por opala4cc Dom 9 Jul - 16:14:06
lucasklaus escreveu:Fala galera!
Desde que comprei o opala (isso já fazem 2 anos), eu reparei que ao soltar a
embreagem ele fazia um ruído que parece vir da caixa ou da própria
embreagem. No início eu achava que podia ser somente o rolamento estourado pois o ruído era bem pouco perceptível, porém, de uns tempos pra cá esse ruído aumentou significativamente e agora parece que tem algo "solto" na
embreagem... o que será que pode ser?
Obs: Quando piso na
embreagem o ruído some completamente. A caixa tem sinal que foi aberta não faz tanto tempo e a
embreagem (pelo o que o ultimo dono me relatou) é recondicionada. A caixa também ta meio zoada, escapa terceira, a quarta só entra quando quer e a ré nunca entra liso (dá um pequeno "tranco", como se a
embreagem não tivesse bem pressionada).
A caixa e a
embreagem de qualquer maneira irão sair, só gostaria de saber o que poder ser esse "ruído extra".
Abraço
Minha opinião:
Pelo que você relatou, quem recondicionou a
embreagem não inspecionou o disco da
embreagem corretamente antes de trocar o material de fricção. Acredito que uma daquelas molas de compressão que ficam no disco de
embreagem está quebrada ou está com folga no alojamento onde é colocada (ver foto abaixo). Inclusive, este deve ser o motivo do ruído.
Foto 1: O disco de
embreagem do Roberto Carlos.
Mas também pode ser rolamento do câmbio, viu? Depende do som que você está escutando.
Pela minha vivência, posso lhe dizer que mão-de-obra de merda chama mão-de-obra de merda. Em outras palavras, um mecânico de merda manda recondicionar a
embreagem em um recondicionador de merda e manda recondicionar a caixa de câmbio em um recondicionador igualmente de merda.
Pangaré chama pangaré. Mão-de-obra boa não se junta com mão-de-obra de merda, porque aglutina. O mecânico bom não suja a reputação dele com mão-de-obra "especializada" ruim.
Por isso, melhor mandar trocar a
embreagem por um kit totalmente novo e revisar completamente este câmbio.
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