Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptyHoje à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptyHoje à(s) 8:05:34 por FabioM

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptyOntem à(s) 17:25:56 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptySex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptySex 26 Abr - 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

127 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 127 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
BANDIT (13573)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
Xann (10394)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
j ricardo (9376)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_leftFreio a disco na traseira da Caravan 1989 BarFreio a disco na traseira da Caravan 1989 Bar_right 

+2
ernani paulo damasceno
Leo Carvalho
6 participantes

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Leo Carvalho
    Leo Carvalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 27/08/2023

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por Leo Carvalho Dom 27 Ago - 7:24:11

    Bom dia,tenho uma Caravan 1989, tô pensando em colocar freio a disco na traseira! Alguém pode dar dicas,se fica bom? Por favor!
    ernani paulo damasceno
    ernani paulo damasceno
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Idade : 44
    Localização : Portugal
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988 SL/E 4 portas Preto Formol
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 30/12/2008

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por ernani paulo damasceno Dom 27 Ago - 11:19:31

    Olá Leonardo,

    Entre 2002 eu tive um opala 78 que eu quase cheguei a colocar os freios a disco na traseira dele. Cheguei a comprar tudo mas por fim antes de instalar eu precisei vender o carro e não instalaei. Na época eu fiz varias pesquisas na internet que eram poucas informações ainda sobre isso, mas a conclusão foi que fica bem melhor. Afinal foi isso que a GM fez no 91/92, certo? Relatos diziam que melhorava muito. Não ocorre mais o efeito da frente do carro abaixar toda (principalemente no 6 cil) e o carro passa a freiar bem melhor acentando por igual no chão. Tira aquela coisa de o carro cumprimentar baixando a frente.
    Basicamente é retirar o tambor, cilidro de roda, sapatas e o espelho do cubo. Para remover o espelho do cubo é necessário descravar ele do diferencial, e voce utiliza esses mesmos furos para instalar um suporte que vai fixar as pinças de freios.

    Hoje em dia vende-se no mercado livre os suportes já prontos. Vende-se praticamente um kit plug in play. Atenção para instalar pinças de carros que possue acionamento de freio de mão acionada por cabo de aço, pois há muitas com acionamento hidraulicos. Eu na época optei pelo do Tempra, mas existe varias outras. E os discos voce compra do Opala 91/92 original mesmo.

    O suporte dos que são diferencial DANA acho que são diferentes dos suportes do diferencial braseixo (ajuda ai pessoal), sinceramente não sei. Somente por conta disso que eu não coloquei no meu atual Opala 88, pois sempre quiz arrumar um diferencial DANA e quando instalar fazer o serviço de uma só vez colocando os discos. Acabei não fazendo, mas acho um up grade fantástico.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por opala4cc Dom 27 Ago - 18:09:04

    Existem alguns tópicos sobre isso aqui no fórum. Você pode utilizar o mecanismo de pesquisa para saber a minha opinião e de outros membros, bem como o procedimento para essa adaptação. OKK
    Leo Carvalho
    Leo Carvalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 27/08/2023

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por Leo Carvalho Ter 29 Ago - 21:27:02

    Ok, muito obrigado aí amigos! Vou dar uma pesquisada no tópico,tô apanhando um pouco p aprender a mexer aqui! Rs, comentando a resposta do Ernani,meu carro já tem diferencial Dana,pelo q vi facilita mais a instalação do sistema de freio traseiro!! Vou procurar ver como postar fotos do meu carro aqui!! Valeu!
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por BenKenobi Qui 31 Ago - 9:01:14

    Eu montei no meu carro usando tutorial aqui do forum.

    Ajuda bastante, porem o freio de mão pode ser um item de dar trabalho para usar, principalmente se usar pinca de marea (nao recomendo).

    Mas não muito depois que instalei no meu carro, andei em um opala de um amigo, freio 100% original bem revisado, freiava tão bem (arrisco dizer ate um pouco melhor) que o meu com freio a disco na traseira.

