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www.americaparts.com.br
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www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por gilmareu Qua 14 Mar - 15:44:01

    Olá, deixa eu compartilhar uma dúvida, quem sabe alguém já passou por esta.

    Há uns 2 anos atrás comprei o pivo (terminal) da direção direita para meu Diplo 89 e guardei para um dia trocar.

    Bem, como ele tá parado agora, aproveitei para mexer nisso também e peguei estes terminais do fundo da gaveta.

    O problema é o seguinte, na caixa da peça está Opala 69/87, Nakata N317.

    Ela é igualzinha a que está lá no carro, mesma rosca, mesmo tamanho, idêntica.

    Olhei na internet, a correta é Nakata N364 e na foto a única diferença visível é que na ponta onde vai a porca, ela tem um furo para cupilha.

    Aí eu gostaria de perguntar se realmente a diferença das peças é só esta mesmo, pois não tenho mais como trocar o terminal que comprei, mas também não quero colocar uma peça que comprometa a segurança.
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    Mensagem por TUNISI Qua 14 Mar - 16:36:55

    Fala Gilmar, tudo bem cara!?

    Cara, sobre a Nakata: boa parte do seu portfólio é importado da China (Sei porque trabalho com autopeças) por isso, muitas das peças partem da mesma "base" e depois são usinadas e readaptadas pra ter a especificação final. Um exmplo é a bomba de combustivel do opala nakata que tem aplicações bizarramente estranhas quando comparadas com a Brosol, por exemplo.

    Eu sei que os terminais da Viemar não são parecidos como você descreveu sobre os da nakata (os da nakata parecem idênticos mesmo). Os Viemar tem um formato de corpo diferente, o comprimento da rosca que será conectado ao braço parece ser menor e nem vou entrar na discussão de passo e espaço das roscas.

    http://www.viemar.com.br/viemar/newcat/

    Cara na minha opinião eu compraria o modelo da especificação do seu opalão (Lindão por sinal, 89 é meu diplo favorito) e tentaria ou trocar ou repassar essa peça da nakata.

    Espero ter ajudado.

    Forte abraço!
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    Mensagem por opala4cc Qua 14 Mar - 17:56:18

    gilmareu escreveu:Olá, deixa eu compartilhar uma dúvida, quem sabe alguém já passou por esta.

    Há uns 2 anos atrás comprei o pivo (terminal) da direção direita para meu Diplo 89 e guardei para um dia trocar.

    Bem, como ele tá parado agora, aproveitei para mexer nisso também e peguei estes terminais do fundo da gaveta.

    O problema é o seguinte, na caixa da peça está Opala 69/87, Nakata N317.

    Ela é igualzinha a que está lá no carro, mesma rosca, mesmo tamanho, idêntica.

    Olhei na internet, a correta é Nakata N364 e na foto a única diferença visível é que na ponta onde vai a porca, ela tem um furo para cupilha.

    Aí eu gostaria de perguntar se realmente a diferença das peças é só esta mesmo, pois não tenho mais como trocar o terminal que comprei, mas também não quero colocar uma peça que comprometa a segurança.

    Não instale. Pode alterar a geometria da direção. O correto para o seu carro são os terminais N365 e N364. A coupilha era o que se usava antigamente. Hoje usam porca auto-travante (eu prefiro muito mais o sistema de porca castelo com coupilha).
    Eu acredito ser plenamente verossímil se me disserem que a Nakata não está mais fabricando os terminais de direção e os pivôs de suspensão, limitando-se a importar da China e simplesmente colocar na caixinha como a logomarca nakata. Não é de hoje que não há como a fabricação nacional competir com a fabricação na China. Mas lembro que dentro dessa hipótese, pode existir diferença de qualidade entre o produto que a nakata encomenda da China e o produto encomendado por importadores desconhecidos que inundam o mercado nacional de autopeças. Quem manda fabricar dita as especificações de qualidade, pagando o preço correspondente ao fabricante chinês. Paga-se pela qualidade de fabricação e os chineses não estão nem aí se encomendarem pivôs de manteiga: eles fabricam. Até porque nenhuma empresa estrangeira ganha ação judicial contra empresa chinesa na China.
    A diferença crucial vem mesmo é naqueles momentos pelos quais ninguém quer passar. Ela vem depois que o pivô (seja de direção ou de suspensão) quebra e você se acidenta, tendo prejuízos materiais e/ou pessoais tanto a você quanto a terceiros. Enquanto que o importador fundo-de-quintal pode facilmente encerrar a marca e mudar de nome (muitas vezes precisando apenas alugar uma sala em outro imóvel e abrir outro CNPJ), empresas com chão de fábrica e vários anos de mercado preferem defender a marca delas na justiça ao invés de desaparecer para se eximir do prejuízo. Enquanto que o importador fundo-de-quintal não tem bens para serem penhorados, a empresa com chão-de-fábrica é outra história...
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    Mensagem por Pedrão B. Qua 14 Mar - 21:15:00

    Resumindo: é tudo chinês! Mas que seja então um chinês com pedigree!
    []’s


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    Mensagem por opala4cc Qua 14 Mar - 21:29:23

    Pedrão B. escreveu:Resumindo: é tudo chinês! Mas que seja então um chinês com pedigree!
    []’s

    KKKKK!!! jocolor

    A questão é que o produto chinês com pedigree você bota na justiça e tem alguma chance de receber. direção - Terminal de Direção NAKATA 933234
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    Mensagem por Mirão Qua 14 Mar - 21:55:44

    opala4cc escreveu:
    Pedrão B. escreveu:Resumindo: é tudo chinês! Mas que seja então um chinês com pedigree!
    []’s

    KKKKK!!!  jocolor

    A questão é que o produto chinês com pedigree você bota na justiça e tem alguma chance de receber.  direção - Terminal de Direção NAKATA 933234

    Daqui a dez anos! A injustiça brasileira vai enrolar você também. Vá de TRW.
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    Mensagem por opala4cc Qui 15 Mar - 7:02:48

    Mirão escreveu:
    opala4cc escreveu:

    KKKKK!!!  jocolor

    A questão é que o produto chinês com pedigree você bota na justiça e tem alguma chance de receber.  direção - Terminal de Direção NAKATA 933234

    Daqui a dez anos! A injustiça brasileira vai enrolar você também. Vá de TRW.

    É, realmente esse tipo de ação leva uma eternidade. Mas com a TRW é a mesma coisa. É indiferente se foi fabricado na China ou aqui. O que importa é se a empresa tem infraestrutura instalado no Brasil.
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    Mensagem por gilmareu Qui 15 Mar - 13:31:21

    Vdd, o seguro morreu de velho, se o catálogo tem diferença, então melhor não abusar. Pelo que vi na foto do site do viemar, parece que o diámetro da rosca é diferente.

    Lá vou eu anuncar 2 pivos do <87 N317 e esperar chegar os pivos corretos com o carro parado.




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    Mensagem por opala4cc Qui 15 Mar - 15:19:18

    gilmareu escreveu:Vdd, o seguro morreu de velho, se o catálogo tem diferença, então melhor não abusar. Pelo que vi na foto do site do viemar, parece que o diámetro da rosca é diferente.

    Lá vou eu anuncar 2 pivos do <87 N317 e esperar chegar os pivos corretos com o carro parado.





    Se você achar da marca viemar e o preço for viável (o que eu duvido) pode comprar que é de primeira linha.
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    Mensagem por gilmareu Sex 16 Mar - 9:54:25

    opala4cc escreveu:
    gilmareu escreveu:Vdd, o seguro morreu de velho, se o catálogo tem diferença, então melhor não abusar. Pelo que vi na foto do site do viemar, parece que o diámetro da rosca é diferente.

    Lá vou eu anuncar 2 pivos do <87 N317 e esperar chegar os pivos corretos com o carro parado.





    Se você achar da marca viemar e o preço for viável (o que eu duvido) pode comprar que é de primeira linha.

    Eu achei no Mercado Livre da Nakata num preço bom tb
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-927753410-terminal-nakata-n364-_JM

    Mas o povo no geral está enfiando a faca por lá... sorte que achei estes de 45,00 cada.
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    Mensagem por opala4cc Sex 16 Mar - 10:43:33

    gilmareu escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Se você achar da marca viemar e o preço for viável (o que eu duvido) pode comprar que é de primeira linha.

    Eu achei no Mercado Livre da Nakata num preço bom tb
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-927753410-terminal-nakata-n364-_JM

    Mas o povo no geral está enfiando a faca por lá... sorte que achei estes de 45,00 cada.

    Concordo. Os nakata estão com preço quase fora da realidade. Esse que você colocou o link está com preço bom porque é um terminal fabricado há mais de dez anos atrás. A caixa mostrada na segunda foto é embalagem do tempo em que sentar em uma boneca era só quebrar um brinquedo. É estoque antigo. Só espera que a coifa de borracha não esteja ressecada e a graxa lá dentro não esteja seca.
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    Mensagem por Mirão Sáb 17 Mar - 0:04:46

    Rapaziada, quando peguei o opala gastei mais de 5k na suspensão.Troquei até o que não precisava. Mas só entrou cofap, axios, trw e nakata ali embaixo. Foi caro, mas como não pretendo vender o carro, tá uma seda, surfa o asfalto com maciez e precisão. Pra mim, valeu a pena e faria tudo de novo em outro opala. Esse eu sei que vai durar bastante.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 17 Mar - 9:28:27

    Mirão escreveu:Rapaziada, quando peguei o opala gastei mais de 5k na suspensão.Troquei até o que não precisava. Mas só entrou cofap, axios, trw e nakata ali embaixo. Foi caro, mas como não pretendo vender o carro, tá uma seda, surfa o asfalto com maciez e precisão. Pra mim, valeu a pena e faria tudo de novo em outro opala. Esse eu sei que vai durar bastante.

    As peças de segunda linha também costumam deixar o opala confortável. O problema é que não duram. Só fica bom por pouco tempo.
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    Mensagem por gilmareu Seg 19 Mar - 8:19:23

    opala4cc escreveu:
    gilmareu escreveu:

    Eu achei no Mercado Livre da Nakata num preço bom tb
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-927753410-terminal-nakata-n364-_JM

    Mas o povo no geral está enfiando a faca por lá... sorte que achei estes de 45,00 cada.

    Concordo. Os nakata estão com preço quase fora da realidade. Esse que você colocou o link está com preço bom porque é um terminal fabricado há mais de dez anos atrás. A caixa mostrada na segunda foto é embalagem do tempo em que sentar em uma boneca era só quebrar um brinquedo. É estoque antigo. Só espera que a coifa de borracha não esteja ressecada e a graxa lá dentro não esteja seca.

    Chegou, realmente é de estoque antigo, minha esperança é que seja nacional, mas está em bom estado sim, a coifa está boa e tals.

    Aí olhando a N317 com a N364 deu para ver a diferença, é na base do Pino onde encaixa a barrinha, a N364 é mais gordinha. Se colocasse a N317 acho que em pouco tempo ela ia incomodar porque ia ficar ligeiramente mais folgada.

    Ainda não instalei no carro, agora só no sábado que vem, não pude ir na minha mãe mexer no carro neste final de semana!

    Meu lema agora é põe NAKATA senão vira SUKATA, kkkkk

    Na verdade Nakata, Cofap, Monroe/Axios, etc....

    A suspensão do meu Opala era a única coisa que estava boa quando comprei, porém o antigo dono colocou peças de 2a linha, elas vão "esfarelando" mais rápido e aos poucos vou trocando por coisa boa.



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    Mensagem por opala4cc Seg 19 Mar - 10:50:03

    gilmareu escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Concordo. Os nakata estão com preço quase fora da realidade. Esse que você colocou o link está com preço bom porque é um terminal fabricado há mais de dez anos atrás. A caixa mostrada na segunda foto é embalagem do tempo em que sentar em uma boneca era só quebrar um brinquedo. É estoque antigo. Só espera que a coifa de borracha não esteja ressecada e a graxa lá dentro não esteja seca.

    Chegou, realmente é de estoque antigo, minha esperança é que seja nacional, mas está em bom estado sim, a coifa está boa e tals.

    Aí olhando a N317 com a N364 deu para ver a diferença, é na base do Pino onde encaixa a barrinha, a N364 é mais gordinha. Se colocasse a N317 acho que em pouco tempo ela ia incomodar porque ia ficar ligeiramente mais folgada.

    Ainda não instalei no carro, agora só no sábado que vem, não pude ir na minha mãe mexer no carro neste final de semana!

    Meu lema agora é põe NAKATA senão vira SUKATA, kkkkk

    Na verdade Nakata, Cofap, Monroe/Axios, etc....

    A suspensão do meu Opala era a única coisa que estava boa quando comprei, porém o antigo dono colocou peças de 2a linha, elas vão "esfarelando" mais rápido e aos poucos vou trocando por coisa boa.




    Quando trocar, conta pra nós qual a marca das peças colocadas pelo dono anterior.
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    Mensagem por Mirão Seg 19 Mar - 13:16:20

    opala4cc escreveu:
    gilmareu escreveu:

    Chegou, realmente é de estoque antigo, minha esperança é que seja nacional, mas está em bom estado sim, a coifa está boa e tals.

    Aí olhando a N317 com a N364 deu para ver a diferença, é na base do Pino onde encaixa a barrinha, a N364 é mais gordinha. Se colocasse a N317 acho que em pouco tempo ela ia incomodar porque ia ficar ligeiramente mais folgada.

    Ainda não instalei no carro, agora só no sábado que vem, não pude ir na minha mãe mexer no carro neste final de semana!

    Será que vai dar pra ver alguma coisa? Aprendi que o barato sai caro e em termos de peças de suspensão, 2ª linha é bobagem, o que precisamos ficar atentos é para não comprar gato por lebre. Nada melhor que uma consulta aos universitários do fórum.

    Meu lema agora é põe NAKATA senão vira SUKATA, kkkkk

    Na verdade Nakata, Cofap, Monroe/Axios, etc....

    A suspensão do meu Opala era a única coisa que estava boa quando comprei, porém o antigo dono colocou peças de 2a linha, elas vão "esfarelando" mais rápido e aos poucos vou trocando por coisa boa.




    Quando trocar, conta pra nós qual a marca das peças colocadas pelo dono anterior.
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    Mensagem por gilmareu Seg 19 Mar - 13:25:55

    Mirão escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Quando trocar, conta pra nós qual a marca das peças colocadas pelo dono anterior.

    Então, das buchas traseiras eu já joguei fora, o que vi é que tinha barra estabilizadora da grazimetal, e as buchas estavam lastimáveis, não dava para identificar nome ou número.

    Da dianteira vou procurar o que esta escrito nos pivos que guardei, mas senão me engano não tava escrito nada neles. Já os da Nakata vem gravado um número neles, igual ao da caixa.
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    Mensagem por Mirão Ter 20 Mar - 12:41:39

    Acompanhando com interesse, Gilmareu, inclusive peço a gentileza de informar os custos, se puder. Basketball
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    Mensagem por gilmareu Qua 21 Mar - 8:46:54

    Mirão escreveu:Acompanhando com interesse, Gilmareu, inclusive peço a gentileza de informar os custos, se puder. Basketball


    Só compartilho os custos se vocês não contarem para minha esposa, rsrsrss

    Na parte da frente eu gastei:
    1) Pivos superior da bandeja esq/dir nakata cód N324 = 60,00 cada
    2) Pivos inferiores da bandeja esq/dir nakata cód N325 = 55,00 cada
       Comprados no site da Mercadocar.com.br
    3) terminal de direção Nakata, cód N364 = 45,00 cada no Mercado Livre, 2x 45 90,00
       Detalhe: são dois de cada lado, o N364 refere-se ao lado do passageiro, no meu caso o outro lado
        estava muito bom para mexer no que está quieto
    4) Bucha do tirante ano 80/92 - 23,00 cada no Mercado Livre, Axios

    No demais, os pivos superiores estavam bons, só troquei porque estavam fáceis de sair (são parafusados) e estava com os novos na mão.

    As outras buchas não tem desgaste, com exceção da bucha da estabilizadora dianteira (bucha do tirante), que o suporte está esfolado e meio torto, aí quando arrumar este suporte e fazer o alinhamento de direção, vou pagar para trocar.

    Comprei também um sacador de pivô dianteiro no Mercado Livre da marca Felar, cód 175 - gastei 53,00 + frete e foi muito útil para não ficar dando porrada no pivô.

    Na traseira, aí foi maior o gasto:
    1) Bucha Traseira da Bandeja Traseira - Monroe Axios - 011.0203 - 2XR$ 66,22 R$ 132,44
    2) Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 041.0205 - 1 R$ 11,38 R$ 11,38
    3) Bucha da Bandeja da Suspensão Traseira - Monroe Axios - 011.1609 - 2XR$ 28,42 R$ 56,84
    4) Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 012.0208 -1xR$ 14,77 R$ 14,77
    5) Braço tensor traseiro Nakata - 2X R$ 55
    6) Borracha que vai na mola, foi uns 30,00 as 4 na Mercadocar, são duas de cada lado, para assentar as molas na bandeja e na parte superior do carro, esqueci o nome.

    Do item 1 ao 5 eu comprei no site canaldapeca.com.br, acabei comprando de um lojista só e economizei no frete.

    Só que assim, na questão do item 1, bucha traseira da bandeja, eu não instalei ainda no carro, pois as minhas estavam boas ainda e eu não tenho sacador e pesquisei, sacadores universais para este tipo de bucha custam uns 350,00 no ML. Por outro lado, achei que sentar a porrada só valesse a pena se elas estivessem zuadas. Por isso as novas ficaram guardadas, um dia eu tiro elas e levo num mecânico para arrancar para mim, talvez valha a pena pagar por este serviço.
    O problema desta bucha é que ela vai na suspensão do carro, na bucha da frente da bandeja, ela é fixada na bandeja mesmo e tirando ela consegui sacar na morsa do meu pai, com uns pedaços de canos, parafusos e com paciência elas sairam, mas as traseiras ficam fixa lá na barra de suspensão.


    Para a parte traseira, se você usar esta lista, você troca todas as buchas do carro, agora na dianteira é bucha pra caramba, tem mais, bucha superior da bandeja, coxim do motor, bieleta, etc...
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    Mensagem por opala4cc Qua 21 Mar - 10:38:53

    gilmareu escreveu:
    Mirão escreveu:Acompanhando com interesse, Gilmareu, inclusive peço a gentileza de informar os custos, se puder. Basketball


    Só compartilho os custos se vocês não contarem para minha esposa, rsrsrss

    Na parte da frente eu gastei:
    1) Pivos superior da bandeja esq/dir nakata cód N324 = 60,00 cada
    2) Pivos inferiores da bandeja esq/dir nakata cód N325 = 55,00 cada
       Comprados no site da Mercadocar.com.br
    3) terminal de direção Nakata, cód N364 = 45,00 cada no Mercado Livre, 2x 45 90,00
       Detalhe: são dois de cada lado, o N364 refere-se ao lado do passageiro, no meu caso o outro lado
        estava muito bom para mexer no que está quieto
    4) Bucha do tirante ano 80/92 - 23,00 cada no Mercado Livre, Axios

    No demais, os pivos superiores estavam bons, só troquei porque estavam fáceis de sair (são parafusados) e estava com os novos na mão.

    As outras buchas não tem desgaste, com exceção da bucha da estabilizadora dianteira (bucha do tirante), que o suporte está esfolado e meio torto, aí quando arrumar este suporte e fazer o alinhamento de direção, vou pagar para trocar.

    Comprei também um sacador de pivô dianteiro no Mercado Livre da marca Felar, cód 175 - gastei 53,00 + frete e foi muito útil para não ficar dando porrada no pivô.

    Na traseira, aí foi maior o gasto:
    1) Bucha Traseira da Bandeja Traseira - Monroe Axios - 011.0203 - 2XR$ 66,22 R$ 132,44
    2) Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 041.0205 - 1 R$ 11,38 R$ 11,38
    3) Bucha da Bandeja da Suspensão Traseira - Monroe Axios - 011.1609 - 2XR$ 28,42 R$ 56,84
    4) Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 012.0208 -1xR$ 14,77 R$ 14,77
    5) Braço tensor traseiro Nakata - 2X R$ 55
    6) Borracha que vai na mola, foi uns 30,00 as 4 na Mercadocar, são duas de cada lado, para assentar as molas na bandeja e na parte superior do carro, esqueci o nome.

    Do item 1 ao 5 eu comprei no site canaldapeca.com.br, acabei comprando de um lojista só e economizei no frete.

    Só que assim, na questão do item 1, bucha traseira da bandeja, eu não instalei ainda no carro, pois as minhas estavam boas ainda e eu não tenho sacador e pesquisei, sacadores universais para este tipo de bucha custam uns 350,00 no ML. Por outro lado, achei que sentar a porrada só valesse a pena se elas estivessem zuadas. Por isso as novas ficaram guardadas, um dia eu tiro elas e levo num mecânico para arrancar para mim, talvez valha a pena pagar por este serviço.
    O problema desta bucha é que ela vai na suspensão do carro, na bucha da frente da bandeja, ela é fixada na bandeja mesmo e tirando ela consegui sacar na morsa do meu pai, com uns pedaços de canos, parafusos e  com paciência elas sairam, mas as traseiras ficam fixa lá na barra de suspensão.


    Para a parte traseira, se você usar esta lista, você troca todas as buchas do carro, agora na dianteira é bucha pra caramba, tem mais, bucha superior da bandeja, coxim do motor, bieleta, etc...

    Essas ferramentas da marca FELAR são de qualidade muito ruim. Eu comprei este sacador para sacar um pivô de vectra. O sacador entortou e o pivô continuava lá, "firme e forte". Pode ser que a ferramenta sirva em algumas situações, mas esteja preparado para este tipo de contratempo. Só consegui sacar comprando um sacador decente.
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    Mensagem por Mirão Qua 21 Mar - 16:04:24

    opala4cc escreveu:
    gilmareu escreveu:


    Só compartilho os custos se vocês não contarem para minha esposa, rsrsrss

    Na parte da frente eu gastei:
    1) Pivos superior da bandeja esq/dir nakata cód N324 = 60,00 cada
    2) Pivos inferiores da bandeja esq/dir nakata cód N325 = 55,00 cada
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       Detalhe: são dois de cada lado, o N364 refere-se ao lado do passageiro, no meu caso o outro lado
        estava muito bom para mexer no que está quieto
    4) Bucha do tirante ano 80/92 - 23,00 cada no Mercado Livre, Axios

    No demais, os pivos superiores estavam bons, só troquei porque estavam fáceis de sair (são parafusados) e estava com os novos na mão.

    Muito bom. Peças de primeira linha e não ficaram caras.

    As outras buchas não tem desgaste, com exceção da bucha da estabilizadora dianteira (bucha do tirante), que o suporte está esfolado e meio torto, aí quando arrumar este suporte e fazer o alinhamento de direção, vou pagar para trocar.

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    Na traseira, aí foi maior o gasto:
    1) Bucha Traseira da Bandeja Traseira - Monroe Axios - 011.0203 - 2XR$ 66,22 R$ 132,44
    2) Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 041.0205 - 1 R$ 11,38 R$ 11,38
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    4) Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 012.0208 -1xR$ 14,77 R$ 14,77
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    6) Borracha que vai na mola, foi uns 30,00 as 4 na Mercadocar, são duas de cada lado, para assentar as molas na bandeja e na parte superior do carro, esqueci o nome.

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    Só que assim, na questão do item 1, bucha traseira da bandeja, eu não instalei ainda no carro, pois as minhas estavam boas ainda e eu não tenho sacador e pesquisei, sacadores universais para este tipo de bucha custam uns 350,00 no ML. Por outro lado, achei que sentar a porrada só valesse a pena se elas estivessem zuadas. Por isso as novas ficaram guardadas, um dia eu tiro elas e levo num mecânico para arrancar para mim, talvez valha a pena pagar por este serviço.
    O problema desta bucha é que ela vai na suspensão do carro, na bucha da frente da bandeja, ela é fixada na bandeja mesmo e tirando ela consegui sacar na morsa do meu pai, com uns pedaços de canos, parafusos e  com paciência elas sairam, mas as traseiras ficam fixa lá na barra de suspensão.


    Para a parte traseira, se você usar esta lista, você troca todas as buchas do carro, agora na dianteira é bucha pra caramba, tem mais, bucha superior da bandeja, coxim do motor, bieleta, etc...

    Essas ferramentas da marca FELAR são de qualidade muito ruim. Eu comprei este sacador para sacar um pivô de vectra. O sacador entortou e o pivô continuava lá, "firme e forte". Pode ser que a ferramenta sirva em algumas situações, mas esteja preparado para este tipo de contratempo. Só consegui sacar comprando um sacador decente.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 21 Mar - 21:54:00

    opala4cc escreveu:
    Mirão escreveu:

    Daqui a dez anos! A injustiça brasileira vai enrolar você também. Vá de TRW.

    É, realmente esse tipo de ação leva uma eternidade. Mas com a TRW é a mesma coisa. É indiferente se foi fabricado na China ou aqui. O que importa é se a empresa tem infraestrutura instalado no Brasil.

    TRW hoje é da ZF,então qualidade tem hehe.


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    Mensagem por opala4cc Qui 22 Mar - 0:53:31

    bruno silverstar83 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    É, realmente esse tipo de ação leva uma eternidade. Mas com a TRW é a mesma coisa. É indiferente se foi fabricado na China ou aqui. O que importa é se a empresa tem infraestrutura instalado no Brasil.

    TRW hoje é da ZF,então qualidade tem hehe.

    Pensei que era da VARGA.
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    Mensagem por gilmareu Qui 22 Mar - 8:04:21

    opala4cc escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:

    TRW hoje é da ZF,então qualidade tem hehe.

    Pensei que era da VARGA.

    É que a China produz conforme a empresa mandar, se a empresa pedir qualidade eles entregam com qualidade superior, mas se quiser pagar pouco, eles entregam lixo também, depende muito mesmo da marca que está por trás da peça, se ela tem culhão para dar garantia. Eu acho que trw, zf e varga são marcas consagradas, não iriam se queimar com peças da china de má qualidade.

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    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 23 Mar - 21:56:13

    opala4cc escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:

    TRW hoje é da ZF,então qualidade tem hehe.

    Pensei que era da VARGA.


    Tudo ZF agora,junto com SACHS e LEMFÖRDER ,por essas marcas da pra dizer que estão melhor que NAKATA.


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    Mensagem por opala4cc Sex 23 Mar - 23:01:58

    bruno silverstar83 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Pensei que era da VARGA.


    Tudo ZF agora,junto com SACHS e LEMFÖRDER ,por essas marcas da pra dizer que estão melhor que NAKATA.

    Uma pena. ZF tem a fama de ser péssima fornecedora de peças de reposição.
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    Mensagem por opala4cc Dom 25 Mar - 11:52:39

    Só a título ilustrativo, este é um acidente que ocorreu por volta de 2009 por causa de um pivô de suspensão que falhou. Não sei se foi falha prematura, se já estava com folga e rangendo muito, etc... Também não sei que marca eram.

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 25 Mar - 12:22:48

    opala4cc escreveu:Só a título ilustrativo, este é um acidente que ocorreu por volta de 2009 por causa de um pivô de suspensão que falhou. Não sei se foi falha prematura, se já estava com folga e rangendo muito, etc... Também não sei que marca eram.


    Esse teve um baita azar...aparentemente segundo as fotos quebrou na rodovia, ou seja o carro estava em linha reta, piso plano...algo incomum em se tratando de quebra de pivô.


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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 25 Mar - 15:31:29

    opala4cc escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:


    Tudo ZF agora,junto com SACHS e LEMFÖRDER ,por essas marcas da pra dizer que estão melhor que NAKATA.

    Uma pena. ZF tem a fama de ser péssima fornecedora de peças de reposição.

    Trabalho com distribuidora de Peças linha pesada,essas 3 marcas que citei nós trabalhamos,e não temos problemas com eles não.


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    Mensagem por opala4cc Dom 25 Mar - 15:36:47

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:Só a título ilustrativo, este é um acidente que ocorreu por volta de 2009 por causa de um pivô de suspensão que falhou. Não sei se foi falha prematura, se já estava com folga e rangendo muito, etc... Também não sei que marca eram.


    Esse teve um baita azar...aparentemente segundo as fotos quebrou na rodovia, ou seja o carro estava em linha reta, piso plano...algo incomum em se tratando de quebra de pivô.

    Não foi só isso. Incomum também foi o local da falha da peça: ela cisalhou bem na base da parte esférica do pino. Normalmente o que acaba acontecendo é desgaste no alojamento polimérico que engloba a parte esférica do pino. Então, o pino de base esférica escapa de dentro da base da carcaça do pivô. Afinal, o material menos resistente ao desgaste no pivô (e que sofre esforço) é a parte polimérica e não o aço.

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 25 Mar - 17:39:39

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Esse teve um baita azar...aparentemente segundo as fotos quebrou na rodovia, ou seja o carro estava em linha reta, piso plano...algo incomum em se tratando de quebra de pivô.

    Não foi só isso. Incomum também foi o local da falha da peça: ela cisalhou bem na base da parte esférica do pino. Normalmente o que acaba acontecendo é desgaste no alojamento polimérico que engloba a parte esférica do pino. Então, o pino de base esférica escapa de dentro da base da carcaça do pivô. Afinal, o material menos resistente ao desgaste no pivô (e que sofre esforço) é a parte polimérica e não o aço.


    Pra mim isso tudo evidencia má qualidade da peça. Possivelmente era dessas paralelas chinesas.


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    Mensagem por opala4cc Dom 25 Mar - 18:09:36

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Não foi só isso. Incomum também foi o local da falha da peça: ela cisalhou bem na base da parte esférica do pino. Normalmente o que acaba acontecendo é desgaste no alojamento polimérico que engloba a parte esférica do pino. Então, o pino de base esférica escapa de dentro da base da carcaça do pivô. Afinal, o material menos resistente ao desgaste no pivô (e que sofre esforço) é a parte polimérica e não o aço.


    Pra mim isso tudo evidencia má qualidade da peça. Possivelmente era dessas paralelas chinesas.

