por BERGUELLI Dom 21 Fev - 10:40:33
Sérgio Soares escreveu:Amigo, o óleo no coletor de admissão é devido aquela mangueira que liga a parte traseira da tampa de válvulas no coletor. Essa mangueira serve para que o vapor de óleo retorne para dentro do motor só que pela admissão. Porém, esse vapor carrega gotículas de óleo que acabam sujando o sistema. Para resolver esse ''problema'' você pode fazer de duas formas: utilizar um respiro de óleo
ou utilizar um reservatório externo de óleo juntamente com esse respiro
Boa tarde de Domingão á todos? Todos bem cavalheiros?
Senhores, lendo alguns tópicos por aqui e pelo 4x4 Brasil, levanto dúvidas das famosas ligações dos "respiros" da tampa de válvulas. Vamos lá: meu 4 cilindros gasolina, que tem comando mais alto, weber 40 e coletor de escape 4 em 2, apenas como informação já que lí que mesmo preparações bem leves como essa interferem no sistema.
Sintomas: jogando óleo pela vareta de medição, gotículas de óleo no painel traseiro e para-choque e cheiro doce de óleo (li que é cheiro dos gases) e percebo uma pequena quantidade fumaça expelida pelo escapamento quando estico marchas pelos 3 mil giros, percebo fuligem nas telas das cornetas do carburador igual a que se forma nas paredes do escapamento (nego de fumo) e percebi óleo nos dutos de admissão do terceiro e quarto cilindros qdo fui trocar as juntas, que são os dutos que ficam logo abaixo do respiro que fica em em cima da tampa de válvulas.
Li que deveria existir ali na entrada do coletor de admissão um válvula que é acionada pelo vácuo, porém me parece que ela é melindrosa e também não vai bem qdo se aspira.
As dúvida são: As ligações das minhas mangueiras estão corretas? Esse óleo voltando pela vareta de medição é uma deficiência dessa ligação? As gotículas de óleo impregnadas no painel traseiro e fumaça em giro mais alto são desse retorno de óleo indo pra admissão?
As ligações estão da seguinte forma: o respiro que fica mais a frente da tampa, em sua lateral, está livre sem mangueira, tem apenas um pedaço de espuma dentro do cachimbinho metálico, o respiro mais perto da parede corta fogo que fica em cima da tampa tem uma mangueira que o liga em um niple "T" no coletor de admissão, nesse niple também estão ligadas a mangueira do hidrovácuo, a mangueira que vai ao avanço á vácuo do distribuidor e também um mangueira que vai para o vacuômetro do console (esse fica muito louco na marcha lenta).
Seguem fotos das ligações das mangueiras que saem dos respiros da tampa.
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