Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 74 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 74 visitantes :: 1 motor de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15341) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+42
opaa
Jean Michel Colet
Eduh2800
grechejr
BANDIT
bruno silverstar83
Anderson Carvalho
Ruben Chevy
Mateus_Ripper
rodrigo_nh
tiagofr
Adrianomga
nicolas opaleiro
giovaniopaleiro
luciano76
valdairsouza
frederico santos
Turbo Especial
oumgue
mrrjorge
j ricardo
andersonmartins
opaleiro 73
Luis_555
omologato302
doido 76
Ivan Bertoni
fontana
thiagoleta
Opaleirojackson
Xann
xevablack89RJ
Marcelo Pitbull
carlos henrique da silva
Chevrocelso
braçoquebrado
Eduardo SSa
Rodrigo ss
ZeCaravan
Adrianofb
100
tabarbosa
46 participantes
Opala 4 cc 3.0 Martins perform
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº1
Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Essa reportagem antiga da revista Oficina Mecanica mostra um kit produzido por uma empresa para o 4cc dos opalas
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº2
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
O problema é achar este vira...além de que fica tremendo mais que vara verde o motor...já ví um ligado...parece que o motor vai pular p/ fora do cofre...agora andar,o que ví(e tentei acompanhar) levava L6 origi sussa
Até mais
100
Até mais
100
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº3
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Disse que mantinha os pistoes e so aumentava o curso né? Um amigo aqui é filho do sócio do tal Eugenio Martins... lembro que eles tinham no barracão carcaças de puma zero, um monte de carburador americano, pilhas de motores de carro etc...
Adrianofb- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 6673
Localização : SP
Modelo do carro : À procura
Data de inscrição : 16/05/2008
- Mensagem nº4
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Bem interessante esta matéria.. já tinha visto em um site. mas só hj que resolvi ler inteira.. ehe.. muito bão!!
Abraxxx!!
Abraxxx!!
ZeCaravan- Opaleiro
- Número de Mensagens : 115
Idade : 35
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 2500
Data de inscrição : 22/01/2008
- Mensagem nº5
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Tem a história do 2.8 com vira do 153... Alguem sabe se esses viras tem alguma marcação, alguma numeração que diga qual é o curso dele? Eu vi alguns viras, mas não consegui indentifica qual deles é o do 153...
Rodrigo ss- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 40
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 1976 Standart / SS 1971 / Caravan comodoro 1985
Cilindros : 4, 6, 4
Data de inscrição : 04/04/2008
- Mensagem nº6
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
que bacana isto ai, imagine se tivesse um cabeçotinho de aluminio pra ajudar ia ficar o bicho o motorzinho.
Eduardo SSa- Administrador
- Número de Mensagens : 8677
Idade : 47
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100
Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007
- Mensagem nº7
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Baum hein
_________________
_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com
braçoquebrado- Opaleiro
- Número de Mensagens : 144
Idade : 43
Localização : campo grande m.s
Modelo do carro : diplomata 89 automatic4
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 15/01/2008
- Mensagem nº8
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
ow manda pra min essa materia.
Chevrocelso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala 1979 Opala de Luxo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 28/11/2008
- Mensagem nº9
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
100 escreveu:O problema é achar este vira...além de que fica tremendo mais que vara verde o motor...já ví um ligado...parece que o motor vai pular p/ fora do cofre...agora andar,o que ví(e tentei acompanhar) levava L6 origi sussa
Até mais
100
é realmete treme mais mesmo pq vc reduz a realção R/L do motor curso x diametro
se esta relação for maior que 0,3 o motor fica quadradão tremendo todo...
carlos henrique da silva- Opaleiro
- Número de Mensagens : 40
Localização : ribeirao preto sp
Data de inscrição : 19/12/2008
- Mensagem nº10
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
eu tenho os dois viras aqui, o vira 153 esta gravado o final 82, eo vira 151 esta 66.
ZeCaravan- Opaleiro
- Número de Mensagens : 115
Idade : 35
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 2500
Data de inscrição : 22/01/2008
- Mensagem nº11
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
carlos henrique da silva escreveu:eu tenho os dois viras aqui, o vira 153 esta gravado o final 82, eo vira 151 esta 66.
Poxa, muito obrigado pela informação Carlos! Tenho certeza que vai ser util pra muita gente aqui! Não é atoa que sou fã desse fórum! Forte abraço Carlos! Feliz natal! Boas festas!
Marcelo Pitbull- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 2280
Idade : 51
Localização : Camboriú - SC
Modelo do carro : EX... Diplomata SE 1991/92 Aut.
Ex... SS71
Ex... Especial 73
Cilindros : 18 cil
Data de inscrição : 17/07/2008
- Mensagem nº12
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Não sei se estou falando algo que todos já sabem, mas...
Dá para usar o virabrequim dos motores Volvo Penta (marítimos), fácil de achar e vira 3000!
Dá para usar o virabrequim dos motores Volvo Penta (marítimos), fácil de achar e vira 3000!
Chevrocelso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala 1979 Opala de Luxo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 28/11/2008
- Mensagem nº13
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Mas ele é mais resistente ou leve do que o do 153??
Adrianofb- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 6673
Localização : SP
Modelo do carro : À procura
Data de inscrição : 16/05/2008
- Mensagem nº14
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Chevrocelso escreveu:Mas ele é mais resistente ou leve do que o do 153??
A questão nem é essa e sim o curso do vira que faz com que seja 3.0!
Abraxxx!!
xevablack89RJ- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Localização : Rio de Janeiro - Brasil!
Data de inscrição : 02/05/2009
- Mensagem nº15
vira 153 para fazer um 3.0
sabe como a gente consegue contato com o pessoal da volvo penta sobre esse virabrequim?Marcelo Pitbull escreveu:Não sei se estou falando algo que todos já sabem, mas...
Dá para usar o virabrequim dos motores Volvo Penta (marítimos), fácil de achar e vira 3000!
entrei no site e tal mas não consegui nada!
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº16
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Huum, bem interessante essa matéria
_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
Opaleirojackson- Opaleiro
- Número de Mensagens : 38
Idade : 44
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Cupê 1978
Cilindros : 6c 4.100cc
Data de inscrição : 12/07/2008
- Mensagem nº17
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
então pelo que sei o vira do 153 não tem os contrapesos centrais nos munhões, como no vira do 3800ZeCaravan escreveu:Tem a história do 2.8 com vira do 153... Alguem sabe se esses viras tem alguma marcação, alguma numeração que diga qual é o curso dele? Eu vi alguns viras, mas não consegui indentifica qual deles é o do 153...
xevablack89RJ- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Localização : Rio de Janeiro - Brasil!
Data de inscrição : 02/05/2009
- Mensagem nº18
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
a diferença está aÊ:Opaleirojackson escreveu:então pelo que sei o vira do 153 não tem os contrapesos centrais nos munhões, como no vira do 3800ZeCaravan escreveu:Tem a história do 2.8 com vira do 153... Alguem sabe se esses viras tem alguma marcação, alguma numeração que diga qual é o curso dele? Eu vi alguns viras, mas não consegui indentifica qual deles é o do 153...
thiagoleta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 232
Idade : 37
Localização : bh, minas gerais
Modelo do carro : opala diplomata 1981 cupe 2ºdono na reforma
Cilindros : 4CC MAS UM FUTURO 6CC A CAMINHO!!!
