Cara ensinando oque procurar rapidamente.
Primeiro CFM ou cubic feet minute. O quanto de ar teu motor exige.
Segundo numero de corpos.
Terceiro numero de parafenalhas externas.
Bom o Primeiro termo que tu sempre vai escolher e os cfm e nesse a galera ja erra mto. Adianta colocar um quadri de 500cfm num opala: Nao coloca o de 400 que e mto raro o opala q vai precisar de mais que isso.
Calculadora Cfm
Coloca 80 no %Ve mas basicamente ele fala quanto preparado e teu motor. 80 original 90 preparado 100 corrida 110 mito kkk Ainda to pesquisando se e mito ou nao mas ate aonde eu sei e mito.
Essa calculadora fala quantos CFM sao necessarios para um determinado motor. Ela te da 2 valores um %100VE e outro %userVE
Ok o 100%VE so te interessa caso tu queira preparar o teu motor ate as guela isso e o potencial maximo. Pro opala 4cc uns 250 arredondado alto o resultado mesmo e 220 a 5000rpm
O consumo normal e de 170CFM e esse para mim e o que mais importa.
Pq tu nao quer colocar um carburador de 150CFM no opala? Bom imagina que voce tenha que passar 200 pessoas por uma porta aonde passam so 150. Oque tu faz? Tu forca e ate que passa umas 180 mas 20 ficaram de fora. Esse e o problema de usar um carburador menor. O ar que deveria entrar nao vai entrar. Logo o motor vai fazer mais forca para puxar o ar ai tu perde um pouco de forca e depois tu perde mais um pouco pq tu nao completou o cilindro com ar dai tu tem la um pouco de ar velho que so vai atrapalhar e um pouco de vacuo que acredite ou nao baixa tua taxa de compressao.(Nao acredita? entao expliqueme pq taxa e medida com o carburador totalmente aberto).
Bom Guilherme entao colocaremos um carburador de 5000CFM. Problema dois e tres. Primeiro um carburador grande de mais (borboleta) fica mto temperamental. Ou seja esse de 5000 tu iria encostar no acelerador e supondo que o carro nao apague ele iria acelerar como se tu tivesse pisado tudo os outros 99% do pedal ficariam inuteis. O outro de muito cfm e o seguinte. Carburadores funcionam com o principio de venturi. Ou seja tu precisa de uma depressao para enviar gasolina e assim que ele calcula. Quem gera essa depressao e justamente o ar passando ali. Se o buraco for mto grande tu nao vai gerar depressao suficiente. Por isso tu troca o venturi nas webber por exemplo.
OK agora sabemos os cfm
Segundo Tabela do Jean aqui do site
Solex 40 : 148 CFM
DFV 228 : 171 CFM
Solex 3E : 159 CFM
Solex H34 : 186 CFM
DFV 446 ou Weber 446: 218 CFM
Weber 40 IDF: 296 CFM
Weber 44 IDF: 392 CFM
Weber 48 IDF: 512 CFM
Agora segundo criterio.
Imagina aquelas mesmas 200 pessoas de antes. Dai tu tem que contar quantas entraram. E mais facil fazendo uma fila unica com uma catraca ou 2 filas com duas catracas?
Essa e a importancia simples do numero de corpos. Isso sem falar em abertura junta abertura mecanica ou com vacuo....
Quanto maior o numero de corpos mais preciso tende a ser o calculo de ar e a quantidade de gasolina a ser entregue. Quando nao e simultaneo por exemplo tu pode ter um carro que vai responder +- ate 50% do pedal e dos 50% em diante vira um demonio isso e bem util tanto pra economia quanto pra quem andar com vc nao ficar reclamando(namorada mae vo(nao queremos matar ngm com ataque cardiaco) etc...)
Isso tambem torna mais toleravel o abuso de CFM(quando acertado o venturi giclagens etc...)
E tambem temos os com segundo estagio a vacuo. Basicamente quando a montadora nao confia no motorista. isso e e nao e util. Ele deixa o motor decidir quando ele precisa de mais ar. Quando bem regulado e exelente, mas tira um pouco da patada do carro. Muito bom para economia normalmente.
Como ultimo criterio temos alem dos estagios a vacuo. Lenta eletronica. Geralmente estas coisas nao influenciam tanto na performace mas sim na economia.
Bom entao qual o melhor carburador?
Quer um carro original pra dar bandinha? Solex 40 eu tenho e ja ta bom. Ele vai comecar a te tirar potencia aos 4000 giros... Mas vai te economizar um pouco uma vez que nao tenha como tu liberar todo o potencial do motor.
Depois teriamos o 3e exelente economia e um pouco melhor q o 40. Quando me refiro a economia e pq ele nao te deixa pisar de soco tao facil.
Entao quase impatado o h34 e o 228. Para um motor original esse e o maximo que voce pode tirar. Daqui em diante trocar carburador sem mecher em motor e tomar banho e rolar na lama.
Depois teriamos os 2 446- Eu iria de webber por nome mesmo. Isso ja e pra opala bem preparado
Para um opala com 3L eficiencia de 1000 e pico de potencia a 6000rpm ter 317cfm Isso o melhor motor possivel.
webber 40. Mas ele pode ser ajustado pra rodar no original mas eu acho exageiro.
economia.
3e 40 empatados eu ficaria com o 3e(badulaques externos)
liberamos mais potencial do motor e...
228 h-34 ambos no max do 4cc original Vao gastar mais se tu andar mais. Se tu andar comum nao deve mudar tanto o consumo. Mas quem que coloca um h-34 nao vai querer buscar o apezinho quando passar?? E depois querem falar de economia.
preparou um pouco? 446 n se reclama de consumo em carro preparado por diversos fatores carburador nao e um deles
preparou mto
h-40 n se surpreenda se ele fizer nada por l. Entao ele e beberrao? Nao teu motor e ineficiente pra cada 2 cv q tu ganha tu perde 1. Por isso n chegamos nos 4cc de 300cv. Tu vai perder energia pra comprimir mais. Vai perder pra mandar mais oleo. Vai perder pra abrir mais as valvulas. Vai perder pra fechar as valvulas mais rapido...
O h-40 bem acertado pro opala original vai bem e nao vai fica beberrao eu acho q fica um pouco de mais tem q modificar bastante. MAS... Cada um com suas loucuras
Qual o carburador ideal para mim?
4 carburadores de moto de 50-60CFM cada pq.
1 Pq motos tem Estequiometria variavel oque e lindo a estequiometria ou seja demanda de gasolina e alterada durante o percurso do acelerador logo tu pode jogar mais em 100% sabendo que uma parte nunca queima e um pouco menos na lenta sabendo que tu nao ta querendo.(aqui outra vantagem dos corpos duplos)
2 Cilindro misto. O Opala tem 4 cilindros. apenas duas entradas. Voces acham que a distribuicao de combustivel e perfeita? Sempre vai ir um pouco mais pra la um pouco mais pra ca. no 6cc isso e pior ainda. Quanto menor o numero de cilindros por carburador melhor a eficiencia deles? Duvida? Motos esportivas tem 4 carburadores pra 4cc pq?
No mais era isso
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