    Possivelmente.
    Infelizmente já faz tempo que ocorreu e eu não me lembro na ocasião se foi comentado ter sido desleixo na manutenção, se foi peça de baixa qualidade ou imperícia de instalação.
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    Mensagem por omalvadeza Dom 25 Mar - 19:58:59

    Na segunda foto nota-se que o pneu está com desgaste bem acentuado na parte interna. Esse carro rodou um bom tempo "comendo" pneu na parte interna antes de quebrar o pivô. Merecia uma vistoria prévia (alinhamento) antes de pegar a estrada.
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    Mensagem por opala4cc Dom 25 Mar - 22:21:54

    omalvadeza escreveu:Na segunda foto nota-se que o pneu está com desgaste bem acentuado na parte interna. Esse carro rodou um bom tempo "comendo" pneu na parte interna antes de quebrar o pivô. Merecia uma vistoria prévia (alinhamento) antes de pegar a estrada.

    Bem observado. Mas o desgaste irregular no pneu determina falha no pivô, mas ainda assim não determina o motivo da falha do pivô. E se o dono tinha trocado o pivô três meses antes?
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    Mensagem por gilmareu Seg 26 Mar - 7:50:17

    Como falaram acima, o pivo quebrou num lugar incomum, tá parecendo que o aço trincou por má qualidade.

    Pessoal, só uma correção em relação aos códigos de terminal de direção nakata, putz, acho que nunca vou acertar isso, rsrsrs já tenho coleção de pivòs em casa, kkkkk

    O que percebi é o seguinte, imagina que o desenho é aquela barra pequena que vão os dois terminais de direção:


    N365 !------! N364

    Resumo da história dos terminais, vai um de rosca contrária e um de rosca normal em cada lado do carro, motorista e passageiro.


    Agora só preciso prestar atenção na hora de montar, para ver qual rosca vai para o lado de fora e qual vai para o lado de dentro.

    Como eu comprei 2 N364 um deles não deu certo e eu não montei o carro ainda neste final de semana, aí fui na auto-peças da esquina da casa do meu pai e comprei um pivo da marca Perfect. Realmente de olhar um pivo da Nakata e o da Perfect, a da Perfect parece de qualidade superior, o pivô quase nem se mexe com a mão de tão justo, a bola dele onde vai a coifa é maior que o da nakata e a coifa de borracha parece mais grossa. Como nunca comprei desta marca depois acabei nem colocando no carro ainda. Queria pesquisar mais sobre esta marca ou comprar outro nakata N365.











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    Mensagem por omalvadeza Seg 26 Mar - 8:35:06

    opala4cc escreveu:
    omalvadeza escreveu:Na segunda foto nota-se que o pneu está com desgaste bem acentuado na parte interna. Esse carro rodou um bom tempo "comendo" pneu na parte interna antes de quebrar o pivô. Merecia uma vistoria prévia (alinhamento) antes de pegar a estrada.

    Bem observado. Mas o desgaste irregular no pneu determina falha no pivô, mas ainda assim não determina o motivo da falha do pivô. E se o dono tinha trocado o pivô três meses antes?

    Se o dono trocasse o pivô por um nakata, por exemplo diria que foi fatalidade. Embora o fato de ser nakata não impede que ele saia de fábrica com pouca lubrificação e trave/quebre prematuramente.

    Por outro lado, pivô da marca JaoBao, se o motorista sobre ou desce a calçada achando que está num jeep 58, passa em buraco sem frear ou se as molas estão cansadas e pouco absorvem o impacto .... aí o pivô sofre fadiga ou microfissuras. Aí nem se o pivô fosse de titânio aguentaria.

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    Mensagem por opala4cc Seg 26 Mar - 8:35:56

    gilmareu escreveu:Como falaram acima, o pivo quebrou num lugar incomum, tá parecendo que o aço trincou por má qualidade.

    Pessoal, só uma correção em relação aos códigos de terminal de direção  nakata, putz, acho que nunca vou acertar isso, rsrsrs já tenho coleção de pivòs em casa, kkkkk

    O que percebi é o seguinte, imagina que o desenho é aquela barra pequena que vão os dois terminais de direção:


    N365 !------! N364

    Resumo da história dos terminais, vai um de rosca contrária e um de rosca normal em cada lado do carro, motorista e passageiro.


    Agora só preciso prestar atenção na hora de montar, para ver qual rosca vai para o lado de fora e qual vai para o lado de dentro.

    Como eu comprei 2 N364 um deles não deu certo e eu não montei o carro ainda neste final de semana, aí fui na auto-peças da esquina da casa do meu pai e comprei um pivo da marca Perfect. Realmente de olhar um pivo da Nakata e o da Perfect, a da Perfect parece de qualidade superior, o pivô quase nem se mexe com a mão de tão justo, a bola dele onde vai a coifa é maior que o da nakata e a coifa de borracha parece mais grossa. Como nunca comprei desta marca depois acabei nem colocando no carro ainda. Queria pesquisar mais sobre esta marca ou comprar outro nakata N365.












    Se você tivesse perguntado sobre os pivôs (terminais de direção)... a gente esclareceria. Embarassed
    Sobre a marca PERFECT, é chinesa. A espessura da capa de borracha é um fator relativo. Nessa parte, mais importante é a qualidade da borracha nitrílica.
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 26 Mar - 11:21:44

    opala4cc escreveu:
    gilmareu escreveu:Como falaram acima, o pivo quebrou num lugar incomum, tá parecendo que o aço trincou por má qualidade.

    Pessoal, só uma correção em relação aos códigos de terminal de direção  nakata, putz, acho que nunca vou acertar isso, rsrsrs já tenho coleção de pivòs em casa, kkkkk

    O que percebi é o seguinte, imagina que o desenho é aquela barra pequena que vão os dois terminais de direção:


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    Se você tivesse perguntado sobre os pivôs (terminais de direção)... a gente esclareceria. Embarassed
    Sobre a marca PERFECT, é chinesa. A espessura da capa de borracha é um fator relativo. Nessa parte, mais importante é a qualidade da borracha nitrílica.

    Quando troquei meus pivôs o cara da loja me ofereceu essa marca, daí perguntei e também vi na caixa que o produto era chinês. Com segurança não se brinca, não dá pra trocar a experiência e consolidação de mercado da Nakata por uma marca Xing-Ling que sabe lá Deus a real qualidade da peça. A economia de uns poucos reais não compensa o risco.


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    Mensagem por Rubão6cc Seg 26 Mar - 11:28:14

    A China atualmente produz muita coisa com qualidade mas muita coisa ainda é ruim. Eu só compro produto chinês quando tenho certeza da qualidade, por exemplo o meu compressor do ar condicionado. Neste caso a empresa fabricante é a Magneti Marelli....fabricado na China mas sob qualidade da Magneti Marelli.


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    Mensagem por Chiko Seg 9 Jul - 17:16:49

    Aqui na minha cidade não se acha terminais Nakata. A maioria das lojas tem da marca Driveway por encomenda, será que é bom?

    Alguém já pensou em adaptar terminais de direção de camionete que sejam mais robustos/duráveis?
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 9 Jul - 17:58:33

    Chiko escreveu:Aqui na minha cidade não se acha terminais Nakata. A maioria das lojas tem da marca Driveway por encomenda, será que é bom?

    Alguém já pensou em adaptar terminais de direção de camionete que sejam mais robustos/duráveis?

    Não creio que vá encontrar algum terminal de caminhonete que sirva.
    Se você não encontra Nakata na sua cidade parta para o mercado eletrônico: ML. Hoje tudo gira em torno da internet..é incrível como a gente pode encontrar no meio digital peças que não acha em loja física nem por decreto.


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    Mensagem por opala4cc Seg 9 Jul - 18:00:54

    Chiko escreveu:Aqui na minha cidade não se acha terminais Nakata. A maioria das lojas tem da marca Driveway por encomenda, será que é bom?

    Alguém já pensou em adaptar terminais de direção de camionete que sejam mais robustos/duráveis?

    Na época em que a China ainda não era massivamente presente aqui no Brasil (antes do reconhecimento da China como economia de mercado) eu considerava driveway segunda linha. Hoje, mesmo que seja, ainda assim é empresa estabelecida aqui. Se a peça falhar e você sofrer perdas materiais, o fabricante responde na justiça a ação de indenização. Portanto, é preferível driveway a uma peça chinesa. Mas ainda assim, recomendo que você compre o par (ou quantidade maior) de uma marca como nakata, trw ou viemar pelo mercadolivre, de forma a exceder os R$100,00 e obter frete grátis.
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    Mensagem por Chiko Seg 9 Jul - 19:08:45

    Rubão6cc escreveu:
    Chiko escreveu:Aqui na minha cidade não se acha terminais Nakata. A maioria das lojas tem da marca Driveway por encomenda, será que é bom?

    Alguém já pensou em adaptar terminais de direção de camionete que sejam mais robustos/duráveis?

    Não creio que vá encontrar algum terminal de caminhonete que sirva.
    Se você não encontra Nakata na sua cidade parta para o mercado eletrônico: ML. Hoje tudo gira em torno da internet..é incrível como a gente pode encontrar no meio digital peças que não acha em loja física nem por decreto.

    Sim, teria que pensar em modificar o projeto do conjunto pra colocar outro tipo de terminal.
    Encontrei terminais Nakata na loja virtual da Jocar (www.jocar.com.br), acho que vou encomendar esses mesmo.

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    Mensagem por Chiko Seg 9 Jul - 19:17:47

    opala4cc escreveu:
    Chiko escreveu:Aqui na minha cidade não se acha terminais Nakata. A maioria das lojas tem da marca Driveway por encomenda, será que é bom?

    Alguém já pensou em adaptar terminais de direção de camionete que sejam mais robustos/duráveis?

    Na época em que a China ainda não era massivamente presente aqui no Brasil (antes do reconhecimento da China como economia de mercado) eu considerava driveway segunda linha. Hoje, mesmo que seja, ainda assim é empresa estabelecida aqui. Se a peça falhar e você sofrer perdas materiais, o fabricante responde na justiça a ação de indenização. Portanto, é preferível driveway a uma peça chinesa. Mas ainda assim, recomendo que você compre o par (ou quantidade maior) de uma marca como nakata, trw ou viemar pelo mercadolivre, de forma a exceder os R$100,00 e obter frete grátis.

    Certeza, preferencialmente empresas estabelecidas aqui. Vou ter que pegar dois conjuntos de terminais. Estou montando tbm um segundo agregado completo pra deixar de reserva. Valeu as dicas.

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