Veja os problema que acarretam o uso de molas de válvula indevidas:
O problema de se usar molas originais velhas e cansadas em comandos importados é a falta de pressão de mola .....muitos acham que a falta de pressão provoca apenas flutuamento de válvulas.....mas não !!!! Podem ocorrer 2 problemas :
normalmente comandos importados possuem muito + levante que o comandinho 4.1.....com esse maior levante vai gerar maior carga de mola (original) ......isso ainda sofre influencia da altura das varetas de válvulas.....e rebaixo do cabeçote92mm/2.5mmde rebaixo...) !......com maior carga de molas vc. acha que melhorou a tua situação
essa maior carga resultou em molas + comprimidas (elos + perto dos elos ) quando vc. acelerar.....PODE ACONTECER.....te bater elo com elo das molas originais ....bateu elo com elo....o tucho se esmaga no comando .......não existe a FOLGA....."tudo vira uma coisa única" e detona o comando !
ou por simples falta de pressão de mola....vc. acelera a mola não da conta do recado....ocorre a flutuação ..............o + comum !
Veja que comandos danificados normalmente apresentam 1 lob estragado !!!
Isso que vc. ter a mola correta é penas 1 fator.....tipo 50% !!!a
mola tem que ser medida no cabeçote .....(os cabeçotes de opala são tudo uma porcaria ) se já foram mexidos lá em cima ...(não dentro do cabeçote estou falando é fora ....na torre de válvula ....em volata da torre!)
Tem que medir a mola lá ....lá vc. vai encontrar a pressão inicial e final......se o cabeçote em só por exemplo tiver uma saliência no 3cilindro.....esse mola vai ter + pressão final.....por causa do calo!!!! se for mexido o cabeçote .....
Uma mola de 370l. ...... e o cabeçote foi mexido ...ou é ruim de fábrica .....
vai faltar altura de mola ....ou seja em alta rpm ....vc. vai ralar um comando por falta de pressão de mola ....com um canhão de mola de 370lib. muito + que o necessário pro seu comando
Viu como o troço é loco !!!!
carga de mola :
Comprar simplesmente a mola recomendada pelo fabricante do comando , não quer dizer que vc. que no cabeçote ela terá a pressão ideal !!!! A pressão da mola (se quiser chame-a de pressão final ) é uma somatória de valores ....quantos mm. retirado do cabeçote , comprimento da vareta , tamanho dos balancim , usinagem do cabeçote , e altura da válvula a própria altura da mola , tudo isso soma-se pra dar a pressão final da mola ! Não é um fator isolado , ou seja vc. tem que saber exatamente o tamanho dessa vareta ....e fazer os cálculos pra ver se está de acordo com seu motor !
considerações finais :
Podemos assim dizer que folga de válvula e pressão de mola....não existem ....não adianta vc. comprar uma mola que tenha 300libras de pressão....(a mola tem !!!)
mas não quer dizer que no seu cabeçote vai ter essa pressão ! Ela vai ter + ou menos
!A folga de válvula também não existe é + um recurso pra uma sintonia fina (um acerto) de motor-Santos tuchos mecânicos - O valor é inexistente pois depende oque vc. quer do carro....muita força de baixa....+ rpm final....e ainda tem o fator enquadramento (adiantado / atrasado) que influência da folga de válvula também
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
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Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:36:46 por junoccj
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Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM