Bom dia pessoal,
Gostaria da opnião/experiencia da galera aqui do forum sobre o módulos de injeção eletrônica programáveis que podemos usar para injetar os nossos Opalas. Já estou ciente que o pessoal aqui caba não comentando muito esse tipo de tópico mas acho que é valido tentar esse assunto.
Eu tenho um projeto para longo prazo de trocar o carburador do meu carro por um modulo de injeção, porém o projeto anda a passos bem lentos e na pratica comprei somente a TBI do Monza que acredito que vai suprir com folga a demanda do meu 151 original.
Tenho tudo mais ou menos planejado de como será feito, mas devido a minha demora para executar o projeto acabei por arrumar um problema... O módulo que eu pretendia usar ao que tudo indica esta saindo de linha e estou em duvida no que usar no lugar.
O plano era o seguinte: controlar apenas a injeção mantendo a parte de ignição original com distribuidor de avanço a vácuo e tals... Injeção monoponto aproveitando o coletor original deixando o projeto bem simples, veiculo rodando no etanol, peak and hold para acionar o bico. Não estou visando tirar potencia do carro, na real quero só me livrar do carburador.
O modulo escolhido era o Pandoo Pulser Plus, porém acredito que a Pandoo descontinuou o produto pois em quase todas as lojas o produto esta esgotado, na loja oficial ele já esta com o mesmo preço do módulo superior em funções e só esta disponível na versão com chicote de 5m, a de 2m ja esgotou. Ou seja, além de estar em falta, ta caro pelo que oferece já que controla apenas a injeção.
Na busca por outros modelos tendo em vista que eu queria um módulo não muito caro, e não queria aumentar muito o escopo do projeto me deparei com os seguintes módulos:
HIS Aspirado: Possui um bom preço (ta em torno de uns R$700) mas parece ser mais limitado que o carburador pois não leva em consideração nada exceto posição da borboleta e RPM. Nada de ajustes para motor frio, válvula de marcha lenta... (fico me perguntando como acerta a marcha lenta disso). Em outro forum vi um usuario comentando que era pior que o carburador pois não tinha nada para fazer as vezes do afogador e não tinha um circuito de injeção rápida de combustivel. o acerto é feito de 500 em 500 RPM.
Megasquirt ms2: Parece atender aos meus requisitos, diferentemente da ms1 este modulo consegue controlar a válvula de marcha lenta de 4 fios que é o modelo que vem na TBI de Monza. controla injeção e ignição porém me permite montar apenas a parte de injeção e no futuro começão a controlar a ignição. De contras vem o fato de exigir um distribuidor hall ou roda fônica para pegar o sinal de RPM. O preço é mediano (Vi por +/- R$ 1300) mas preciso pegar uma placa já montada pois não manjo de soldar componentes em placa eletrônica. Em questão de recursos oferece muito pelo que li mas é mais difícil de fazer o primeiro mapa... outro ponto é que não da para programar ela sem notebook.
Fueltech FT250: O preço parece bom (cerca de R$1300) porem precisa de roda fonica para captar o sinal de RPM e pelo que entendi é pacotão, ou controla injeção e ignição ou não funciona... Não sei se controla a válvula de marcha lenta.
Fueltech FT300: O preço é um pouco acima da FT250 mas ja permite captar RPM por distribuidor hall ou roda fônica. De resto parece fazer o mesmo que a FT300. Tbm não sei se controla a válvula de marcha lenta.
Injepro EFILight v2: Preço em torno de R$ 1550. Permite controlar a válvula de marcha lenta, e
capta o sinal de rotação por roda fônica ou distribuidor hall. Parece ser um bom produto mas não vi ninguem aqui no forum que usa.
Captar o sinal de RPM direto da bonina acho que só a Pulser plus da Pandoo que faz, mas ela parece não controlar a valvula de marcha lenta. Como será que ela regula a marcha lenta do carro frio ou com ar condicionado ligado?
Gostaria da sugestão do pessoal sobre qual módulo utilizar
Valeu!!
