Olá.
Tenho um cabeçote de Opala, final 831, mas não sei se funcionava num motor a gasolina ou álcool.
Se não estou errado, a capacidade volumétrica de um a gasolina é de 72cc, álcool, 55cc, originalmente.
De acordo com o diâmetro dos pistões e seu curso, que pretendemos utilizar e utilizando a fórmula para cálculo de taxa de compressão, chegamos ao resultado de 12,77:1, se esse cabeçote for a gasolina. Se for a álcool, atinge 16,41:1.
As dúvidas:
- Na hipótese de ser a gasolina, com taxa de 12,77:1, poderia rodar com álcool como combustível ou seria necessário alguma alteração?
- No caso de retrabalho do cabeçote, sem aumento da câmara ou rebaixamento, enfim, nada que altere essa taxa, polimento dos dutos e instalação de válvulas maiores, seriam possíveis?
Obs.: esse motor, depois de pronto, destina-se a uso "civilizado", não a qualquer tipo de competição.
Ficaria feliz e satisfeito com a opinião de quem entende.
Desde já, agradeço.
Tenho um cabeçote de Opala, final 831, mas não sei se funcionava num motor a gasolina ou álcool.
Se não estou errado, a capacidade volumétrica de um a gasolina é de 72cc, álcool, 55cc, originalmente.
De acordo com o diâmetro dos pistões e seu curso, que pretendemos utilizar e utilizando a fórmula para cálculo de taxa de compressão, chegamos ao resultado de 12,77:1, se esse cabeçote for a gasolina. Se for a álcool, atinge 16,41:1.
As dúvidas:
- Na hipótese de ser a gasolina, com taxa de 12,77:1, poderia rodar com álcool como combustível ou seria necessário alguma alteração?
- No caso de retrabalho do cabeçote, sem aumento da câmara ou rebaixamento, enfim, nada que altere essa taxa, polimento dos dutos e instalação de válvulas maiores, seriam possíveis?
Obs.: esse motor, depois de pronto, destina-se a uso "civilizado", não a qualquer tipo de competição.
Ficaria feliz e satisfeito com a opinião de quem entende.
Desde já, agradeço.
Ontem à(s) 20:56:39 por opala4cc
» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Ter 7 maio - 9:15:59 por Gerald
» Regulagem vidro opala cupê
Seg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Trinco da porta destravando sozinho
Seg 6 maio - 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Seg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro