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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Ponto de ignição Empty Ponto de ignição

    Mensagem por willian fóquinha Ter 24 Nov - 13:57:57

    Galera depois de tanto buscar
    Perguntar á mecânicos,mais ele não falam
    tive de pagar para colocar o opala no Ponto
    queria saber se alguem aqui do forum não poderia ajudar eu e outros amigos leigos nessa parte.
    A por o opala no ponto desde o inicio ilustrado se puder
    eu e muitas outras pessoas agradecemos muito.
    O fórum agradece cheers cheers cheers
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por Daniel lugo Ter 24 Nov - 14:09:01

    Uma prévia...
    Tira a vela do primeiro cilindro.
    Com a mão gire o motor em sentido horário, enquanto com uma lanterna ou chave de fenda observa o pistão subindo até o ponto máximo(PMS).
    No distribuidor, geralmente tem uma cava no corpo.
    Aponte o rotor para essa marca.
    Observe a ordem de ignição, geralmente escrita no coletor.
    A partir do primeiro cilindro,o que fica na marca encaixe os cabos,1-3-4-2 ou 1-5-3-6-2-4..

    dá partida no bixo e REGULA COM PISTOLA DE PONTO!
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por Müller Ter 24 Nov - 15:05:52

    Daniel lugo escreveu:Uma prévia...
    Tira a vela do primeiro cilindro.
    Com a mão gire o motor em sentido horário, enquanto com uma lanterna ou chave de fenda observa o pistão subindo até o ponto máximo(PMS).
    No distribuidor, geralmente tem uma cava no corpo.
    Aponte o rotor para essa marca.
    Observe a ordem de ignição, geralmente escrita no coletor.
    A partir do primeiro cilindro,o que fica na marca encaixe os cabos,1-3-4-2 ou 1-5-3-6-2-4..

    dá partida no bixo e REGULA COM PISTOLA DE PONTO!

    Complementando, qdo o pistão estiver no topo, verifique se a marcação da polia do vira está alinhada com a marcação "0" na chapa do bloco do motor. Essa é a posição em q as duas válvulas estarão fechadas.

    Na hora de colocar os cabos, tem q ir sequenciando no sentido horário após colocar o cabo do primeiro cilindro.

    Depois faz a regulagem com a pistola.


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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por Daniel lugo Ter 24 Nov - 15:15:12

    Müller escreveu:
    Daniel lugo escreveu:Uma prévia...
    Tira a vela do primeiro cilindro.
    Com a mão gire o motor em sentido horário, enquanto com uma lanterna ou chave de fenda observa o pistão subindo até o ponto máximo(PMS).
    No distribuidor, geralmente tem uma cava no corpo.
    Aponte o rotor para essa marca.
    Observe a ordem de ignição, geralmente escrita no coletor.
    A partir do primeiro cilindro,o que fica na marca encaixe os cabos,1-3-4-2 ou 1-5-3-6-2-4..

    dá partida no bixo e REGULA COM PISTOLA DE PONTO!

    Complementando, qdo o pistão estiver no topo, verifique se a marcação da polia do vira está alinhada com a marcação "0" na chapa do bloco do motor. Essa é a posição em q as duas válvulas estarão fechadas.

    Na hora de colocar os cabos, tem q ir sequenciando no sentido horário após colocar o cabo do primeiro cilindro.

    Depois faz a regulagem com a pistola.

    Perfeito,esqueci de comentar isso mesmo..
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por willian fóquinha Ter 24 Nov - 15:58:46

    alguem tem disponibilidade na ilustração,tirando o distribuidor para ficar bem completo o tópico
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por adpachec Ter 24 Nov - 16:10:54

    Ponto.

    Ordem de ignição (sentido Horário):

    4 cc: 1, 3, 4, 2.
    6 cc: 1, 5, 3, 6, 2, 4.

