandit, obrigado.Vou ver o q consigo fazer aqui ,e o q não conseguir levo para um preparador de confiança.Abraço.
Ramon- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: Dúvida acerto comando 278
Olá amigos, alguem sabe me dizer se esse kit é para opala 6cc.Alguem já comprou esse kit, tem taxas de alfandega sobre este valor ?
http://www.summitracing.com/parts/isk-230526/overview/
http://www.summitracing.com/parts/isk-230526/overview/
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: Dúvida acerto comando 278
Olá Ramon !
é um Kit completo com molas travas e partos do comando Isky 525-B .
Pode comprar sim !
acredito que isso com todas as taxas aqui na sua mão custe perto dos R$2.000,oo
sem taxa na alfandega se não me engano são U$$300,oo acima disso paga .
é um Kit completo com molas travas e partos do comando Isky 525-B .
Pode comprar sim !
acredito que isso com todas as taxas aqui na sua mão custe perto dos R$2.000,oo
sem taxa na alfandega se não me engano são U$$300,oo acima disso paga .
Ramon- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: Dúvida acerto comando 278
Valeu Bandit
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- Mensagem nº41
Re: Dúvida acerto comando 278
o bandit esse pessoal envia pra ca ou alguem tipo conhecide tem que fazer transporte? se não me engano li q voce ja comprou deles....
rafa_pr- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: Dúvida acerto comando 278
Ramon escreveu:Olá amigos, alguem sabe me dizer se esse kit é para opala 6cc.Alguem já comprou esse kit, tem taxas de alfandega sobre este valor ?
http://www.summitracing.com/parts/isk-230526/overview/
Eu comprei direto da Summit e paguei R$ 2200 na época, isso foi lá no começo de 2013, com o dólar mais barato e o próprio kit da Isky na época era mais barato e custava $499. Com o dólar de hoje eu acredito que você vai pagar mais de R$ 2500, perto de R$ 3000 tranquilamente, pq tem mais um problema: produtos acima de $500 não podem ser importados pelo regime simples de tributação (aquele que o produto chega nos Correios e daí vem um telegrama pra vc ir buscar e pagar o imposto de 60%)!
Então como o preço em dólar subiu pra mais de $500, hoje vc só vai conseguir importar este kit através de algum importador, se comprar pessoalmente vai dar zica na Receita.
Tem jeito de comprar particular, mas é burocrático: vc precisa pedir uma autorização na Receita, depois vc vai ter que pagar mais R$ 150 pros Correios fazerem o desembaraço aduaneiro, não sei se compensa o esforço...
caravan 4.1- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: Dúvida acerto comando 278
pois é axei q n seria mamão com açucar.... esse trampo de importação....
vlw ai rafa pela luz e o jeito vai ser compra aki
vlw ai rafa pela luz e o jeito vai ser compra aki
Cupe1979_Potatow- Opaleiro
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- Mensagem nº44
Re: Dúvida acerto comando 278
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- Mensagem nº45
Re: Dúvida acerto comando 278
E eu pensando que sabendo que mola usar pra tal comando já era o informação suficiente pra montar um motor . Pqp, que aula em... mt obrigado por se prestar a escrever todas essas informações grande BANDIT
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