Depois de alguns anos com o carro e ter passados por inúmeras mecânicas, já me encontrava desanimado com o carro por achá-lo fraco (sem sal) e como já havia lido vários posts por aqui, o carro vivia tomando bina de stradinha 1.6 e derivados. Cogitei até vender o carro por não ter encontrado um mecânico que desse jeito no carro ou que afirmasse o real problema. Acabei encontrando referências de um bom preparador de carros na minha cidade (BH) e resolvi procurá-lo para avaliar o meu carro e ver o que poderia ser feito. Como resultado, foi avaliado que já havia um desgaste no motor, pistões, anéis de segmento, etc que não davam mais uma taxa de compressão adequada para que o carro desenvolvesse melhores rotações. O carro era xôxo, como se diz aqui em Minas...
Isso era por volta de 2010/2011, se não me falhe a memória. Nesta época, não sei porque, era difícil encontrar os pistões a gasolina originais, se não me engano 3,73" de diâmetro, côncavos. Quando achava era o olho da cara. Fui recomendado a fazer o serviço de retífica, trocando todas as camisas do bloco para 4"e colocando os pistões cabeça chata do 4cc (famoso 4.4). O Cabeçote foi rebaixado 2mm. Na época fiquei até tentado a colocar um kuirzim baratinho cópia do 250s, mas para ficar legal teria de trocar carburação, coletor, etc. E como a retífica completa do bloco, rebaixamento de cabeçote, troca das camisas, bielas, bronzinas, pistões, etc não tinha ficado barato, resolvi me contentar em ter um motor novo, com mais torque e taxa, porém limitado em carburação e comando. O resultado ficou legal.
Passado esses anos, tive um carro equilbrado mecânicamente. Não dava problema, exceto pela carburação maldita 3e. Meu carro ficava muito tempo parado na garagem (eu sei, não é o ideal) mas sempre que dava eu ia usá-lo depois de 1 mês parado, 3 semanas, a marcha lenta tava aquela m!@#a... Até que um dia eu cansei... Mandei pra pqp e comecei à planejar um upgrade para o carro. Vieram diversas dúvidas do que fazer o que colocar, injeção ou carburado, etc. Nada diferente do que vejo aqui nos diversos tópicos.
Li muito, conversei muito com o meu preparador dos meus objetivos, qual seria o propósito, etc.
Nunca quis o meu carro para dar pau em arrancada. Acho legal e admiro quem faz. Porém sou realista e apesar de me considerar bem razoávelmente bem empregado, tenho outras prioridades e não posso me dar ao luxo de gastar 10, 15, 20 mil ou mais por mês em preparação para campeonatos de arrancadas regionais.
Pois bem, definido que o carro era para a rua, foi planejada a seguinte configuração:
1 - Kit completo do Comando comp cams 280h (comando, molas, travas, pratos, tuchos, engrenagens do comando e vira, etc);
2 - Kit MSD - Módulo 6AL, bobina MSD blaster SS, cabos msd;
3 - Carburação W40;
4 - Coletor Drago;
5 - Polia Damper;
6 - Rebaixamento do bloco em 1,5mm (o cabeçote já havia sido rebaixado em 2mm anteriormente);
7 - Válvulas de admissão maiores (Blazer);
8 - Engrenagem de distribuidor em bronze Crower;
9 - Balanceamento do conjunto (vira, damper, volante)
10 - Outras coisinhas como pintura de motor, troca de parede corta fogo, termotape, etc...
Em relação ao comando, relutei em colocar um 278 (isky 525 b), apesar de saber que é bem mais forte e alguns colegas daqui usam ele em rua, considerei que ele era acima das minas pretensões de utilização. Inclusive já vi vários aqui que tiveram problemas para acerto com este comando. Vi alguns vídeos do Weberton (SpartaEPA que usa o 268H) e também do Sr. Bianchi (que usa o 280H). Troquei e-mails com ambos, e a resposta foi sempre mais que satisfatória no uso. Ambos recomendaram este comando. Como o meu carro original é hidráulico, quis manter esta característica, por isso descartei o Isky.
Fiquei cerca de uns 6 meses comprando peças em diferentes locais. Todo dia, pesquisava na internet promoções, etc. Consegui comprar quase tudo com preço em conta e Zero, nada usado.
Exceto o kit do comando que é raro achar aqui no Brasil e decidi importar quando o Dollar estava chegando em 2,70 e estava com forte tendência de chegar nos R$3,00.
No mês passado finalmente consegui agendar uma vaga na oficina para levar o carro e o mesmo já foi trabalhado e neste momento está em fase de acerto. Devo pegá-lo amanhã ou depois. Estive neste último sábado na oficina para ver como estava e recebi o convite do preparador para dar uma volta e fazer um test drive. Isto me motivou à abrir este tópico.
Eu nem quis em um primeiro momento dirigir o carro, deixei o mecânico tocar a máquina só pra ver como estava. Vou ser sincero e direto: A marcha lenta do carro já estava super estável ao ligá-lo. cerca de 850 a 900 rpm... Não pipoca. Ficou um barulho grave e harmoniso com o 6x2 e abafador de mercedes no meio do carro... Até então normal, nada de mais.
Ao sairmos da oficina e o mecânico iniciar a série de aceleradas, pude perceber o quão agressivo o carro ficava ao pisar fundo. E com as trocas de marchas o carro não perdia fôlego, continuava subindo o giro bonito e rápido. Ficou realmente muito, mas muito forte. Aí já não sei se era somente pelo comando ou também pela taxa (+- 10,5:1).
Resumindo, passeei no carro neste último sábado com o acerto de carburação ainda não finalizada e a experiência foi extremamente satisfatória. Diria até que ficou sem noção para o propósito de rua. O carro consegue andar extremamente suave pisando leve, sem cabeçadas e trancos. Porém, ao pisar com mais vontade o bicho se transforma. O Famoso lobo em pele de cordeiro. Barulho do escape muito forte e o tranco é dar medo. Fiquei até meio preocupado de fazer besteira ao dirigílo.
Ainda não tenho noção de consumo para poder falar. Mas já queria deixar o relato aqui de que este comando para quem quer um carro de passeio nervoso e confortável é o que há, ficou show. Fica aí a dica se alguém ainda têm dúvidas nessa configuração. As primeiras impressões foram altamente positivas. Agora é tirar o carro acertado e passear.
Depois postarei fotos do veículo e novas impressões.
Inté.
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