Data de inscrição : 29/07/2009
- Mensagem nº19
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
o amigo tarbabosa por acoso vc num teria o numero de serie e o ano em que foi fabricado esse mortor mercruiser?pois aqi em bh o povo ta pedindo o numero de serie pois tem dois modelos desse motor. ou c por acaso vc num teria como me passar o tel desse cara ai q e ou era socio do martins pra mim v c ele num consegue esse vira ai ? desde ja valeu pela atençao
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº20
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
thiagoleta escreveu:o amigo tarbabosa por acoso vc num teria o numero de serie e o ano em que foi fabricado esse mortor mercruiser?pois aqi em bh o povo ta pedindo o numero de serie pois tem dois modelos desse motor. ou c por acaso vc num teria como me passar o tel desse cara ai q e ou era socio do martins pra mim v c ele num consegue esse vira ai ? desde ja valeu pela atençao
a empresa fechou na decada de 90...
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº21
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
xevablack89RJ escreveu:a diferença está aÊ:Opaleirojackson escreveu:então pelo que sei o vira do 153 não tem os contrapesos centrais nos munhões, como no vira do 3800ZeCaravan escreveu:Tem a história do 2.8 com vira do 153... Alguem sabe se esses viras tem alguma marcação, alguma numeração que diga qual é o curso dele? Eu vi alguns viras, mas não consegui indentifica qual deles é o do 153...
Hum, mas aparentemente são iguais
_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
thiagoleta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 232
Idade : 37
Localização : bh, minas gerais
Modelo do carro : opala diplomata 1981 cupe 2ºdono na reforma
Cilindros : 4CC MAS UM FUTURO 6CC A CAMINHO!!!
Data de inscrição : 29/07/2009
- Mensagem nº22
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
amigao por acaso vc num teria contato com esse cara ae q vc falo da martins, pois me intereço mesmo nesse vira ae q eles citaram na materia. pois queria v c por acaso ele num saberia o nº de serie desse vira pois sem esse nº naum consigo acha-lo por aqi em bh.
e so mais uma duvida esse meu opala 81 4cc ele usa um diferencial dana original mas eu queria saber qual dana q e (dana 30,35ou44 por exemplo) valeu!!!
e so mais uma duvida esse meu opala 81 4cc ele usa um diferencial dana original mas eu queria saber qual dana q e (dana 30,35ou44 por exemplo) valeu!!!
fontana- Opaleiro
- Número de Mensagens : 122
Idade : 47
Localização : Sarandi-RS
Modelo do carro : Ford Maverick Sedan
Agrale 27.5E
Cilindros : 4
Data de inscrição : 17/09/2009
- Mensagem nº23
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Marcelo Pitbull escreveu:Não sei se estou falando algo que todos já sabem, mas...
Dá para usar o virabrequim dos motores Volvo Penta (marítimos), fácil de achar e vira 3000!
Volvo penta é 3000 com pistão 3 7/8"......se colocar pistão 4" vira 3300.........
eu vi um cabeçote de volvo penta.......os dutos e valvulas são enormes......e são originais de fabrica......
Adrianofb- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 6673
Localização : SP
Modelo do carro : À procura
Data de inscrição : 16/05/2008
- Mensagem nº24
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
fontana escreveu:Marcelo Pitbull escreveu:Não sei se estou falando algo que todos já sabem, mas...
Dá para usar o virabrequim dos motores Volvo Penta (marítimos), fácil de achar e vira 3000!
Volvo penta é 3000 com pistão 3 7/8"......se colocar pistão 4" vira 3300.........
eu vi um cabeçote de volvo penta.......os dutos e valvulas são enormes......e são originais de fabrica......
3300 já começa a ficar mais interessante ainda hein!! .. hehe
Abraxxx!!
Ivan Bertoni- Opaleiro
- Número de Mensagens : 142
Localização : Caxias do Sul - RS
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 07/11/2009
- Mensagem nº25
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Tirando das cinzas o tópico.
Quanto a este vira de Volvo...
alguém já usou ou conhece alguem que usa ?
