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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Ivo Filho Sáb 9 Mar - 19:56:47

    Para ilustrar outro tópico eu revirei a net atras da história desse motor 3.0 que era promessa de sucesso, mas acabou no esquecimento.

    Segue abaixo. Estou fixando o tópico, assim nao se perde mais.

    OPALA 4 CILINDROS RECEBE MODIFICAÇÕES BEM SIMPLES, DE CUSTO REDUZIDO, E GANHA DESEMPENHO COMPARÁVEL AO DE 6 CILINDROS. CONFIRA.

    Um Opala 4 cilindros e mais U$ 400, igual a um Opala 6 cilindros. Para chegar a essa igualdade, e, em alguns aspectos, até um pouco mais, o engenheiro Eugênio Martins, proprietário da MP (Martins Perform), empresa paulista que se dedica, entre outras atividades, ao preparo de motores, investiu muito tempo e dinheiro. Seu trabalho com o motor Opala 4 cilindros, 2.500 cc, teve início na década passada, e vários protótipos foram feitos até chegar ao que OFICINA MECÂNICA avaliou e que deixou uma impressão muito positiva. O motor 4 cilindros de 3.000 cc tem respostas prontas, e o ganho de torque em todas as faixas de rotação é bem sensivél. O desempenho, de uma forma geral, não deixa grandes saudades do motor 6 cilindros de 4.100 cc com o Opala 3.000 cc passando dos 180 km/h e fazendo de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos.

    O MOTOR 3.000 CC

    A forma mais simples de se obter um claro aumento de potência é pelo aumento da cilindrada. E foi exatamente esse o caminho escolhido por Martins, ao mesmo tempo em que procurava fazer o menor numero de alterações possíveis e usar peças do próprio Opala, o que facilita a reposição e diminui os custos. Para isso, decidiu usar o bloco original do motor 4 cilindros, e até os mesmos pistões, obtendo o aumento de cilindrada com um novo virabrequim e as bielas do motor 4.100 cc. Assim, aumenta o curso dos pistões. Originalmente esse curso do virabrequim era de 76,2 mm e agora passou a 92,1 mm. Assim, a cilindrada aumentou dos 2.471 cc (originais) pra 2.987 cc. Ao mesmo tempo sem mexer no cabeçote, onde câmaras de combustão e válvulas continuam sendo as mesmas, obteve-se uma taxa de compressão maior, em função do aumento do volume dos cilindros (um volume maior aspirado é devido pelo mesmo volume da câmara). De 8:1, de taxa de compressão, pulou-se então para 9:1, o que melhorou o rendimento do motor (a gasolina) em todas as faixas de rotação, independente de qualquer outra modificação. Vale lembrar que as modificações foram poucas, em todo o motor: o bloco é mesmo, o cárter tambén, os pistões, comando de válvulas, anéis, pinos, etc, são de série e todo o conjunto do cabeçote, desde tamanho de câmara de combustão até molas de válvulas,.tudo é original. Assim estas peças podem ser adquiridas, se precisar de substituição, em qualquer loja de peças.


    Bielas do 6 cilindros no lugar das originais.
    Externamente as modificações também foram poucas, na verdade só duas. O coletor de escape é argentino, produzido em série no país vizinho, e o carburador é o mesmo Brosol 3E mas com regulagem alterada. Aqui o giclê de alta do segundo corpo passou de 107,5 para 112,5, com um aumento de 5 pontos, enquanto o corretor de ar foi reduzido tambén em cinco pontos, de 110 para 105. Este motor, de acordo com seu preparador, tem agora 148 cv (a aproximadamente 5.000 rpm) de potência, um incremento notável (64 cv) em relação ao motor original, que tem 84 cv (a 4.000 rpm). Essa potência, é até mesmo maior que o do motor 6 cilindros inicial, que tem 121 cv, o que explica facilmente a sensação de potência que oferece mesmo ao mais distraido dos motoristas. Motor semelhante em cilindrada, indicado pela sigla 10019, é usado em competições nos Estados Unidos, em carros Oldsmobile e Pontiac, naturalmente equipados com injeção de gasolina. E no México, tanto na versão aspirada (com carburador) como na equipada com turbo, é o motor Mercruise, de uso marítimo.


    A peça principal da transformação: virabrequim diferente com dois contrapesos para cada biela.
    O VIRABREQUIM

    A grande diferença em relação ao motor original é o virabrequim, que, além de maior curso, tem dois contrapesos por biela em lugar de um, o que permite um melhor equilíbrio dinâmico do conjunto. Isso resulta num motor mais uniforme, sem aquela trepidação em determinados regimes, típicos do Opala 4 cilindros, principalmente em baixa rotação. Para reduzir custos, esse virabrequim não foi forjado, mas sim fundido por Eugenio Martins, recebendo depois um tratamento térmico (de “tempera”) para ganhar maior resistência ao desgaste. Trata-se da peça básica nessa transformação, totalmente diferente dos componentes normais da GM, e uma eventual reposição deverá ser procurada apenas na Martins Perform. A esse virabrequim especial são acopladas as bielas de série, mas não mais as originais do motor 4 cilindros. Essas são substituidas por bielas do motor Opala 6 cilindros (mais curtas que as do motor 4 cilindros), estritamente de série, sem qualquer modificação. A substituição das bielas originais por outras mais curtas se tornou nescessária para evitar que a cabeça dos pistões fosse bater no ponto morto superior, nas válvulas e em outros pontos da câmara de combustão, no interior do cabeçote. Pois como vimos, o curso dos pistões é agora bem maior (92,1 mm contra 76,2 do motor original).

    DURABILIDADE DO MOTOR

    Para se julgar a durabilidade de um motor – deixando de lado os testes de resistência em dinamômetro – uma análise de suas características físicas oferece interessantes dados comparativos. Dentre eles, um dos mais importantes é a velocidade que o pistão alcança dentro do cilindro, no seu movimento de sobe-e-desce. Quanto maior é a velocidade, mesmo com os materiais aualmente usados esta velocidade não deve superar determinados limites, cerca de 20m/s. É fácil entender o esforço a que o pistão e os componentes a ele mecanicamente ligados (pino, biela, virabrequim, etc.) são submetidos, basta lembrar que partindo do ponto morto inferior, por exemplo ele corre até o ponto morto superior, onde pára e reinicia seu percurso em sentido contrário para completar o ciclo. Quanto maior for a velocidade alcançada nesse percurso, maior será a “pancada” que ela vai sofrer no momento de parar. No motor Opala de 4 cilindros original, a vida dos pistões é tranquila, pois a sua velocidade linear, a 5.000 rpm, é de modestos 12,7 m/s (o que mostra a idade do projeto). Já na versão de seis cilindros os pistões são mais exigidos, alcançando a velocidade de 14,93 m/s, ainda bastante abaixo de todos os limites atualmente considerados. Na transformação do motor 4 cilindros para a cilindrada de 2.987 cc, essa velocidade do pistão, sempre a 5.000 rpm, aumenta dos 12,7 m/s originais para, 15,35 m/s, um valor ainda abaixo do usado hoje em dia pela maioria dos motores. Então pode-se afirmar que, a nível de durabilidade, a transformação do motor – passando de 2.5 para 3.0 litros – não vai causar problemas.


    Levantamento em dinamômetro mostra as claras diferenças de potência e torque entre o motor 2.500 cc e 3.00 cc.
    A TRANSMISSÃO

    Aumentada a cilindrada, consequentemente, a potência tornou-se nescessária, para aproveitar melhor a nova situação e alterar as relações de transmissão. E isso foi feito nas 3 primeiras marchas do câmbio, já que a quarta não teria problema em permanecer com relação de 1:1 e a quinta, que com o motor de 4 cilindros, de série, é uma marcha de economia (0,84:1), passa a ser uma marcha de potência. Tanto que a velocidade máxima agora é alcançada em quinta. Assim, a primeira foi alongada (de 3,40 para 2,78:1), a segunda passou de 2,16 para 1,86:1 e a terceira de 1,38 para 1,26:1, ficando inalterado o diferencial, bem como os pneus.

    CONCLUSÃO

    Uma série de modificações baratas dão ao Opala 4 cilindros um desempenho superior, uma ótima elasticidade em todas as rotações sem, por isso, reduzir sua vida útil. “Eu gosto de mexer pouco e obter um bom resultado”, diz Eugenio Martins ao analisar o próprio trabalho.


    O carro é o mesmo Opala mas seu motor ganha em potência.
    COMO ANDA

    De acordo com o preparador, o Opala 3.000 cc tem velocidade máxima entre 180 e 185 km/h no plano e em 5° marcha e sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita entre 9,5 e 10,0 segundos. Essas variações se devem à normal oscilação entre um motor e outro e representam limites. Um motor 3.000 cc “médio” levará o Opala a uma velocidade máxima de cerca de 183 km/h e terá uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. Para atingir as marcas de aceleração indicadas, trocas-se de 1° para 2° entre 5.000 e 5.200 rpm, as trocas sucessívas, de 2° para 3°, de 3° para 4° e desta para 5° são feitas entre 4.800 e 5.000 rpm. A marca dos 100 km/h reais é alcançada em segunda marcha, mesmo com uma “pequena” ultrapassagem do regime indicado como ideal (chega-se a 5.700 rpm), para não se perder o tempo nescessário à mudança. Para quem conhece bem o “quatro” dos Opala, uma surpresa agradável, o motor de 3.000 cc, desenvolvido por Eugenio Martins, é brilhante. Mesmo mantendo parte da aspereza de funcionamento da versão normal de 2.470 cc (o “2.500”), a maior potência se faz sentir por faixade rotação. O motor “sobe” com muita facilidade a 5.000 rpm, onde parece estar a potência máxima de 148 cv liquidos, segundo o preparador. Essa potência, associada ao menor peso do veículo (1.200 kg contra 1.260 kg do Opala 6 cilndros), justamente na parte dianteira, torna o “ex-2.500” um Opala até mais interessante que o 6 cilindros, com comportamento em curva nitidamente superior. O “seis” original, a gasolina, conta hoje inicialmente com apenas 121 cv, além da dianteira muito pesada. O Opala avaliado contava com alteração importante nas relações das marchas do câmbio. Segundo Eugenio, trata-se do uso do “miolo” da caixa de câmbio dos Chevette que participam do campeonato de Marcas de 1984, por isso mesmo de caráter esportivo. A 1° é bem longa, podendo ser usada normalmente nas “curvas de esquina” Consegue ser esticada até a metade do quarteirão – 60 km/h. É puro prazer.

    Fonte: Revista Oficina Mecânica.

    O VEREDITO FINAL, OPALASS

    O Opala SS, pesquisou sobre esta reportagem, foi atras deste requerido virabrequim para esta transformação, e a conclusão é triste, a empresa que desenvolveu o virabrequim "no ecxiste mas", mas segundo algums forums na net ainda é possivel encontrar algum perdido por ai ou entaum usar algumas opções como:


    O vira 153 esta gravado o final 82, eo vira 151 esta 66.
    1 UTILIZAÇÃO DO VIRABREQUIM 153

    Segundo comentam em forums e afins o uso do virabrequim 153, dos motores mais antigos (2.300 cc) levariam o motor a 2.700 cc.

    Segundo a matemática, segue a fórmula para calcular a litragem com estes diferentes "viras"...

    [{(D.D.3,1416):4}.C].N , ou seja: "D" (Diâmetro dos Pistões) "ao quadrado", multiplicado por "pi" (3,1416), dividindo o resultado por 4 (independente do número de cilindros), multiplicado o resultado por "C" (curso dos pistões), e aí sim, multiplicando por "N" (número de cilindros) obtém-se o valor da "capacidade cúbica" de um motor.

    Se o motor em questão for um "4 Cilindros", a fórmula pode ser resumida para: (D.D.3,1416).C com os MESMOS resultados...

    Utilizando agora os valores encontrados na net. O "151" (diâmetro x curso: 101,60 x 76,20) tem "2.471 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 151 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.5cc ou "2,5 litros";

    O "153" (diâmetro x curso: 98,42 x 82,50) tem "2.510 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 153 polegadas cúbicas de cilindrada): Pouco mais de 2.5cc ou "2,5 litros";

    Usando o diâmetro de 101,60, com o curso de 82,50, obtêm-se 2.675 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 163 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.7cc ou "2,7 litros".

    Fonte: Fórum 4x4brasil

    2 UTILIZAÇÃO DO VIRABREQUIM DO MOTOR VOLVO PENTA (MARÍTIMO)

    Comenta-se bastante a respeito destes viras que este sim levaria a 3.000 cc, estes motores não são muito fáceis de se encontrar, mas quando encontrados são baratos, pois além de antigos são desvalorizados pelo fato de serem a gasolina e carburados, o que é muito perigoso em barcos pelos gases da evaporação da gasolina, o que pode causar uma explosão. Ha relatos de motores desses ser vendido por R$ 300...


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    Mensagem por morrison Sáb 9 Mar - 20:05:45

    Ha um tempo atrás eu li isso, procurei na net pra saber do carro ou ver algum vídeo e não encontrei, tirando esse site opalass, não encontrei nada sobre esse 3.0.
    Sabe de deu certo?
    Ou se existe mais algum.
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    Mensagem por Ivo Filho Sáb 9 Mar - 20:18:50

    morrison escreveu:Ha um tempo atrás eu li isso, procurei na net pra saber do carro ou ver algum vídeo e não encontrei, tirando esse site opalass, não encontrei nada sobre esse 3.0.
    Sabe de deu certo?
    Ou se existe mais algum.

    Eu assinava a oficina mecanica na epoca e acompanhei a repercussão. depois do teste do opala, tiraram o motor e colocaram num chevette. O chevette virou o cão!!! passava lombada em terceira e com força.

    e quanto ao opala 3.0, andava junto com 6cilindros.

    O problema é: fazer o vira cursado é uma facada e o segredo para o vira nao vibrar está nos contra pesos, mas qual a massa que tem de deixar neles...ou seja...sem fazer por tentativa e erro, nunca vao descobrir o segredo desse vira. Quem sabe se o idealizador do projeto ainda mexe com isso ou ta vivo.


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    Mensagem por morrison Sáb 9 Mar - 20:32:43

    Ah sim.
    Então o papo do inicio do texto que diz um opala 4 cilindros e mais U$400 é igual 6 cilindros, é balela.
    mas então funcionou mesmo.
    Bom mesmo caro sabemos que os quatrinhos tem jeito.

    http://www.tecnomec.com.br/?page_id=12


    em junho vou começar estudar com esses caras.
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    Mensagem por haymo ribeiro Sáb 9 Mar - 20:45:16

    morrison escreveu:Ha um tempo atrás eu li isso, procurei na net pra saber do carro ou ver algum vídeo e não encontrei, tirando esse site opalass, não encontrei nada sobre esse 3.0.
    Sabe de deu certo?
    Ou se existe mais algum.

    procure o mercruiser 140, que tb serve como do volvo penta...procure em lojas de material marítimo. essa matéria eu tb li...vi aguns caras no opala.com debatendo sobre o assunto...


    Última edição por haymo ribeiro em Sáb 9 Mar - 21:02:41, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Bob 151 Sáb 9 Mar - 20:50:53

    bom eeeeu acho mt grana pra pouco resultado a mais ... isso pensando pra rua pro meu uso, agora se fosse pra uma categoria onde so fosse permitido o uso de motores 4cc e bla bla dai sim eh outro papo
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    Mensagem por Ivo Filho Sáb 9 Mar - 21:20:08

    bom, 400 dollares ha mais de 20 anos atras! e o maior investimento era o virabrequim.

    Hoje, so tme um cara que presta para fazer o virabrequim no brasil, fica no rio grande. O Banditi na comentou desse cara.

    mas temos dois problemas:
    1 - o preço, um vira cursado para 4 cil deve ficar quase o preço de um opala 6 cil...
    2 - se nao tiver a receita dos contra pesos, o desenho do vira...nunca vai conseguir fazer um motor que preste, nao vai ter DUMPER que resolva a vibração, ou seja, não da para fazer um vira atras do outro ate achar a medida correta e ideal, ficaria uma fortuna...

    Mas como disse, acompanhei isso na epoca, foi uma revolução.


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    Mensagem por Bob 151 Sáb 9 Mar - 21:32:58

    Suzin Franciscuti essa eh a empresa, fazia os viras pro meu mecanico pra Formula Truck, faz bielas tbm,
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    Mensagem por renonjr Sáb 9 Mar - 22:23:42

    Eu andei lendo sobre isso, porque fiquei bem curioso quando vi um cara no face vendendo um vira do Volvo Penta por 800 reais. Acho interessante a adaptação. Se soubesse de alguém que fez e ficou bom, ia buscar mais informações. Mas o que a gente vê por aí são comentários e mais comentários, teorias e mais teorias, e nenhum carro de membro desses fóruns andando com essa adaptação.

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    Mensagem por haymo ribeiro Qua 13 Mar - 0:18:25

    eu tenho muita vontade de montar com o 3.0 6l do omega...os testes da 4 rodas mostram que ele tem um desempenho muito bom....
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    Mensagem por andersonopala Qua 13 Mar - 2:00:31

    Muito interessante a matéria...Na preparação aspirada que foi feita no meu motor 151-S...foi incluído o vira do 153...

    Quase nem sinto essa vibração no motor...mesmo em alta...se existe é bem pouca...quase imperceptível...

    Más talves eu não sinta tanto... por conta do comando...que tbêm fáz o carro pipocar e balançar todo...

    Más se com o vira do 153...aliado às outras peças de preparação...já achei ótimo o ganho de potência do carro...

    Nem quero imaginar então...como seria o desempenho do mesmo...se eu tivesse esse vira do Volvo Penta no motor... Twisted Evil MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 695742
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    Mensagem por BANDIT Qua 13 Mar - 11:35:27

    Não é tanta diferença do Vira 153.........pro 3.0 !

    Se vc. encontrar um virabrequim desse (3.0) a preço bom ..........compre.......agora a preço bom quase impossivél !!

    os valores pedidos saõ enormes........maiores que o do vira do 292!!!! que tem bem + curso !!!!

    eu acho que não vale apenas !!!!

    os viras são assim :

    3.0........................92.1mm

    153........................82,5mm

    151........................76.2mm

    é pouca diferença do 153 pro 3.0...........

    então a melhor relação custo benificio seria o bloco 151..........com vira do 153...........com pistão + 0.60mm

    esse vira do 153...........já ta na faixa dos R$500,oo...............o valor pédido pelo 3.0 entre R$2.500,oo é rediculo...........

    e só rende 92mm de curso.............o meu motor tem 104.3mm de curso !!!!!

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    só por curiosiddae sabe porque a Gm tirou o vira de 82.5mm.de circulação ......(motor 153) Question

    por causa de vibração !!!! isso mesmo vibração !!!!!

    por isso ela fez o motor 151.............virabrequim com menos curso e pisão maior (4pol) ...... bielas longas 6pol ( antes 5.7pol ) ...........isso diminuiu a vibração do motor.........( e olhe que esse 151 vibra pra Kcete!!!!)



    agora imaginem o inverso tirar o vira 151( que é vibrador já) e colocar um vira do 3.0 que tem maior muito + curso que o 151.........imagine a vibração que vai ter isso !!!



    ainda + que quem vai fazer isso dificilmente vai investir em pistão forjado sob medida...........vai fazer a porquisse de se colocar bielas de opala 6cc 5.7pol. ai vai piorar muito + a r/l............aumentando muito + a vibração !!!!

    Vc vai conseguir fazer uma poltrona de massagem GM !

    PS: qualquer estudante de engenharia......ou mecânicode beira de estrada sabe que balanceamento PERFEITO somente acima de 6cilindros !!!!!!!!! Isso é fato!

    abaixo de 4cc...........oque fala mesmo é a R/L !MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 218127
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    Mensagem por BANDIT Qua 13 Mar - 11:37:40

    haymo ribeiro escreveu:eu tenho muita vontade de montar com o 3.0 6l do omega...os testes da 4 rodas mostram que ele tem um desempenho muito bom....
    eu não faria isso:
    http://www.opaleirosdoparana.com/t28622-por-que-falam-tao-bem-do-motor-30-do-omega
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    Mensagem por Bob 151 Qua 13 Mar - 12:10:05

    sim se tu tiver uns 6 motores 3.0 da pra colocar pq cada peça infelizmente eh um horror de caro
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    Mensagem por Bob 151 Qua 13 Mar - 12:30:49

    eu acho mt gasto pra pouca vantagem,
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    Mensagem por luciano76 Seg 25 Mar - 12:53:01

    Bom só pra mostra como fica essa preparação, segue dois videos de um Opala 76 com 4c 3.0.

    https://www.youtube.com/watch?v=smRBmlNApII

    https://www.youtube.com/watch?v=8h6rXu7oby0

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    Mensagem por BANDIT Seg 25 Mar - 13:09:59

    Gostei do 1° video ....opalão passou dos 180km/h ( infelismente SÓ marca 180km/h) isso a 4.000rpm .......
    scratchscratchscratch.....só me pergunto se aquele Santana prata tá andando a 160km h ??????????????????/
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    Mensagem por j ricardo Seg 25 Mar - 14:06:37

    BANDIT escreveu:Gostei do 1° video ....opalão passou dos 180km/h ( infelismente SÓ marca 180km/h) isso a 4.000rpm .......
    scratchscratchscratch.....só me pergunto se aquele Santana prata tá andando a 160km h ??????????????????/

    porque esses videos sempre deixam com a pulga atras da orelha...

    mais de 180km/h com 4000rpm, e relação 3,54...

    alguma coisa não ta batendo aí... segundo a calculadora, se o contagiro estiver certo essa carro estava a 133 km/h...

    o video do opala do luiz é mais fidedigno.. 171km/h no GPS... e ta muito mais rapído do que esse aí...


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    Mensagem por BANDIT Seg 25 Mar - 14:10:45

    j ricardo escreveu:
    BANDIT escreveu:Gostei do 1° video ....opalão passou dos 180km/h ( infelismente SÓ marca 180km/h) isso a 4.000rpm .......
    scratchscratchscratch.....só me pergunto se aquele Santana prata tá andando a 160km h ??????????????????/

    porque esses videos sempre deixam com a pulga atras da orelha...

    mais de 180km/h com 4000rpm, e relação 3,54...

    alguma coisa não ta batendo aí... segundo a calculadora, se o contagiro estiver certo essa carro estava a 133 km/h...

    o video do opala do luiz é mais fidedigno.. 171km/h no GPS... e ta muito mais rapído do que esse aí...

    DEUS abençoe a Internet .........
    e principalmente o
    Youtube
    e Best Car
    ( consultório de preparação)....será !
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    Mensagem por adpachec Seg 25 Mar - 14:26:50

    Eu até que gosto de ler estas coisas...faz pensar...quebrar a cabeça, fico o dia todo batendo rebite, apertando parafuso, traíra por perto, puxa-saco, fulano andando com pastinha na mão e você ralando...é bom...para não pirar. MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 561699
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    Mensagem por BANDIT Seg 25 Mar - 14:58:11

    O ...ÚNICO...viedo verdadeiro da Net!
    Opala 0-100km/k..................em 3s.
    affraidaffraid
    http://www.opaleirosdoparana.com/t28010-opala-0-100km-h-em-3s
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    Mensagem por luciano76 Seg 25 Mar - 15:21:13

    Velocímetros a parte, esse carro o cara gastou, segundo ele 17k só no motor, tem foto dele ai no fórum, onde aparece o "reservatório de vacuo", não sei em que tópico.
    Estava a venda esses tempos por 33k, segundo o dono foi gasto 45k.
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    Mensagem por BANDIT Seg 25 Mar - 17:39:28

    luciano76 escreveu:Velocímetros a parte, esse carro o cara gastou, segundo ele 17k só no motor, tem foto dele ai no fórum, onde aparece o "reservatório de vacuo", não sei em que tópico.
    Estava a venda esses tempos por 33k, segundo o dono foi gasto 45k.

    agora eu gostei
    Senti firmeza......
    gastou R$17mil num motor 4cc
    pra andar a 180km/h..............logo na frente um Santana a 160km/h...........e um caminhão a 140km/h !!!!
    Mas foi muito bem investido os R$17mil..............
    e teve um ótimo retorno!!!!
    pra quem tem pena do seu $$$$$$$$$
    invista R$17mil nisso !!!!
    http://www.hotchilli.com.br/index.php?route=product/product&product_id=272
    260Hp por R$10.500
    Por R$17mil......vc. tem ai ele completo...instalado e com 300HP
    DURANDO + DE 200.000 Km rodados ......e sem vibrar nada!!! nada!!!!MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 122938MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 122938MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 122938
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    Mensagem por luciano76 Ter 26 Mar - 7:39:42

    BANDIT escreveu:
    luciano76 escreveu:Velocímetros a parte, esse carro o cara gastou, segundo ele 17k só no motor, tem foto dele ai no fórum, onde aparece o "reservatório de vacuo", não sei em que tópico.
    Estava a venda esses tempos por 33k, segundo o dono foi gasto 45k.

    agora eu gostei
    Senti firmeza......
    gastou R$17mil num motor 4cc
    pra andar a 180km/h..............logo na frente um Santana a 160km/h...........e um caminhão a 140km/h !!!!
    Mas foi muito bem investido os R$17mil..............
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    Sim, sim, falei do valor só pro pessoal que ta animado a mecher com isso saber quanto sai a brincadeira, no comentário do video mesmo o cara fala que fez só pra saber do potencial do 4c.
    Quanto as velocidades, não sabia da autoban que tem aqui no interior, não?
    Aqui é tudo pé de chumbo!!!
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Ter 26 Mar - 9:02:46

    luciano76 escreveu:

    Sim, sim, falei do valor só pro pessoal que ta animado a mecher com isso saber quanto sai a brincadeira, no comentário do video mesmo o cara fala que fez só pra saber do potencial do 4c.
    Quanto as velocidades, não sabia da autoban que tem aqui no interior, não?
    Aqui é tudo pé de chumbo!!!

    será que uma turbininha não fazia um serviço melhor?
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    Mensagem por rafael-4100 Seg 2 Nov - 17:08:01

    BANDIT escreveu:
    luciano76 escreveu:Velocímetros a parte, esse carro o cara gastou, segundo ele 17k só no motor, tem foto dele ai no fórum, onde aparece o "reservatório de vacuo", não sei em que tópico.
    Estava a venda esses tempos por 33k, segundo o dono foi gasto 45k.

    agora eu gostei
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    Mas foi muito bem investido os R$17mil..............
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    pra quem tem pena do seu $$$$$$$$$  
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    Por R$17mil......vc. tem ai ele completo...instalado e com 300HP
    DURANDO + DE 200.000  Km rodados ......e sem vibrar nada!!! nada!!!!MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 122938MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 122938MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 122938

    bandit esse 350 260Hp  é um bom investimento ou um 6cc é melhor ?
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    MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Empty Projeto motor gm 4cc 3.0 forjado e super aspirado falta colocar no dyno! Quantos cvs deve está?

    Mensagem por diegolyra Dom 29 Nov - 13:38:20

    Motor GM 151 convertido:

    Vira 92,1mm
    Pistão dome iasa 101,6mm
    Cabeçote pro-head roletado válvulas inox - muito fluxo comparado com v8 em aluminio
    Taxa 14,5:1
    Bobinas marea - spark pro4
    Coletor plenum
    Escape inox 4x2x1 - 3"
    Injeção ft500 sequencial 8 bicos
    Cambio Clark 260f escalonada forjada
    Comando isky 298x298
    Embreagem 2150lbs multi-disco
    Tbi 4barrel
    Metanol/etanol - mapas diferentes
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    Mensagem por diegolyra Dom 29 Nov - 22:22:23

    Como faço para colocar fotos do meu motor aqui?
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    MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Empty Opala 4cc

    Mensagem por Alan Gasparino Seg 30 Nov - 11:43:31

    Boa tarde amigos opaleiros sou novo no fórum se estiver postando no lugar errado me avisem.
    Então galera tenho um opala 1976 4cc e queria mecher no motor na forte apenas quero uma marcha lenta bem embaralhada mais não tão ao ponto de não andar com o carro no dia a dia.
    Alguém aí tem um opala que seja 4cc com uma lenta assim?
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    Mensagem por Alan Gasparino Seg 30 Nov - 11:44:00

    Boa tarde amigos opaleiros sou novo no fórum se estiver postando no lugar errado me avisem.
    Então galera tenho um opala 1976 4cc e queria mecher no motor na forte apenas quero uma marcha lenta bem embaralhada mais não tão ao ponto de não andar com o carro no dia a dia.
    Alguém aí tem um opala que seja 4cc com uma lenta assim?
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    Mensagem por diegolyra Seg 30 Nov - 12:47:24

    Carburado?
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    Mensagem por Alan Gasparino Seg 30 Nov - 13:33:46

    Sim carburado ele tá com um h34 álcool...pensei em colocar um coletor 4X2 cano de 2,5 pol até o fim.
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    Mensagem por FR1974 Seg 30 Nov - 13:45:18

    diegolyra escreveu:Como faço para colocar fotos do meu motor aqui?

    Diego... é mamão com açúcar:
    http://www.opaleirosdoparana.com/t37641-tutorial-atualizado-de-como-postar-fotos?highlight=postar

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    MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Empty Re: MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA)

    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 30 Nov - 16:11:54

    BANDIT escreveu:Gostei do 1° video ....opalão  passou dos 180km/h ( infelismente SÓ marca 180km/h)   isso a 4.000rpm .......
    scratchscratchscratch.....só me pergunto se aquele Santana prata   tá andando a 160km h ??????????????????/


    boa...infelismente os ponterinhos do opala nao marcam 100% nem nos ultimos (92)imaginem em um mais antigo....kkkkk....da pra ver claramente q o ponteiro passa de 160pra 170 e de 170 pra 180 muito rapidamente.......teria q ser um monstro dum carro de arrancada pra fazer isso.....hoje de manha fiz o ponteirinho do focus 1.6 da mae marcar 190km/hmorro a baixo e a sensaçao de velocidade era incrivel....coisa q o video nao mostra nada.....acredito q nao tenha chegado a 150km/h.....
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    MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Empty motor de opala 2.5 para 3.0

    Mensagem por josé carlucci Qua 17 Fev - 15:33:04

    Olá turma, eu acabei de fazer a mudança do meu motor opala 2.5 - 151 para 3.0 -181, com a mudança do virabrequim e valvulas de admissão e escape, consegui um motor maritimo que aparentemente por fora é o mesmo que o 2.5, mas a unica diferença é o vira e o cabeçote com valvulas maiores e dutos mais abertos. o virabrquim eu já consegui um fornecedor no mexico e as valvulas já temos aqui no brasil, e usar o mesmo cabeçote e só isso! mais nada mesmo! Meu motor é um canhão com 150 HP, o carro é outro e quem acelera realmente acha que é 6 canecos, só que dá pau no 6 na final e sai junto, e com a maravilha de gastar igual ao 4 2.5. Estou montando outro que vou colocar no meu jeep, é realmente a maneira mais barata de tirar mais potencia dos opalas e caravans sem alterar o consumo. Já tenho bastante encomenda desse vira para os jepeiros com motor de opalas 4 cilindros, meu fone é 011 982721368 - carlucci

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    Mensagem por Wagner676 Sex 19 Fev - 9:07:08

    josé carlucci escreveu:Olá turma, eu acabei de fazer a mudança do meu motor opala 2.5 - 151 para 3.0 -181, com a mudança do virabrequim e valvulas de admissão e escape, consegui um motor maritimo que aparentemente por fora é o mesmo que o 2.5, mas a unica diferença é o vira e o cabeçote com valvulas maiores e dutos mais abertos. o virabrquim eu já consegui um fornecedor no mexico e as valvulas já temos aqui no brasil, e usar o mesmo cabeçote e só isso! mais nada mesmo! Meu motor é um canhão com 150 HP, o carro é outro e quem acelera realmente acha que é 6 canecos, só que dá pau no 6 na final e sai junto, e com a maravilha de gastar igual ao 4 2.5. Estou montando outro que vou colocar no meu jeep, é realmente a maneira mais barata de tirar mais potencia dos opalas e caravans sem alterar o consumo. Já tenho bastante encomenda desse vira para os jepeiros com motor de opalas 4 cilindros, meu fone é 011 982721368 - carlucci



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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 19 Fev - 9:47:14

    josé carlucci escreveu:Olá turma, eu acabei de fazer a mudança do meu motor opala 2.5 - 151 para 3.0 -181, com a mudança do virabrequim e valvulas de admissão e escape, consegui um motor maritimo que aparentemente por fora é o mesmo que o 2.5, mas a unica diferença é o vira e o cabeçote com valvulas maiores e dutos mais abertos. o virabrquim eu já consegui um fornecedor no mexico e as valvulas já temos aqui no brasil, e usar o mesmo cabeçote e só isso! mais nada mesmo! Meu motor é um canhão com 150 HP, o carro é outro e quem acelera realmente acha que é 6 canecos, só que dá pau no 6 na final e sai junto, e com a maravilha de gastar igual ao 4 2.5. Estou montando outro que vou colocar no meu jeep, é realmente a maneira mais barata de tirar mais potencia dos opalas e caravans sem alterar o consumo. Já tenho bastante encomenda desse vira para os jepeiros com motor de opalas 4 cilindros, meu fone é 011 982721368 - carlucci

    opa ....show....pelo jeito fica facil de fazer .....vc consegue nos passar dados tecnicos sobre a transformaçao?sobre tudo o q é necessario fazer para funcionar legal....tem muitos aqui q tem interesse em fazer esse UP no 4trin....quanto mais informaçao mais gente ira fazer.....

    abç


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    MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Empty Re: MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA)

    Mensagem por josé carlucci Sex 19 Fev - 11:16:12

    Olá eleandro, como vai amigo, é sim mais simples do que parece, ele consegui um motor 3.0 -181 maritimo e desmontei pra saber o que realmente mudava nele e simplesmente é só o virabrequim mais longo e que inclusive tem dois balanceiros a mais que o do 2.5, o motor não vibra nada, as bielas são mais curtas e que já tem aqui no brasil. O cabeçote do maritimo tem as valvulas de admissão e escape mais abertas, que tambem temos aqui no brasil, para o motor respirar melhor devido ao aumento de cilindrada, mas o cabeçote do 2.5 funciona bem tambem, o volante traseiro tem que ser feiro um trabalho de usinagem, pois o vira 3.0 tem o guia e furação pouco menor, uma solução é encher de solda e usinar o novo buraco e novos furos. Em fim o maior problema é o virabrequim que precisa ser importado e está atrelado a esse dolar super alto, quando eu receber a confirmação do novo preço eu informo a vocês.
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    MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Empty Os primeiros 30 minutos !

    Mensagem por Luiz Flavio Dom 6 Nov - 18:41:40

    Saudações a todos,

    Ressalto "ralado"; "cabo de vassoura" e "sem cementação" são alguns comentários que visualizamos nos principais fóruns de Opaleiros, como este que frequentamos, a respeito de eventuais desgastes prematuros em eixos comando de válvulas e tuchos mecânicos.

    Para colaborar e trazer mais esclarecimentos a este tema, fomos buscar no "site" da CROWER CAM - uma das principais fabricantes de eixos comando de válvulas especiais em todo o mundo - um texto bastante preciso e esclarecedor.Temos certeza que muitos mecânicos, profissionais ou amadores, vão se surpreender com as afirmações contidas no texto e poderão começar a avaliar suas posições sobre os produtos importados e os brasileiros. Se quiserem conferir o "link" é este: http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros/16-desgaste-prematuro-do-eixo-e-dos-tuchos.html

    Abraços,

    Luiz Flavio Curimbaba
    Kuir - Componentes Mecânicos de Qualidade
    www.kuir.com.br
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    MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Empty Não é tão simples assim

    Mensagem por Lumbra Sex 18 Set - 13:59:06

    josé carlucci escreveu:Olá eleandro, como vai amigo, é sim mais simples do que parece, ele consegui um motor 3.0 -181 maritimo e desmontei pra saber o que realmente mudava nele e simplesmente é só o virabrequim mais longo e que inclusive tem dois balanceiros a mais que o do 2.5, o motor não vibra nada, as bielas são mais curtas e que já tem aqui no brasil. O cabeçote do maritimo tem as valvulas de admissão e escape mais abertas, que tambem temos aqui no brasil, para o motor respirar melhor devido ao aumento de cilindrada, mas o cabeçote do 2.5 funciona bem tambem, o volante traseiro tem que ser feiro um trabalho de usinagem, pois o vira 3.0 tem o guia e furação pouco menor, uma solução é encher de solda e usinar o novo buraco e novos furos. Em fim o maior problema é o virabrequim que precisa ser importado e está atrelado a esse dolar super alto, quando eu receber a confirmação do novo preço eu informo a vocês.

    A GM produz o polêmico motor Vortec L4 (ou 3.0) na planta de Tolucca, México, desde 1967. É de lá também que vem os Vortec L6 (ou 4.1) introduzido no Brasil, conhecido como 250. Algumas preparadoras dos EUA tiveram versões desses motores jã prontos assim, vendidos com nome comercial de Mariner, Mercruiser, Volvo-penta e GM Marine. O miolo desses motores muda muito conforme o ano , não é um unico virabrequim para todos, tanto o 3.0 quanto os 2.5 e 4.1. Vou me ater aos 4L:
    De 67-71 o virabrequim é o do 153 com bielas longas
    De 71e½ a 77 é gaxeta cursado
    De 78 a 86 é gaxeta com contrapesos maiores (este serve no bloco 151 gaxeta)
    De 86 a 97 todos são retentor circular igual ao V6 vortec com o fim do volante de 3" 1/4
    De 97 a 2002 retentor e volante 4" do 262 V6(este é compativel com o 151 retentor de 88 em diante)
    De 2006 até 2015 volante próprio de 4"
    Todos tem numerações diferentes conforme os (raros) boletins da GM Marine.O interessante é que todos usam tuchos hidráulicos porém as molas de valvulas são mais rígidas.
    Existem cabeçotes de dutos gêmeos, ou individuais de janela grande ou pequena, conforme o ano. Todos usam prisioneiros mais grossos que o 151.Entre 2013-15 os cabeçotes de dutos individuais vem com furo para 4 bicos injetores de glp ou gasolina e modulo EFI semelhante ao do motor Ecotech 2.4
    Estes motores mexicanos são forjados de fábrica, com um esmerado balanceamento das peças móveis, para funcionamento silencioso.
    Estava prevista a sobrealimentação, com durabilidade em testes até 0.8bar de pressão volumétrica com uma turbina não definida, quando a fabrica decidiu suceder s Vortec L4 com o Ecotech 2.4.
    Os blocos de motores 153 e 238 são os projetos thrift americanos
    Já os blocos 151, e 250 são projeto Vortec Mexicanos, copiados aqui pela GM do Brasil, pela Holden Australia e pela Opel na Europa.
    Todas as preparadoras se referem a estes motores pela potência:
    130hp(153), 120hp(151), 140/135hp (3.0), 165hp(L6 250), 180hp(V6 262) 250hp(V8 283) 300hp(V8 350).
    Cuidado ao comprar virabrequins avulsos no exterior, pode não servir no bloco que voce possui, sendo o mais confiável adquirir um Vottec inteiro usado com declaração de propriedade.
    O motor 151 básico no México rende 70hp a 3800rpm, enquanto o 181 rende 90hp a 4400rpm, graças aos comandos de valvula contidos e valvulas menores até que os motores brasileiros, sendo esse o diferencial para conseguir maiores potencias em giros mais elevados.
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    Mensagem por Basico Sex 18 Set - 15:17:32

    esse ai

    https://www.youtube.com/watch?v=aAJ1EDSfjgE
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    Mensagem por Leivas Qua 27 Jul - 11:30:56

    Bom dia, reativando o tópico.
    Segue algumas fotos do meu motor.
    Opala 4cil com vira Mercruiser com gaxeta, bielas Engle 6" pistões Keith Black 4,020" pino deslocado.
    Kit de comando completo Iskenderian, comando 565, 290⁰ com 109⁰ de lob.
    Cabeçote com válvulas Manley 1,94/1,60"
    Carburador Holley 390 CFM com segundo estágio a vácuo...
    Ficou bem divertido o brinquedo....MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Fb_img10
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    Mensagem por Lumbra Qua 27 Jul - 12:22:23

    Leivas escreveu:Bom dia, reativando o tópico.
    Segue algumas fotos do meu motor.
    Opala 4cil com vira Mercruiser com gaxeta, bielas Engle 6" pistões Keith Black 4,020" pino deslocado.
    Kit de comando completo Iskenderian, comando 565, 290⁰ com 109⁰ de lob.
    Cabeçote com válvulas Manley 1,94/1,60"
    Carburador Holley 390 CFM com segundo estágio a vácuo...
    Ficou bem divertido o brinquedo....MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) Fb_img10
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    Que bacana, a legião cresce! Tem o Bruno Rocha ai no PR também montando um pra ele, passei toda documentação mercruiser pra ajuda-lo na montagem. Faltava o jogo de bielas e comando, já encontramos originais Elgin no e-bay. A proposito, Leivas, seu Isky parece mais manso que o original do Mercruiser, mas acredito que fica muito top também.
    Eu agora estou vendo um cambio 5 marchas pro meu, pra ter um pouco mais de opções de relação, pois o clek já deu o que podia.
    Abraço
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    Mensagem por Leivas Qua 27 Jul - 14:33:10

    Esse meu motor já está funcionando a quase 4 anos.
    As bielas realmente são diferentes do opala o diâmetro de mancais é maior.
    O como acho meio difícil ser mais manso que o original do mercruiser, ele é um 290⁰ com quase 15mm de levante, com especificações para girar até 7500rpm...

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    Mensagem por Ivo Filho Qua 27 Jul - 14:48:32

    que legal!

    Ate que em fim voltamos a falar desse motor com experiencias praticas....

    como ficou o desempenho, torque e vibração?......consumo acho que é a menor das preocupações ne...rsrs


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    Mensagem por Lumbra Qua 27 Jul - 15:37:47

    A maioria dos comandos Elgin feitos para a Mercruiser são assimetricos, tem 290ºA e 288ºE com lobe 107, overlap menor que seu Isky , considerando que a regulagem é adiantada em 5º, temos 107 de admissão e 117 de escape, gira demais. Levamos em consideração também que ambas as válvulas são de 1,60 no cabeçote 153 aplicado nos 120hp(151) e 140hp(181). Só no motor injetado a partir de 2012, houve mudança no cabeçote, com dutos individuais, valvulas de 1,84 e um comando Quicksilver roler, com 278º simétrico e lobe 112, ficou mais torcudo em detrimento da potência, que baixou 5hp. Este ultimo tem codigo 3.0XXL, bico injetor na casinha de cada duto, o bloco tem o'rings nas camisas e volante de 14" bimassa, era oferecido aqui por cerca de 50k, mas se vendeu 1 foi milagre. As conversões para Perkins Q20B dispararam nos iate clubes, ninguém queria mais motor a gasolina. Acredito eu existam muitos mercruisers 120 ou 140 jogados e esquecidos por ai, só esperando um sortudo aparecer e pagar quase nada por eles. É inverter o carter/bomba, fazer suporte de coxins e flange de capa seca e ser feliz com seu "echo en Mexico".

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    Mensagem por Lumbra Qua 27 Jul - 16:14:19

    Ivo Filho escreveu:que legal!

    Ate que em fim voltamos a falar desse motor com experiencias praticas....

    como ficou o desempenho, torque e vibração?......consumo acho que é a menor das preocupações ne...rsrs
    O motor é inacreditávelmente estável, não vibra nada, não lembra em nada o motor brasileiro, até o famoso ruido de máquina de costura não existe mais. Desempenho e torque iguais de um 831 com uma weber 40, só que sem o peso extra dos dois cilindros mortos a mais , isso partindo de um mercruiser original, que pode receber mais trabalhos no cabeçote.Vale a pena usar o Mercruiser e não transplantar suas peças para um bloco brasileiro, pois TUDO já vem melhorado: bitolas maiores de parafusos, bloco mais espesso, dutos de agua com trat.anti-corrosivo em niquel e mais largos, as camisas, bielas e pistões são forjados e dimensionados para até 350cv (com uso do Eaton M60 opcional), casinha da biela no bloco mais larga (no nacional tem que desbastar um dos dois pra não raspar). A bomba d'água tem 12 pás largas que preenchem a cavidade e não 8, a engrenagem do distribuidor "casa" certinho com o comando, é é fixada por pino+guia. Até o coletor de escape fundido tem galerias separadas, funciona como um 4-em-1 dimensionado, com bocal 3,25. Por fora, ninguém nota diferença, principalmente se pintar com as cores dos nacionais.
    Este motor também é usado na indústria leve, para geradores e também empilhadeiras de pallets Hyster ou Bosch (porém castrados em 70hp) porem, as peças são básicas, sem preparo algum, apenas o virabrequim vale a pena. Mas o mercado industrial explora demais nos valores das peças. Se procurar numa oficina de barco, capaz de arrematar completo por menos de 5 mil.
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    Mensagem por Diplo87 Sex 29 Jul - 7:35:55

    Muito TOP esse projeto! MOTOR OPALA 3.0 A PARTIR DO 2.5 (MATERIA REVISTA OFICINA MECANICA) 122938
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 29 Jul - 7:43:11

    Lumbra escreveu:
    Ivo Filho escreveu:que legal!

    Ate que em fim voltamos a falar desse motor com experiencias praticas....

    como ficou o desempenho, torque e vibração?......consumo acho que é a menor das preocupações ne...rsrs
    O motor é inacreditávelmente estável, não vibra nada, não lembra em nada o motor brasileiro, até o famoso ruido de máquina de costura não existe mais. Desempenho e torque iguais de um 831 com uma weber 40, só que sem o peso extra dos dois cilindros mortos a mais , isso partindo de um mercruiser original, que pode receber mais trabalhos no cabeçote.Vale a pena usar o Mercruiser e não transplantar suas peças para um bloco brasileiro, pois TUDO já vem melhorado: bitolas maiores de parafusos, bloco mais espesso, dutos de agua com trat.anti-corrosivo em niquel e mais largos, as camisas, bielas e pistões são forjados e dimensionados para até 350cv (com uso do Eaton M60 opcional), casinha da biela no bloco mais larga (no nacional tem que desbastar um dos dois pra não raspar). A bomba d'água tem 12 pás largas que preenchem a cavidade e não 8, a engrenagem do distribuidor "casa" certinho com o comando, é é fixada por pino+guia. Até o coletor de escape fundido tem galerias separadas, funciona como um 4-em-1 dimensionado, com bocal 3,25. Por fora, ninguém nota diferença, principalmente se pintar com as cores dos nacionais.
    Este motor também é usado na indústria leve, para geradores e também empilhadeiras de pallets Hyster ou Bosch (porém castrados em 70hp) porem, as peças são básicas, sem preparo algum, apenas o virabrequim vale a pena. Mas o mercado industrial explora demais nos valores das peças. Se procurar numa oficina de barco, capaz de arrematar completo por menos de 5 mil.

    Legal, e vale ressaltar que em potencia bruta ele é mais forte que um 6 cil original.
    Creio que é uma boa alternativa para quem quer ter mais potencia, manter o carro sem vibrações e nao mudar o aspecto geral do carro.
    Uma boa pedida ou estudo seria verificar como se comporta com um diferencial e cambio do 6 cil, acredito que com a potencia alta ele possa empurrar uma relaçaõ mais longa e ser ate melhor que o 151 em termos de consumo.


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    Mensagem por chevy250 Sex 29 Jul - 20:53:38

    Alguem tem a medida do torque e a que rotação?
    Fiquei curioso com esse curso alongado.
    Deve ser bem torcudo e bem em baixa RPM, não?

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