CUSTOMIZAÇÃO E PREPARAÇÃO DE OPALA 4100 1975
Abaixo segue atualizações técnicas e modificações feitos no Opala 1975 desde a ultima postagem (mais fotos em breve):
Insulfilm, rebaixamento da suspenção, instalação de eixo traseiro ford maverick 6 cilindros e nova grade com filetes pintados e friso cromado com gravata GM.
A barca esta andando muito forte (é uma delicia sentir o pressão das costas contra o banco) e melhorou muito a dirigibilidade com o novo diferencial. Como o rebaixamento, a suspensão esta perfeita e agarra nas curvas, bastante dura, porém mantem o conforto.
Projeto de personalização, preparação mecânica (aspirado) de Opala 4100 1975 customizado como street machine com base nas antigas Opalas Stock Car mantendo principais características originais do veiculo.
O projeto executado pelo Benato Racing, realizado entre 15 e 24 de Dezembro 2008, envolveu a utilização do melhor e mais moderno conjunto mecânico e de suspensão obtidas e retiradas de dois veículos distintos: um Opala Comodoro 250-S 1980 com motor preparado (originalmente pelo Segantini e retrabalhado pelo Benato) e um Opala Especial 4100 1975 com mecânica 250-S original.
HISTORICO
O veiculos escolhido (Opala 1975) foi adquirido de um grande amigo que o comprou em pessimas condições. A barca passou por uma reforma completa, onde foi lixado até a lata e teve toda a frente trocada por peças novas originais da fabrica. A restauração levou 10 mêses para ser completada, e o antigo dono usou o veiculo como transporte diario durante um ano antes de eu compra-lo.
VEICULO
- Opala Especial 4100, ano 1975/modelo 1976 – Fastback
- Cor: Marrom Savage (86/VW)
- Placa: COM 3439
- Chassi: 5N87HFB******
- Fabricado em 1975 – Modelo 1976 - Standard 6 cilindros.
- Data de Compra: 01 de Outubro, 2008
CUSTOMIZAÇÃO
EXTERNO
- Piscas dianteiras fume – novas
- Moldura de Farol em preto fosco
- Grade Original com filetes pintados e friso superior cromado - novo
- Capô plotado em preto fosco
- Pára-choques dianteiros e traseiros – novos
- Hastes de limpador de pára-brisa – novas
- Espelhos retrovisores externos (direito-esquerda) modelo
SS (1976) em preto fosco – Novos
- Painel traseiro plotado em preto fosco (1978)
- Rodas da Mercedes Benz da versão 190E 2.3-16 (ou 126-segunda série)
de 1985 (modelo com gomos ovais, outras versões com gomos quadrados)
com medidas de 15” x 7”
- Pneus: - Novos
Dianteiros: Yokohama A.drive 205/60R15 – 26 lbs
Traseiros: Yokohama A.drive 205/60R15 – 28 lbs
INTERNO
- Volante de competição Coco-Rallye – 350mm - em camurça com cubo Lenker
- Bancos de competição San Marino
- Paineis e banco traseiro em couro
- Cintos de Segurança TNT de 4 pontas
- Manopla de Câmbio modelo “T” da NOS
- Relógios/Manômetros:
Marca: AUTOMETER – Modelo: Sportcomp (métricos)
- Conta Giros Monster (5”) com memória e shift light
- Temperatura de Água
- Pressão do Óleo
- Pressão de Combustível
- Insulfilm
CRONOMAC - Silver
- Voltímetro
- Console sob-medida em couro e carpete com CD-Player Pioneer 45W
- Alto Falantes Triaxiais Bravoz 6X9 no tampão traseiro e Pioneer nas portas
- Tapetes dianteiros da San Marino
- Pedal de Acelerador personalizado (para auxiliar em frenagens e punta-taco)
- Pedais de borracha para freio e embreagem - novos
- Painel com 3 chaves tipo caça (partida fria e bomba elétrica)
- Espelho retrovisor interno – 1980
- Estribos – 1980
- Tampa de porta luva – 1978
- Caixa da Porta Luva – 1980
- Maçaneta levanta vidro x 4 – novos
- Banco traseiro e forro das portas em couro preto
- Painel com Velocimetro e Luzes Espião do Opala 1969 - 1973
SUSPENSÃO
Dianteira:
Conjunto do agregado da geração IV (1980) com barra estabilizador do Opala 1980, equipado com amortecedores de stock car e molas originais novas rebaixadas (cortadas). Flexíveis de freio novos. Pinças do V geração (1990) com discos ventilados. Fluido DOT 3
Traseira:
Conjunto de eixo traseiro de Ford Maverick 6 cilindros (3.31:1) e suspensão adapatado do Opala 1980, e equipado com amortecedores de stock car e molas originais novas rebaixadas (cortadas). Buchas de bandejas novas. Freios de tambor.