Quanto a este vira de Volvo...
alguém já usou ou conhece alguem que usa ?
doido 76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1278
Idade : 36
Localização : favela dos opaloes
Modelo do carro : 76
Cilindros : 6
Data de inscrição : 26/11/2009
- Mensagem nº26
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
será q daria pra por o cabeçote do volvo no 151?
omologato302- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4
Localização : brasil
Data de inscrição : 01/09/2010
- Mensagem nº27
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
é possível fazer esse aumento de cilindrada a partir do motor 153 e não do 151?
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº28
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
omologato302 escreveu:é possível fazer esse aumento de cilindrada a partir do motor 153 e não do 151?
sim mas não pra 3.0...
carlos henrique da silva- Opaleiro
- Número de Mensagens : 40
Localização : ribeirao preto sp
Data de inscrição : 19/12/2008
- Mensagem nº29
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
acha-se estes viras por encomenda em qualquer casa nautica , representante mercury. e tambem e fabricado pela gm , mas para uso industrial , injetado para uso de gasolin a , gas natural e metano. fabricado no mexico. www.gmpowertrain.com ( vortec 3,0litros )
Luis_555- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008
- Mensagem nº30
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Pra fazer esse motor 3000cc é simplesmente trocar peças? Não tem nenhum trabalho/adaptação a ser feito?
opaleiro 73- Opaleiro
- Número de Mensagens : 543
Idade : 42
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Dodge Dart 1974
opala de luxo 1973 ( vendido )
Cilindros : V8
Data de inscrição : 20/05/2011
- Mensagem nº31
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
bela reportagem... a gente sempre fica pilhado pra aumentar a potencia do carro...
andersonmartins- Opaleiro
- Número de Mensagens : 163
Idade : 46
Localização : joinville
Modelo do carro : comodoro 89 4portas alcool azul drava
Cilindros : 4
Data de inscrição : 25/03/2011
- Mensagem nº32
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
so lembrando os colegas que a r/L desse motor 3.0 do opala pelos meus calculos seria maior q 0,3; ou seja um motor que vibra muito, como é o caso do motor AP 2.0 posso ate estar errado mas pelo q me lembro não utilisam AP 2.0 pra preparação eles pegam o 1.8 e colocam pistoes maiores para alcançarem maior cilindrada.
quanto se a necessidade de adaptação, o vira e so colocar e andar, no mais so uma regulagem de carburador tendo em vista que a "sede do bicho vai almentar"
quanto se a necessidade de adaptação, o vira e so colocar e andar, no mais so uma regulagem de carburador tendo em vista que a "sede do bicho vai almentar"
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº33
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
andersonmartins escreveu:so lembrando os colegas que a r/L desse motor 3.0 do opala pelos meus calculos seria maior q 0,3; ou seja um motor que vibra muito, como é o caso do motor AP 2.0 posso ate estar errado mas pelo q me lembro não utilisam AP 2.0 pra preparação eles pegam o 1.8 e colocam pistoes maiores para alcançarem maior cilindrada.
quanto se a necessidade de adaptação, o vira e so colocar e andar, no mais so uma regulagem de carburador tendo em vista que a "sede do bicho vai almentar"
tudo muito relativo...
nesse caso, opala 4cil 3.0 quem viu disse que é vibrador mesmo, mas veja outros casos, o civic Si é R/L maior que ,30 e gira 8000 sem vibrar nada...
e os AP preparador de verdade estão usando agora o virabrequim da kombi diesel, 95,5 acho... bem maior do que o do 2.0... e giram mais de 8000 com certeza...
acho que opala 4cil 3.0 não compensa... muito mais barato investir no 6cil...
