Boa noite galera ... segue o baile ... a placa de ps chegou e fiz outro tapa-furo ali no botão do acendedor ... aproveitei e fiz um outro tapa-furo retangular ao lado do botão do milha. O antigo era pururucado. Depois dessa foto, ainda tirei esse acrílico e dei uma limpeza nele e na base também, mas não tirei foto ainda.
20200621_191014[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Aproveito pra fazer uma pergunta. Achei esse painel no ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1528369919-painelcentral-opalacaravan-8184-ler-descrico-anuncio-_JM
Observem que o vendedor diz que é do opala/caravan 81/84. Do lado do milha tem um botão de partida a frio. Isso pode ser original?? Se for, vou procurar esse botão.
Quanto ao tabelier que deu origem ao tópico, tentei inicialmente colocando na "forma" a frio: melhorou mas não resolveu. Tem um ponto empenado que não retorna. Tentei a quente com o soprador, mas também não resolveu.
Ai resolvi fazer umas ranhuras com uma fresinha na micro retífica, usando um limitador de profundidade.
20200618_144847[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
A peça ficou bem mais maleável, pois a resistência foi quebrada. Porém, não senti firmeza em apenas colar esses rasgos com alguma cola ou resina, pois se o empenamento voltar teria que retirar essa resina, com risco de perder o tabelier.
Ai resolvi partir pra última idéia, que é imitar o sistema dos opalas modernos. Porém, não tenho condição de fazer essa chapa sem sair de casa. O jeito foi improvisar várias chapinhas e tentar aparafusar na chapa de ferro do carro, pra fazer o tabelier encaixar nelas.
20200619_195359[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
As chapinhas foram furadas e escariadas e serão aparafusadas com parafusos de cabeça cônica no painel metálico do carro. Esse fim de semana devo testar pra ver como vai ficar.
Aproveito pra mostrar como ficou o painel de instrumentos com os acrílicos indicadores novos. Os velhos estavam quase apagados.
20200623_190942[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Também tive que fazer um conserto num acabamento inferior do banco do passageiro que comprei. Esse é outra peça GM difícil de achar inteira.
20200625_120911[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
20200625_120926[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
E aqui já colado com resina epoxi:
20200625_121232[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Também vou dar um talento nos frisos de aluminio traseiros. Os da frente comprei novos pois estava faltando o inferior. Tirei alguns amassadinhos e melhor resultado consegui apenas com bombril e detergente e depois com massa de polir nr. 2.
20200625_161859[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Agora há pouco fiz um teste com verniz automotivo ... talvez finalize com ele. Vou esperar curar o verniz pra ver como ficou.
E pra finalizar, vou postar uma foto do famigerado espigão da haste do freio de mão.
20200624_140944[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
O botão original que é de borracha, tava destruido. Só tinha um toquinho embutido dentro da alavanca. Pra tirar esse resto de botão já deu um trampo mais ou menos. A Dremel entrou em ação de novo e com uma fresa tive que ir comendo a borracha.
Bom, tempos atrás consertei esse maldito botão da Caravan, que é ano 90 ... até postei num tópico a respeito. Na época, tirei a capa plástica da alavanca com relativa facilidade. Foi só bater com um calço que ela saiu. Fui tirar a capa do Comodoro e pá pá pá ... quebrou em duas partes no sentido do comprimento. Fiquei p da vida. Mas nada que um Araldite da vida não quebrasse um galho.
Eu já tinha comprado um botão novo no ML, porém ele é de plástico rígido. Perguntei pro vendedor como acoplar esse botão no espigão. Deu uma resposta evasiva, dizendo que se o espigão fosse do grande era apenar alargar o furo com broca e blz. Mas não sei como esse botão vai travar no espigão, pois a mola vai jogar o botão pra fora. Ai já fiquei cabreiro e acabei comprando uma alavanca que estava com a capa e também com o botão. Paguei até barato na peça R$ 60,00.
Ai começou a novela. Fui tirar o botão e nada. Puxa e puxa que puxa e nada. Não saiu ainda, mas também não quebrou. Embora a borracha esteja flexível, não quer sair ... só se algum maledito colou com araldite sei lá.
Bom, parti pra tirar a capa plástica ... fiz um acessório de madeira para "vestir" na alavanca e comecei a bater devagar ... a capa andou 1 centimetro, mas oferecendo resistência ... bati bati e pimba ... trincou a capa ... o vontade de urrar e comer capim ...
Larguei tudo pra esfriar a cabeça e pensar numa solução.
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