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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 31 Jul - 20:14:12

    saudacoes opalisticas.


    galera seguinte....quem viu no topico sabado eu cortei um eixo 3.07 blocado na solda pra montar cora e pinhao 3.07 no lugar do meu autal 2.73. Ate ai nenhum segredo.


    o primeiro problema (e nem tao grave) é q o pinhao do 3.07 nao encaixou certinho no eixo....mesmo apertando tudo a porca da flange do carda eu senti o pinhao ainda com uma pequena folga. Pois bem....devido eu nao ter os calços pra fazer o ajuste e o carro no chao erguido com macaco era muito chato ficar tirando e colocando aquela porca da flange toda hora, ja que - pra quem sabe - ela é uma porca de pressao e muito ruim de sair.....acabei desistindo de montar o pinhao 3.07.....vou montar ele no eixo original de q foi tirado e posteriormente eu troco o eixo todo...isso nao tem problema....apenas mais trabalho e mao de obra.


    Acontece (duvida maior)....q na hora de voltar o 2.73 aproveitando o eixo aberto e tudo desmontado eu decidi tirar uma folga q ja tinha. Pelo q eu sei regula-se a folga do diferencial calçando as planetarias com arruelas de ajuste. Montado com 1 arruela EM CADA planetaria ficava uma folga muito grande....o carda (com o freio de mao puxado) se mexia muito....nao tava legal....decidi colocar duas arruelas de ajuste EM CADA planetaria....porem o pino das satelite nao passa pelo meio das duas pontas de eixo....dai decidi testar (TESTAR) UMA planetaria com 1 arroela e a OUTRA planetaria com 2 arroelas.....

    eis q assim o pino entrou bastante forçado entre as pontas de eixo...porem entrou....e com freio de mao solto e cambio engatado fica muito dificil girar uma das rodas....devido a força q as pontas de eixo estao pressionando o pino.....

    ainda nao fechei e nem andei com o carro.....vou ver sobre isso mais tarde....

    minhas duvidas sao?

    o ajuste é feito único-exclusivamente nas planetarias?

    existem tamanhos diferentes de calço de ajuste??

    pois todas as arroelas q tenho aqui (umas 8 ou 9) sao identicas....

    posso usar uma arroela numa planetaria e duas na outra??

    amanha vou dar um pulo aqui no torneiro mecanico da cidade pra ver se ele consegue dar uma mexida na espessura de algumas arroelas q tenho aqui...creio eu ser dificil ou impossivel......mas nao custa nada perguntar....
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    Mensagem por FR1974 Seg 31 Jul - 20:23:18

    Marquinho, aquele livreto que o Rubão tirou cópia pra nós tem explicando como fazer a regulagem das folgas do diferencial.
    As arruelas de encosto tem medidas diferentes... são aferidas no micrometro. A profundidade do pinhão tbm tem uma regulagem certa.
    Da uma olhada nesse vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=B_5gFusiurs
    O diferencial não é o mesmo do seu mas da pra ter uma ideia de como funciona a regulagem.. é bem legal.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 31 Jul - 21:02:40

    caraca.....é vdd....deve ter mesmo.... diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742 diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742 diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742 diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742


    mas o phods é q la tem muitos termos tecnicos....simbolos e utilizacao de ferramental especifico.....

    nao sei sobre a parte do dif....mas algumas outras coisas q ja andei pesquisando la eu nao entendi quase nada.....

    é uma linguagem pra mecanicos ou pra pelo menos q entende um pouco da coisa...eu nao manjo nada.....

    mas amanha na hora do almoço vou dar uma olhada nele sim....tinha esquecido...o video vejo junto....



    sobre as arruelas....sao compradas? manda fazer?? diminui essas originais?? tem alguma ideia?

    pq nao adianta nada eu saber como faz a coisa se eu nao tenho coisas pra coisar diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742 diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742 diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742 diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742 diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 695742


    kkkkkkkkkkkk

    vlw jonas!
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    Mensagem por FR1974 Seg 31 Jul - 22:16:43

    Marcos Adriano escreveu:

    sobre as arruelas....sao compradas? manda fazer?? diminui essas originais?? tem alguma ideia?

    vlw jonas!

    São compradas, não sei se pro braseixos do opala tem... dependendo da espessura manda fazer no torno tbm (de aço claro); assisti um vídeo que o cara fez. Diminuir as originais, não!
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 3 Ago - 19:07:42

    eu consegui dar uma regulada.....coloquei mais uma arroela atraz da planetaria e pra passar o pino entre as pontas de eixo coloquei a trava "U" mais fina...pois vi q no livro vendem em tamanhos diferentes....ou seja: deve ser pra isso mesmo ja....

    eu tinha aqui esses mais finos no meio dos montes q tenho.....maioria sao de aprox 3mm esses mais finos sao de 2mm

    o pino passou numa boa e as satelites e planetarias ficaram bem justas!

    reparei uma folga agora na planetaria/ponta de eixo....porem acho q sao as estrias da ponta de eixo q estao gastas.....o kit caixa satelite ficou bem justinho....

    agora vou deixar assim quando tirar ele pra colocar o 3.07 eu mexo nele fora do carro.
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    Mensagem por FR1974 Dom 6 Ago - 14:51:47

    Muito bom Marquinhos
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    Mensagem por Mirão Dom 6 Ago - 17:22:44

    Ô Marcos, eu tenho uma dúvida, qual a melhor relação para diferencial e caixa entre os câmbios de 4 e 5 marchas dos opalas 6cc? são tantas caixas e tipos de câmbio que vivo me perdendo nos tópicos quando leio. E como pra escrever besteiras é comigo mesmo, fico me guardando. Há pouco tempo ouvi comentários de que o Opala 92 dá muito problema de caixa, o meu não tem, por enquanto, mas que problemas seriam? ele não casa bem com o diferencial rockweell? qual a configuração ideal para os 6cc, afinal de contas? aceito uma lição de bom grado.
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    Marcos Adriano
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Ago - 19:13:43

    entao miro

    tenho meu 6cil apenas desde 2.014 e o mesmo sempre foi 4m original e braseixos (q tbem é o mesmo rockweel) 2.73....

    porem SEMPRE achei q o motor pede mais marcha em 4ª (tanto o 4cil quanto o 6cil eles sobram muito) e ja mudei um 4cil 4m pra 5m e meu sonho sempre foi colocar um 5m no 6cil tbem......tbem passei a achar 2.73 meio "pesadao" na cidade apos usar em 2015 um 3.07 durante uns meses em que meu 2.73 arrebentou....

    a questao é q se vc nunka testar outra coisa vai achar q o q vc tem esta legal......pelo menos pra mim foi assim....gostei muito do 3.07 na cidade...mas ando muito...(muito mesmo) na pista e o mesmo na pista fica um giro mais alto ainda...entao desencanei do 3.07 com 4m.....e consegui um 2.73 e montei novamente.

    ate q consegui esse ano o cambio da c20 (q estruturalmente falando é idendico ao seu) e realmente percebi a diferenca.....a primeira marcha mais curta (3.92) deixou ela mais esperta na cidade (mais arrancada-melhor nas saidas)......porem na pista com o 2.73 achei q ela perde força e nao tem aquela desenvoltura q a 4ª marcha tem.....nas ultrapassagens é necessario reduzir.....isso tbem é consequência do giro muito baixo em 5ª....falta torque pra acelerar rapido apos os 110 120.....por isso se da o nome a esses cambios de over drive....e isso com 2.73 acaba piorando.

    o giro muito baixo tbem foi um dos fatores q estou pensando em resolver DIMINUINDO a relacao do meu diferencial.....

    dai vem aquela pergunta: mas vc nao queria um cambio 5m pra deixar o giro mais baixo do motor na pista?

