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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por opaleiro_bva Qui 26 Fev - 9:26:39

    Galera, a dúvida é a seguinte: num motor 6cc original, pode avançar o limite de rotação, ou é altamente prejudicial ao motor??? ex. numa esticada em 1ª, 2ª marcha, pode dar uma "lambida" em 5000 giros??? mas isso nao permanecendo mais q 1 ou 2 seg. dentro dessa faixa de rotação??? e a 5500 giros??? tbm da pra chegar ou é loucura fazer isso??? PS> nunca passei de 4200 no meu 6cc.....
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Qui 26 Fev - 10:29:23

    Até da pra fazer dependendo da saúde/condições do teu motor... mas não é aconselhavel, até pq se teu comando for original a faixa de potência máxima é de 3800rpm, qualquer coisa que vc gire acima disso está desperdiçando potência e combustível...
    E se por ventura tiver algum defeito de balanceamento no virabrequim ou volante do motor, ou até mesmo o damper original que é provavel sair voando a essa rotação, acima de 4000rpm vão aparece mais acentuadamente.... ou seja.. melhor deixar como está, ja está virando bastante..

    Mas se mesmo assim quer descobrir qual o limite.... va subindo o limite de giro aos poucos pra trocar as marchas... com o tempo vc mesmo perceberá que se trocasse de marchas a 4000rpm teu carro vai andar mais e melhor que se trocasse a 4500rpm onde teu comando ja não tem mais força.... blz..

    Abraço
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por opaleiro_bva Qui 26 Fev - 14:57:34

    hammmm agora to ligado..... verdade jefferson, no manual diz q a potencia max. se extrai a 3800 giros, ker dizer q entao da pra arrendondar a nota em 4000 qdo kiser da uma esticada??? dae vc aproveita a força total do motor, e acima disso alem de ser perigoso, so vai roncar e nao vai despejar força neh.... vlw ae pela força amigo!!!!!!!!
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por opaleiro_bva Qui 26 Fev - 14:59:40

    aaa ia me eskecendo.... mas numa estica pra ver final por ex. em 4 marcha, da pra ir a 4500 sem problemas neh???
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por opalera6 Sex 27 Fev - 2:43:24

    eu axo que da sim, pelo menos o meu ganha velocidade indo ate os 4500 a 5000

    uma curiosidade minha, se eu em marcha lenta joga 6000 Rpm ele corta ou fica la berrando ?

    Abraço
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por opaleiro_bva Sex 27 Fev - 6:36:20

    mano... eu acredito q ele berra e nao corta heim... nunca fiz isso, mas acho q nao deve ter um dispositivo q corta o giro... creio q esse sistema só nos injetados neh... a galera ae ja responde pra gte!!!
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por Nain Sex 27 Fev - 6:42:23

    opalera6 escreveu:eu axo que da sim, pelo menos o meu ganha velocidade indo ate os 4500 a 5000

    uma curiosidade minha, se eu em marcha lenta joga 6000 Rpm ele corta ou fica la berrando ?

    Abraço

    Cara se vc jogar 6000 rpm ele vai ficar berrando e nao cortar giro, perigo ateh estourar o motor, pq esse carros carburados nao tem limite de giro igual aos injetados, a nao ser que vc coloque um. rrsrs
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    Mensagem por opaleiro_bva Sex 27 Fev - 7:47:16

    Nain escreveu:
    opalera6 escreveu:eu axo que da sim, pelo menos o meu ganha velocidade indo ate os 4500 a 5000

    uma curiosidade minha, se eu em marcha lenta joga 6000 Rpm ele corta ou fica la berrando ?

    Abraço
    Foi o que eu imaginei... carburado normal nao tem limitador de giro, tem q cuidar no tacômetro mesmo!

    Cara se vc jogar 6000 rpm ele vai ficar berrando e nao cortar giro, perigo ateh estourar o motor, pq esse carros carburados nao tem limite de giro igual aos injetados, a nao ser que vc coloque um. rrsrs
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por Xann Sex 27 Fev - 14:22:43

    Pra galera aí que gosta de estourar o giro, cuidado gente, a bomba de óleo de vcs devem estar já bem usada, menos os motores feitos recentemente, numa dessa aí ela falha, ou não demanda óleo suficiente aí já era. Ultrapassar o limite de rotação(RPM) 562542