    Solte as velas.
    Coloque uma bolota de papel no lugar da vela n° 4 (perto da parede corta fogo). eu uso este cilindro como se fosse o n° 1 para não errar na sequência dos cabos.
    Não enfie a bolota lá dentro, apenas encaixe ela na abertura.
    Dê uns toques na chave, quando a bolota de papel pular o pistão está no PMS e na compressão.
    Existem 02 PMS (Ponto Morto Superior), que é compressão e expulsão dos gases, o importante é a compressão.
    Com uma chave e fenda apoiada no pistão n° 4 gire a polia na mão até o PMS na posição do pistão no TOPO NA POSIÇÃO DE DESCIDA.
    Se o distribuidor (Rotor) não estiver apontado para o pistão (não precisa ser diretamente) você pode soltar o distribuidor e recolocar na posição, mas é chato fazer isto.
    Ou mantenha na posição que esta (rotor e distribuidor).
    Coloque um cabo de vela na bobina e uma vela na ponta, encostada na lataria (sem tinta) do bloco.
    Vire a chave até acender o painel.
    Com a mão gire um pouco o distribuidor (não muito devagar), vai soltar uma faísca na vela, ali é o momento da centelha.
    Volte o distribuidor um pouco antes do momento da centelha.
    Trave ele.
    Coloque a tampa do distribuidor.
    O encaixe da vela a frente (sentido horário) do ponto de faísca,esta será a posição do cabo de vela do cilindro n°4 que você deixou no PMS.
    A partir daí segue a sequência de instalação dos cabos (ex: 4 cc; 1, 3, 4, 2.).
    Ligue o motor (ele pode não pegar de início) e acerte o ponto.
    Se ele girar e não pegar, adiante um pouco o ponto no distribuidor.
    Se ele ficar "pesado" ou ter contra golpes, atrase um pouco o ponto.

    Quando ele pegar, deixe esquentar um pouco e acerte até ficar "liso" e sai para testar, de preferência em uma subida, se bater pino atrase um pouco o ponto.

    Se desmontar por completo (como a retirada do comando) tem que usar as referências com a marca da polia.
    A marca "0" no bloco é uma indicação de válvulas fechadas no PMS.
    O manual Opala pede para colocar no 2° traço acima do "0".
    Girar distribuidor no anti horário adianta o ponto, sentido horário atrasa.

    OKK
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por gilmareu Qua 25 Nov - 5:38:43

    Como o meu carro eu já conheço, e vi alguns posts em outros tópicos dizendo que mesmo com a pistola não fica legal, eu faria o seguinte.

    Primeiro verifica se velas, cabos, cachimbo, avanço, e o carburador estão OK e se o cachimbo distribuidor está apontando para o primeiro cilindro como explicaram acima.

    Depois solta o parafuso do distribuidor, mas não afrouxa demais para ele não vibrar, deixe firme a ponto de ser possível mexê-lo com a mão.

    Liga o carro, deixa em marcha lenta e vai virando o distribuidor devagar até achar o ponto onde ele fica mais acelerado.

    Pega uma chave de boca e sai pra rua rodando com o bichão, com o motor quente, já na temperatura de trabalho.

    Pisa fundo, pisa leve, pega umas subidas e vai sentindo o carro.

    Sentido anti-horário avança o ponto, horário atrasa.

    Quando chegar quase lá, vai virando de "soquinho" muuuito pouquinho, tipo bem menos de 1mm por vez.

    Lembrando que carro adiantado anda melhor, mas tem alguns sintomas:
    Demora mais para pegar quando dá na chave
    Esquenta mais
    Dá uns trancos/cabeçadas rodando em baixa rotação

    Como não tenho a pistola estroboscópica mas tenho paciência, fiz assim.




    MaiadoMT gosta desta mensagem

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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por willian fóquinha Qua 25 Nov - 16:44:33

    Galera alguem consegue fazer o serviço e ilustrar ou gravar video como se tivesse fazendo do zero
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por adpachec Qua 25 Nov - 16:58:40

    Depois do teste com a bolota e levado ao PMS, tem que colocar esta marca da Polia no 2° traço acima do "0" no bloco conforme manual.

