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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    opala - TABU - OPALA ELETRICO Empty TABU - OPALA ELETRICO

    Mensagem por Lumbra Sex 19 Ago - 14:10:06

    Oi, Membros do Fórum

    Como não temos ainda legislação e nem uma seção específica sobre o assunto, decidi expor aqui nessa seção, obviamente a mais próxima do assunto.

    Fiquei sabendo no meio de reparação de veículos híbridos, ao qual entrei a pouco tempo, sobre uma empresa (EV West, da California, USA) que estará iniciando operações no Brasil em 2023, e que fornece peças e diversos kits de conversão para veículos mais antigos, como air-cooleds, pickups e hotrods.

    O que mais me chamou atenção, pelo fato de ser desenvolvido para veículos de passeio com motor longitudinal e tração traseira, foi, pasmem, o conjunto motriz do Tesla S.

    Claro, é apenas o "motor" do Tesla S, não o carro inteiro, por isso o valor parece ser convidativo, mas, obviamente, será necessário um estudo para adaptação em veículos
    como o nosso Opala, Fords Galaxie, Maverick e Landau, e Dodges, Pickups, Furgões e o que mais existir por aqui, quantas baterias serão necessárias para uma autonomia melhor que dos modelos originais a combustão, desenvolvimento de acoplamentos, cãmbios, suspensões e freios, afinal tudo é muito mais compacto e leve que o que conhecemos.
    A Dodge americana acabou de anunciar um Charger SRT totalmente elétrico, e que irá deixar de produzir motores a combustão. opala - TABU - OPALA ELETRICO 77560

    Quanto ao kit "Tesla", procurei saber como é externamente, já pensando nos coxins, modificações estruturais e adaptação no cardan do opala, mas o máximo que vi é que o nariz do motor elétrico possui uma cruzeta. Se poderemos acoplar ao cambio ou conectar diretamente no cardan, isso depende de tentativa e erro, ou se basear nos BMW de Rally que estão utilizando esse conjunto desde 2019.

    Uma noticia ótima é que este conjunto pode render 400kw, o que equivale a 535 cv, e um torque admirável bruto de 64kgmf, algo que para ser obtido na mecanica a combustão do nosso Opala, creio que custaria muito mais, mesmo usando turbo. O motor pode girar a mais de 10 mil rpm, sendo que um Tesla pesa 1 tonelada a mais que o Opala Coupe, 2.260kg

    Adicionado em 22/08/2022

    Como ficou numa pickup Chevy 3100 1951, onde o sistema "toma" o lugar do cambio, e tem uma flange para fixar no quadro de suspensão

    opala - TABU - OPALA ELETRICO Screen11
    opala - TABU - OPALA ELETRICO Screen10


    Segue uma enquete sem caráter de votação, para ouvir as opiniões de vocês, fiquem a vontade.

    O conjunto Motriz é do Tesla S
    opala - TABU - OPALA ELETRICO Tesla_13

    A bateria de ultima geração de Polímero de Litio (LiPo) ainda não está disponível, são mais compactas e mais duráveis que as de Ion de Litio (LiOn)oferecidas
    opala - TABU - OPALA ELETRICO Tesla_12


    Última edição por Lumbra em Seg 22 Ago - 8:43:26, editado 2 vez(es)

    Coupe 76, DuduSantana, kikoelias, claytoncarmo e Berlindo gostam desta mensagem

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    opala - TABU - OPALA ELETRICO Empty Re: TABU - OPALA ELETRICO

    Mensagem por Rubão6cc Sex 19 Ago - 15:59:19

    Voto computado.


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    Mensagem por Gerald Sex 19 Ago - 16:17:53

    Qual é a diferença entre Nunca e Jamais? scratch scratch scratch


    P.S.: Não votei ainda Twisted Evil

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    Mensagem por Rubão6cc Sex 19 Ago - 16:20:44

    Gerald escreveu:Qual é a diferença entre Nunca e Jamais? scratch scratch scratch


    P.S.: Não votei ainda Twisted Evil

    Jamais é mais forte. É tipo um Nunca² .


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    Mensagem por BenKenobi Sex 19 Ago - 16:31:41

    100% eletrico nao me atrai sinceramente. A opcao hibrida por outro lado é mais legal, ainda tem o ronco dos motores e tem uma forca absurda aliada de um consumo bem aceitavel.

    O que eu realmente temo, que caso combustível sintetico ou motores a hidrogênio não vinguem, que tenhamos uma legislação que nos proíba ate mesmo de ligar carros com combustível fossil. Se isso acontecer, é interessante opções como essa.

    Mas a princípio, somente modelo híbrido talvez cogitaria no opala, mantendo o motor ali original(mesmo que controlado por uma injecao).

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    Mensagem por Berlindo Sex 19 Ago - 16:32:56

    Também votei, achei uma provocação interessante.

    Hoje parece muito distante, até um pouco heresia, mas tenho certeza que em bem "pouco" tempo, com a acessibilidade $ maior a tecnologia, essas coisas vão se tornar mais comuns e realistas.

    Esses valores são em BRL?
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    Mensagem por Berlindo Sex 19 Ago - 16:34:00

    BenKenobi escreveu:...que tenhamos uma legislação que nos proíba ate mesmo de ligar carros com combustível fossil. Se isso acontecer, é interessante opções como essa....

    PQP, bati na madeira, espero que a Greta não vença assim.

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    Mensagem por chevy250 Sex 19 Ago - 16:42:14

    Se um dia eu fizer um conversao dessas JAMAIS-NUNCA-NEMPENSAR usaria alguma parte da Tesla.
    Design feito para o primeiro dono super rico, tipo Land Rover.
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    Mensagem por Lumbra Sex 19 Ago - 17:39:28

    chevy250 escreveu:Se um dia eu fizer um conversao dessas JAMAIS-NUNCA-NEMPENSAR usaria alguma parte da Tesla.
    Design feito para o primeiro dono super rico, tipo Land Rover.
    é que dessa empresa, é a unica opção de motor frontal e tração traseira. Os demais são pros brinquedinhos de corda, ops, aircooleds
    Há outros motores, mas todos monotonos , de 70 ou 80 kw, sem freio regenerativo, são apenas motores comuns e pesados.
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    Mensagem por Lumbra Sex 19 Ago - 17:45:30

    Berlindo escreveu:Também votei, achei uma provocação interessante.

    Hoje parece muito distante, até um pouco heresia, mas tenho certeza que em bem "pouco" tempo, com a acessibilidade $ maior a tecnologia, essas coisas vão se tornar mais comuns e realistas.

    Esses valores são em BRL?

    bounce  dolar de hoje 19/08/2022


    Última edição por Lumbra em Sáb 20 Ago - 9:36:48, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Gerald Sex 19 Ago - 18:21:48

    Lumbra escreveu:
    Fiquei sabendo no meio de reparação de veículos híbridos, ao qual entrei a pouco tempo, sobre uma empresa (EV Tech, da California, USA) que estará iniciando operações no Brasil em 2023...

    Existe uma empresa chamada de EV Tech, mas fica no Texas, não na California. Além disso, essa empresa não produz kits de conversão de carros tradicionais, mas apenas carregadores...



    Lumbra escreveu:
    O conjunto Motriz
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    Qual é o link para a página acima?

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    Mensagem por Lumbra Sáb 20 Ago - 9:33:39

    Gerald escreveu:
    Lumbra escreveu:
    Fiquei sabendo no meio de reparação de veículos híbridos, ao qual entrei a pouco tempo, sobre uma empresa (EV Tech, da California, USA) que estará iniciando operações no Brasil em 2023...

    Existe uma empresa chamada de EV Tech, mas fica no Texas, não na California. Além disso, essa empresa não produz kits de conversão de carros tradicionais, mas apenas carregadores...



    Lumbra escreveu:
    O conjunto Motriz
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    Qual é o link para a página acima?
    Desculpe, é EV West

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    Mensagem por BenKenobi Sáb 20 Ago - 9:43:07

    Berlindo escreveu:
    BenKenobi escreveu:...que tenhamos uma legislação que nos proíba ate mesmo de ligar carros com combustível fossil. Se isso acontecer, é interessante opções como essa....

    PQP, bati na madeira, espero que a Greta não vença assim.

    Eu tbm espero que não, mas se analisarmos friamente (paixao e emocao a parte) o rumo que o mundo tem tomado, não está longe de algo parecido acontecer nao....

    Mas vamos aguardar pra ver

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    Mensagem por chevy250 Sáb 20 Ago - 14:04:41

    Lumbra escreveu:
    chevy250 escreveu:Se um dia eu fizer um conversao dessas JAMAIS-NUNCA-NEMPENSAR usaria alguma parte da Tesla.
    Design feito para o primeiro dono super rico, tipo Land Rover.
    é que dessa empresa, é a unica opção de motor frontal e tração traseira. Os demais são pros brinquedinhos de corda, ops, aircooleds
    Há outros motores, mas todos monotonos , de 70 ou 80 kw, sem freio regenerativo, são apenas motores comuns e pesados.

    Só algumas contas rápidas.

    Um motor de 400kW de potência a 400V vai drenar 1000A.
    Pare para pensar...são 1000 ampéres a 400 Volts! 0,4MW de potência.
    Isso é um monstro elétrico.
    Não será fácil alimentar essa coisa em termos de bateria e inversor.
    Se o motor estiver na faixa de eficiencia de 90 a 94%, por exemplo, ainda vai dissipar de 6 a 10% em calor ou seja de 24kW a 40kW só em calor. Pode chegar a 6 chuveiros só de calor.

    Um chuverio elétrico dos potentes consome 30A a 220V.
    Estamos falando de um equipamento que consome o equivalente a 60 chuveiros quando demandado na potencia máxima.

    Um conjunto de baterias+inversores para isso custaria uma fortuna.
    Isso é equivalente a montar um super carro à gasolina para arrancada com a mesma potência.

    80kW não seria exatamente um brinquedo.
    É um motor de 108CV, que alimentado a 400V drenaria 200A. Já é algo bem dificil de se montar.
    Para um motor elétrico, é uma potencia fabulosa, pois está disponível a qualquer rotação.
    Num carro a gasolina tipico de 108CV essa potencia só é atingida a uns 6000RPM.
    Normalmente e no uso urbano, de 1000 a 3000RPM, menos da metade da potencia máxima de um motor a combustao fica disponível, e ainda sim só pisando fundo no acelerador é que se extrai essa potencia, o que não é o usual.

    E na estrada, em velocidade de cruzeiro, estimo que a potencia necessária não seja maior que uns 20CV.
    Nas acelerações levando a rotacao ao máximo, ok! Ai voce utiliza a potencia máxima do motor à combustão, mas só quando bate 6000RPM. Quando "varre" a rotação de 1000 a 6000, na média dá menos da metade da potencia.

    Um carro com motor elétrico e 108CV acelera muito mais rápido do que um com motor à combustao de 108CV (20% mais de potencia do que um Opala 4cil)

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    opala - TABU - OPALA ELETRICO Empty Re: TABU - OPALA ELETRICO

    Mensagem por chevy250 Sáb 20 Ago - 15:38:29

    Lumbra escreveu:
    Gerald escreveu:

    Existe uma empresa chamada de EV Tech, mas fica no Texas, não na California. Além disso, essa empresa não produz kits de conversão de carros tradicionais, mas apenas carregadores...





    Qual é o link para a página acima?
    Desculpe, é EV West

    https://www.evwest.com

    Pelo que vi, esse preço é em dólares nos EUA.
    https://www.evwest.com/catalog/product_info.php?manufacturers_id=47&products_id=476&osCsid=caeefb7064f455c77cd097e494b81ae4

    Assim, esse conjunto Tesla custa US$11,900.00 (motor, caixa de reducao, eixos, inversores etc).
    Colocando por baixo um custo de importação de 2x chegaria aqui por US$23,800.00 o que daria R$123mil

    A bateria, pelo que vi, é usada.

    https://www.evwest.com/catalog/product_info.php?cPath=4&products_id=463&osCsid=caeefb7064f455c77cd097e494b81ae4

    Corrente nominal de 500A com pico de 750A (10seg). Só ai, o motor já não vai dar 400kW. 500*400=200kW ou 271CV.
    Cada modulo de 5.3kWh custa US$1580,00 ou uns R$16mil.
    Cada modulo tem 22.8V. Para chegar em 400V, precisaria de 18 modulos.
    Ou seja, gastaria mais uns R$288mil só de bateria.
    E ainda tem restrições para exportação ("Batteries have special HazMAt shipping requirements") além do que, nem sei se pode importar bateria usada.

    Vejam se minha conclusao está correta: seria um motor de 271CV (com picos de 400CV por 10segundos no maximo), custando a parte motriz+bateria R$411mil. Ainda teria todo o sistema de refrigeração das baterias, instalação, adaptação etc.


    Última edição por chevy250 em Sáb 20 Ago - 15:39:55, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcao das contas)
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    opala - TABU - OPALA ELETRICO Empty Re: TABU - OPALA ELETRICO

    Mensagem por Gerald Dom 21 Ago - 16:11:12

    Pronto, votei!
    Votei na opção "pensaria a respeito", aliás já estou pensando no assunto  Laughing, mas não no sentido de pensar em transformar o meu Diplomata em um carro elétrico, o que não pretendo fazer.

    A idéia em si de converter um carro à gasolina em elétrico é interessante de um ponto de vista técnico geral, mas na prática, concordo com chevy250, é um empreendimento caro e complicado:


    chevy250 escreveu:
    Lumbra escreveu:
    Desculpe, é EV West

    https://www.evwest.com

    Pelo que vi, esse preço é em dólares nos EUA.
    https://www.evwest.com/catalog/product_info.php?manufacturers_id=47&products_id=476&osCsid=caeefb7064f455c77cd097e494b81ae4

    Assim, esse conjunto Tesla custa US$11,900.00 (motor, caixa de reducao, eixos, inversores etc).
    Colocando por baixo um custo de importação de 2x chegaria aqui por US$23,800.00 o que daria R$123mil

    A bateria, pelo que vi, é usada.

    https://www.evwest.com/catalog/product_info.php?cPath=4&products_id=463&osCsid=caeefb7064f455c77cd097e494b81ae4

    Corrente nominal de 500A com pico de 750A (10seg). Só ai, o motor já não vai dar 400kW. 500*400=200kW ou 271CV.
    Cada modulo de 5.3kWh custa US$1580,00 ou uns R$16mil.
    Cada modulo tem 22.8V. Para chegar em 400V, precisaria de 18 modulos.
    Ou seja, gastaria mais uns R$288mil só de bateria.
    E ainda tem restrições para exportação ("Batteries have special HazMAt shipping requirements") além do que, nem sei se pode importar bateria usada.

    Vejam se minha conclusao está correta: seria um motor de 271CV (com picos de 400CV por 10segundos no maximo), custando a parte motriz+bateria R$411mil. Ainda teria todo o sistema de refrigeração das baterias, instalação, adaptação etc.

    O Tesla usa 16 módulos de bateria, mas um Opala, por ser mais leve, poderia operar com apenas 10 módulos. De qualquer modo, o custo em bateria seria elevado.

    Os preços no site da EV West são para os EUA, mas no Brasil, como chevy250 falou, provavelmente o preço seria o dobro. Depois, coloque 50% a 100% em cima de mão de obra. Ou seja, no final a brincadeira provavelmente não sairia por menos de 500 mil reais.

    Para embarcar numa aventura dessas, tem que ter o espírito de Santos Dumont pirat Você sabe, Santos Dumont era filho de papai rico, não precisava trabalhar e podia passar o tempo que quisesse na Europa brincando com os seus experimentos em aviação. Isso não tira os méritos de Santos Dumont, é claro. Ele era um visionário que deixou sua marca na historia da humanidade.

    Voltando ao assunto, converter um Opala num carro elétrico será uma aventura para poucos.

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    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Dom 21 Ago - 19:43:22

    Para ser sincero, não li todos os comentários. Mas Opala elétrico, nem pensar, aliás nem outros antigos convertidos. Penso que converter um automóveis como o Opala em elétrico, nunca será viável economicamente, pois o Opala nunca mais será um carro você vai rodar 20.000km/ano para justificar o investimento em vista da economia. Outro aspecto é o mesmo que essa história de recriar as histórias de super heróis onde eles são homossexuais e outra derivações. Nada contra aos não-heterossexuais, mas vai se fod@r, criem novos personagens como quiserem e deixem a história que já existe como sempre foi(nem curto filme de super heróis).

    Com carros é a mesma coisa, se nasceu à combustão que permaneça assim. A história, bem ou mau, já escrita e não pode ser alterada, cada coisa à seu tempo.

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    Mensagem por Gerald Dom 21 Ago - 20:09:59

    Só para descontrair... Very Happy
    Mecânico mal-treinado fazendo "manutenção" de carro elétrico:
    opala - TABU - OPALA ELETRICO %D0%B5%D0%BB%D0%B5%D0%BA%D1%82%D1%80%D0%BE%D1%88%D0%BE%D0%BA-%D0%B2%D0%BE%D1%81%D0%BA%D1%80%D0%B5%D1%81%D0%B8%D1%82%D1%8C%D0%BC%D0%B0%D1%88%D0%B8%D0%BD%D1%83
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    Mensagem por Lumbra Dom 21 Ago - 20:16:14

    Gerald escreveu:Só para descontrair... Very Happy
    Mecânico mal-treinado fazendo "manutenção" de carro elétrico:
    opala - TABU - OPALA ELETRICO %D0%B5%D0%BB%D0%B5%D0%BA%D1%82%D1%80%D0%BE%D1%88%D0%BE%D0%BA-%D0%B2%D0%BE%D1%81%D0%BA%D1%80%D0%B5%D1%81%D0%B8%D1%82%D1%8C%D0%BC%D0%B0%D1%88%D0%B8%D0%BD%D1%83
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Ago - 1:58:14

    Lumbra escreveu:
    Gerald escreveu:Só para descontrair... Very Happy
    Mecânico mal-treinado fazendo "manutenção" de carro elétrico:
    opala - TABU - OPALA ELETRICO %D0%B5%D0%BB%D0%B5%D0%BA%D1%82%D1%80%D0%BE%D1%88%D0%BE%D0%BA-%D0%B2%D0%BE%D1%81%D0%BA%D1%80%D0%B5%D1%81%D0%B8%D1%82%D1%8C%D0%BC%D0%B0%D1%88%D0%B8%D0%BD%D1%83
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    Imagine um bombeiro precisando desencarcerar um ocupante de um carro elétrico acidentado. Onde cortar o monobloco sem causar um curto circuito?

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    Mensagem por peremarcus Qui 25 Ago - 6:01:23

    BenKenobi escreveu:100% eletrico nao me atrai sinceramente. A opcao hibrida por outro lado é mais legal, ainda tem o ronco dos motores e tem uma forca absurda aliada de um consumo bem aceitavel.

    O que eu realmente temo, que caso combustível sintetico ou motores a hidrogênio não vinguem, que tenhamos uma legislação que nos proíba ate mesmo de ligar carros com combustível fossil. Se isso acontecer, é interessante opções como essa.

    Mas a princípio, somente modelo híbrido talvez cogitaria no opala, mantendo o motor ali original(mesmo que controlado por uma injecao).
    Penso de forma igual. Se um dia proibirem deixaremos de rodar por isso? Transformaremos nossos carros em peça de museu? Já cogitei em transformar meu gasolina para etanol, afinal é combustível mais limpo e menos passível de deixar de existir a médio prazo, mas até isso já é um passo grande...imagine elétrico. Muita coisa a pensar. Hoje o preço da conversão elétrica é impensável.
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    Mensagem por helinton Sex 26 Ago - 9:12:47

    O dia que eu tiver que eletrificar um opala ele vai ficar no cavalete, qual o sentido disso, quem tem carro antigo é pra dar umas voltas, vamos ser sincero, qual a graça??
    Brigar com carburador, ou mesmo pra quem gosta de injeção, o acerto ideal, o carro a combustão vc tem a questão do acerto na escolha de comando tem 1000 possibilidades, o elétrico não tem nada disso.
    basta ver ate em carrinho de controle remoto, qual é o mais legal a combustão ou elétrico.
    O presidente da toyota ja disse que é ilusão, ele disse que para que em 10 anos para o Japão ter somente carro elétrico precisaria de quase 3x da energia gerada hj, da onde vai vir essa energia??
    Segundo ele a toyota ja esta bem avançada no desenvolvimento de motores a hidrogênio e combustível sintético.
    Só lembrando o Musk veio aqui no Brasil ofertar o serviço de satélite em troca de explorar lítio na Amazônia, fez a mesma promessa na Bolivia para explorar o salar do Uyuni.
    O carro elétrico foi produzido primeiro que o a combustão, porem tinha o mesmo problema dos atuais bateria.

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    Mensagem por Gerald Sex 26 Ago - 18:42:35

    Uma informação interessante é que a Califórnia está para passar uma lei proibindo a venda de carros novos a gasolina a partir de 2035.

    Isso parece ser um balde de água fria nos apreciadores de carros convencionais, os opaleiros em particular, mas a coisa não é tão ruim como parece. Os carros a gasolina NÃO estarão proibidos de rodar na Califórnia após 2035. A lei proíbe apenas a venda de carros a gasolina NOVOS a partir de 2035.

    Uma forma de entender essa lei é que carros a gasolina fabricados até 31 de dezembro de 2034 ainda estarão a venda na Califórnia. Mas como os carros têm uma vida útil estimada de 15 a 20 anos, muitos provavelmente estarão rodando pelo menos até 2050. Até lá, os postos de gasolina estarão vendendo gasolina para os carros a gasolina.

    É bom lembrar que o estado da Califórnia é um dos mais "frescos" dos EUA. Nos outros estados, a transição para os carros elétricos será mais lenta. Deve-se esperar também que nos países menos avançados (tipo Brasil  Razz) os carros a gasolina irão persistir mais ainda. Não ficaria surpreso, portanto, se no centenário do Opala no Brasil, que ocorrerá em 2068, ainda estejam usando carros a gasolina. Vai ser muito chique ver algum opaleiro do futuro dirigindo o seu centenário Opala 68 por aí... Laughing
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    Mensagem por opala4cc Sex 26 Ago - 18:50:19

    Eu queria levantar uma questão interessante. E se eu dissesse que tem mais chance de que os automoveis a diesel persistam mais no mercado do que os automóveis à gasolina e álcool? Já pensaram que é impossível propulsionar veículos militares com outro tipo de fonte de energia?

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    Mensagem por chevy250 Sex 26 Ago - 22:28:20

    Gerald escreveu:Uma informação interessante é que a Califórnia está para passar uma lei proibindo a venda de carros novos a gasolina a partir de 2035.

    Isso parece ser um balde de água fria nos apreciadores de carros convencionais, os opaleiros em particular, mas a coisa não é tão ruim como parece. Os carros a gasolina NÃO estarão proibidos de rodar na Califórnia após 2035. A lei proíbe apenas a venda de carros a gasolina NOVOS a partir de 2035.

    Uma forma de entender essa lei é que carros a gasolina fabricados até 31 de dezembro de 2034 ainda estarão a venda na Califórnia. Mas como os carros têm uma vida útil estimada de 15 a 20 anos, muitos provavelmente estarão rodando pelo menos até 2050. Até lá, os postos de gasolina estarão vendendo gasolina para os carros a gasolina.

    É bom lembrar que o estado da Califórnia é um dos mais "frescos" dos EUA. Nos outros estados, a transição para os carros elétricos será mais lenta. Deve-se esperar também que nos países menos avançados (tipo Brasil  Razz) os carros a gasolina irão persistir mais ainda. Não ficaria surpreso, portanto, se no centenário do Opala no Brasil, que ocorrerá em 2068, ainda estejam usando carros a gasolina. Vai ser muito chique ver algum opaleiro do futuro dirigindo o seu centenário Opala 68 por aí... Laughing

    Também nao acho dificil ter Opala rodando em 2068. Infelizmente, eu não estarei mais aqui, pois seria igualmente um centenário, também! Laughing

    Existe a utopia dos "ambientalistas" (ou disfarçados de ambientalistas) e existe a REALIDADE.
    A Alemanha, berço do Partido Verde, composto por egressos do comunismo que perderam a boquinha, encheu o saco do mundo com essa estória e agora está fazendo o que? Reativando usinas térmicas à carvão mineral pois a realidade fria bateu na porta.

    Haverá um mundo sem queimar petroleo? Certamente sim, afinal petróleo é finito.
    Mas vai levar mais tempo do que o marketing alarmista prega por ai.

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    Mensagem por Lumbra Sáb 27 Ago - 16:47:52

    opala4cc escreveu:
    Lumbra escreveu:
    Segurança nesse serviço deve ser TENSO 🤣 (existe já a NR10 para HEV's)

    Imagine um bombeiro precisando desencarcerar um ocupante de um carro elétrico acidentado. Onde cortar o monobloco sem causar um curto circuito?
    Será que os socorristas vão ter de usar epi e ferramentas com isolante para 1000 volts? Já se fala nisso por aqui, até a Loja do Mecânico na internet já envia promoções de ferramenta com isolante, 3x mais caras que as convencionais.
    Ainda não tem 3 elétricos em cada esquina que justifique essa demanda que já andam impondo.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 27 Ago - 16:58:41

    Lumbra escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Imagine um bombeiro precisando desencarcerar um ocupante de um carro elétrico acidentado. Onde cortar o monobloco sem causar um curto circuito?
    Será que os socorristas vão ter de usar epi e ferramentas com isolante para 1000 volts? Já se fala nisso por aqui, até a Loja do Mecânico na internet já envia promoções de ferramenta com isolante, 3x mais caras que as convencionais.
    Ainda não tem 3 elétricos em cada esquina que justifique essa demanda que já andam impondo.

    Eu sei que a toyota tem para download um manual para socorrista ensinando onde cortar o monobloco de seus carros híbridos e elétricos. E o manual não é pequeno. Agora imagine cada fabricante, para cada modelo de carro que fabrica, produzir um manual de socorro de acidentados em carros elétricos/híbridos?
    Vão ter que padronizar o trajeto dos chicotes, caso contrário ficará inviável o desencarceramento seguro. É humanamente impossível que os socorristas consigam decorar cada caso para cada modelo/marca de carro!
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    Mensagem por Gerald Seg 29 Ago - 13:36:29

    opala4cc escreveu:Eu queria levantar uma questão interessante. E se eu dissesse que tem mais chance de que os automoveis a diesel persistam mais no mercado do que os automóveis à gasolina e álcool? Já pensaram que é impossível propulsionar veículos militares com outro tipo de fonte de energia?


    Sem dúvida, preocupações ambientalistas estão no fim da lista dos projetistas de equipamentos militares. Entretanto, não tenho tanta certeza que tanques e outros veículos militares pesados não possam ser elétricos no futuro. Veja, por exemplo, os caminhões Volvo FH elétricos com capacidade de até 44 toneladas:
    opala - TABU - OPALA ELETRICO Volvo-fh-electric-at-work?wid=1440&fit=constrain

    Esses caminhões têm autonomia de até 330 km, o que não é pouca coisa.

    Se caminhões desse porte já são realidade prática, o impede de se fazer um tanque de 50 toneladas movido por um motor elétrico? Lembrar que já na 2ª Guerra Mundial, os submarinos já usavam propulsão elétrica quando submersos.

    Talvez o maior problema de tanques e caminhões elétricos seja a logística do carregamento das baterias. Uma solução talvez fosse prover esses caminhões de baterias facilmente removíveis, como por exemplo, os controles remotos. Assim, a bateria de um tanque ou caminhão não precisaria ser recarregada na frente de batalha. A bateria esgotada seria simplesmente substituída por uma carregada em poucos minutos, numa forma parecida como um HIMARS é recarregado com munição. A operação dura 4 a 5 minutos apenas.

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    Mensagem por Gerald Seg 29 Ago - 13:45:42

    chevy250 escreveu:Existe a utopia dos "ambientalistas" (ou disfarçados de ambientalistas) e existe a REALIDADE.
    A Alemanha, berço do Partido Verde, composto por egressos do comunismo que perderam a boquinha, encheu o saco do mundo com essa estória e agora está fazendo o que? Reativando usinas térmicas à carvão mineral pois a realidade fria bateu na porta.

    Pois é, as pessoas esquecem que a quantidade gigantesca de energia elétrica para alimentar os carros elétricos terá que ser produzida de alguma forma, nem sempre de forma limpa. Alguns ilustrações que mostram com bom-humor esse problema:

    opala - TABU - OPALA ELETRICO Driving-diesel-car-i-feel-so-dirty-driving-electric-car-i-feel-so-clean-comparison

    opala - TABU - OPALA ELETRICO Environmental-issues-electric_car-hybrid-hybrid_car-petrol-petrol_car-mban4329_low
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    Mensagem por Marcos Marcos Sex 2 Set - 11:57:45

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    Mensagem por opala4cc Sex 2 Set - 12:03:56

    Marcos Marcos escreveu:opala - TABU - OPALA ELETRICO Img_2056

    KKKK!!!! Parece que a conta chegou mais cedo! E então? Vai ser banho quente agora ou automóvel elétrico no dia seguinte? Porque essa demanda energética só pode ser suprida por usinas nucleares. Energia elétrica abundante e barata, nos dias de hoje, só com usinas nucleares. Sinto muito. Enganaram vocês.

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    Mensagem por Gerald Sex 2 Set - 12:49:39

    Não é tão simples. O governo da Califórnia está recomendando que os donos de carros elétricos não recarreguem a bateria no horário de pico nos próximos dias, porque está para chegar uma frente quente excepcionalmente forte, que irá elevar muito a temperatura nos dias em torno do feriado do Dia do Trabalho, que acontece na próxima segunda-feira.

    A previsão de máxima para San Francisco é de 40 ºC no domingo, 41 ºC na segunda e 42 ºC na terça-feira. Obviamente, o uso de ar-condicionado será intenso nesses dias e o consumo de eletricidade irá aumentar muito.

    Conclusão desse história é que a recomendação do governo da Califórnia é referente a um período excepcional, não tem nada a ver com a política energética de longo-prazo do estado da Califórnica.


    NOTA: Não estou defendendo as políticas de se forçar a substituição dos carros à combustível fóssil por elétricos, mas acho importante olhar para o assunto sem viés ideológico. Há erros e exageros dos dois lados.









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    Mensagem por opala4cc Sex 2 Set - 17:19:21

    Gerald escreveu:Não é tão simples. O governo da Califórnia está recomendando que os donos de carros elétricos não recarreguem a bateria no horário de pico nos próximos dias, porque está para chegar uma frente quente excepcionalmente forte, que irá elevar muito a temperatura nos dias em torno do feriado do Dia do Trabalho, que acontece na próxima segunda-feira.

    A previsão de máxima para San Francisco é de 40 ºC no domingo, 41 ºC na segunda e 42 ºC na terça-feira. Obviamente, o uso de ar-condicionado será intenso nesses dias e o consumo de eletricidade irá aumentar muito.

    Conclusão desse história é que a recomendação do governo da Califórnia é referente a um período excepcional, não tem nada a ver com a política energética de longo-prazo do estado da Califórnica.


    NOTA: Não estou defendendo as políticas de se forçar a substituição dos carros à combustível fóssil por elétricos, mas acho importante olhar para o assunto sem viés ideológico. Há erros e exageros dos dois lados.











    Sei... vamos aguardar, porque o tempo é o senhor da razão.

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    Mensagem por chevy250 Dom 4 Set - 10:18:55

    Não adianta sonhar com energia.

    Energia é engenharia, coisa de que a esquerda não gosta muito (pensar, trabalhar, estudar, ser racional, considerar custos e prazos etc).

    A transição de combustível fóssil para solar (fotovoltaico ou eólico - sim vento é energia solar) terá que ser mais lenta - muito mais lenta.
    A outra opção seria massificar o uso de energia nuclear - mas não querem. Aí fica dificil.

    Outro ponto: o governo incentiva a compra de carros elétricos sem estar crescendo na mesma proporção a malha elétrica.

    E o incentivo favorece quem ganha mais ou seja tem mais imposto a pagar.
    Essas pessoas estão comprando os carros mais caros, potentes e pesados (as SUV's e pickups).

    Tem carro que já pesa mais de 2 Toneladas outros vão de 0 a 100km/h em 2seg (isso é mais rápido do que uma F1).
    Para que isso? É isso que vai "salvar" o planeta? Veja a hipocrisia.

    Imagine a energia que é gasta para acelerar uma massa de 2 toneladas em tão pouco tempo.
    Carregar uma SUV de 2.5 toneladas consome uma quantidade enorme de energia elétrica.

    SE o problema realmente fosse a emissão de CO2, a solução não seria vender veiculo elétrico, ainda mais de 2 toneladas.
    Mas nos discursos é o que se ouve: BUY EV's!

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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 4 Set - 12:44:22

    Ainda há muito preconceito referente a utilização de energia nuclear.

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    Mensagem por opala4cc Dom 4 Set - 13:30:27

    chevy250 escreveu:Não adianta sonhar com energia.

    Energia é engenharia, coisa de que a esquerda não gosta muito (pensar, trabalhar, estudar, ser racional, considerar custos e prazos etc).

    A transição de combustível fóssil para solar (fotovoltaico ou eólico - sim vento é energia solar) terá que ser mais lenta - muito mais lenta.
    A outra opção seria massificar o uso de energia nuclear - mas não querem. Aí fica dificil.

    Outro ponto: o governo incentiva a compra de carros elétricos sem estar crescendo na mesma proporção a malha elétrica.

    E o incentivo favorece quem ganha mais ou seja tem mais imposto a pagar.
    Essas pessoas estão comprando os carros mais caros, potentes e pesados (as SUV's e pickups).

    Tem carro que já pesa mais de 2 Toneladas outros vão de 0 a 100km/h em 2seg (isso é mais rápido do que uma F1).
    Para que isso? É isso que vai "salvar" o planeta? Veja a hipocrisia.

    Imagine a energia que é gasta para acelerar uma massa de 2 toneladas em tão pouco tempo.
    Carregar uma SUV de 2.5 toneladas consome uma quantidade enorme de energia elétrica.

    SE o problema realmente fosse a emissão de CO2, a solução não seria vender veiculo elétrico, ainda mais de 2 toneladas.
    Mas nos discursos é o que se ouve: BUY EV's!

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    Infelizmente, o assunto sobre geração de energia não deveria ser discutido por todos. Isso é assunto para engenheiros mecânicos, engenheiros nucleares, engenheiros de automação, engenheiros mecatrônicos, físicos nucleares, economistas... Enfim, é um assunto técnico, a despeito de afetar a todos. Porque na hora que chega a conta de energia elétrica, ninguém associa o valor exorbitante às políticas energéticas "politicamente corretas".
    Pouquíssima gente sabe que o setor de geração de energia tem uma demora de 5 anos ou mais para dar resultados. O que se faz hoje só dará frutos daqui a no mínimo 5 anos. E quando se faz burrada na geração, aumenta o preço de tudo que consumimos, o que afeta o custo de vida e a inflação.

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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 4 Set - 14:25:00

    Exatamente isso, decisões técnicas são aprovadas ou não por ignorantes no assunto.

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    Mensagem por chevy250 Dom 4 Set - 18:11:31

    opala4cc escreveu:
    chevy250 escreveu:Não adianta sonhar com energia.

    Energia é engenharia, coisa de que a esquerda não gosta muito (pensar, trabalhar, estudar, ser racional, considerar custos e prazos etc).

    A transição de combustível fóssil para solar (fotovoltaico ou eólico - sim vento é energia solar) terá que ser mais lenta - muito mais lenta.
    A outra opção seria massificar o uso de energia nuclear - mas não querem. Aí fica dificil.

    Outro ponto: o governo incentiva a compra de carros elétricos sem estar crescendo na mesma proporção a malha elétrica.

    E o incentivo favorece quem ganha mais ou seja tem mais imposto a pagar.
    Essas pessoas estão comprando os carros mais caros, potentes e pesados (as SUV's e pickups).

    Tem carro que já pesa mais de 2 Toneladas outros vão de 0 a 100km/h em 2seg (isso é mais rápido do que uma F1).
    Para que isso? É isso que vai "salvar" o planeta? Veja a hipocrisia.

    Imagine a energia que é gasta para acelerar uma massa de 2 toneladas em tão pouco tempo.
    Carregar uma SUV de 2.5 toneladas consome uma quantidade enorme de energia elétrica.

    SE o problema realmente fosse a emissão de CO2, a solução não seria vender veiculo elétrico, ainda mais de 2 toneladas.
    Mas nos discursos é o que se ouve: BUY EV's!

    Pobre Califórnia. No passado atraiu milhoes de pessoas. Hoje sofre com o êxodo.




    Infelizmente, o assunto sobre geração de energia não deveria ser discutido por todos. Isso é assunto para engenheiros mecânicos, engenheiros nucleares, engenheiros de automação, engenheiros mecatrônicos, físicos nucleares, economistas... Enfim, é um assunto técnico, a despeito de afetar a todos. Porque na hora que chega a conta de energia elétrica, ninguém associa o valor exorbitante às políticas energéticas "politicamente corretas".
    Pouquíssima gente sabe que o setor de geração de energia tem uma demora de 5 anos ou mais para dar resultados. O que se faz hoje só dará frutos daqui a no mínimo 5 anos. E quando se faz burrada na geração, aumenta o preço de tudo que consumimos, o que afeta o custo de vida e a inflação.

    Perfeito. É o que eu tenho dito. Hoje, devido à lavagem cultural que fizeram nos ultimos 30 anos, temos 7.5 bilhoes de pessoas falando sobre energia. Qualquer estudante de 12 anos está ai falando que tem que fazer isso ou aquilo, que não pode isso ou aquilo e vão votando e elegendo pessoas igualmente ignorantes (ou mal intencionadas) que vão tomando decisões. O resultado está ai: o "super" pais Alemanha dos sabidões está passando dificuldades energéticas. California, um dos lugares mais ricos e desejados do mundo igualmente em dificuldade.

    As pessoas nem sabem a diferença entre energia e potencia. Não sabem definir Corrente e tensão.
    Não têm noção das grandezas, maioria acha que carregar um carro é a mesma coisa que carregar um smartphone - só ligar na tomada!

    Veja, mesmo no meio automotivo, de entusiastas, pessoas que mexeram com carro a vida toda, apaixonados....a maioria não sabe sequer a diferença entre torque e potencia.

    E não é para saber! É um assunto extremamente técnico. Mas tratam energia como tratam futebol. Vai dar m....e já está dando.

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    Mensagem por Gerald Dom 4 Set - 20:14:40

    opala4cc escreveu:
    Infelizmente, o assunto sobre geração de energia não deveria ser discutido por todos. Isso é assunto para engenheiros mecânicos, engenheiros nucleares, engenheiros de automação, engenheiros mecatrônicos, físicos nucleares, economistas...

    Na verdade, 99.9% dos políticos também não entendem nada de geração de energia. Mas são os políticos que tomam as decisões fundamentais para a sociedade!

    Alguém poderia alegar que os políticos são assessorados por técnicos e cientistas com alto conhecimento no assunto. Infelizmente, as posições de muitos cientistas estão contaminadas por ideologias políticas, principalmente de esquerda.

    O movimento GreenPeace é um exemplo clássico. O físico canadense Patrick Moore, um dos fundadores do GreenPeace descreve como foi a transformação de um movimento ambientalista num movimento político, o que acabou levando Moore a deixar o GreenPeace:

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    Mensagem por chevy250 Dom 4 Set - 21:12:33

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Infelizmente, o assunto sobre geração de energia não deveria ser discutido por todos. Isso é assunto para engenheiros mecânicos, engenheiros nucleares, engenheiros de automação, engenheiros mecatrônicos, físicos nucleares, economistas...

    Na verdade, 99.9% dos políticos também não entendem nada de geração de energia. Mas são os políticos que tomam as decisões fundamentais para a sociedade!

    Alguém poderia alegar que os políticos são assessorados por técnicos e cientistas com alto conhecimento no assunto. Infelizmente, as posições de muitos cientistas estão contaminadas por ideologias políticas, principalmente de esquerda.

    O movimento GreenPeace é um exemplo clássico. O físico canadense Patrick Moore, um dos fundadores do GreenPeace descreve como foi a transformação de um movimento ambientalista num movimento político, o que acabou levando Moore a deixar o GreenPeace:


    Essa do cloro foi terrível, assim com as atuais bobagens serão também, caso não haja uma virada nessa estória estapafúrdia de mudanças climáticas. Imagine a água do mundo sem cloro...inimáginável!

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    Mensagem por opala4cc Dom 4 Set - 23:37:32

    chevy250 escreveu:
    Gerald escreveu:

    Na verdade, 99.9% dos políticos também não entendem nada de geração de energia. Mas são os políticos que tomam as decisões fundamentais para a sociedade!

    Alguém poderia alegar que os políticos são assessorados por técnicos e cientistas com alto conhecimento no assunto. Infelizmente, as posições de muitos cientistas estão contaminadas por ideologias políticas, principalmente de esquerda.

    O movimento GreenPeace é um exemplo clássico. O físico canadense Patrick Moore, um dos fundadores do GreenPeace descreve como foi a transformação de um movimento ambientalista num movimento político, o que acabou levando Moore a deixar o GreenPeace:


    Essa do cloro foi terrível, assim com as atuais bobagens serão também, caso não haja uma virada nessa estória estapafúrdia de mudanças climáticas. Imagine a água do mundo sem cloro...inimáginável!

    Enquanto reclamam do cloro na água, ficam de bico calado com o flúor, que é cancerígeno. Mas mesmo assim, aqui no Brasil, por lei é obrigatório fluoretar a água potável.
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    Mensagem por opala4cc Dom 4 Set - 23:39:48

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Infelizmente, o assunto sobre geração de energia não deveria ser discutido por todos. Isso é assunto para engenheiros mecânicos, engenheiros nucleares, engenheiros de automação, engenheiros mecatrônicos, físicos nucleares, economistas...

    Na verdade, 99.9% dos políticos também não entendem nada de geração de energia. Mas são os políticos que tomam as decisões fundamentais para a sociedade!

    Alguém poderia alegar que os políticos são assessorados por técnicos e cientistas com alto conhecimento no assunto. Infelizmente, as posições de muitos cientistas estão contaminadas por ideologias políticas, principalmente de esquerda.

    O movimento GreenPeace é um exemplo clássico. O físico canadense Patrick Moore, um dos fundadores do GreenPeace descreve como foi a transformação de um movimento ambientalista num movimento político, o que acabou levando Moore a deixar o GreenPeace:


    Os políticos são assessorados por parentes, por correligionários e apadrinhados que infestam os gabinetes. Quando muito, estes assessores têm curso de direito.
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    Mensagem por Gerald Seg 5 Set - 21:11:40

    opala4cc escreveu:Os políticos são assessorados por parentes, por correligionários e apadrinhados que infestam os gabinetes. Quando muito, estes assessores têm curso de direito.

    No Brasil isso é verdade em muitos casos, mas nos países desenvolvidos, os políticos se cercam de especialistas em suas respectivas áreas.

    Para ser justo, no Brasil também temos, ou tivemos, políticos com conhecimento técnico. Dos antigos, podemos citar José Goldemberg, que era (ou é, ele ainda está vivo) um físico com grande conhecimento em energia, em especial a nuclear.

    O governo Bolsonaro teve dois ministros com destacado conhecimento técnico: Marcos Pontes e Tarcísio Gomes de Freitas, hoje, respectivamente, candidatos ao Senado e ao Governo do Estado de São Paulo.
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    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Seg 5 Set - 22:12:34

    Uns 10 anos atrás, quando essa história de que "todos tem o direito de fazer uma faculdade, vamos financiar vocês" começou a ganhar força e volume, eu conversava com amigos, entre eles dois professores de geografia, um deles bem canhota e o outro mais à direita mas meio cético, eu disse que a maior cagada que esse governo poderia fazer era querer enfiar uma população semi-analfabeta nas universidades sem ao menos oferecer um ensino básico minimamente satisfatório e pra fechar com chave de ouro eu disse que faculdade não é para qualquer um. Quase apanhei kkkkkkkk. O anos passaram e uns meses atrás estávamos num churrasco e um dos meus amigos professores, que agora dá aulas no ensino superior, mostrou algumas provas com questões discursivas, é de doer os dentes. "Seje" e "menas" chegam a passar despercebidas entre as barbaridades escritas, triste... Tudo isso serve para nos mostrar que tipos de profissionais as universidades e faculdades estão despejando no mercado, e que em posse de um título querem se fazer serem ouvidas e que suas opiniões medíocres sejam respeitadas. E a inclusão digital só reforça essa porcaria. Sim, todos devem ser ouvidos, masssssssss que falem sobre o que lhes diz respeito. Desculpem desvirtuar o assunto.

    Agora voltando ao assunto, assistindo ontem o programa Pé na Estrada(o antigo Siga Bem Caminhoneiro), estão desenvolvendo um diesel derivado do etanol. Caramba!!! se mataram o etanol para veículos leves, quem dirá para extra-pesados, será o mesmo que o natimorto Scania Gnv. O Brasil perdeu a oportunidade de estar na vanguarda dos combustíveis renováveis quando deixamos morrer o Pró-alcool. Não sei como está em São Paulo, mas aqui em SC, o etanol custa na faixa de 6,50 contra 5,00 da gasolina, muitos postos de cidades pequenas nem tem mais etanol nas bombas.

    Outro aspecto da energia renovável que não se fala muito, é que se faz com equipamento no fim da vida útil. Por exemplo as pás do geradores eólicos que são substituídas, simplesmente são enterradas,  não existe um processo de reciclagem viável economicamente para elas, ou seja, é possível reciclar, mas quem vai pagar o mesmo preço que um produto novo em produto reciclável?. Olhem o que o Cesar Urnhani fala sobre os elétricos:

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    Mensagem por opala4cc Seg 5 Set - 23:01:43

    RHCESPECIAL1974 escreveu:Uns 10 anos atrás, quando essa história de que "todos tem o direito de fazer uma faculdade, vamos financiar vocês" começou a ganhar força e volume, eu conversava com amigos, entre eles dois professores de geografia, um deles bem canhota e o outro mais à direita mas meio cético, eu disse que a maior cagada que esse governo poderia fazer era querer enfiar uma população semi-analfabeta nas universidades sem ao menos oferecer um ensino básico minimamente satisfatório e pra fechar com chave de ouro eu disse que faculdade não é para qualquer um. Quase apanhei kkkkkkkk. O anos passaram e uns meses atrás estávamos num churrasco e um dos meus amigos professores, que agora dá aulas no ensino superior, mostrou algumas provas com questões discursivas, é de doer os dentes. "Seje" e "menas" chegam a passar despercebidas entre as barbaridades escritas, triste... Tudo isso serve para nos mostrar que tipos de profissionais as universidades e faculdades estão despejando no mercado, e que em posse de um título querem se fazer serem ouvidas e que suas opiniões medíocres sejam respeitadas. E a inclusão digital só reforça essa porcaria. Sim, todos devem ser ouvidos, masssssssss que falem sobre o que lhes diz respeito. Desculpem desvirtuar o assunto.