    Tudo vai de como é instalado. E se o uso do carro é na rua, sinceramente não vejo muito beneficio visto o trabalho a se montar. O freio original bem revisado vai muito bem.

    opala4cc gosta desta mensagem

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por parrud0www Qui 31 Ago - 21:18:03

    Eu uso freio a disco traseiro há 5 anos e cheguei na conclusão que não compensa... Pelo menos pra mim, não valeu a pena.

    Hoje eu acredito que freio a disco traseiro adaptado freia igual ou menos que um original todo refeito. Na minha opinião, upgrade de freios deve se fazer na dianteira se seu opala é até 1979/1980 quando as pinças usam pastilhas muito pequenas, porque após isso, as pinças eram bem maiores com pastilhas maiores também. Lógico, se seu opala usa os freios a disco traseiro completo do opala 92, aí deve melhorar... Eu nunca testei um pra saber.

    Freio vale muito os estado em que está... O que você precisa saber: o sistema de freios deve estar todo em harmonia pra tudo frear perfeitamente, se você troca uma peça que não é original, tudo deve ser redimensionado. Por que eu disse que vale a pena trocar pinças se seu opala for antes de 1980 que usa pinças pequenas? Porque o cilindro mestre é o mesmo em todos os anos, tudo é o mesmo, então, se a fábrica fez a pinça moderna trabalhar perfeitamente com o mesmo cilindro mestre, então vai melhorar a frenagem. Por isso que se você colocar disco na traseira, precisará ser redimensionado... Testar várias válvulas equalizadoras pra TENTAR encontrar o ponto certo, no meu caso, sem a válvula funcionou melhor. Talvez as pinças dianteiras não combinam com as traseiras e não freia bem, talvez os discos dianteiros estão muito finos e então não deixa as pinças traseiras apertar bem, talvez o cilindro mestre não funcione bem com as pinças que você escolheu, as pinças traseiras você só encontra com pistão de 36 ou 38 mm e as de 42 mm de Opala não encontra mais e eu não sei de uma opção de pinça traseira com o mesmo diâmetro de pistão original do opala.

    Concluindo, se seu carro é antes de 1979/1980, vale a pena verificar se suas pinças ainda são originais que usam pastilhas pequenas, então, compre pinças bendix ou Vargas de 1981 em diante, após isso, mande revisar elas por completo... Tirar os pistões, limpeza, troca de reparo, talvez trocar os pistões. Quando for instalar, meça os discos e tambores pra ver se depois de retificar, se eles vão continuar dentro da medida de segurança (no catálogo do fabricante informa isso), tambor traseiro, verifique se todas as peças estão em perfeito estado, troque o fluido, flexível se você for trocar, gente colocar de aeroquip e está pronto!
    Dica: se for tirar os discos fora, aproveite pra trocar rolamentos de roda e algum prisioneiro ruim.
    Leo Carvalho
    Leo Carvalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 27/08/2023

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por Leo Carvalho Qui 31 Ago - 21:54:06

    Boa noite! Então, hoje um mecânico aqui da minha cidade,que mexe com opala,me disse que se eu trocar o hidro vácuo, colocar do opala 92,já melhorava muito meu freio, lembrando q meu carro é uma Caravan 1989! Daí estou pensando nessa possibilidade tbm! Desde já agradeço a vcs que tem me ajudado muito com as informações e experiências de vcs!
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por parrud0www Dom 3 Set - 9:23:46

    Hidrovacuo maior só deixa o pedal mais leve, só isso.
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1773
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por FabioM Dom 3 Set - 10:08:51

    parrud0www escreveu:Eu uso freio a disco traseiro há 5 anos e cheguei na conclusão que não compensa... Pelo menos pra mim, não valeu a pena.

    Hoje eu acredito que freio a disco traseiro adaptado freia igual ou menos que um original todo refeito. Na minha opinião, upgrade de freios deve se fazer na dianteira se seu opala é até 1979/1980 quando as pinças usam pastilhas muito pequenas, porque após isso, as pinças eram bem maiores com pastilhas maiores também. Lógico, se seu opala usa os freios a disco traseiro completo do opala 92, aí deve melhorar... Eu nunca testei um pra saber.

    Freio vale muito os estado em que está... O que você precisa saber: o sistema de freios deve estar todo em harmonia pra tudo frear perfeitamente, se você troca uma peça que não é original, tudo deve ser redimensionado. Por que eu disse que vale a pena trocar pinças se seu opala for antes de 1980 que usa pinças pequenas? Porque o cilindro mestre é o mesmo em todos os anos, tudo é o mesmo, então, se a fábrica fez a pinça moderna trabalhar perfeitamente com o mesmo cilindro mestre, então vai melhorar a frenagem. Por isso que se você colocar disco na traseira, precisará ser redimensionado... Testar várias válvulas equalizadoras pra TENTAR encontrar o ponto certo, no meu caso, sem a válvula funcionou melhor. Talvez as pinças dianteiras não combinam com as traseiras e não freia bem, talvez os discos dianteiros estão muito finos e então não deixa as pinças traseiras apertar bem, talvez o cilindro mestre não funcione bem com as pinças que você escolheu, as pinças traseiras você só encontra com pistão de 36 ou 38 mm e as de 42 mm de Opala não encontra mais e eu não sei de uma opção de pinça traseira com o mesmo diâmetro de pistão original do opala.

    Concluindo, se seu carro é antes de 1979/1980, vale a pena verificar se suas pinças ainda são originais que usam pastilhas pequenas, então, compre pinças bendix ou Vargas de 1981 em diante, após isso, mande revisar elas por completo... Tirar os pistões, limpeza, troca de reparo, talvez trocar os pistões. Quando for instalar, meça os discos e tambores pra ver se depois de retificar, se eles vão continuar dentro da medida de segurança (no catálogo do fabricante informa isso), tambor traseiro, verifique se todas as peças estão em perfeito estado, troque o fluido, flexível se você for trocar, gente colocar de aeroquip e está pronto!
    Dica: se for tirar os discos fora, aproveite pra trocar rolamentos de roda e algum prisioneiro ruim.


    parrud0www, uma dúvida. Tenho um 76 e está todo o freio original. Posso pegar só as pinças de um 80+ e instalar nele? Independente se for vargas ou bendix as pinças?
    E a fixação delas, usa a mesma furação das outras pinças?

    parrud0www gosta desta mensagem

    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por parrud0www Seg 4 Set - 20:54:44

    Eu não sei porque ainda não fiz essa adaptação, mas, eu vou comprar uma Caravan até 79 ano que vem, já estou fazendo o motor dela e já tenho as pinças Vargas modernas... Aí vou ver quais serão as dificuldades. Lembre-se que talvez os discos mudam... Em algum momento a GM passou usar discos ventilados no Opala, antes era disco sólido e antes ainda eram tambores na dianteira.

    Duas dicas: Se for fazer essa alteração, tente dar preferência pelas pinças Vargas porque são um pouco melhores e até mais fáceis de achar. Mostra pra nós como foi também.

    Se você acha que seu freio já está satisfatório pro seu carro e você não tem pretensão de preparar ele e você não quer tentar fazer a adaptação, manda fazer a restauração completa que vai melhorar bastante já!

    COMO FAZER A RESTAURAÇÃO DE QUALQUER FREIO:

    Cilindro mestre e servofreio (hidrovacuo) está funcionando bem? Então está tudo certo. Lembre-se que no hidrovacuo tem uma válvula que deve ser trocada quando for mexer em hidrovacuo ou quando ela estiver ruim, também troque a mangueira do hidrovacuo. Mangueira de hidrovacuo não é mangueira comum!!! É uma mangueira específica para hidrovacuo.

