Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptyHoje à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptyHoje à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptyHoje à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptyHoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptyHoje à(s) 8:12:04 por Call

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptyOntem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso

» Instalação de rádio
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

Quem está conectado?

165 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 162 visitantes :: 1 motor de busca

juanopaleiro, lucas krause, Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
BANDIT (13573)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
Xann (10394)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
j ricardo (9376)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_leftAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 BarAdaptação de direção hidráulica no Opala 74 Bar_right 

+3
rodrigoconnect
Pedrão B.
Henio
7 participantes

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Qui 1 Jun - 11:36:02

    Boa tarde pessoal,

    Estou pensando em instalar direção hidraulica no meu 74 mas não gostaria de mudar o visual da coluna de direção nem a posição da chave de ignição. Vi um tutorial postado aqui onde o Opaleiro adaptou partes da coluna de um modelo 78 na coluna do 74 mas confesso que tenho medo de soldar a barra de direção, assim como ele fez. Pergunto a vcs: Os modelos de 75 a 77 já possuem caixa de direção sem varão (com flange de acoplamento) porém a coluna de direção ainda tem o visual das antigas e com chave no painel, certo?. Teria como usar esse modelo de coluna para colocar a caixa de direção hidráulica?
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Pedrão B. Qui 1 Jun - 20:08:49

    Sim, a coluna é igual até o 77.
    Ou seja a dificuldade em achar ela é a mesma.
    Faça o serviço, bem feito, que fica bom.
    Que volante usa? Pois o trabalho é em usar a barra com estria fina...se o seu for estria grossa, fica mais fácil ainda, sendo que o trabalho fica somente o de adaptar o tubo da direção.
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    rodrigoconnect
    rodrigoconnect
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Marechal Cândido Rondon
    Modelo do carro : Especial 74 Coupé
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por rodrigoconnect Seg 5 Jun - 10:03:36

    Amigo,

    Adaptei no meu 74 a DH, fiz exatamente como mencionado no outro tópico... ficou excelente!

    Se não achar o varão do 75/77 .. pode adaptar que fica show


    valeu
    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Seg 5 Jun - 11:46:49

    rodrigoconnect escreveu:Amigo,

    Adaptei no meu 74 a DH, fiz exatamente como mencionado no outro tópico... ficou excelente!

    Se não achar o varão do 75/77 .. pode adaptar que fica show


    valeu


    Basta somente o varão do 75 a 77? não necessita da coluna inteira? Opa a coisa ficou melhor ainda. Tem um ferro velho na minha cidade que deve ter uns 40 anos de idade e tem muita coisa antiga ainda. Vou dar um fuçada lá

    Quanto ao volante, estou fazendo um no formato do SS (fiz o projeto e cortei a laser) e o cubo eu compro conforme a estria que eu achar.
    rodrigoconnect
    rodrigoconnect
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Marechal Cândido Rondon
    Modelo do carro : Especial 74 Coupé
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por rodrigoconnect Ter 6 Jun - 9:30:51

    Usei esse tópico aqui:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t4054-coluna-68-77-para-dir-hidraulica

    Segui todos os passos... exatamente como esta la

    att
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por ^Marcos^ Ter 6 Jun - 15:12:48

    Se alguem estiver com medo de soldar a coluna e preferir uma original, tenho duas colunas 68/77 originais para direção hidraulica completas só que não é barato

    Se fosse eu, seguiria meu topico de adaptação
    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Ter 20 Jun - 22:17:23

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 P_20170620_205025_1_p_1

    alguém sabe se essa é a coluna pra direção hidraulica dos modelos 75 a 77?
    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Ter 20 Jun - 22:20:33

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 P_20170620_205054_1_p_1

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 P_20170620_205111_1_p_1

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 P_20170620_205118_1_p_1
    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Ter 27 Jun - 6:00:45

    Então pessoal, alguém saberia me dizer se essa coluna é para os opalas 75/77 com direção hidráulica?. Ela tem apenas 51cm de comprimento e não está cortada
    Vinhedo-77
    Vinhedo-77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : VINHEDO-SP
    Data de inscrição : 07/06/2017

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Vinhedo-77 Qui 24 Ago - 12:42:06

    Pela medida, ACREDITO que sim. Vc conseguiu achar uma coluna de estria fina pra DH ?
    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Sex 25 Ago - 11:27:28

    Ainda não, é o que está me faltando. Até consegui uma coluna do 78 pra ver se consigo adaptar
    megadeth
    megadeth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 476
    Idade : 49
    Localização : São Carlos-SP
    Modelo do carro : opala coupe 78
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 04/05/2013

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por megadeth Ter 29 Ago - 18:42:50

    Tem um mecanico aqui na minha cidade que coloca a coluna na prensa e "encolhe" ela, disse que é tipo telescopica, mas como sabemos isso é aquela proteção para segurança,para isso quebra-se um lacre de plastico, ele disse que depois faz um furo e coloca um rebite que assim dica igual
    Vinhedo-77
    Vinhedo-77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : VINHEDO-SP
    Data de inscrição : 07/06/2017

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Vinhedo-77 Ter 29 Ago - 19:21:52

    Então, vou adaptar uma estria fina (mecânica) na coluna do 78 (hidráulica). A ideia é cortar o varão, que é bem maior e colocar na coluna. No lugar da "bucha de segurança", usarei 2 rebites, que farão o mesmo papel da bucha.

    O que entendo temerário, é soldar uma barra na outra, aí vc inviabiliza o "sistema de segurança" e ainda por cima, vai ter que confiar na solda.

    Acho que os amigos aqui podem opinar muito melhor do que eu - rsrsrs
    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Ter 29 Ago - 22:28:00

    Pois é, também não confio em solda em uma peça tão importante do carro. A soldagem geralmente fragiliza o material, altera a têmpera e as propriedades mecânicas, para uma peça que sofrerá esforço de torção não é uma coisa boa. A minha ideia é fazer exatamente o que esse mecânico citado faz. Como a peça é bipartida e uma encaixa na outra vou tentar encurtar uma delas para que a distancia se adapte a da direção hidráulica. Até porque imagino que seja isso que o fabricante faz. Minha preocupação maior e a adaptação dos rolamentos da coluna
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por ^Marcos^ Qua 30 Ago - 7:27:53

    Gostaria de ver o resultado deste trabalho, pois ainda não consegui identificar qual a vantagem de se ter um varão telescopico em uma coluna que não tem os pontos de quebra em caso de acidente, como as do 78 para cima tem.


    Vinhedo-77
    Vinhedo-77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : VINHEDO-SP
    Data de inscrição : 07/06/2017

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Vinhedo-77 Qua 30 Ago - 8:30:29

    No meu caso, não é questão de vantagem. Eu tenho DH  no meu 77, só que está com o volante do 81 (estria grossa).

    Como eu querocolocar o volante do 77 (que é igual ao do 74-até já comprei), preciso voltar para um varão com estria fina.

    Como resolvi que não quero soldar o varão que vai na coluna e como não consegui achar o varão de DH com estria fina (e se achar, falaram que é o "zóio da cara", decidi adaptar, cortando um varão de estria fina, da direção mecânica, que é mais cumprido.

    É isso !!! kkkkkkkkk

    P.S. - De qualquer forma vai continuar com o "sistema de segurança/pontos de quebra", pois, em que pese não ter a bucha para quebrar, terá o rebite fazendo as vezes da bucha.
    jbelaver
    jbelaver
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Localização : caxias do sul RS
    Modelo do carro : Opala especial 1973 4 portas
    Opala 1979 2 portas
    Diplomata 1987 4 portas
    Cilindros : todos 6 cilindros
    Data de inscrição : 11/07/2017

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por jbelaver Qua 30 Ago - 9:01:10

    Henio escreveu:Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 P_20170620_205025_1_p_1

    alguém sabe se essa é a coluna pra direção hidraulica dos modelos 75 a 77?

    Bom dia!

    Sim, é essa a coluna de direção hidráulica dos modelos de 75 até 77 com certeza.
    Pode comprar sem chance de erro. E usando essa peça você não precisa trocar o pedal do freio! (nos modelos de 78 pra cima, quando tem dh, o pedal de freio tem uma curvatura bem maior para desviar da cobertura do flange).
    Abraço!
    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Qua 30 Ago - 11:38:03

    Que ótimo ter a confirmação pois eu já tinha comprado. Agora vou preparar o varão, caso a minha tentativa de encurtar o varão bipartido não de certo vou alterar um varão da direção mecânica do 75 a 77. Pelo que eu vi no desenho do catalogo de peças bastaria encurtar e refazer o entalhe da junção.
    jbelaver
    jbelaver
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Localização : caxias do sul RS
    Modelo do carro : Opala especial 1973 4 portas
    Opala 1979 2 portas
    Diplomata 1987 4 portas
    Cilindros : todos 6 cilindros
    Data de inscrição : 11/07/2017

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por jbelaver Qui 31 Ago - 17:47:04

    Henio escreveu:Que ótimo ter a confirmação pois eu já tinha comprado. Agora vou preparar o varão, caso a minha tentativa de encurtar o varão bipartido não de certo vou alterar um varão da direção mecânica do 75 a 77. Pelo que eu vi no desenho do catalogo de peças bastaria encurtar e refazer o entalhe da junção.

    Eu tenho o desenho da peça, já que você terá que fabricar a barra de direção, acredito que vai ser bem útil. (Dica: o rolamento inferior é o mesmo usado no volante da kombi)

    O problema é que não sei como postar aqui... posso lhe enviar por email se você quiser.
    Henio
    Henio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Localização : Jaragua do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial cupê 74
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/04/2016

    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Henio Seg 18 Dez - 9:39:01

    jbelaver escreveu:
    Henio escreveu:Que ótimo ter a confirmação pois eu já tinha comprado. Agora vou preparar o varão, caso a minha tentativa de encurtar o varão bipartido não de certo vou alterar um varão da direção mecânica do 75 a 77. Pelo que eu vi no desenho do catalogo de peças bastaria encurtar e refazer o entalhe da junção.

    Eu tenho o desenho da peça, já que você terá que fabricar a barra de direção, acredito que vai ser bem útil. (Dica: o rolamento inferior é o mesmo usado no volante da kombi)

    O problema é que não sei como postar aqui... posso lhe enviar por email se você quiser.


    Boa tarde, claro que quero, manda para o e-mail dkwbala@gmail.com

    Obrigado

    Conteúdo patrocinado


    Adaptação de direção hidráulica no Opala 74 Empty Re: Adaptação de direção hidráulica no Opala 74

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 11:08:46