por GustavoBraga Seg 15 Dez - 20:04:52
Explicando um pouco sobre o esquema que o Fabio falou... tem isso sim, de soldar apenas alguns dentes, por exemplo, apenas 2 dentes de cada lado de cada planetária. O bloqueio vai ficar uns 80% ou algo assim. Consegue fazer curvas sem problema, e sem que o diferencial bloqueie de fato. Pois as rodas vão conseguir girar X graus livres antes de bloquear. Nesse tipo de bloqueio, EU vejo 2 problemas, talvez apenas teoricos:
Se tu pegar uma sequencia de curvas para o mesmo lado, uma hora ele vai blocar, e vai ser no meio da curva, sem avisar... e o segundo, é que se tu for sair fritando e não fazer o bloqueio "pegar" primeiro, o coice nas planetárias vai ser grande, ficando fácil quebrar a solda ou até mesmo acavalar sobre ela.
Esses dois "problemas", é um "achismo" meu.
Nesse esquema de soldar apenas alguns dentes. pessoalmente nunca testei. Já vi funcionando sem problemas, mas em 4x4. Agora em Opala, que normalmente quando a gente vai sair forte, é patinando bem mais forte do que em 4x4. Mas ao mesmo tempo, o conjunto ( roda e pneu ) é bem mais leve que num 4x4.... Então no final das contas, não sei até que ponto ficaria "fraco" esse esquema de apenas alguns dentes soldados.
Mas confesso que nos últimos dias venho pensando em fazer isso no meu, nessa semana vou fazer 100% no eixo traseiro da minha 4x4, e TALVEZ venha a fazer em apenas alguns dentes na dianteira.
Sobre o sistema do Júnior, achei bacana. Porém não sei qual o real desgaste que aquelas chapas fazem nas planetárias. Sem falar que aqui na minha cidade, não lembro de ninguém que tenha uma fresadora pra fabricar aquilo...
Já vi também sistemas onde o pessoal adiciona outras 2 planetárias, entre as 2 originais. Teoricamente analisando, me parece mais robusto no sentido de desgaste com as planetárias. Só que o problema é que força a carcaça...
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