    Ponto de ignição Polia

    A marcação fica nesta aba (lado do motorista abaixo do alternador):

    Ponto de ignição Tampa

    A ponta do rotor (tem que estar virada para o cilindro que deixou em PMS):

    Ponto de ignição Rotor

    A polia e a marcação do lado direito da foto:

    Ponto de ignição Images?q=tbn:ANd9GcRDMHMepUlKx5hd7XfcPpR38WUpynB2jDy7evnN6XMVVOpDZg2D

    http://www.opaleirosdoparana.com/t27507p350-4cc-ajuda
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por lucasopala Qua 25 Nov - 17:47:17

    muito bom o topico parabéns pela colaboração dos opaleiiro pq não é facil encontrar mecanico de confiança e tempo para mexer nos nossos opalas temos que fazer depois do trampo e fins de semana e na malharia das vezes tamos com duvida.
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 25 Nov - 18:05:00

    Excelente texto adpachec,eu sempre regulo no sentimento tambem,nunca acertei com a pistola


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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por Jean Michel Colet Qua 25 Nov - 19:37:24

    William, vêm aqui em casa, eu coloco no ponto sem te cobrar nada.

    Um abraço!

    safes gosta desta mensagem

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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por felipeleox Qua 25 Nov - 20:07:37

    Pessoal, meu motor estava balançando MUITO em ponto morto, e depois de re-acertar a mistura do 228, decidi dar uma mexida no ponto pra ver me melhorava.

    Em marcha lenta, adiantei um pouco o ponto, e ficou beleza em lenta, acelera ele não falha, nem da contra golpes andando na cidade, e ficou mais forte.

    Porém, o único problema que surgiu, foi que se eu manter uma velocidade constante, acima de 70km/h ele fica dando uns tranquinhos.

    Mas se eu acelerar ele (por exemplo de 0 a 100, saindo de um pedagio) ele não falha nada, e está mais forte do que antes, mas ai quando eu deixo o pé parado pra manter em 90, ou 100, dá as cabeçadinhas. Mas se eu tiro o pé todo, ele vai desacelerando normal, como antes.

    Isso é sintoma de ponto? ou outro fator?
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por adpachec Qui 26 Nov - 4:07:02

    felipeleox escreveu:Pessoal, meu motor estava balançando MUITO em ponto morto, e depois de re-acertar a mistura do 228, decidi dar uma mexida no ponto pra ver me melhorava.

    Em marcha lenta, adiantei um pouco o ponto, e ficou beleza em lenta, acelera ele não falha, nem da contra golpes andando na cidade, e ficou mais forte.

    Porém, o único problema que surgiu, foi que se eu manter uma velocidade constante, acima de 70km/h ele fica dando uns tranquinhos.

    Mas se eu acelerar ele (por exemplo de 0 a 100, saindo de um pedagio) ele não falha nada, e está mais forte do que antes, mas ai quando eu deixo o pé parado pra manter em 90, ou 100, dá as cabeçadinhas. Mas se eu tiro o pé todo, ele vai desacelerando normal, como antes.

    Isso é sintoma de ponto? ou outro fator?

    Ponto muito adiantado (que pode elevar a temperatura ou dar sinal de batida de pino).
    Falta de combustível.
    Ou queda de pressão na bomba de combustível.

    OKK
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por Daniel lugo Qui 26 Nov - 7:21:15

    Um conselho. Regula com pistola, ao invés de usar zilhões de técnicas diferentes pra chegar ao mesmo resultado, provavelmente até inferior, em 2 minutos tu regulou com a pistola, ou luz de ponto. Pede emprestado ou faz uma tu mesmo, não é difícil.
    Se quiser ir pelo livro do Opala vai, é uma obra incrível , uma escola. Porém dos anos 80. Não custa nada poupar tempo e regular o carro do jeito mais fácil.
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 26 Nov - 9:26:25

    Essas zilhões de tecnicas são muito uteis,melhor que ficar acertando com a pistola e o carro não ficar bom,eu aconselho quem não tem pistola acertar o ponto no sentimento mesmo,garanto que fica bom


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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por felipeleox Qui 26 Nov - 9:46:00

    Dando uma folheada aqui num livro de mecanica, agora que vi que quando limpei o carburador, eu nao tirei o calibre (flautinha). Tirei todos pra limpar, menos ele porque quanto tirei os gicles que ficam antes dele , que sao dois, essa flautinha nao tinha fenda pra desrosquear, estava liso.