mrrjorge- Opaleiro
- Número de Mensagens : 371
Idade : 44
Localização : joinville-santa catarina
Modelo do carro : caravan comodoro 1985
opala diplomata 1986 coupe
opala diplomata se 4 sedan
Cilindros : 6cc 250s
6cc 250s
6cc 250s
Data de inscrição : 10/01/2008
- Mensagem nº34
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
agora que to com um quatrinho aqui me interessei, mas por que o amigo diz que e mais barato investir no 6cc? pelo que entendi e so trocar de vira que ja fica 3.0 ou tem que mudar mais algo? esse vira do 153 e dificil de achar? abraço, mrrjorge
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº35
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
mrrjorge escreveu:agora que to com um quatrinho aqui me interessei, mas por que o amigo diz que e mais barato investir no 6cc? pelo que entendi e so trocar de vira que ja fica 3.0 ou tem que mudar mais algo? esse vira do 153 e dificil de achar? abraço, mrrjorge
não... com o vira do 153 é facil e compensa fazer... é barato,veja: http://www.opaleirosdoparana.com/t18899-vira-153modulo-msd-6btmeixo-dianteiro-6cil-completo
mas fica no máximo com 2753cc ou seja 2.8...
pra fazer um 3.0 tem que fazer um vira na susim ou mandar fazer curso no 153...aí é mais de 1000 só de retrabalho de vira...
e usa as bielas do 6cil, aí fica vibrante mesmo...
e no 6cil não tem comparação... um comandinho, uma webber e 6x2 e já era, ja fica muito bom... melhor custo benefício do que o shaker 3.0...
mrrjorge- Opaleiro
- Número de Mensagens : 371
Idade : 44
Localização : joinville-santa catarina
Modelo do carro : caravan comodoro 1985
opala diplomata 1986 coupe
opala diplomata se 4 sedan
Cilindros : 6cc 250s
6cc 250s
6cc 250s
Data de inscrição : 10/01/2008
- Mensagem nº36
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
bom, quanto ao beneficio do 6cc eu nao tenho duvidas, minha caravan e 6cc com comandinho e uns futriques, e realmente a pegada e outra, o que me interessou foi que comprei um diplo 86 4cc e de repente uma fuçadinha de leve ia bem, mas me diga, trocando o vira pelo o do 153 tem que trocar mais o que para chegar aos 2753cc? pistoes,bielas? no aguardo, mrrjorge
oumgue- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2758
Modelo do carro : Opala SS 1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/01/2008
- Mensagem nº37
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Specifications
Type: 3.0L I-4
Displacement: 181 cid (2966.59 cc)
Engine Orientation: Longitudinal
Compression Ratio: 9.2:1
Valve Configuration: Pushrod Actuated
Overhead Valves
(2 valves per cylinder)
Assembly Site: Toluca, Mexico
Valve Lifters: Hydraulic Flat Tappet
Firing Order: 1 - 3 - 4 - 2
Bore x Stroke: 101.60 x 91.44 mm
Bore Center: 112.26 mm
Bore Area: 324.29 cm²
Fuel System: N/A (LW6)
Fuel Type: Regular Unleaded
Horsepower:
140 hp (104 kW) @ 4800 rpm (LW6)
Torque:
177 lb-ft (240 Nm) @ 3600 rpm (LW6) (24,47 kgmf)
Actual power levels may vary depending on OEM calibration
and application.
Fuel Shutoff: OEM Defined
Shipping Weight: 363 lb (165 kg)
Materials:
Block: Cast Iron
Cylinder head: Cast Iron with exhaust
valve seat inserts
Intake manifold: Customer Supplied
Exhaust manifold: Customer Supplied
Main bearing caps: 2 -Bolt Cast Iron
Crankshaft: Nodular Cast Iron
Camshaft: Marine Profile
Connecting rods: Powdered Metal
http://www.gmpowertrain.com/MarineEnginesControllers/ProductPortfolio.aspx
Type: 3.0L I-4
Displacement: 181 cid (2966.59 cc)
Engine Orientation: Longitudinal
Compression Ratio: 9.2:1
Valve Configuration: Pushrod Actuated
Overhead Valves
(2 valves per cylinder)
Assembly Site: Toluca, Mexico
Valve Lifters: Hydraulic Flat Tappet
Firing Order: 1 - 3 - 4 - 2
Bore x Stroke: 101.60 x 91.44 mm
Bore Center: 112.26 mm
Bore Area: 324.29 cm²
Fuel System: N/A (LW6)
Fuel Type: Regular Unleaded
Horsepower:
140 hp (104 kW) @ 4800 rpm (LW6)
Torque:
177 lb-ft (240 Nm) @ 3600 rpm (LW6) (24,47 kgmf)
Actual power levels may vary depending on OEM calibration
and application.
Fuel Shutoff: OEM Defined
Shipping Weight: 363 lb (165 kg)
Materials:
Block: Cast Iron
Cylinder head: Cast Iron with exhaust
valve seat inserts
Intake manifold: Customer Supplied
Exhaust manifold: Customer Supplied
Main bearing caps: 2 -Bolt Cast Iron
Crankshaft: Nodular Cast Iron
Camshaft: Marine Profile
Connecting rods: Powdered Metal
http://www.gmpowertrain.com/MarineEnginesControllers/ProductPortfolio.aspx
oumgue- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2758
Modelo do carro : Opala SS 1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/01/2008
- Mensagem nº38
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Aqui uma imagem comparando os viras:
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº39
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
mrrjorge escreveu:bom, quanto ao beneficio do 6cc eu nao tenho duvidas, minha caravan e 6cc com comandinho e uns futriques, e realmente a pegada e outra, o que me interessou foi que comprei um diplo 86 4cc e de repente uma fuçadinha de leve ia bem, mas me diga, trocando o vira pelo o do 153 tem que trocar mais o que para chegar aos 2753cc? pistoes,bielas? no aguardo, mrrjorge
troca só o vira e manda tirar 2,7mm da cabeça dos seus pistões... vai usar o seu proprio conjunto de pistão e biela...
Luis_555- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008
- Mensagem nº40
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
No Ebay, achei vira Mercruiser por 150 pila mais frete hehe
Já penso o Opalão 3000cc hehe
Curti essa parada ai hehe os jipeiros dizem que sobe parede ahuhuhua
Já penso o Opalão 3000cc hehe
Curti essa parada ai hehe os jipeiros dizem que sobe parede ahuhuhua
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº41
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Luis_555 escreveu:No Ebay, achei vira Mercruiser por 150 pila mais frete hehe
Já penso o Opalão 3000cc hehe
Curti essa parada ai hehe os jipeiros dizem que sobe parede ahuhuhua
esse já é uma coisa que me interessa tambem... será que é plug and play?
Turbo Especial- Opaleiro
- Número de Mensagens : 115
Localização : Brasilia
Modelo do carro : Especial
Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/01/2011
- Mensagem nº42
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Nada mal hein!
Alem do Curso maior, taxa 9.2:1 o que mais será que esse motor tem para chegar a esses 140cv a 4800rpm e 24,47 kgmf a 3600rpm.
a melhora foi muito boa!
se bem que um 2.7 injetado, com taxa decente (9+) comando melhor e 4x1 se não ultrapassar, fica bem proximo desses 140cv.
Motor 151 com pistão forjado(cabeça mais baixa) e com vira do 153?
vibra muito realmente?
Alem do Curso maior, taxa 9.2:1 o que mais será que esse motor tem para chegar a esses 140cv a 4800rpm e 24,47 kgmf a 3600rpm.
a melhora foi muito boa!
se bem que um 2.7 injetado, com taxa decente (9+) comando melhor e 4x1 se não ultrapassar, fica bem proximo desses 140cv.
Motor 151 com pistão forjado(cabeça mais baixa) e com vira do 153?
vibra muito realmente?
Luis_555- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008
- Mensagem nº43
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
tabarbosa escreveu:Luis_555 escreveu:No Ebay, achei vira Mercruiser por 150 pila mais frete hehe
Já penso o Opalão 3000cc hehe
Curti essa parada ai hehe os jipeiros dizem que sobe parede ahuhuhua
esse já é uma coisa que me interessa tambem... será que é plug and play?
