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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por omalvadeza Sáb 16 Fev - 9:55:49

    Se os tambores ainda estavam na medida standard e o passe no torno é de remoção mínima de material, pode colocar lonas de medida standard.
    Também não achei na literatura os valores limites para cada medida.
    O que me ocorre, então, como bom-senso, seria pegar a medida máxima aceitável de usinagem do tambor, subtrair do diâmetro standard do tambor e dividir por três este valor. Então, para tambores com diâmetro da medida standard mais até 1/3 do valor obtido anteriormente, usa-se lonas standard. Para tambor com diâmetro da medida standard até mais 2/3 do valor, usa-se lonas 1X e finalmente para tambores com diâmetro acima deste último até o valor máximo do aceitável para retífica, usa-se lonas 2X.


    Valeu pela dica Opala. A regra de três voltou a assombrar.

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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por opala4cc Sáb 16 Fev - 14:31:46

    Murilo R escreveu:freios bendix aquele com regulagem de catraca diferencial dana 30 alguem tem topico de montagen e desmontagen

    Recomendo que você pesquise em inglês. Todos estes sistemas de freio oriundam de outros países tendo sido utilizados com certeza em carros americanos. Pode apostar que nos EUA teve algum carro que usou esse sistema de freio, talvez até com as mesmas medidas. Logo, além de literatura em inglês, você com certeza encontrará no youtoba algum vídeo de algum americano ensinando a fazer manutenção nisso aí. Normalmente são carros década de 50 até 70.

    Depois da apresentação das ferramentas e peças, o protagonista mostra o procedimento de desmontagem, montagem e regulagem:

    https://www.youtube.com/watch?v=Q5j3sKgNoEs
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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Alavanca da sapata de freio

    Mensagem por marciomneves Sex 3 Dez - 9:32:01

    Bom dia,

    Estou reformando um Opala Comodoro 4.1 - 88 e estou com dificuldade para achar a Alavanca da sapata de freio (lado carona), podem me ajudar

    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Opala_12



    Última edição por marciomneves em Sex 3 Dez - 9:36:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserir imagem)
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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por Vagner Mendes Sex 3 Dez - 9:36:46

    O meu Opala está sem uma das peças da foto, o que acontece se eu deixar sem ela?

    Pois não acho em lugar nenhum.

    Sou do Rio De janeiro.

    Segue a foto em anexo.Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Freio10

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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por opala4cc Sex 3 Dez - 12:58:30

    marciomneves escreveu:Bom dia,

    Estou reformando um Opala Comodoro 4.1 - 88 e estou com dificuldade para achar a Alavanca da sapata de freio (lado carona), podem me ajudar

    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Opala_12


    Está falando do item 8 do diagrama? Às vezes, aparece no mercadolivre. Mas é de tempos em tempos...
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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por marciomneves Sex 3 Dez - 13:05:15

    Item 16 o que esta sublinhado.
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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por opala4cc Sex 3 Dez - 13:16:41

    Vagner Mendes escreveu:O meu Opala está sem uma das peças da foto, o que acontece se eu deixar sem ela?

    Pois não acho em lugar nenhum.

    Sou do Rio De janeiro.

    Segue a foto em anexo.Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Freio10

    O que vai acontecer é que dentro de pouco tempo, você vai notar ineficiência do freio do estacionamento, precisando puxar com mais força a alavanca do freio de estacionamento, até que - por fim - em aclives ou declives muito acentuados, o carro não vai conseguir ficar parado apenas pela ação do freio de estacionamento e você precisará deixar o carro com o câmbio engatado (o que não é saudável para o câmbio).
    Também após algum tempo, caso você precise fazer uma frenagem de emergência, existe a possibilidade cada vez maior de que em pisos escorregadios o carro possa deslizar a traseira para o lado, pois o freio da roda traseira que está com a tal peça vai frear um pouco antes do freio da roda traseira que está sem a peça. A peça da foto faz a regulagem automática entre a distância de repouso da lona de freio e a pista interna do tambor.

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    Mensagem por opala4cc Sex 3 Dez - 13:27:45

    marciomneves escreveu:Item 16 o que esta sublinhado.

    Infelizmente, já em 1994, a GMB só estava fornecendo esta alavanca de regulagem automática junto com o jogo de sapatas com lonas. Ou seja, para comprar esta alavanca, tinha que comprar também a sapata (com lona) e alavanca acionadora do freio de estacionamento.
    Infelizmente, o único tipo que a GMB vendia separadamente é a alavanca do sistema varga até 1978, o que não serve para você:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2084104005-par-alavanca-ajuste-automatico-sapata-freio-opala-71-_JM#position=5&search_layout=grid&type=item&tracking_id=e263bfc5-9a41-4641-a6b7-66d3da283387

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1882658289-alavanca-de-ajustagem-automatica-da-sapata-freio-opala-71-_JM#position=3&search_layout=grid&type=item&tracking_id=e263bfc5-9a41-4641-a6b7-66d3da283387
    Por isso, hoje em dia, é bem difícil achar essa alavanca para venda.

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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por marciomneves Sex 3 Dez - 13:32:19

    Perfeito, obrigado, sigo procurando.
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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por Gerald Sex 3 Dez - 13:35:34

    Se você tiver habilidade manual e algumas ferramentas básicas, como uma serra tico-tico, furadeira, limas, etc., creio que não é muito difícil fazer uma peça dessas a partir de uma chapa de aço de espessura apropriada.

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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por opala4cc Sex 3 Dez - 13:55:45

    Gerald escreveu:Se você tiver habilidade manual e algumas ferramentas básicas, como uma serra tico-tico, furadeira, limas, etc., creio que não é muito difícil fazer uma peça dessas a partir de uma chapa de aço de espessura apropriada.

    Sim. Mas é importante mencionar que é chapa de aço-mola, bem dura de curvar. E uma vez dobrada, não dá mais para desdobrar, pois quebra.
    A cópia tem que ser perfeita, caso contrário, não funcionará a contento.

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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por Gerald Sex 3 Dez - 14:22:15

    Não me lembro qual é o tipo de aço, mas a única parte da peça que realmente precisa de uma dureza maior é a ponta que aciona a engrenagem de ajuste. Poderia, por ex., fazer a peça em duas partes, ou seja, o corpo em aço mais mole e uma ponta em aço mais duro.


    EDIT: Talvez uma solução ainda mais simples seria recobrir a ponta com solda de revestimento duro, como a ESAB OK 83.58, que é liga C-Cr-Mo muito resistente a desgaste. Esse eletrodo é vendido no ML e deve ser facilmente encontrável em lojas especializadas em soldas.

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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por Gerald Sáb 4 Dez - 7:36:02

    Boa notícia!
    A peça, tanto do lado esquerdo como do direito, está à venda no ML:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2049814275-regulador-freio-traseiro-opala-direito-_JM#position=53&search_layout=grid&type=item&tracking_id=dd7dfbd0-79e4-4ae9-bf1c-afd38ac4c6c0

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2049808211-regulador-freio-traseiro-opala-esquerdo-_JM#position=3&search_layout=grid&type=item&tracking_id=599f335c-6b55-43bc-8dc1-a2f6dbeaf690

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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por marciomneves Sáb 4 Dez - 8:15:10

    Bom dia,
    Muito obrigado, procurei tudo e nao achava. Já comprei pelo anúncio.
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    Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção - Página 2 Empty Re: Sistema de freios traseiros a tambor - Manutenção

    Mensagem por opala4cc Sáb 4 Dez - 8:39:44

    Gerald escreveu:Boa notícia!
    A peça, tanto do lado esquerdo como do direito, está à venda no ML:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2049814275-regulador-freio-traseiro-opala-direito-_JM#position=53&search_layout=grid&type=item&tracking_id=dd7dfbd0-79e4-4ae9-bf1c-afd38ac4c6c0

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2049808211-regulador-freio-traseiro-opala-esquerdo-_JM#position=3&search_layout=grid&type=item&tracking_id=599f335c-6b55-43bc-8dc1-a2f6dbeaf690

    Tá aí! O Gerald achou. Também... às vezes o mecanismo de busca do mercadolivre dificulta... Pelo jeito, o cara mandou fabricar. Tomara que ele tenha feito em aço-mola.

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