    Sera que pode ser isso tambem ?

    Acham que compensa eu primeiro tentar mexer no ponto ou carburador ?

    Quanto a pistola, ate faria se tivesse uma, ou se alguem que tivesse fizesse pra mim de graça kk

    Pagar mecanico agora ta embaçado.
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por felipeleox Qui 26 Nov - 9:53:08

    Bomba de combustivel é nova, e trabalha com desborbulhador faz uns 3 meses
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por Tonho_RS Qui 26 Nov - 11:03:09

    felipeleox escreveu:Bomba de combustivel é nova, e trabalha com desborbulhador faz uns 3 meses

    E o desborbulhador está instalado corretamente?

    Tubo de cima: retorno para o tanque.

    Tubo do meio: entrada de combustível.

    Tubo de baixo: saída de combustível para o carburador.

    E o mais importante, o desborbulhador precisa ficar no mesmo nível ou acima do carburador, nunca abaixo dele.

    Boa sorte.
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    Mensagem por Daniel lugo Qui 26 Nov - 12:05:28

    bruno silverstar83 escreveu:Essas zilhões de tecnicas são muito uteis,melhor que ficar acertando com a pistola e o carro não ficar bom,eu aconselho quem não tem pistola acertar o ponto no sentimento mesmo,garanto que fica bom

    Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?
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    Mensagem por willian fóquinha Qui 26 Nov - 12:25:57

    Daniel lugo escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Essas zilhões de tecnicas são muito uteis,melhor que ficar acertando com a pistola e o carro não ficar bom,eu aconselho quem não tem pistola acertar o ponto no sentimento mesmo,garanto que fica bom

    Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

    Gente a intenção do tópico é somente ajudar a leigos como eu e mais pessoas do fórum
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    Mensagem por LucasPiologo Qui 26 Nov - 12:33:45

    tenho muito interesse em aprender a por o carro no ponto, pois a única vez q tentei fiz merda e tive q chamar mecânico pra arrumar a cagada !

    Meu carro da uns tranquinhos andando na cidade, mas em alta acima de 70 ele n balança, motor balança um pouco na lenta.
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    Mensagem por adpachec Qui 26 Nov - 16:11:08

    Daniel lugo escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Essas zilhões de tecnicas são muito uteis,melhor que ficar acertando com a pistola e o carro não ficar bom,eu aconselho quem não tem pistola acertar o ponto no sentimento mesmo,garanto que fica bom

    Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

    Calma gente.......

    Beethoven era surdo e compôs muitas músicas que são tocadas até hoje.
    Não importa a forma e sim o resultado, e que seja positivo.

    OKK
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 26 Nov - 16:25:01

    Daniel lugo escreveu:

    Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

    Sim,não falaria a toa aqui

    Não to falando que a pistola ão presta,mas geralmente no opala(não motores preparados)não fica bom,mas é que cada motor tem sua regulagem,não adianta falar que por exemplo 10° fica excelente em todos os 6cil a gasolina que não vai funcionar,cada motor responde de um jeito diferente,por isso que sem a pistola é melhor,e muita gente não tem essa ferramenta tambem OKK


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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por opala@80 Qui 26 Nov - 17:03:43

    Boa noites amigos não sei se é o tópico certo mas vamos la desmontei meu motor para pintar algumas peças depois montei e nem gira o motor eu tinha tirado a polia e o distribuidor agora ele nem gira o que pode ser tava funcionando certinho???
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por Tonho_RS Qui 26 Nov - 20:23:23

    adpachec escreveu:

    Beethoven era surdo e compôs muitas músicas que são tocadas até hoje.
    Não importa a forma e sim o resultado, e que seja positivo.


    Boa essa, aprendi mais uma para a vida, kkkkkkkkkkk.
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por felipeleox Qui 26 Nov - 20:29:55

    Tonho_RS escreveu:
    felipeleox escreveu:Bomba de combustivel é nova, e trabalha com desborbulhador faz uns 3 meses

    E o desborbulhador está instalado corretamente?

    Tubo de cima: retorno para o tanque.

