Dérick de Oliveira escreveu:Galera, sou novo aqui no fórum, mas já tenho meu opala há um bom tempo.
Resolvi dar vida nova ao xodó do meu pai.
Gostaria de fazer um motor que ficasse bom para rodar em baixar velocidade, mas que também oferecesse um bom torque e final quando "precisasse", entrei em contato com amigos da cidade, donos de opalas e retificas para começar a "fazer" o motor. Em resumo, apenas colocamos pistões 0,50 (gasolina), bielas da Silverado, cabeçote com altura original e valvulas de admissão um pouco maiores (blazer), a minha dúvida seria no kit de comando que deveria usar, sabendo que quero o carro pra dar uma volta na cidade e também dar umas esticadas na estrada. Gostaria de lembrar que irei usar um Weber 40 com kit gicles e venturis para os 4100, bomba eletrica com dosador de pressão de combustível, distribuidor msd.
Caso algum amigo consiga me dar uma dica e me dizer se as modificações ja feitas foram boas ou não, eu agradeço.
Abraço!!
Olá.
Basicamente um motor de combustão é igual um aspirador de pó.
A diferença é que o motor possui ajuste de velocidade.
O que você fez foi aumentar a cilindrada nada mais.
Aumentar as válvulas dão uma capacidade de maior ingestão mas as vezes isto reduz a velocidade de aspiração de ar e consequentemente a aspiração de combustível.
Pistões gasolina?
Porque não colocou o do álcool?
Nesta preparação ganhou mais "final" e menos torque de arrancada.
Mas a faixa de torque foi jogada mais acima, significa mais giro porque agora o cilindro demora mais a completar seu curso em baixa rotação e apesar do volume de ar maior a velocidade de aspiração é menor.
Um pistão do álcool aumentaria a compressão gerando mais torque.
Lógico o 6 cc já possuí um bom torque e com um diferencial mais curto (3,07 em relação ao 2,73) com um carburador maior ou válvulas maiores já se nota a diferença.
O comando, independente de qual escolher, o que você quer são duas coisas completamente diferentes.
Se quiser um comando para torque em baixa escolha um com menor overlap (relação entre o tempo em que as válvulas de admissão e escape ficam abertas juntas), mas isto vai limitar a final justamente porque este motor de maior cilindrada vai começar a sugar muito ar e pode ter pouco tempo para espulsar o volume da combustão anterior.
A partir daí entra a permanência do comando, o tempo em que a válvula ficará aberta.
Um comando de pouco levante e alta permanência pode ser melhor que um comando de alto levante e baixa permanência.
Logicamente a permanência do comando é determinada pelo curso do cilindro, não adianta um comando de baixa permanência, em um cilindro de curso longo ou a válvula vai abrir muito após o pistão começar a descer ou fechar antes dele chegar ao fim do curso e vice versa.
Procure saber a permanência do comando da Silverado.Para um 6 cc um w-44 é melhor que o W-40 porém pode necessitar ajustar os venturis.
Maiores venturis: mais final.
Menores venturis: mais torque em baixa.
Adiantar um pouco o distribuidor: mais torque em baixa.
Um escape estrangulado: pode restringir a saída de gases, maior contra pressão (restrição de saída de gases devidamente elaborada) garante torque em baixa.
A contra pressão evita que parte dos gases da combustão saiam do cilindro, em baixa rotação isto ajuda a encher os cilindros e o calor destes gases contribuem para o aquecimento dos gases que entram no cilindro.
Os gases se expandem aumentando a compressão e o torque.
Mas se a função é ter um motor de alto giro isto só atrapalha, assim como vai precisar de um comando de maior overlap.
Comando 260° a graduação restante conforme vai utilizar o carro na maior parte do tempo.
Weber 44 "mexida" de acordo com a necessidade.
Escape direto ou um abafador ao final.
Ignição MSD.
Velas a gasolina mesmo.
Pelo MSD o Gap de vela acredito ficar entre 1,1 mm, apesar da cilindrada a compressão deve ter ficado na casa dos 8,2:1 (a taxa original deste motor deve ser 7,5 ou 7,8:1).
Bomba elétrica com retorno.
Bom aterramento do bloco.
Alternador melhorado, o MSD puxa mais corrente que a ignição normal (64 amperes dependendo dos acessórios).
Lembrando que o ideal é a válvula começar abrir quando o pistão já desceu alguns milímetros, isto gera vácuo e aumenta a sucção de ar e combustível.
Bom em motores de baixa cilindrada, velocidade de sucção ou carburado (injeção de combustível não depende da sucção).
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