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    Mensagem por JeanPellanda Dom 1 Mar - 11:49:57

    olha uma vez meu amigo me disse que a troca de marcha ideal é em 8% acima do valor de potência máxima do motor ( agora não sei se ele quis dizer potencia mesmo ou torque acho que potencia), então se a potencia máxima é 5000 , 5400 é a troca ideal , não adianta berrar até 7 ...
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por Jean Bida Dom 1 Mar - 12:59:50

    O lance de trocar as marchas dentro da faixa de torque é pra economia,pra arrancada sem dó é diferente, dá pra esticar muito além da faixa de torque e até pouco além da faixa de potência máxima, já pra velocidade máxima dá pra levar ao máximo , quanto mais girar o motor obviamente mais velocidade, porém em quarta. levado em conta o arrasto aerodinãmico do carro, num 4.1/S original será muito difícil o motor vencer os 4400/4500 giros, ou seja, esticando a primeira e segunda dá pra chegar muito rápido nos 4500, terceira também , já em quarta será bem mais demorado.Um lance legal do torque, mantenham em primeira, andando com 2000 RPM, o motor estará no pico de torque dele, os cilidros cheios ao máximo,ai finquem o pé sem dó, de uma só vez,a arrancada do carro é impressionante,empina a frente um coice mesmo, se for 446 em dia, provavelmente irá cantar os pneus.


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    Mensagem por Motocross728 Seg 2 Mar - 0:23:32

    é isso ae jean... certamente vai te gente pra me chamar de burro, mas eu ja coloquei o meu em 5500 e até 6 várias vezes, antes de ter o shift light, fazia pega bem ingenuo loko por ter comseguido um 6zao, (tomara que num tenha afetado nada isso aí) ... e qdo comecei a praticar mais, percebi q o meu, a troca ideal é em 4500 giros, mas nunca resisto em deixar um pouco mais.. huaahuahu... isso pra senta o pé mesmo né.. naum na citi, eu uso 446, num sei que comando tem nunca abri o motor.
    Essa de segurar primeira a 2000 g é show... derrete pneu....
    sobre a rotação em 4º marcha, coloquei ele em 220 ja, só que num lembrei de olhar a rotação, na verdade num consegui.. huauahahuauhuh... vo faze de novo e ver isso, claro que temos uma margem de erro na velocidade final mas vai da pra te uma idéia.
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    Mensagem por opaleiro_bva Seg 2 Mar - 8:16:52

    é isso ae.... to doido pra dar umas puxada qdo a 446 e o 6x2 tver instalado... o Jean, vc fica falando ae do seu, só pra deixar a gte babando neh.... mas logo logo eu tbm vou te falar dessa sensação..rsrs
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    Mensagem por Jean Bida Seg 2 Mar - 11:33:26

    opaleiro_bva escreveu:é isso ae.... to doido pra dar umas puxada qdo a 446 e o 6x2 tver instalado... o Jean, vc fica falando ae do seu, só pra deixar a gte babando neh.... mas logo logo eu tbm vou te falar dessa sensação..rsrs
    Mas mesmo com a 3E se ela estiver abrindo legal, esta de manter a 2000 e afundar minha Comodoro empinava, só não gritava, mas também o que faz não é um berreiro de atravessar o carro, o meu por ser o 250-S segure em 2300, que é onde vem o torque máximo, ai finco sem dó, os paneus cantam mas sem exagero.Agora com certeza depois do 446 vai se sentir com outro carro, mas também sem exageros, mas vai ficar explícita a resposta melhor.O som do 6x2 prefiro nem comentar rsrsrsrs...... Ultrapassar o limite de rotação(RPM) 728473


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    Mensagem por opaleiro_bva Seg 2 Mar - 12:57:23

    ixeee Jean... minha 3E ta uma porcaria... ta abrindo o segundo estagio em 3200 quase 3500... ta horriveeeeeeel.... por isso vou por logo um 446... to desacreditado com a 3E amigao...
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    Mensagem por Jean Bida Seg 2 Mar - 14:18:01

    opaleiro_bva escreveu:ixeee Jean... minha 3E ta uma porcaria... ta abrindo o segundo estagio em 3200 quase 3500... ta horriveeeeeeel.... por isso vou por logo um 446... to desacreditado com a 3E amigao...
    Mas não se desfaz dela, valoriza o carro na hora de possivel venda ou troca...eu mesmo adorando a 3E iria preferir um 91/92 com a 3E que vem nele...


