Paulo Ribeiro escreveu:Boa noite galera!
Estou iniciando um projeto de um Opala coupe 88 6cc.
Quero montar um carro para uso no dia a dia moderado. por isso estou pensando nos seguintes itens:
Cheguei nessa lista depois de estudar um pouco sobre o assunto e ler alguns artigos aqui no fórum.
Gostaria de saber se alguém pode ajudar melhorando a descrição desses itens que eu coloquei (como rotores da turbina e a parte quente) e se estiver faltando algo, pode adicionar. Estou começando o projeto e pretendo montar com o motor original mesmo. Mas gostaria que o carro chegasse a uns 390cv. Já vi alguns tópicos aqui no fórum falando sobre esse motor chegar a 400cv com tudo original.
Desde já agradeço muito!
Olá Paulo,
infelizmente é muito mais complicado mexer no Motor do que com Computadores, pois NADA É PLUG&PLAY. Fui trabalhar em um local onde haviam muitos Opaleiros, que ao saber que eu era proprietário de um carro que estava parado a mais de dez anos, começaram a colocar minhocas na minha cabeça.
Se dirigir um Opala com Motor de de 136 cv é bacana, voce passa a imaginar o bicho com 300 cv.
Então começa a pesquisa, que fatalmente passa por alterações de Comando e Cabeçote.
Me limitei a restaurar o carro, mantendo a mecânica original. O carro ficou legal, mas muito aquém dos carros de hoje, lembrando que um Corolla básico 1.8 chega a entregar 170 cv.
Parti então para instalar uma Injeção, cuja via sacra é descrita no tópico
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100-projeto-finalizado. Escolhi uma classificada de "burra" de modo pejorativo no meio mecânico após ter feito um verdadeiro estudo de FMEA - o objetivo era sair fora daquilo que voce não entende e não controla, ou seja, ficar livre dos chamados "acertadores".
Aprendi durante esse processo, que até mesmo a instalação da Roda Fônica é complicada nesse carro. Tudo que voce vai fazer, por mais simples que seja, requer uma adaptação, criatividade e grana.
Começa pelo maldito Comando, que acima do 268 deixa o carro com a marcha-lenta embaralhada.
O meu carro com o Motor original pedia quinta marcha. Eu imagino ele mexido com o mesmo Câmbio.... Coloquei um Câmbio original de 5 marchas e o carro ficou bom, embora tenha ficado áspero. Perdi a suavidade do 6 cilindros ao alterar o Comando e os Tuchos (coloquei mecânicos conforme o Comando comprado e instalado quase um ano depois). Não levei o carro para aferir, mas a potência estimo entre 250 e 300. Além do Comando 268, coloquei Pistões do 250S à alcool, Cabeçote e Injeção MPI do Omega 4.1, Volante com massa aliviada, Escapamento dimensionado 6x2 com apenas um Abafador (Turbão), Bomba Elétrica, Linha de retorno de Combustível e Junta de aço dimensionada para o carro poder andar com gasolina.
A vantagem da opção pela Injeção burra é que voce tem total flexibilidade para desligar a sua Bateria, uma função interessante para um carro que voce não usa diáriamente, sem risco de perder a programação e ter que chamar os "acertadores" para reconfiguração.
Voce pode desligar a Bateria durante 1 mês, que quando quando ligar o funcionamento está perfeito.
Aliás tenho em casa um Módulo reserva como back-up, cujo programa foi também alterado em função do carro - retiramos todas as linhas do programa que se referiam à dispositivos do Omega inexistentes nesse Opala.
Descreva e reveja cuidadosamente o que pretende desse carro para otimizar o seu investimento. E muito cuidado com os inputs de quem só ouviu falar de certas coisas.
Boa sorte.
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