    Troca flexível (se quiser um upgrade, use flexível aeroquip que evita a dilatação da mangueira melhorando um pouquinho a frenagem)

    Fluido de freio pode usar o Dot 3 ou Dot 4 sempre de marca boa, vantagem do Dot 4 é que o freio fadiga menos... Você vai perceber isso descendo uma serra ou numa trackday, desvantagem é que é recomendado trocar a cada 1 ano, o Dot 3 é recomendado trocar a cada 2 anos. Respeite esse prazo pra não enferrujar seu freio por dentro e você acabar perdendo todo o serviço.

    FREIO DIANTEIRO:

    Medir com o paquímetro a espessura do discos, baixe o catálogo da hiperfreios e verifique se seu disco está dentro da faixa de espessura que se deve usar, lembre-se que quando o mecânico for "dar um passe" no torno, ele vai "comer" o disco até não ter mais ranhuras... Portanto, acredito que vai perder 1 mm de espessura, se você achar que depois do passe não vai ficar dentro da espessura correta, nem perca tempo e dinheiro... Já compre discos novos.

    Pastilhas novas, dizem que a Frasle fazia as pastilhas originais pra Opala. Eu não gosto das Cobreq porque são muito duras e aí fazem muitas ranhuras nos discos.

    Obs: discos finos é perigoso e podem quebrar! Além de perder poder de frenagem.

    Aproveite e troque os dois rolamentos de roda porque eles vão dentro dos discos. Aproveite também pra trocar algum prisioneiro ou todos, se trocar todos, já troque as porcas de roda também!

    Pinças dianteiras, peça pra restaura-las completamente, eles desmontam inteira, lavam, jateiam, fazem polimento no "cilindro", as vezes só dão uma polida nos pistões ou se estiverem muito corroídos, eles já trocam... Depois colocam um jogo de reparo novos e pastilhas novas (antes de tudo, verifique se não tá faltando nenhuma peça nas suas pinças)

    FREIO TRASEIRO:

    Faça o mesmo serviço dos discos dianteiros, mas dessa vez, nos tambores. Coloque lonas novas depois disso, dizem que a Frasle era a marca original de lonas pra Opala.

    Se os burrinhos (cilindro de roda) estiverem bons, não precisa trocar. Se você quiser já trocar ou se um dia for trocar, verifique o modelo correto pro seu carro! Não caia em conversa de vendedor pra isso. Veja no catálogo da Controil pra saber o código correto pro seu carro ou meça o tamanho do seu pra comprar igual se ele for o correto. Existem cilindros de roda menores e outros maiores, se colocar um de tamanho errado, atrapalha toda a frenagem... Tem que "bombar" o pedal pra dar freio.

    Outra coisa que se deve fazer é verificar se todas as peças estão perfeitas e se todas se encontram lá. As vezes, tem molinha que já perderam ação ou estão montadas erradas, a engrenagem da regulagem está desgastada ou muito suja... Daí a haste da regulagem automática não encaixa direito nos dentes da engrenagem, as vezes a haste da regulagem está toda torta e as vezes nem tem!

    Tem gente que quer caprichar bastante... Aí desmonta tudo no tambor traseiro, lavam tudo com desengraxante, pinta o espelho, manda zincar/galvanizar as sapatas e molas e engrenagens, engraxa os pontos de contato das sapatas nos pratos, pinta o tambor (exceto onde tem contato com a lona) e monta tudo... Aí fica 100% pra mais 40 anos kkk

    Dica: não aplique ar comprimido dentro dos caninhos de freio, se tiver qualquer sujeira grossa lá e ela soltar, você arrumou um problemão. Pra limpar os caninhos, faça duas trocas de fluido de cores diferentes, uma pra limpeza e a outra definitiva. A sangria no Opala é feita na roda mais longe do cilindro mestre primeiro, até ir chegando pra mais perto, então seria a traseira direita, depois a traseira esquerda, depois a dianteira direita e depois dianteira esquerda. Se possível, coloque a garrafa acima do nível das pinças... Isso é uma macete usado pra sangrar freio de moto mais bem feito, pras bolhas de ar saírem por completo.