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    Mensagem por opaleiro_bva Ter 3 Mar - 7:22:04

    ta certo.... vo guardar ela e o coletor tbm.... jean, me diz uma coisa... é melhor trocar o coletor no meu caso do que adpatar com a flange neh???
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    Mensagem por Jean Bida Ter 3 Mar - 11:50:40

    opaleiro_bva escreveu:ta certo.... vo guardar ela e o coletor tbm.... jean, me diz uma coisa... é melhor trocar o coletor no meu caso do que adpatar com a flange neh???
    Uma flange alta já te dá um ganho de torque em baixa, pequeno, mas bem vindo, sendo bem feita, sem que fique com ponta e qualquer outro detalhe que bvemha interferir no fluxo da mistura, pelo que sei o coletor 3E é o que tem a melhor distribuição.Mas um coletor de 446 acha por 150, ver bem se não está empenado numa superfícia 100% plana.O importante é não desfazer do conjunto original.


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    Mensagem por opaleiro_bva Ter 3 Mar - 13:28:29

    vlw Jean.... vou optar pelo conjunto: 446+coletor da weber mesmo... assim qdo eu kiser ou vender o carro, que acho mto dificil disso acontecer..rsrs... eu tenho o kit original de 3E+coletor.... brigadao pela força ae Jean!!!!
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 3 Mar - 15:14:49

    Exceder o limite de giros pode causar flutuação de válvulas, isto é, as válvulas não conseguem fechar sicronizadas com os pistões, o que pode causar uma "trombada" entre eles. Ja detonei um 4 cilindros por causa disso, entortou uma biela, marcou dois pistões, fez um risco no vira, enfim tive que abrir o motor.
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    Ultrapassar o limite de rotação(RPM) Empty Re: Ultrapassar o limite de rotação(RPM)

    Mensagem por Motocross728 Ter 3 Mar - 15:24:34

    Paulo Corso escreveu:Exceder o limite de giros pode causar flutuação de válvulas, isto é, as válvulas não conseguem fechar sicronizadas com os pistões, o que pode causar uma "trombada" entre eles. Ja detonei um 4 cilindros por causa disso, entortou uma biela, marcou dois pistões, fez um risco no vira, enfim tive que abrir o motor.

    iai Paulo.. blz... me diz aí que sintomas ele deu, barrulho... rangido... ou parou de vez?... que o meu.. comio disse acima ja excedi várias vezes o limite.. e agora o motor esta com um clóck clóck... parecendo vir de baixo.. tipo mancal sei la...
    ao que ja vi, a biela torta, conforme mais acelera mais barulho faz né?.. o meu.. a lenta ta em 350 a 400 g, onde da pra notar bem o clóck, mas auqndo eleva pra 1000 ou 2000 giros... muito pouco se nota... também vou abrir amanha, com sua dica talvez posso ir mais reto ao ponto.
    Obrigado
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 3 Mar - 18:05:14

    Quando aconteceu isso comigo não entendia bulhufas sobre o assunto, quando subiu demais o giro o motor deu tipó umas falhadas, engasgadas, depois disso começou a falhar, como se tivesse com uma vela queimada. Na oficina o mecanico viu que subia muito óleo nas velas. Mas só percebemos o estrago depois de abrir o motor.
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    Mensagem por 100 Ter 3 Mar - 18:09:37

    Jean Bida escreveu:
    opaleiro_bva escreveu:ta certo.... vo guardar ela e o coletor tbm.... jean, me diz uma coisa... é melhor trocar o coletor no meu caso do que adpatar com a flange neh???
    Uma flange alta já te dá um ganho de torque em baixa, pequeno, mas bem vindo, sendo bem feita, sem que fique com ponta e qualquer outro detalhe que bvemha interferir no fluxo da mistura, pelo que sei o coletor 3E é o que tem a melhor distribuição.Mas um coletor de 446 acha por 150, ver bem se não está empenado numa superfícia 100% plana.O importante é não desfazer do conjunto original.
    NA verdade não é que dê ganho de toruqe,ele melhora o torque na baixa,trás um pouquinho a curva do torque para baixo,fazendo ele aparecer mais cedo..

    Até mais

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    Mensagem por 100 Ter 3 Mar - 18:11:06

    Na minha op. só acontece de flutuar estourar motor,se exceder REALMENTE o limite de giro e não,exceder a marcação do conta-giros ...

    Umas trocada de marcha lá de vez em sempre depois dos 4500/5000,NA MINHA opinião é de boa...

