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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    motor - Ajuda motor Opala 4100 Empty Ajuda motor Opala 4100

    Mensagem por Dérick de Oliveira Dom 24 Mar - 2:19:58

    Galera, sou novo aqui no fórum, mas já tenho meu opala há um bom tempo.
    Resolvi dar vida nova ao xodó do meu pai.
    Gostaria de fazer um motor que ficasse bom para rodar em baixar velocidade, mas que também oferecesse um bom torque e final quando "precisasse", entrei em contato com amigos da cidade, donos de opalas e retificas para começar a "fazer" o motor. Em resumo, apenas colocamos pistões 0,50 (gasolina), bielas da Silverado, cabeçote com altura original e valvulas de admissão um pouco maiores (blazer), a minha dúvida seria no kit de comando que deveria usar, sabendo que quero o carro pra dar uma volta na cidade e também dar umas esticadas na estrada. Gostaria de lembrar que irei usar um Weber 40 com kit gicles e venturis para os 4100, bomba eletrica com dosador de pressão de combustível, distribuidor msd.

    Caso algum amigo consiga me dar uma dica e me dizer se as modificações ja feitas foram boas ou não, eu agradeço.
    Abraço!!
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    motor - Ajuda motor Opala 4100 Empty Re: Ajuda motor Opala 4100

    Mensagem por eleandro kalckmann Dom 24 Mar - 8:00:20

    nao entendo quase nada de comando e tals,apenas repasso oque ja escutei ....
    comando 250s bom de baixa e media rpm meio xoxo em alta
    com. omega 666 melhor que o original e progressivo até alta mas nao entrega tanta potencia(gira bem melhor que o 250s)
    comp cans 260h só embaralha(bem pouco) na lenta ,depois só alegria
    comp cans 268h limpa com 2000rpm e é um pouco mais nervoso
    insk 278 nervozinho limpa acima de 2000rpm,muito utilizado nos 6cil, entrega muita potencia,mas eu acho meio ruin de ficar manobrando e passando em quebra-mola....

    eu vou optar pelo compcans 260h...gosto de um motor mais liso em baixa,e tem uma pegada relativamente bem melhor que o original....
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    motor - Ajuda motor Opala 4100 Empty Re: Ajuda motor Opala 4100

    Mensagem por BenKenobi Dom 24 Mar - 9:51:04

    Qualquer comando é melhor que o original. 250s bem acertado é bem gostoso de dirigir tambem.

    Mas qualquer comando até um 268 ali, vai entregar o que vc espera. Acima disso comeca embaralhar, ser motor girador, e comeca a precisar de pecas de maior resistencia, como mola prato travo de comando, prisioneiros arp, e ai vai encarecendo o motor.

    Esses comandos 260 kuir parecem ser expressivamente melhor que o 250s, e custo beneficio relativamente barato. Nao atrapalham dirigibilidade e deixam o motor bem esperto.
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    motor - Ajuda motor Opala 4100 Empty Re: Ajuda motor Opala 4100

    Mensagem por adpachec Dom 24 Mar - 11:49:28

    Dérick de Oliveira escreveu:Galera, sou novo aqui no fórum, mas já tenho meu opala há um bom tempo.
    Resolvi dar vida nova ao xodó do meu pai.
    Gostaria de fazer um motor que ficasse bom para rodar em baixar velocidade, mas que também oferecesse um bom torque e final quando "precisasse", entrei em contato com amigos da cidade, donos de opalas e retificas para começar a "fazer" o motor. Em resumo, apenas colocamos pistões 0,50 (gasolina), bielas da Silverado, cabeçote com altura original e valvulas de admissão um pouco maiores (blazer), a minha dúvida seria no kit de comando que deveria usar, sabendo que quero o carro pra dar uma volta na cidade e também dar umas esticadas na estrada. Gostaria de lembrar que irei usar um Weber 40 com kit gicles e venturis para os 4100, bomba eletrica com dosador de pressão de combustível, distribuidor msd.

    Caso algum amigo consiga me dar uma dica e me dizer se as modificações ja feitas foram boas ou não, eu agradeço.
    Abraço!!

    Olá.

    Basicamente um motor de combustão é igual um aspirador de pó.
    A diferença é que o motor possui ajuste de velocidade.

    O que você fez foi aumentar a cilindrada nada mais.
    Aumentar as válvulas dão uma capacidade de maior ingestão mas as vezes isto reduz a velocidade de aspiração de ar e consequentemente a aspiração de combustível.

    Pistões gasolina?
    Porque não colocou o do álcool?

    Nesta preparação ganhou mais "final" e menos torque de arrancada.

    Mas a faixa de torque foi jogada mais acima, significa mais giro porque agora o cilindro demora mais a completar seu curso em baixa rotação e apesar do volume de ar maior a velocidade de aspiração é menor.

    Um pistão do álcool aumentaria a compressão gerando mais torque.

    Lógico o 6 cc já possuí um bom torque e com um diferencial mais curto (3,07  em relação ao 2,73) com um carburador maior ou válvulas maiores já se nota a diferença.

    O comando, independente de qual escolher, o que você quer são duas coisas completamente diferentes.

    Se quiser um comando para torque em baixa escolha um com menor overlap (relação entre o tempo em que as válvulas de admissão e escape ficam abertas juntas), mas isto vai limitar a final justamente porque este motor de maior cilindrada vai começar a sugar muito ar e pode ter pouco tempo para espulsar o volume da combustão anterior.

    A partir daí entra a permanência do comando, o tempo em que a válvula ficará aberta.
    Um comando de pouco levante e alta permanência pode ser melhor que um comando de alto levante e baixa permanência.

    Logicamente a permanência do comando é determinada pelo curso do cilindro, não adianta um comando de baixa permanência, em um cilindro de curso longo ou a válvula vai abrir muito após o pistão começar a descer ou fechar antes dele chegar ao fim do curso e vice versa.

    Procure saber a permanência do comando da Silverado.

    Para um 6 cc um w-44 é melhor que o W-40 porém pode necessitar ajustar os venturis.

    Maiores venturis: mais final.
    Menores venturis: mais torque em baixa.

    Adiantar um pouco o distribuidor: mais torque em baixa.

    Um escape estrangulado: pode restringir a saída de gases, maior contra pressão (restrição de saída de gases devidamente elaborada) garante torque em baixa.

    A contra pressão evita que parte dos gases da combustão saiam do cilindro, em baixa rotação isto ajuda a encher os cilindros e o calor destes gases contribuem para o aquecimento dos gases que entram no cilindro.
    Os gases se expandem aumentando a compressão e o torque.

    Mas se a função é ter um motor de alto giro isto só atrapalha, assim como vai precisar de um comando de maior overlap.

    Comando 260° a graduação restante conforme vai utilizar o carro na maior parte do tempo.
    Weber 44 "mexida" de acordo com a necessidade.
    Escape direto ou um abafador ao final.
    Ignição MSD.
    Velas a gasolina mesmo.
    Pelo MSD o Gap de vela acredito ficar entre 1,1 mm, apesar da cilindrada a compressão deve ter ficado na casa dos 8,2:1 (a taxa original deste motor deve ser 7,5 ou 7,8:1).
    Bomba elétrica com retorno.
    Bom aterramento do bloco.
    Alternador melhorado, o MSD puxa mais corrente que a ignição normal (64 amperes dependendo dos acessórios).

    Lembrando que o ideal é a válvula começar abrir quando o pistão já desceu alguns milímetros, isto gera vácuo e aumenta a sucção de ar e combustível.
    Bom em motores de baixa cilindrada, velocidade de sucção ou carburado (injeção de combustível não depende da sucção).
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    motor - Ajuda motor Opala 4100 Empty Re: Ajuda motor Opala 4100

    Mensagem por raivalorio Seg 25 Mar - 9:46:25

    Bom dia, então, só pra contribuir com a duvida do amigo ai, eu uso um comando 260s da Kuir que é praticamente um 250s com mais levante, se quiser no site deles tem as especificações e as diferenças entre um e outro bem certinhas.
    Meu motor é um 4100 com 10,1 de taxa; Ignição. MSD;tuchos mecânicos, no cabeçote foi feito ângulo de válvulas, molas duplas e um trabalhinho nos dutos só pra casar certinho com a adm e o escape; 6x2; dfv446 e mais algumas coisinhas.
    Sobre o comando, achei excelente, eu uso meu carro em viagens e pra passear final de semana, sem comparação com um 4100 original, tem bastante torque, uso um diferencial 2,73 e da pra passar a lombada em 3ª que o carro nao apanha e qualquer "meio metro" de reta ele pega 160 na mesma 3ª marcha. Acredito que seja mais ou menos isso que você queira!
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    motor - Ajuda motor Opala 4100 Empty Re: Ajuda motor Opala 4100

    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 25 Mar - 10:07:39

    [quote="raivalorio"]Bom dia, então, só pra contribuir com a duvida do amigo ai, eu uso um comando 260s da Kuir que é praticamente um 250s com mais levante, se quiser no site deles tem as especificações e as diferenças entre um e outro bem certinhas.
    Meu motor é um 4100 com 10,1 de taxa; Ignição. MSD;tuchos mecânicos, no cabeçote foi feito ângulo de válvulas, molas duplas e um trabalhinho nos dutos só pra casar certinho com a adm e o escape; 6x2; dfv446 e mais algumas coisinhas.
    Sobre o comando, achei excelente, eu uso meu carro em viagens e pra passear final de semana, sem comparação com um 4100 original, tem bastante torque, uso um diferencial 2,73 e da pra passar a lombada em 3ª que o carro nao apanha e qualquer "meio metro" de reta ele pega 160 na mesma 3ª marcha. Acredito que seja mais ou menos isso que você queira![/quote

    parabens...
    é isso ai que a gente gosta....relatos de quem usa um certo tipo de preparacao...quanto mais informaçao e de diferentes receitas é melhor e mais produtivo....

    só uma pequena curiosidade ,,vc passou no dino,quantos cv acha que esta configuraçao rende....
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    motor - Ajuda motor Opala 4100 Empty Re: Ajuda motor Opala 4100