Cara, andei lendo bastante coisa, principalmente, com o pessoal de jipe, que ao contrário dos Opaleiros, valoriza muito o 151, pela relação peso x potencia que tiram dele pra trilha frente aos 6cil.
Até onde li, é simplesmente trocar vira, bielas e pistões. E os comentários do pessoal é que realmente fica com uma pegada beeem forte.
Tem uma oficina bem movimentada que só pega jipes aqui na cidade, vou dar uma passada lá amanhã ver se sabem de alguma coisa, e quero descobrir os telefones de umas retíficas/oficinas aqui do litoral, que é perto tbm, parece que ninguém quer esses motores a gasolina pra uso marítimo, então acho que dá pra encontrar algum vira por ai!
Ebay achei fácil... tem esse Vortec 3.0, os VoltoPenta 4cyl e Mercruiser 140.
Belezinha ein, tenho até um amigo que tem família em NJ, numa dessas dá boa né, algum entendido, pode bater o olho nele pra ver se é esse o bicho??
http://cgi.ebay.com/Mercruiser-2-5-3-0-120-140H-P-Crankshaft-w-Timing-Gear-/350095117880?pt=Boat_Parts_Accessories_Gear&hash=item51834b8e38
mrrjorge- Opaleiro
- Número de Mensagens : 371
Idade : 44
Localização : joinville-santa catarina
Modelo do carro : caravan comodoro 1985
opala diplomata 1986 coupe
opala diplomata se 4 sedan
Cilindros : 6cc 250s
6cc 250s
6cc 250s
Data de inscrição : 10/01/2008
- Mensagem nº44
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
j ricardo escreveu:mrrjorge escreveu:bom, quanto ao beneficio do 6cc eu nao tenho duvidas, minha caravan e 6cc com comandinho e uns futriques, e realmente a pegada e outra, o que me interessou foi que comprei um diplo 86 4cc e de repente uma fuçadinha de leve ia bem, mas me diga, trocando o vira pelo o do 153 tem que trocar mais o que para chegar aos 2753cc? pistoes,bielas? no aguardo, mrrjorge
troca só o vira e manda tirar 2,7mm da cabeça dos seus pistões... vai usar o seu proprio conjunto de pistão e biela...
uma pergunta besta, tirar 2,7mm da cabeça dos pistoes, nao ficara fraco os mesmos? como ficara o desenho da cabeça do pistao, reto? quanto a vibraçao, tera mesmo assim? somente isso fara com que ele va para os 2753cc? fiquei interessado no brinquedo!!! forte abraço, mrrjorge
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº45
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
mrrjorge escreveu:j ricardo escreveu:mrrjorge escreveu:bom, quanto ao beneficio do 6cc eu nao tenho duvidas, minha caravan e 6cc com comandinho e uns futriques, e realmente a pegada e outra, o que me interessou foi que comprei um diplo 86 4cc e de repente uma fuçadinha de leve ia bem, mas me diga, trocando o vira pelo o do 153 tem que trocar mais o que para chegar aos 2753cc? pistoes,bielas? no aguardo, mrrjorge
troca só o vira e manda tirar 2,7mm da cabeça dos seus pistões... vai usar o seu proprio conjunto de pistão e biela...
uma pergunta besta, tirar 2,7mm da cabeça dos pistoes, nao ficara fraco os mesmos? como ficara o desenho da cabeça do pistao, reto? quanto a vibraçao, tera mesmo assim? somente isso fara com que ele va para os 2753cc? fiquei interessado no brinquedo!!! forte abraço, mrrjorge
não ficará fraco, pois tem mais de 8mm de material na cabeça dos pistões... e ainda eles ficam mais leves, o que ajuda a evitar as vibrações...