    Dica 2: É uma boa ideia trocar a válvula equalizadora que fica parafusada no cilindro mestre, marca ATE é boa, compre a correta pro seu carro, veja no catálogo deles.

    Discos na traseira geralmente pedem mais fluido pra frear... Por isso as válvulas equalizadoras do opala 92 distribuem 60% de fluido pra dianteira e 40% pra traseira. No meu caso, uso sem válvula que é pra mandar o máximo de fluido possível. Freio a tambor na traseira usa 70% de fluido na frente e 30% atrás.

    As vezes, pra conseguir acertar um upgrade de pinças, tem gente que adapta cilindro mestre de D20 ou Kombi, não lembro direito...

    Agora os dedos já deram calo de tanto digitar kkkk
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1773
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por FabioM Dom 10 Set - 6:44:34

    parrud0www escreveu:Eu não sei porque ainda não fiz essa adaptação, mas, eu vou comprar uma Caravan até 79 ano que vem, já estou fazendo o motor dela e já tenho as pinças Vargas modernas... Aí vou ver quais serão as dificuldades. Lembre-se que talvez os discos mudam... Em algum momento a GM passou usar discos ventilados no Opala, antes era disco sólido e antes ainda eram tambores na dianteira.

    Duas dicas: Se for fazer essa alteração, tente dar preferência pelas pinças Vargas porque são um pouco melhores e até mais fáceis de achar. Mostra pra nós como foi também.

    Se você acha que seu freio já está satisfatório pro seu carro e você não tem pretensão de preparar ele e você não quer tentar fazer a adaptação, manda fazer a restauração completa que vai melhorar bastante já!

    COMO FAZER A RESTAURAÇÃO DE QUALQUER FREIO:

    Cilindro mestre e servofreio (hidrovacuo) está funcionando bem? Então está tudo certo. Lembre-se que no hidrovacuo tem uma válvula que deve ser trocada quando for mexer em hidrovacuo ou quando ela estiver ruim, também troque a mangueira do hidrovacuo. Mangueira de hidrovacuo não é mangueira comum!!! É uma mangueira específica para hidrovacuo.

    Troca flexível (se quiser um upgrade, use flexível aeroquip que evita a dilatação da mangueira melhorando um pouquinho a frenagem)

    Fluido de freio pode usar o Dot 3 ou Dot 4 sempre de marca boa, vantagem do Dot 4 é que o freio fadiga menos... Você vai perceber isso descendo uma serra ou numa trackday, desvantagem é que é recomendado trocar a cada 1 ano, o Dot 3 é recomendado trocar a cada 2 anos. Respeite esse prazo pra não enferrujar seu freio por dentro e você acabar perdendo todo o serviço.

    FREIO DIANTEIRO:

    Medir com o paquímetro a espessura do discos, baixe o catálogo da hiperfreios e verifique se seu disco está dentro da faixa de espessura que se deve usar, lembre-se que quando o mecânico for "dar um passe" no torno, ele vai "comer" o disco até não ter mais ranhuras... Portanto, acredito que vai perder 1 mm de espessura, se você achar que depois do passe não vai ficar dentro da espessura correta, nem perca tempo e dinheiro... Já compre discos novos.

    Pastilhas novas, dizem que a Frasle fazia as pastilhas originais pra Opala. Eu não gosto das Cobreq porque são muito duras e aí fazem muitas ranhuras nos discos.

    Obs: discos finos é perigoso e podem quebrar! Além de perder poder de frenagem.