    Tubo do meio: entrada de combustível.

    Tubo de baixo: saída de combustível para o carburador.

    E o mais importante, o desborbulhador precisa ficar no mesmo nível ou acima do carburador, nunca abaixo dele.

    Boa sorte.

    A instalação esta correta sim, mas agora me veio aquela exclamação na cabeça rs

    Da forma quando instalei o desborbulhador, deixei no mesmo nível, e ai andava super bem, e no mesmo dia que acertei o ponto, acabei abaixando ele um pouco porque estava pegando na panela do filtro de ar...

    Hoje até dei uma atrasadinha mínima no ponto, mas como não peguei estrada, não deu pra ter muita noção, apenas que pro uso de cidade ficou normal.

    Aqui a foto do desborbulhador no dia em que o instalei (desta maneira ficava redondo em qualquer regime)
    Ponto de ignição 2vmd3ip


    ______________________________________-

    Quanto ao uso de pistola ou não, cada um tem sua preferência, acho que o objetivo aqui é mostrar os diversos caminhos para o mesmo lugar.
    Acho que a pistola seria até bom fazer, deve ser mais garantido, mas com os motores ai com mais de 30 anos, nem sempre a especificação do manual fica 100% boa, mas é claro que as vezes pode ficar, então tudo depende
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    Mensagem por gilmareu Sex 27 Nov - 5:41:08

    bruno silverstar83 escreveu:
    Daniel lugo escreveu:

    Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

    Sim,não falaria a toa aqui

    Não to falando que a pistola ão presta,mas geralmente no opala(não motores preparados)não fica bom,mas é que cada motor tem sua regulagem,não adianta falar que por exemplo 10° fica excelente em todos os 6cil a gasolina que não vai funcionar,cada motor responde de um jeito diferente,por isso que sem a pistola é melhor,e muita gente não tem essa ferramenta tambem OKK

    Meu carro por exemplo, é original a gasolina rodando no alcool, com pistões e toda parte debaixo do motor a gasolina, algumas peças colocadas do alcool, como partida-frio, coletor aquecido, carburador giclado para alcool, obviamente o ponto e avanço dele não poderia ser feito somente na pistola, pois deva ser diferente do especificado de fábrica ...

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    Mensagem por adpachec Sex 27 Nov - 15:52:37

    opala@80 escreveu:Boa noites amigos não sei se é o tópico certo mas vamos la desmontei meu motor para pintar algumas peças depois montei e nem gira o motor eu tinha tirado a polia e o distribuidor agora ele nem gira o que pode ser tava funcionando certinho???

    Olha se não esqueceu de ligar o pós chave no motor de arranque.

    Ponto de ignição 120561d1210303028-motor-de-arranque-arranque_opala

    Esta foto é do arranque do 6cc. (nao é bosch)
    -1 -> vem do positivo da bateria
    -2 -> vem do tambor da chave (comanda o acionamento do motor de arranque)
    -3 -> vai para o sistema de ignição
    -4 -> vai para dentro do arranque

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/38717-motor-de-arranque.html

    OKK
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    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 27 Nov - 18:49:41

    gilmareu escreveu:
    Meu carro por exemplo, é original a gasolina rodando no alcool, com pistões e toda parte debaixo do motor a gasolina, algumas peças colocadas do alcool, como partida-frio, coletor aquecido, carburador giclado para alcool, obviamente o ponto e avanço dele não poderia ser feito somente na pistola, pois deva ser diferente do especificado de fábrica ...


    Isso mesmo,você sabe que seu carro é um motor a gasolina transformado a alcool,mas tem dono que não sabe se o motor é original com aquele combustível ou não,ai começa a salada hehe


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    Mensagem por Müller Sáb 28 Nov - 12:12:42

    bruno silverstar83 escreveu:
    Daniel lugo escreveu:

    Já acertou um carro com pistola pra sair dizendo que fica ruim?

