por DanielSS76 Sex 6 Jun - 16:01:26
Olá Daniel,
Primeiro é preciso que vc entenda que existem, basicamente, 2 tipos de comando cópia:
1) feito em eixo bruto (o fabricante do comando compra de um fornecedor eixos e usina, entalha o comando a partir de um comando original ou como gostam de dizer: fórmulas matemáticas complexas)
2) feito em cima de um comando original (o fabricante pega um comando original GM, aplica solda em cima dos lobes desgastados e/ou retifica o comando para ficar o mais próximo do modelo buscado)
Depois de algum tempo pesquisando, descobri que existe o que seria o ideal (aquilo que é indicado pelo fabricante, o que todos já fizeram e aprovaram) e existe o que está ao nosso alcance...
O ideal seria colocar todo o conjunto novo, fazer um bom trabalho no cabeçote e verificar todo o restante do motor (isso seria o ideal), mas é caro. Nem sempre está ao nosso alcance.
Usando um comando cópia o que pode acontecer (me ajudem aí):
1) o comando pode sofrer desgaste prematuro por fragilidade do material utilizado na fabricação ou no ajuste de folgas de válvulas ou ainda na pressão das molas. O primeiro não tem jeito, é problema de fabricação. Os dois últimos tem solução se forem empregadas as folgas e pressão corretas das molas.
2) Por não usar as molas adequadas ou compensadas com calços para ficar o mais próximo do exigido pelo comando, vc pode "tirar o motor de giro" ou ralar o comando. De novo, tem solução, mas vai demandar o uso de um medidor de pressão de molas e algum conhecimento na instalação e talvez um limitar do giros do motor.
3) o comando foi mal fabricado e não tem os ângulos ou levante corretos. Aqui não tem jeito, é defeito de fabricação, vc vai ter de brigar com o fabricante.
Compreendendo as diferença e os riscos, vc é quem tem que decidir.
Grande abraço e boa sorte na escolha.
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