o correto a se fazer é fazer a pré montagen antes de tornear a cabeça dos pistões, para uma medida precisa de quanto vai passar acima do bloco... também porque não são todos motores iguais...alguns passam 2,8mmm outros 3,0mm...
com pistões a alcool dá para fazer dome, o que pode aumentar a taxa prar perto dos 14... o Gustavok daqui do fórun anunciou no mercado livre uns pistões desses com dome... e 2753 é com pistões 0,60".... com pistões STD fica 2677cc
frederico santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3117
Idade : 47
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº46
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
cara já li em alguma revista q nos states conseguem-se tirar 400cvs dos 4cc p arrancada será q procede?particularmente ñ duvido muito...
valdairsouza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 208
Idade : 48
Localização : são josé dos campos
Modelo do carro : Opala Special 72 e Luxo 74
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/02/2011
- Mensagem nº47
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
Acompanhando o topico
mrrjorge- Opaleiro
- Número de Mensagens : 371
Idade : 44
Localização : joinville-santa catarina
Modelo do carro : caravan comodoro 1985
opala diplomata 1986 coupe
opala diplomata se 4 sedan
Cilindros : 6cc 250s
6cc 250s
6cc 250s
Data de inscrição : 10/01/2008
- Mensagem nº48
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
ja estou pensando como ficara o diplo 86 engana bobo!!!
luciano76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1038
Idade : 39
Localização :
Cilindros : 4c
8c
Data de inscrição : 12/11/2010
- Mensagem nº49
Re: Opala 4 cc 3.0 Martins perform
frederico santos escreveu:cara já li em alguma revista q nos states conseguem-se tirar 400cvs dos 4cc p arrancada será q procede?particularmente ñ duvido muito...
Procede, depende da preparação...
Nas arrancadas tem 4c com 600cv, ou até mais...(não vou falar q é AP pra não ser apedreijado)....
Mas da pra chegar la sim...
giovaniopaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 9
Idade : 35
Localização : bituruna
Modelo do carro : comodoro 1979
Cilindros : 4CC 2,5
Data de inscrição : 13/07/2011
- Mensagem nº50
vira do volvo
bem eu estou tentando entrar em contato com o pessoal da volvopenta ate consegui falr com eles. ai eu pedi para ele qual seria a vira adequado para deixar o opala com 3.0 mas ai ele me deu uma lista de uns 15 motores diferente.
bem afinal alguem sabe de qual motor eh que dah certo no opala? ou se tiver algum codigo do vira da volvopenta jah ajudaria.
bem afinal alguem sabe de qual motor eh que dah certo no opala? ou se tiver algum codigo do vira da volvopenta jah ajudaria.
» Gabriel Martins
» Marcos C. Martins
» RESTAURANDO OPALA 73 - "JÁ CONSEGUI, ENCNTREI A TINTA NA COR MARROM PARA O MEU OPALA , (SÉPIA 73)
» Existe alguma caixa de direção hidráulica que de certo no opala sem ser a do próprio opala?
» O Opala de um amigo de meu pai que meu pai dirigiu em 1996 e o Opala que minha tia adquiriu em 2004
» Marcos C. Martins
» RESTAURANDO OPALA 73 - "JÁ CONSEGUI, ENCNTREI A TINTA NA COR MARROM PARA O MEU OPALA , (SÉPIA 73)
» Existe alguma caixa de direção hidráulica que de certo no opala sem ser a do próprio opala?
» O Opala de um amigo de meu pai que meu pai dirigiu em 1996 e o Opala que minha tia adquiriu em 2004
|
|
Ontem à(s) 22:30:49 por lucas krause
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Ontem à(s) 17:25:56 por Goettens
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Sex 26 Abr - 18:42:37 por juanopaleiro
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Sex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» numeração de segurança opala 71
Sex 26 Abr - 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Sex 26 Abr - 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Sex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Sex 26 Abr - 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc