Vim aqui hoje expor minha humilde opiniao e minha experiencia com isso
assim q montei meu 6x2 ja coloquei-o com uma manta termica 100% em lã de vidro comprada na general escapamentos...a manta era otima e firme e pinicava pra caraio....fiquei uns tres dias pinicando mesmo usando luvas.....
ate entao blz.....
porem o coletor pegava na caixa de dh, no agregado e "um no outro" e por isso com a vibracao acabou cortando a manta em alguns pontos....em 2016 quando tirei meu motor fora pra mexer em algumas coisinhas vi a necessidade de substituicao da manta velha q, alem de estar cortada em varios pontos, estava toda suja e impregnada com oleo hidraulico devido eu ter mexido varias vezes na minha caixa de direcao na epoca.....e isso as vezes quente surtia um cheio desagradavel....
quando fui montar o motor devido varios gastos alem do esperado com peças fiquei meio sem grana e acabei comprando uma manta mais barata q, creio eu, nao era 100% de lã de vidro (mesmo o anuncio afirmar isso) pois a manta quase nao "pinicava". Em relacao ao aquecimento nao percebi muita mudanca.
O q eu percebi foi q o escape ficou montado de uma maneira diferente de quando estava anteriormente pois ele ficou muito mais forçado na caixa de direção, o carter seco do cambio nao encaixou, foi bem dificil de colocar uma das duas partes no cofre, e etc.....suspeito q devido ele ser ja bastante usado e ja estava com os canos meio finos deve ter empenado....sei la...ate ai tudo bem
ate q ano passado comecou dar vazamento na minha junta do coletor e estava assoprando muito....devido alguns imprevistos desmontei tudo mes passado pra fazer a troca....tirei o escape fora e a manta estava destruida...resolvi tirar tudo e deixar sem devido ainda estar numa situação meio complicada pra comprar outra....
porem ao tirar a manta percebi cair varias lascas de metal....creio eu ser ferrugem do coletor q a manta possa ter causado devido alguns dias de chuva ou dias q lavei o carro a mesma ficar molhada e causar isso....ate ai tudo bem...o escape ja era velho e bastante usado.....
o fato mais importante é q com o motor montado botei pra funcionar e comecei a andar....dei varias voltas e tal...ate aquecer bem o motor....como tbem mexi no carburador era necessario regular a marcha lenta....ai veio o problema: sem a manta termica servicos bastante simples como regular a marcha lenta se tornou algo muuuuuito mais complicado com o motor ligado e quente....a mao parece q esta dentro de um caldeirao com vapor..e parece q vai arrancar o couro dos dedos....
como eu ja disse em outro topico gosto de dar aperto nos parafusos e porcas do coletor com o motor bem quente apos a montagem o q tbem foi muito dificil de fazer....percebi tbem um aumento consideravel na temperatura dentro do carro e aquecimento demasiado no assoalho do meu lado.....
ao andar sem a manta percebi q ainda continua assopando, porem nao por cima na junta, é na parte de baixo....e nao é nas flanges dos intermediarios...eu suspeito q deve ser alguns furinhos q a ferrugem causou nas partes mais de baixo ja q por ali nao aquece tanto quando a parte de cima e tbem é a parte q mais molharia em dias de chuva....
minha conclusao é q mesmo sabendo do problema de enferrujar o coletor nao vou ficar muito tempo sem a manta termica nao.....estou atraz de outro coletor 6x2 pq esse acho muito dificil de ser reparado com esses furos...se estiver muito fino é muito dificil de soldar pois vai furar a parede.....sem falar q ele ainda esta pegando na caixa de direcao, quase encostando na gemalheira do volante, pegando no agregado....e etc.....
alguem comenta algo??
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