Outros:
Selos do motor, juntas de admissão e escape – novos.
Bomba de Óleo – novo (alta desempenho marca Clevite de 4.5 kgs)
Sistema de escapamento com engate rápido – novo
Tampas de Válvulas, tampa dos tuchos, vareta de óleo cromados, wingnuts e filtro de ar Empi – novos
Óleo de motor, água/adjetivo, fluidos: freio, transmissão direção hidráulica e eixo traseiro – trocados.
Bateria Selada BOSCH - SILVER de 75 amperes - nova
Ficha Técnica
Motor Cherovlet 6 cilindros em linha = 4.4 litros
Potencia Estimado aprox. 300 cv
Pistões 4” (0.20)
Bomba de Óleo Clevite High Performance
Cabeçote Modelo 586
Comando de Válvulas Crower 310º/304º com polia damper
Molas Triplas
Tuchos Mecânicas
Balanceiros Crane Roeltados (1.70)
Refrigeração Radiador especial – água
Alimentação Weber 44
Bomba de Combustivel Bomba elétrica de Monza
Dosador HP Turbo
Combustível Álcool
Coletor de Admissão Aquecida
Coletor de Escape Dimensionada 6X2
Escapamento Canos de 2.5” com sistema de desengate rápido. 2 sonda lambda
Bobina Accel
Cabos de Vela Accel 8.8mm
Velas Champion 6
Platô e Disco Cerâmica / pastilhada (1200lbs)
Câmbio 4 marchas (clique-clique) 1978
1ª = 3.07:1
2ª = 2.02:1
3ª = 1:39:1
4ª = 1.00:1
Ré = 3.57:1
Diferencial Ford Maverick 6 Cilindros – Relação: 3.31:1
Freios Dianteiros (modelo 1992) discos ventiladas e slotados e traseiros originais
Suspensão Dianteira modelo 1980 com amortecedores de Stock Car
Suspensão Traseira modelo 1980 com amortecedores de Stock Car
Bancos/cintos San Marino
Volante Coco Rallye
Conta-giros Autometer Sportcomp Monster com Memória e Shiftlite
Manômetro Óleo Autometer Sportcomp
Manômetro Combustível Autometer Sportcomp
Temperatura Aguá Autometer Sportcomp
Voltímetro Cronomac – Silver
Bateria Selada de 95 amperes
Rodas: Mercedes Benz 15” x 7”
Pneus: Dianteiros: Yokohama A.drive 205/60 – R15
Traseiros: Yokohama A.drive 205/60 – R15
Customizações a fazer:
Curto Prazo
- instalar farol de milha
- pintar capô de preto fosco
- chave geral
- Botão de ignição
- Corte de giro
- Gaiola Santo Antonio
- tapetes com Opala 4100 bordado
Médio Prazo
- Instalar caixa de dodge, F1000, maverick, outro.
Longo Prazo
- Banho de tinta = marrom nos laterais, preto litse no capô, teto, porta mala ou teto Las Vegas Bege
Aproveitar para: Alinhar porta motorista
Reposicionar espelhos retrovisores externos
Retirar emblemas Opala e Chevrolet e
Reposicionar emblema 4100 para posição original
Especificações:
Velocidade Final a 5500rpm = 199 kmh
E ai está......
Lindona....
Acabamos de instalar a Grade Nova (usada)
Na minha opinão, uma das frente mais bonito (epoca que o Opala começou a ter cara propria)
agrade ajuda a destacar a frente e um inclinação tipo tubarão
Outros angulos....
Por onde sai a "Sinfonia Metalica"
Detalhes da Bomba, filtro, dosador e amortecedores de stock car
O interior recebeu maior customização com bancos volante e relogios
Posicionamento dos bancos e volante ficaram perfeitos para pilotar
Registro
Registro da ultima esticadinha...
Detalhes das chaves, relogios e manopla "T" da Nos (quem sabe no futuro...)
Detalhe do voltimetro e os luz espião e veolcimetro do 69 da um certo charme
Paineis e banco em couro (ainda tenho os originais em couro guardados)
Fotos do propulsor... está afinadissimo.....
Propulsor visto de cima....... anda forte.....
O conjunto roda pneu e suspensão ficou muito bom, voce não acreditam como faz curvas.....
E não, não está a venda!
Última edição por Kevan em Seg 29 Jun - 11:32:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
Hoje à(s) 9:16:40 por Rubão6cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Hoje à(s) 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Ontem à(s) 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Ontem à(s) 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R
» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho