Qdo um carro pára de funcionar de repente, mas o sistema de ignição e o nível de combustível estão em ordem, é provável q a origem do problema esteja na bomba de combustível. Nesse caso, os sintomas mais comuns são as falhas do motor, a não atinge a velocidade máxima ou não acelera adequadamente.
As bombas mecânicas, em geral, só apresentam problemas qdo a quilometragem do carro já está mto alta. O sistema é mto simples e resistente: a bomba é acionada pelo virabrequim, q, por meio de um ressalto extra, se liga ao balancim da bomba, fazendo-o se mover pra cima e pra baixo. O bombeamento do combustível é feito por um diafragma de borracha. O movimento constante desse elemento pode ocasionar minúsculos furos por onde ocorrem vazamentos e faz com mq o combustível vaze para o cárter e dilua o óleo. Na bomba há duas válvulas q fazem o combustível circular num único sentido. Se qualquer uma delas quebrar, a pressão da bomba cairá. É raro as válvulas quebrarem, mas elas emperram com facilidade devido a particulas de sujeira, o q impede uma vedação adequada.
Para retirar a bomab, desconecte a mangueira q vem do tanque e a q vai para o carburador. Utilizando-se de uma chave 13mm, desparafuse os dois parafusos q prendem a bomba ao bloco do motor. A localização dos parafusos é um pouko complicada, mas dá pra soltá-los com jeitinho!!!! Puxe-a para fora do motor e raspe a junta velha.
Pra recolocar a bomba, use junta nova revestida com ma leve camada de massa vedante. Cuidado com a colocação do balancim no vira; a colocação incorreta provocará sérios danos qdo for dada a partida.
Exame da bomba:
1. Tape o tubo de saída e empurre o balancim pra cima. Se aválvula de entrada estiver boa, você moverá o balancim com facilidade e o diafragma permanecerá inalterado.
2. Tape o tubo de entrada w mova o balancim. Se a válvula de saída funcionar, haverá certa resistência, mas o diafragma não deve se deslocar.
3. Tape os dois tubos e mova o balancim. Se o diafragma estiver normal, você sentirá alguma resistência.
4. Por fim, vede o pekeno orifício na parte debaixo da bomba e mova o balancim. Se o retentor entre o orifício e o diafragma estiver intacto, haverá resistência.
Se a bomba não passar em algum desses testes, troque-a!!!!!
Ontem à(s) 18:01:50 por Tonho_RS
» Gaxeta - Quais problemas se não trocar?
Ontem à(s) 8:28:08 por Paulo Corso
» Troca de cambio e diferencial (cardã ficou curto era pra acontecer?) (RESOLVIDO)
Ontem à(s) 5:36:53 por Rubão6cc
» Desmontar pivô do limpador do parabrisa
Seg 27 maio - 16:35:40 por opala4cc
» Caravan Comodoro 1990 Preto Nobre
Dom 26 maio - 13:49:11 por Gui Rizla
» Instalação de rádio
Dom 26 maio - 9:56:52 por PauloCarvalho
» Alocação dos relés - 81/84
Dom 26 maio - 9:44:18 por PauloCarvalho
» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
Dom 26 maio - 8:19:41 por francisco6>8
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Dom 26 maio - 5:08:34 por ernani paulo damasceno