    Agora voltando ao assunto, assistindo ontem o programa Pé na Estrada(o antigo Siga Bem Caminhoneiro), estão desenvolvendo um diesel derivado do etanol. Caramba!!! se mataram o etanol para veículos leves, quem dirá para extra-pesados, será o mesmo que o natimorto Scania Gnv. O Brasil perdeu a oportunidade de estar na vanguarda dos combustíveis renováveis quando deixamos morrer o Pró-alcool. Não sei como está em São Paulo, mas aqui em SC, o etanol custa na faixa de 6,50 contra 5,00 da gasolina, muitos postos de cidades pequenas nem tem mais etanol nas bombas.

    Outro aspecto da energia renovável que não se fala muito, é que se faz com equipamento no fim da vida útil. Por exemplo as pás do geradores eólicos que são substituídas, simplesmente são enterradas,  não existe um processo de reciclagem viável economicamente para elas, ou seja, é possível reciclar, mas quem vai pagar o mesmo preço que um produto novo em produto reciclável?. Olhem o que o Cesar Urnhani fala sobre os elétricos:


    <removido pelo postador>


    Última edição por opala4cc em Dom 8 Jan - 15:09:00, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Set - 23:03:01

    RHCESPECIAL1974 escreveu:

    Agora voltando ao assunto, assistindo ontem o programa Pé na Estrada(o antigo Siga Bem Caminhoneiro), estão desenvolvendo um diesel derivado do etanol.

    Caraca, nem sabia que o Siga Bem Caminhoneiro tinha acabado (ou mudado de nome). Cara, das minhas lembranças da infância está tentar acordar cedo no domingo pra ver esse programa no SBT. Eu sempre gostei muito de caminhões e quando criança eu falava que queria ser caminhoneiro quando crescesse - não tinha a mínima ideia sobre o que os coitados passam.

    Olha eu, desvirtuando o assunto Laughing


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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 5 Set - 23:18:30

    É, realmente, estudar e querer aprender e evoluir como profissional vai depender de cada um, não dá pra exigir isso exclusivamente do emissor de ensino. Pois hj temos a maioria das profissões e cursos sendo ensinados a distância por universidades. Virou um comércio milionário isso. Grandes universidades que abominavam o curso a distância, hj estao ofertando o que? Curso a distância, pq? Começaram a perder mercado e aquela fatia do bolo. Grande hipocrisia.
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    Mensagem por opala4cc Seg 5 Set - 23:41:35

    Marcos Marcos escreveu:É, realmente, estudar e querer aprender e evoluir como profissional vai depender de cada um, não dá pra exigir isso exclusivamente do emissor de ensino. Pois hj temos a maioria das profissões e cursos sendo ensinados a distância por universidades. Virou um comércio milionário isso. Grandes universidades que abominavam o curso a distância, hj estao ofertando o que? Curso a distância, pq? Começaram a perder mercado e aquela fatia do bolo. Grande hipocrisia.

    Mas algumas coisas tendem a evoluir: nas universidades federais era relativamente comum (e acho que vale até hoje) você ter aula com um professor que dava aulas ruins. Seja porque era indecifrável o que ele escrevia no quadro, o raciocínio do cálculo era confuso e/ou porque a voz dele era ininteligível. Ainda assim, era considerado conteúdo dado. Ou você se virava ou se phodia. Era proibido fotografar o quadro ou filmar a aula para decifrar depois os hieroglifos.
    A prova que você tinha feito era mostrada para você por uns 5 minutos com a nota escrita em cima e logo em seguida tinha que devolver, sem poder saber o que tinha acertado ou errado.
    Com o ensino à distância (mas com provas presenciais), pelo menos as aulas podem ser gravadas e assistidas quantas vezes você quiser. Já a prova que você fez, se for mostrada por meio eletrônico, pelo menos você consegue refazê-la por conta própria para ver o que errou. Assim, acabará a preguiça do professor de elaborar uma prova inteiramente nova para o semestre seguinte, já que o pessoal costuma espalhar estas provas (já resolvidas) no "submundo" discente, kkkkk!!!!

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    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Ter 6 Set - 9:38:45

    opala4cc escreveu:

    Sobre o etanol ou qualquer outro combustível, eu penso o seguinte: se precisa de subsídio, não é economicamente viável. No caso específico do etanol, ainda tem o problema dos usineiros, que são um caso à parte. Eles vivem se aproveitando do governo.

    Concordo quando você fala sobre a viabilidade econômica, sendo necessário subsídio, lembrando que o diesel por aqui é subsidiado, ao contrário dos EUA, onde a gasolina é subsidiada ao invés do diesel, por exemplo. Mas normalmente, todos os grandes empreendimentos são subsidiados até rodar por conta própria, coisa que no Brasil não acontece em diversos ramos produtivos que tomam gosto pela teta do governo e esperneiam até não poder mais, basta ver a Ford, foi para a Bahia por conta de isenções, um belo dia decidiu ir embora, mas continua produzindo na Argentina e exportando para cá via acordos entre os países.
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    Mensagem por opala4cc Ter 6 Set - 10:18:07

    RHCESPECIAL1974 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Sobre o etanol ou qualquer outro combustível, eu penso o seguinte: se precisa de subsídio, não é economicamente viável. No caso específico do etanol, ainda tem o problema dos usineiros, que são um caso à parte. Eles vivem se aproveitando do governo.

    Concordo quando você fala sobre a viabilidade econômica, sendo necessário subsídio, lembrando que o diesel por aqui é subsidiado, ao contrário dos EUA, onde a gasolina é subsidiada ao invés do diesel, por exemplo. Mas normalmente, todos os grandes empreendimentos são subsidiados até rodar por conta própria,  coisa que no Brasil não acontece em diversos ramos produtivos que tomam gosto pela teta do governo e esperneiam até não poder mais, basta ver a Ford, foi para a Bahia por conta de isenções, um belo dia decidiu ir embora, mas continua produzindo na Argentina e exportando para cá via acordos entre os países.  

    O diesel até 2 meses atrás não era subsidiado. No momento ele voltou a ser subsidiado por questões bem peculiares de mercado mundial.
    Sobre a Ford ter fechado as fábricas no Brasil e ter continuado a produzir na Argentina exportando para cá, é apenas mais uma das inúmeras cagadas mercadológicas da empresa. Já estou fazendo contagem regressiva para a Ford se mandar da Argentina...

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