    Mensagem por adpachec Seg 25 Mar - 10:13:24

    raivalorio escreveu:Bom dia, então, só pra contribuir com a duvida do amigo ai, eu uso um comando 260s da Kuir que é praticamente um 250s com mais levante, se quiser no site deles tem as especificações e as diferenças entre um e outro bem certinhas.
    Meu motor é um 4100 com 10,1 de taxa; Ignição. MSD;tuchos mecânicos, no cabeçote foi feito ângulo de válvulas, molas duplas e um trabalhinho nos dutos só pra casar certinho com a adm e o escape; 6x2; dfv446 e mais algumas coisinhas.
    Sobre o comando, achei excelente, eu uso meu carro em viagens e pra passear final de semana, sem comparação com um 4100 original, tem bastante torque, uso um diferencial 2,73 e da pra passar a lombada em 3ª que o carro nao apanha e qualquer "meio metro" de reta ele pega 160 na mesma 3ª marcha. Acredito que seja mais ou menos isso que você queira!

    O seu ficou com 10,1:1 de taxa.
    É justamente isto que o amigo precisa.
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    Mensagem por raivalorio Seg 25 Mar - 10:55:17

    eleandro kalckmann escreveu:
    raivalorio escreveu:Bom dia, então, só pra contribuir com a duvida do amigo ai, eu uso um comando 260s da Kuir que é praticamente um 250s com mais levante, se quiser no site deles tem as especificações e as diferenças entre um e outro bem certinhas.
    Meu motor é um 4100 com 10,1 de taxa; Ignição. MSD;tuchos mecânicos, no cabeçote foi feito ângulo de válvulas, molas duplas e um trabalhinho nos dutos só pra casar certinho com a adm e o escape; 6x2; dfv446 e mais algumas coisinhas.
    Sobre o comando, achei excelente, eu uso meu carro em viagens e pra passear final de semana, sem comparação com um 4100 original, tem bastante torque, uso um diferencial 2,73 e da pra passar a lombada em 3ª que o carro nao apanha e qualquer "meio metro" de reta ele pega 160 na mesma 3ª marcha. Acredito que seja mais ou menos isso que você queira![/quote

    parabens...
    é isso ai que a  gente gosta....relatos de quem usa um certo tipo de preparacao...quanto mais informaçao e de diferentes receitas é melhor e mais produtivo....

    só uma pequena curiosidade ,,vc passou no dino,quantos cv acha que esta configuraçao rende....

    Pois então, é bem por ai mesmo, quase nem ia comentar mas como eu escolhi esse comando por ouvir relatos parecidos do povo que usa ele, resolvi deixar também. Sobre o dino, nao passei e tenho essa curiosidade também, mas prefiro nem chutar pq vou tar dando uma bola fora, mas nao chega a 200cvs.

    adpachec escreveu:
    raivalorio escreveu:Bom dia, então, só pra contribuir com a duvida do amigo ai, eu uso um comando 260s da Kuir que é praticamente um 250s com mais levante, se quiser no site deles tem as especificações e as diferenças entre um e outro bem certinhas.
    Meu motor é um 4100 com 10,1 de taxa; Ignição. MSD;tuchos mecânicos, no cabeçote foi feito ângulo de válvulas, molas duplas e um trabalhinho nos dutos só pra casar certinho com a adm e o escape; 6x2; dfv446 e mais algumas coisinhas.
    Sobre o comando, achei excelente, eu uso meu carro em viagens e pra passear final de semana, sem comparação com um 4100 original, tem bastante torque, uso um diferencial 2,73 e da pra passar a lombada em 3ª que o carro nao apanha e qualquer "meio metro" de reta ele pega 160 na mesma 3ª marcha. Acredito que seja mais ou menos isso que você queira!

    O seu ficou com 10,1:1 de taxa.
    É justamente isto que o amigo precisa.

    Sim, faz bastante diferença, com esse gasoalcool que a gente tem é sempre bom uma taxinha a mais mesmo em motor todo original.

    Pra ser sincero a taxa do meu motor nao sei ao certo, falei meio por cima, na verdade ele é um motor a álcool(eu ando na gasolina!), pistões com dome e tal, cabeçote nunca medi mas com todos esses anos já deve ter levado algum passe e provavelmente já é mais baixo, e pelo tanto que o bixo esquenta no transito deve ser algo próximo disso mesmo.
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    Mensagem por adpachec Seg 25 Mar - 12:01:25

    Acho que os primeiros motores a álcool eram 10,5:1.

    Hoje são praticamente motores a gasolina com os 30% de álcool na gasolina.

    Depois a taxa foi elevada a 11,5:1 eu acho.

    Eu rodei um bom tempo na gasolina, depois voltei no álcool devido ao preço.
    Se ganha muito em torque e não sofre quando frio.

    Penso em voltar na gasolina, mas com ventoinha elétrica.
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    Mensagem por Eder Harisson Seg 25 Mar - 12:26:33

    Preparação tem muito "ão" , pistãozão, valvulão, comandão, só esquecem da otimização. Indico os vídeos desse cara, deixo esse como exemplo, vale a pena assistir os outros

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