    Aproveite e troque os dois rolamentos de roda porque eles vão dentro dos discos. Aproveite também pra trocar algum prisioneiro ou todos, se trocar todos, já troque as porcas de roda também!

    Pinças dianteiras, peça pra restaura-las completamente, eles desmontam inteira, lavam, jateiam, fazem polimento no "cilindro", as vezes só dão uma polida nos pistões ou se estiverem muito corroídos, eles já trocam... Depois colocam um jogo de reparo novos e pastilhas novas (antes de tudo, verifique se não tá faltando nenhuma peça nas suas pinças)

    FREIO TRASEIRO:

    Faça o mesmo serviço dos discos dianteiros, mas dessa vez, nos tambores. Coloque lonas novas depois disso, dizem que a Frasle era a marca original de lonas pra Opala.

    Se os burrinhos (cilindro de roda) estiverem bons, não precisa trocar. Se você quiser já trocar ou se um dia for trocar, verifique o modelo correto pro seu carro! Não caia em conversa de vendedor pra isso. Veja no catálogo da Controil pra saber o código correto pro seu carro ou meça o tamanho do seu pra comprar igual se ele for o correto. Existem cilindros de roda menores e outros maiores, se colocar um de tamanho errado, atrapalha toda a frenagem... Tem que "bombar" o pedal pra dar freio.

    Outra coisa que se deve fazer é verificar se todas as peças estão perfeitas e se todas se encontram lá. As vezes, tem molinha que já perderam ação ou estão montadas erradas, a engrenagem da regulagem está desgastada ou muito suja... Daí a haste da regulagem automática não encaixa direito nos dentes da engrenagem, as vezes a haste da regulagem está toda torta e as vezes nem tem!

    Tem gente que quer caprichar bastante... Aí desmonta tudo no tambor traseiro, lavam tudo com desengraxante, pinta o espelho, manda zincar/galvanizar as sapatas e molas e engrenagens, engraxa os pontos de contato das sapatas nos pratos, pinta o tambor (exceto onde tem contato com a lona) e monta tudo... Aí fica 100% pra mais 40 anos kkk

    Dica: não aplique ar comprimido dentro dos caninhos de freio, se tiver qualquer sujeira grossa lá e ela soltar, você arrumou um problemão. Pra limpar os caninhos, faça duas trocas de fluido de cores diferentes, uma pra limpeza e a outra definitiva. A sangria no Opala é feita na roda mais longe do cilindro mestre primeiro, até ir chegando pra mais perto, então seria a traseira direita, depois a traseira esquerda, depois a dianteira direita e depois dianteira esquerda. Se possível, coloque a garrafa acima do nível das pinças... Isso é uma macete usado pra sangrar freio de moto mais bem feito, pras bolhas de ar saírem por completo.

    Dica 2: É uma boa ideia trocar a válvula equalizadora que fica parafusada no cilindro mestre, marca ATE é boa, compre a correta pro seu carro, veja no catálogo deles.

    Discos na traseira geralmente pedem mais fluido pra frear... Por isso as válvulas equalizadoras do opala 92 distribuem 60% de fluido pra dianteira e 40% pra traseira. No meu caso, uso sem válvula que é pra mandar o máximo de fluido possível. Freio a tambor na traseira usa 70% de fluido na frente e 30% atrás.

    As vezes, pra conseguir acertar um upgrade de pinças, tem gente que adapta cilindro mestre de D20 ou Kombi, não lembro direito...

    Agora os dedos já deram calo de tanto digitar kkkk


    Valeu velho, que aula!!

    A princípio o freio estava tudo ok, troquei tudo o que dava. Com exceção dos discos, o restante é tudo novo.
    Como o freio sempre deixou a desejar, vou ver se faço essa adaptação pras pinças/discos novos.

    Muito obrigado

    Conteúdo patrocinado


    Freio a disco na traseira da Caravan 1989 Empty Re: Freio a disco na traseira da Caravan 1989

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr - 11:54:23