    Sim,não falaria a toa aqui

    Não to falando que a pistola ão presta,mas geralmente no opala(não motores preparados)não fica bom,mas é que cada motor tem sua regulagem,não adianta falar que por exemplo 10° fica excelente em todos os 6cil a gasolina que não vai funcionar,cada motor responde de um jeito diferente,por isso que sem a pistola é melhor,e muita gente não tem essa ferramenta tambem OKK

    Tanto faz acertar no ouvido ou na pistola! O importante é q fique bom!

    A questão da pistola é a seguinte: como falaram, cada carro é um carro e com motores de mais de 20 anos. Cada um tem sua peculiaridade.

    Os dados do manual não precisam ser seguidos à risca. Talvez na época do lançamento do modelo, td novinho. sim. Mas, hoje, esses dados podem ser usados apenas como base.

    No meu caso, por exemplo, motor 2.5 álcool, o manual diz 14 a 18º APMS. 14 e 18º na pistola não ficaram bons. Logo, ainda usando a pistola, deixei com 16º e acho q funciona redondinho!


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    Mensagem por gilmareu Ter 1 Dez - 12:36:08

    Müller escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:

    Sim,não falaria a toa aqui

    Não to falando que a pistola ão presta,mas geralmente no opala(não motores preparados)não fica bom,mas é que cada motor tem sua regulagem,não adianta falar que por exemplo 10° fica excelente em todos os 6cil a gasolina que não vai funcionar,cada motor responde de um jeito diferente,por isso que sem a pistola é melhor,e muita gente não tem essa ferramenta tambem OKK

    Tanto faz acertar no ouvido ou na pistola! O importante é q fique bom!

    A questão da pistola é a seguinte: como falaram, cada carro é um carro e com motores de mais de 20 anos. Cada um tem sua peculiaridade.

    Os dados do manual não precisam ser seguidos à risca. Talvez na época do lançamento do modelo, td novinho. sim. Mas, hoje, esses dados podem ser usados apenas como base.

    No meu caso, por exemplo, motor 2.5 álcool, o manual diz 14 a 18º APMS. 14 e 18º na pistola não ficaram bons. Logo, ainda usando a pistola, deixei com 16º e acho q funciona redondinho!  

    Além do que há 20 anos atrás nossa gasolina não tinha tanto alcool quanto tem hoje, isso muda até a giclagem do carburador, além do ponto para quem tem opalão a gasolina
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    Mensagem por LucasPiologo Ter 8 Dez - 13:16:05

    Alguém tem algum vídeo de opala batendo pino por causa do ponto?
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    Mensagem por adpachec Ter 8 Dez - 17:23:07

    É uma batida metálica, principalmente em subida.

    http://autosclassicos.blogspot.com.br/2011/03/batida-de-pino-e-pre-ignicao.html



    OKK

    Rubão6cc gosta desta mensagem

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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por felipeleox Qui 24 Dez - 17:18:13

    Pra contribuir ao tópico, quem tem carro com platinado, tá ai um excelente método. Fiz hoje e ficou Beleza

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    Mensagem por almeidanewton Dom 16 Ago - 14:30:14

    Amigos, estou com um problema:

    Troquei o rotor do distribuidor (cachimbo) e o carro não quer pegar mais. Qdo tirei a tampa, mexi no cachimbo, girei pra lá e pra cá e ele tinha (tem um jogo), não sei se isso pode tirá-lo da posição. É uma caravan 90 4cc.

    Qdo alinho a marca da polia no 0 da aba de graus, o cachimbo aponta mais ou menos para o cabo da tampa do distribuidor do 2º cilindro.

    Já girei o distribuidor o máximo que consegui para apontar o cachimbo para a saída do 1º cilindro e nada do motor pegar.

    Pergunto:

    A marca na polia se refere ao 1º cilindro, certo? (pelo que vejo no livro conheça seu opala, sim)

    É possível tirar o cachimbo da posição só dando essa mexida nele?

    Tenho que tirar o distribuidor fora (desencaixar da engrenagem do comando e colocá-lo de novo?

    Muito obrigado!
    adpachec
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por adpachec Dom 16 Ago - 14:41:01

    almeidanewton escreveu:Amigos, estou com um problema:

    Troquei o rotor do distribuidor (cachimbo) e o carro não quer pegar mais. Qdo tirei a tampa, mexi no cachimbo, girei pra lá e pra cá e ele tinha (tem um jogo), não sei se isso pode tirá-lo da posição. É uma caravan 90 4cc.