    Até mais

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    Mensagem por opaleiro_bva Qua 4 Mar - 9:29:15

    ta ae.... mas me falaram que essa flange pode dar problemas de vazamento.... é certo isso??? é q nunca vi essas adpatações em coletores, por isso to perguntando... blz?
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    Mensagem por Jean Bida Qua 4 Mar - 11:27:43

    opaleiro_bva escreveu:ta ae.... mas me falaram que essa flange pode dar problemas de vazamento.... é certo isso??? é q nunca vi essas adpatações em coletores, por isso to perguntando... blz?
    Claro, saõ ponto a mais pra vazar, mas desde que com juntas novas e nada empenado não tem como...são mais pontos para possíveis vazamentos, mais juntas, mais lados, mas se tudo Ok é sem erro...O que ela faz é aumentar a velocidade da mistura a lém de deixa-la mais homogênea....a minha tem 1 cm, pretendo fazer uma de teflon de 1 ".


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    Mensagem por opaleiro_bva Sáb 7 Mar - 9:17:53

    legal!! entao Jean, to vendo pra comprar uma flange dessas, mas to procurando nova, e vou arriscar colocar a flange sem trocar o coletor, se acaso der problema, ae eu troco o coletor..
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    Mensagem por Xann Sáb 7 Mar - 9:25:10

    opaleiro_bva escreveu:legal!! entao Jean, to vendo pra comprar uma flange dessas, mas to procurando nova, e vou arriscar colocar a flange sem trocar o coletor, se acaso der problema, ae eu troco o coletor..

    A flange é tranquilo amigo, colocando as juntas novas não tem erro. Desde que seja bem feita é claro. Acho que nova vai ser difícil vc achar, tal vez compre feita no ML.

    Dê uma olhada nesse link abaixo só pra vc ter uma idéia, o amigo fez de aluminio, mas acho que de Nylon ou Teflon aguenta na boa, e é mais fácil de trabalhar que o alumínio.

    http://www.opaleirosdoparana.com/mecanica-geral-f28/flange-pra-usar-446-no-coletor-3e-fotos-t4436.htm


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    Mensagem por opaleiro_bva Sáb 7 Mar - 14:28:01

    ow Xann...vlw pela dica ae!!!!!!!
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    Mensagem por Jean Bida Sáb 7 Mar - 15:08:42

    Xann escreveu:
    opaleiro_bva escreveu:legal!! entao Jean, to vendo pra comprar uma flange dessas, mas to procurando nova, e vou arriscar colocar a flange sem trocar o coletor, se acaso der problema, ae eu troco o coletor..

    A flange é tranquilo amigo, colocando as juntas novas não tem erro. Desde que seja bem feita é claro. Acho que nova vai ser difícil vc achar, tal vez compre feita no ML.

    Dê uma olhada nesse link abaixo só pra vc ter uma idéia, o amigo fez de aluminio, mas acho que de Nylon ou Teflon aguenta na boa, e é mais fácil de trabalhar que o alumínio.

    http://www.opaleirosdoparana.com/mecanica-geral-f28/flange-pra-usar-446-no-coletor-3e-fotos-t4436.htm
    Acho que o teflon não vai suportar o torque de aperto dos parafusos, irão virar a cabeça embaixo, ou talvez virem na hora de tirar numa manuntensão futura, tendo que cortar o parafuso pra tirar.


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    Mensagem por Xann Dom 8 Mar - 11:08:06

    Jean, vc falando agora, realmente, acho que se fosse pra fazer a flange só pra levantar o proprio 446 vai de boa no plastico, pois ela só iria servir de alargador da base, mas no caso da flange adaptadora tem essa do parafuso ter que travar na flange, e se na hora de tirar emperrar a porca, a cabeça roda em baixo aí já era.

    Mas se na cabeça dos parafusos tivessem uns pinos soldados em forma de trava não rodaria nunca, assim como na foto abaixo. Mas aí acho que o trabalho seria o mesmo pra fazer logo no aluminio, e uma barrinha de aluminio o amigo pagou 14 conto.

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    Mensagem por Jean Bida Seg 9 Mar - 13:32:53

    Xann escreveu:Jean, vc falando agora, realmente, acho que se fosse pra fazer a flange só pra levantar o proprio 446 vai de boa no plastico, pois ela só iria servir de alargador da base, mas no caso da flange adaptadora tem essa do parafuso ter que travar na flange, e se na hora de tirar emperrar a porca, a cabeça roda em baixo aí já era.

    Mas se na cabeça dos parafusos tivessem uns pinos soldados em forma de trava não rodaria nunca, assim como na foto abaixo. Mas aí acho que o trabalho seria o mesmo pra fazer logo no aluminio, e uma barrinha de aluminio o amigo pagou 14 conto.

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    Ai sim! A de Teflon vai bem, até ajuda isolar calor...


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