    - sim obvio....mas nao tanto quanto fica o 2,73...ate pq nao existem relatos de opalas 6cil 92 com 5m montados com 2.73.....todos eram 3.07.....e tbem todos sao a gasolina....alcool é 4m com 2.73 pois ouvi dizer q um cambio 5m num 6cil a alcool poderia haver um problema em manter a temperatura adequada pra o trabalho em algumas regioes muito frias ou em dias muito frios devido o giro mais baixo do motor.......e tbem pq o opala ja tem um serio problema de lubrificacao....esse giro baixo na pista q o 5m + 2.73 proprociona me da medo de haver falta de lubrificacao principalmente no ultimo mancal do vira...e tbem nos ultimos tuchos...ultimos cames do comando ja q sao os q ficam mais distantes da bomba de oleo....meu comando original mesmo quando tirei os primeiros cames estavam zerados...e os ultimos bem gastos....q foram decisivos pra eu inutilizar ele ja q estava fora do motor....montei com outro comando....


    agora a questao é testar as relacoes e ver o meu gosto....tenho as 3 relacoes aqui pra teste 2.73 (que ja foi testada e descartei) agora falta testar o 3.07 e 3.54 q ainda preciso montar no eixo pois ta tudo desmontado....

    porem pelo relato de muita gente acredito q a 3.07 vai ficar perfeita no quesito cidade e rodovia.....mas mesmo assim tenho medo de apaixonar pela arrancada da relacao 3.54.....porem ja me foi dito q com o cambio 2215 + 3.54 pode nem haver primeira marcha...fica tao curta q nem adianta engatar.....


    agora no seu caso com o 5m do opala mesmo q a primeira nao é tao curta quando o da c20 o 3.07 cai muito bem....ou talvez ate o 3.54.


    se o seu relamente for um 2.73 acredito q tenham trocado o eixo ou a relacao.....

    vc sabe qual relacao é o seu dif?


    sobre os problemas desse cambio sinceramente nao sei te dizer.....ate pq tenho pouco conhecimento do mesmo....eu mesmo montei e fiz aquela louca adaptacao do meu...mas nunka tinha visto na minha vida....o irmao de um amigo meu usou o 2215 durante 4 anos no opala dele....e depois passou pra caravan desse meu amigo q tbem ja faz um tempinho q ta la.....porem esta parada devido estourar o bras 3.07...exatamente hoje ele esta montando um dana 3,54.....e isso ja me ajuda a ter uma ideia pois vou ouvir o relato dele.....

    tenho um outro amigo q usa um cambio desse num 91/92 ha 8 anos com motor muito forte com uma prepacao muito boa....ele diz q o cambio é otimo.


    eu acredito muito q se esse cambio der algum problema será devido algum problema na montagem (eu q montei) ou falta de manutencao: oleo velho ou baixo por exemplo...o q seria muito dificil...sou frentista de posto...posso olhar isso com muita frequencia.
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    Mensagem por Mirão Dom 6 Ago - 20:47:04

    Obrigado pela explicação, realmente não sei a relação do diferencial, é o original, veio no carro, parece tudo normal mas acho mesmo ele meio manco em relação aos outros que tive, no entanto é mais econômico. O ex dono era mecânico, pode ter mexido em coisas que não imagino.
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    Mensagem por Mirão Dom 6 Ago - 21:01:47

    O câmbio tá bom, com engate fácil, não ronca. O diferencial também. Está escrito rockwell e só sei disso, mas é bom saber que o ideal seria com a relação 3.07, caso não seja vou te informar e corrigir. Pode-se trocar a relação montando na mesma carcaça? Isso se não for 3.07.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Ago - 13:02:40

    pode sim....todo diferencial de opala (apos 73) é possivel fazer isso....

    respeitando apenas as marcas distintas: braseixos e dana


    vc pode pegar um eixo braseixos 3.54 e montar coroa e pinhao 3.07 ou 2.73 facilmente.....eu mesmo consigo fazer isso...quem entende entao nem se fala...

    como vc tbem pode pegar um dana 3.54 e montar um 3.07.....

    impossivel é montar uma coroa e pinhao bras numa caixa satelite dana e vice e versa....
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Ago - 13:13:28

    Mirão escreveu:Obrigado pela explicação, realmente não sei a relação do diferencial, é o original, veio no carro, parece tudo normal mas acho mesmo ele meio manco em relação aos outros que tive, no entanto é mais econômico. O ex dono era mecânico, pode ter mexido em coisas que não imagino.


    diminuido gicles por exemplo....mecanico ama de paixao fazer isso e o carro fica uma bosta.



    sobre ser original ou nao.....é uma coisa muito dificil de afirmar...afinal é um carro com quase 30 anos.....ate hj muita coisa pode ter sido mudada.....as vezes ate mesmo sem q o dono tenha o consentimento ou conhecimento....
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    Mensagem por BenKenobi Seg 7 Ago - 17:51:31

    Marcos,

    Eu abri meu dana 30 semana passada, e por acaso descobri que ele é um 3.07, fiquei feliz da vida haha.

    E como minha intencao é usar o cambio da c20, igual o seu (2215), fui fazer as simulacoes da marcha. O resultado? Da uma olhada.

    diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos Relaca10

    A tabela de cima se refere a um cambio 2215 com diferencial 3.07.
    A tabela debaixo, se refere a um cambio original de opala 4m, com diferencial 3.54.

    Notem que a primeira e segunda marcha sao quase identicas. O que isso quer dizer? Quer dizer que voce ira ter um carro com uma saida de diferencial curto e com velocidade final, pois de 3 marcha em diante, é um cambio longo, apenas as primeiras 2 marchas sao curtas.

    Basicamente o sonho de todo opaleiro
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Ago - 19:56:02

    é vdd....eu entendi


    caramba....preciso montar meu 3.07 pra testar logo
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Ago - 20:00:06

    vc chegou a ver q eu resolvi os problemas do meu cambio??
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    Mensagem por BenKenobi Seg 7 Ago - 20:26:39

    Marcos Adriano escreveu:vc chegou a ver q eu resolvi os problemas do meu cambio??

    Eu vi, esqueci de dar os parabens.

    Vou criar coragem de fazer isso no meu haha
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Ago - 20:42:29

    nao precisa nao...era só pra ver se vc tinha visto q deu certo


    alias em breve vou testar uma outra alternativa alem do rarissimo eixo entalhado do 2205B ou o eixo do 2215A aumentado igual eu fiz....


    se der certo ai fico mais tranquilo e com mais confiança no cambio....

    porem ate agora esta bem de boa viu...andei dando umas puxadas e ele ta firme e forte....

    vou ter q abrir ele novamente pra retirar o pino elastico do seletor do varao q caiu la dentro e ta me dando medo....ai se ja tiver tudo certo eu tento ver essa minha suspeita em relacao ao eixo entalhado....vai ser uma boa opcao pra vc.
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    Mensagem por Mirão Seg 7 Ago - 21:44:08

    Agradeço as dicas Marcos Adriano, vou verificar. Não entendi p**** nenhuma da tabela do BenKenobi, aquilo é pra quem põe a mão na massa, mas vou estudar até aprender, afinal também não sei a relação de marchas do meu carro.
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    Mensagem por opala4cc Ter 8 Ago - 12:21:39

    Marcos Adriano escreveu:eu consegui dar uma regulada.....coloquei mais uma arroela atraz da planetaria e pra passar o pino entre as pontas de eixo coloquei a trava "U" mais fina...pois vi q no livro vendem em tamanhos diferentes....ou seja: deve ser pra isso mesmo ja....

    eu tinha aqui esses mais finos no meio dos montes q tenho.....maioria sao de aprox 3mm esses mais finos sao de 2mm

    o pino passou numa boa e as satelites e planetarias ficaram bem justas!

    reparei uma folga agora na planetaria/ponta de eixo....porem acho q sao as estrias da ponta de eixo q estao gastas.....o kit caixa satelite ficou bem justinho....

    agora vou deixar assim quando tirar ele pra colocar o 3.07 eu mexo nele fora do carro.

    Só não se esqueça que no diferencial não vai óleo SAE90 simplesmente. Vai um SAE90 com aditivo EP (Extreme Pressure), que é o aditivo para engrenagens hipóides! OKK
    Quando tiver certeza de que não vai mais abrir o diferencial por algum tempo, pode adicionar um pouco do militreco1.
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    Mensagem por Mirão Qui 10 Ago - 22:59:52

    Marcos Adriano, boa noite. Conferi a relação do diferencial. É um 3,07 e tá tudo ok. O carro tá manco é por que ainda não mexi no bura. Haja dinheiro pra lidar com Opala. O 3E tá muito mexido e com apenas o 1° estágio. O segundo, o cara travou. Carro com carburador enforcado e escape dimensionado já viu né? então vou corrigindo devagar e com fé em Deus chego lá. Esse opala foi muito judiado mas algumas coisas nele me surpreende. Possui um conjunto muito original e funcionando bem. Gastei um horror de dinheiro na suspa só por capricho meu, não precisava. Peguei aquela bactéria do entusiasmo e fiz merda. Se tivesse dividido melhor a maneira de revisar o carro, teria gastado menos e ele estaria em melhor forma. Vou tomar mais cuidado agora. diferencial - Regulagem de Folgas Diferencial Braseixos 787251
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 11 Ago - 12:20:46

    o q vc fez pra ver a relacao? plaqueta? dentes da coroa? voltas do carda?


    vix maria o q salva o 3E é justamente o 2° estagio dele!

    o meu quando nao abria era um sacrificio pra acelerar.....sem chance!!! deve ser por isso q seu opala vc julga manco.....e se o cara travou o 2° estagio grandes chances de ter mexido nos gicles.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 11 Ago - 12:26:50

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:eu consegui dar uma regulada.....coloquei mais uma arroela atraz da planetaria e pra passar o pino entre as pontas de eixo coloquei a trava "U" mais fina...pois vi q no livro vendem em tamanhos diferentes....ou seja: deve ser pra isso mesmo ja....

    eu tinha aqui esses mais finos no meio dos montes q tenho.....maioria sao de aprox 3mm esses mais finos sao de 2mm

    o pino passou numa boa e as satelites e planetarias ficaram bem justas!

    reparei uma folga agora na planetaria/ponta de eixo....porem acho q sao as estrias da ponta de eixo q estao gastas.....o kit caixa satelite ficou bem justinho....

    agora vou deixar assim quando tirar ele pra colocar o 3.07 eu mexo nele fora do carro.

    Só não se esqueça que no diferencial não vai óleo SAE90 simplesmente. Vai um SAE90 com aditivo EP (Extreme Pressure), que é o aditivo para engrenagens hipóides! OKK
    Quando tiver certeza de que não vai mais abrir o diferencial por algum tempo, pode adicionar um pouco do militreco1.


    entao eu sempre uso o lubrax GL-5 w90 agora sobre o EP nunka reparei isso nao......nem sabia disso. militec meu acho q acabou...usei no cambio.....


    agora ter certeza q nao vou mexer por algum tempo isso é dificil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Mirão Sex 11 Ago - 19:17:08

    Marcos Adriano, o último proprietário do meu carro era mexânico. Detonou o 3E. Mudou toda a giclagem e travou o bura. Fui em uma oficina de preparação em sobradinho, bairro do DF, os caras mexem com arrancadas e motores de opalas. Subiram ele no elevacar olharam a plaqueta, era 3,07, ainda assim para não haver dúvidas, fizeram uma marcação na lata e pneu e giraram a roda. O diferencial deu três voltas e um pouquinho num giro de roda, então disseram que se fossem duas, quase três, seria o 2,73, se desse três voltas e meia, seria o 3,54, como deu 3 voltas e um pouquinho, confirmaram a plaqueta. O conserto do bura fica pra depois. Cobraram 600R lá. Só não saí borrachando por quê o opala tá enforcado mesmo. Ali eu não conserto ele de jeito nenhum!
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 13 Ago - 18:00:46

    600 reais nao tem como mesmo


    eu gastei quase 300 pra deixar o meu zerado.
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    Mensagem por Mirão Dom 13 Ago - 18:38:36

    É preciso cuidado, senão te esfolam sem dó.

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