    Qdo alinho a marca da polia no 0 da aba de graus, o cachimbo aponta mais ou menos para o cabo da tampa do distribuidor do 2º cilindro.

    Já girei o distribuidor o máximo que consegui para apontar o cachimbo para a saída do 1º cilindro e nada do motor pegar.

    Pergunto:

    A marca na polia se refere ao 1º cilindro, certo? (pelo que vejo no livro conheça seu opala, sim)

    É possível tirar o cachimbo da posição só  dando essa mexida nele?

    Tenho que tirar o distribuidor fora (desencaixar da engrenagem do comando e colocá-lo de novo?

    Muito obrigado!

    "Qualquer cilindro pode ser o número 01", mas não vou te explicar isto porque você por enquanto não consegue alinhar no modo convencional.

    A folga do rotor é normal, pela folga da engrenagem que necessária para se movimentar e pelo eixo do avanço a vácuo que movimenta a mesa do distribuidor.

    Precisa retirar o distribuidor e recolocar alinhado com o 1° cilindro.

    Se não alinhar por completo gire o distribuidor.

    O chato é fazer o rotor se alinhar, ao reinstalar o distribuidor o rotor "dá uma girada".


    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41331-ponto-de-ignicao
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por almeidanewton Dom 16 Ago - 14:51:06

    "Qualquer cilindro pode ser o número 01", mas não vou te explicar isto porque você por enquanto não consegue alinhar no modo convencional.

    A folga do rotor é normal, pela folga da engrenagem que necessária para se movimentar e pelo eixo do avanço a vácuo que movimenta a mesa do distribuidor.

    Precisa retirar o distribuidor e recolocar alinhado com o 1° cilindro.

    Se não alinhar por completo gire o distribuidor.

    O chato é fazer o rotor se alinhar, ao reinstalar o distribuidor o rotor "dá uma girada".



    Mas a marca da polia não significa que o 1º cilindro (o mais pero do radiador) está no PMS no tempo explosão?

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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por adpachec Dom 16 Ago - 14:59:52

    almeidanewton escreveu:"Qualquer cilindro pode ser o número 01", mas não vou te explicar isto porque você por enquanto não consegue alinhar no modo convencional.

    A folga do rotor é normal, pela folga da engrenagem que necessária para se movimentar e pelo eixo do avanço a vácuo que movimenta a mesa do distribuidor.

    Precisa retirar o distribuidor e recolocar alinhado com o 1° cilindro.

    Se não alinhar por completo gire o distribuidor.

    O chato é fazer o rotor se alinhar, ao reinstalar o distribuidor o rotor "dá uma girada".



    Mas a marca da polia não significa que o 1º cilindro (o mais pero do radiador) está no PMS no tempo explosão?


    Sim....

    A marca na polia coincide com o pms do 1° cilindro.


    MAS.... quando se coloca o motor no ponto um zilhão de vezes consegue se colocar no ponto por qualquer cilindro.

    Como nosso modo de ler é da esquerda para direita eu uso o CILINDRO N° 4 para colocar no ponto, aí fica (esquerda para a direita) 1, 3, 4, 2.

    Usando o CILINDRO N° 1 ficaria da direita para esquerda e já vi gente se confundir.

    Usando o cilindro n° 1 fica da direita para esquerda; 1, 3, 4, 2 a sequência de ignição e no distribuidor os cabos de cada vela é colocado no sentido horário.
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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por almeidanewton Dom 16 Ago - 15:32:50

    Ponto de ignição Img_2011
    Ponto de ignição Img_2010
    Ponto de ignição Img_2012


    Essa é a cara da geringonça!

    O que poderia estar errado? As pernas da aranha coincidem com as torresinhas da estrutura do distribuidor e o cachimbo aponta para o 1º cilindro.

    (eu prefiro considerar o cilindro mais perto do radiador como primeiro e alinhar a marca da polia com a aba de graus, fica mais fácil para mim)

    valeu
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    Mensagem por adpachec Dom 16 Ago - 15:47:52

    Não se alinha as aranhas com as torres, deixe as "pernas" da aranha uns 5mm ANTES das torres, a faísca dispara assim que a aranha se alinha com a torre.
    Do jeito que está a faísca dispara depois que o pistão desceu.
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    Mensagem por almeidanewton Dom 16 Ago - 16:09:02

    Ponto de ignição Img_2013

    Deixei uns 5mm antes (o rotor gira em sentido horário, certo?) e nem sinal de vida... faísca nos cabos de vela tem, verifiquei duas vezes.

    Eu tinha trocado a mangueira do reservatório da direção hidráulica para a bomba... depois liguei e funcionou. Aí, troquei o rotor e a tampa do distribuidor (a lambança que descrevi acima), então não funcionou mais... pode ser outra coisa, vou verificar mais coisas.
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    Mensagem por adpachec Dom 16 Ago - 16:16:57

    Se tem faísca possivelmente o pms usado é o expulsão dos gases e não o pms de compressão.
    Eu costumo colocar um bola de papel no lugar da vela, dou um toque na chave e quando a bola pula eu sei que o pms é de compressão.

    Ou não está puxando combustível (velas secas e limpas) ou as cabeças dos pistões/velas estão molhadas, neste caso se verifica olhando as velas.
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    Mensagem por almeidanewton Dom 16 Ago - 16:54:52

    Fiz o teste da bolinha, deixei a marca da polia uns 25º antes da marca da aba e ela pulou.

    Tirei duas velas e estavam secas. Olhei no carburador e não vejo o borrifo de combustível qdo aciono a borboleta do pedal... mas qdo borrifo um pouco de wd40 no venturi tb não acontece nada (fazia isso qdo ficava muito tempo sem ligar).

    Depois vou soltar a mangueira que vai para o carbura e ver se está mandando combustível, vou seguir essa linha de pesquisa.

    Sei lá o que pode ser...

    Valeu pela ajuda adpachec!

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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 16 Ago - 19:36:35

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    Mensagem por almeidanewton Ter 18 Ago - 7:21:48

    Problema resolvido cheers

    Já não me lembro o que fiz que fez o carro não ligar originalmente, mas como acabei tirando o distribuidor, girei o eixo dele de forma que o rotor ficasse girado 180 graus da posição que deveria estar.

    Eu colocava a marca da polia no 0 graus da aba mas por uma coincidência dos infernos estava no PMS do tempo expulsão, justamente o que o colega adpachec falou. Fiz o teste da bolinha, mas com certeza não me atentei ao fato de que ela não pulava imediatamente.

    Tentei tirar a tampa do comando de válvulas mas não saiu nem na porrada, quando dei um passe no cabeçote, o mecânico colocou a junta e uma cola forte (deve ser a cola mais forte do mundo). Se tivesse tirado a tampa, teria visto a válula de escape aberta.

    As imagens do texto do colega Marcos Adriano me fizeram ver que para cada duas voltas do virabrequim, o comando de válvulas dá uma volta, e o distribuidor dá apenas uma volta também:

    Ponto de ignição Graus10

    Enfim, o problema está resolvido. Era só ter esfriado a cabeça e pensado um pouco, mas antes tarde do que nunca. Pelo menos aprendi.

    Obrigado pela ajuda!
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    Mensagem por adpachec Ter 18 Ago - 9:58:55

    OKK
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 18 Ago - 20:08:51

    OKK

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    Ponto de ignição Empty Re: Ponto de ignição

    Mensagem por GranTurismo Seg 18 Jan - 20:34:00

    Bem. Preciso revisar o ponto do meu. 4cil a gasolina. Foi colocado a marca da polia no A em 10° na pistola com avanço. Mas se tava no PMS de compressão e com rotor apontado pro 1° cilindro ninguém revisou...

    Minha dúvida mesmo é qual grau de referencia pra esse motor, se 8 ou 10 graus. Quando peguei tava uma bagunça marcando 5 graus na pistola, Mas pegava de primeira. E tava afogado Dai depois morreu 1 cilindro etc Troquei carburador. Gicle velas e cabos agora... Ja sabem

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