Gostaria da opnião/experiencia da galera aqui do forum sobre o módulos de injeção eletrônica programáveis que podemos usar para injetar os nossos Opalas. Já estou ciente que o pessoal aqui caba não comentando muito esse tipo de tópico mas acho que é valido tentar esse assunto.
Eu tenho um projeto para longo prazo de trocar o carburador do meu carro por um modulo de injeção, porém o projeto anda a passos bem lentos e na pratica comprei somente a TBI do Monza que acredito que vai suprir com folga a demanda do meu 151 original.
Tenho tudo mais ou menos planejado de como será feito, mas devido a minha demora para executar o projeto acabei por arrumar um problema... O módulo que eu pretendia usar ao que tudo indica esta saindo de linha e estou em duvida no que usar no lugar.
O plano era o seguinte: controlar apenas a injeção mantendo a parte de ignição original com distribuidor de avanço a vácuo e tals... Injeção monoponto aproveitando o coletor original deixando o projeto bem simples, veiculo rodando no etanol, peak and hold para acionar o bico. Não estou visando tirar potencia do carro, na real quero só me livrar do carburador.
O modulo escolhido era o Pandoo Pulser Plus, porém acredito que a Pandoo descontinuou o produto pois em quase todas as lojas o produto esta esgotado, na loja oficial ele já esta com o mesmo preço do módulo superior em funções e só esta disponível na versão com chicote de 5m, a de 2m ja esgotou. Ou seja, além de estar em falta, ta caro pelo que oferece já que controla apenas a injeção.
Na busca por outros modelos tendo em vista que eu queria um módulo não muito caro, e não queria aumentar muito o escopo do projeto me deparei com os seguintes módulos:
HIS Aspirado: Possui um bom preço (ta em torno de uns R$700) mas parece ser mais limitado que o carburador pois não leva em consideração nada exceto posição da borboleta e RPM. Nada de ajustes para motor frio, válvula de marcha lenta... (fico me perguntando como acerta a marcha lenta disso). Em outro forum vi um usuario comentando que era pior que o carburador pois não tinha nada para fazer as vezes do afogador e não tinha um circuito de injeção rápida de combustivel. o acerto é feito de 500 em 500 RPM.
Megasquirt ms2: Parece atender aos meus requisitos, diferentemente da ms1 este modulo consegue controlar a válvula de marcha lenta de 4 fios que é o modelo que vem na TBI de Monza. controla injeção e ignição porém me permite montar apenas a parte de injeção e no futuro começão a controlar a ignição. De contras vem o fato de exigir um distribuidor hall ou roda fônica para pegar o sinal de RPM. O preço é mediano (Vi por +/- R$ 1300) mas preciso pegar uma placa já montada pois não manjo de soldar componentes em placa eletrônica. Em questão de recursos oferece muito pelo que li mas é mais difícil de fazer o primeiro mapa... outro ponto é que não da para programar ela sem notebook.
Fueltech FT250: O preço parece bom (cerca de R$1300) porem precisa de roda fonica para captar o sinal de RPM e pelo que entendi é pacotão, ou controla injeção e ignição ou não funciona... Não sei se controla a válvula de marcha lenta.
Fueltech FT300: O preço é um pouco acima da FT250 mas ja permite captar RPM por distribuidor hall ou roda fônica. De resto parece fazer o mesmo que a FT300. Tbm não sei se controla a válvula de marcha lenta.
Injepro EFILight v2: Preço em torno de R$ 1550. Permite controlar a válvula de marcha lenta, e
capta o sinal de rotação por roda fônica ou distribuidor hall. Parece ser um bom produto mas não vi ninguem aqui no forum que usa.
Captar o sinal de RPM direto da bonina acho que só a Pulser plus da Pandoo que faz, mas ela parece não controlar a valvula de marcha lenta. Como será que ela regula a marcha lenta do carro frio ou com ar condicionado ligado?
Gostaria da sugestão do pessoal sobre qual módulo utilizar
Valeu!!
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