Gerald escreveu:opala4cc escreveu:
Tudo bem, sabemos faz tempo das propriedades do óleo solúvel, afinal, está no manual do proprietário do opala. Mas a grande pergunta é: se é um produto tão maravilhoso, barato e que dispensa fluidos caros como o aditivo para radiador, por que ninguém até agora "desmascarou" essa indústria da empurroterapia de aditivos, revelando o óleo solúvel?
Em primeiro lugar, óleo solúvel é aditivo. Tudo que se adiciona à água do radiador é aditivo!.
Segundo, o produto "maravilhoso" para o arrefecimento do motor não é o óleo solúvel, é a ÁGUA! O óleo solúvel é apenas um aditivo inibidor de corrosão.
A água, por mais maravilhosa que seja como líquido de arrefecimento, tem três "defeitos":
- Corrói os metais como ferro e alumínio
- Congela a 0 ºC
- Ferve a 100 ºC (ou menos)
O "defeito" nº 1 é corrigido com inibidores de corrosão, como o óleo solúvel.
O "defeito" nº 2 é corrigido com a adição (daí o nome "aditivo") de etilenoglicol ou similar.
No Brasil o "defeito" nº 2 não é importante na maior parte dos lugares porque a temperatura muito raramente desce a 0 ºC. Em outros países, o etilenoglicol é fundamental, não existe "empurroterapia" alguma dos fabricantes de fluidos de arrefecimento.
O "defeito" nº 3 é combatido com a PRESSURIZAÇÃO do sistema de arrefecimento.
A adição de etilenoglicol ajuda a aumentar um pouco a temperatura de ebulição da água, mas o aumento é pequeno. O que realmente eleva a temperatura de ebulição da água é a pressurização.
Obviedades! Obviedades já mencionadas na mensagem 21 do tópico que coloquei o link!
Em primeiro lugar, eu nunca disse que havia "empurroterapia de fluidos de arrefecimento". A frase que escrevi na mensagem anterior deixa implícito - para bom entendedor - que a empurroterapia seria específica dos aditivos para radiador ( lembrando que não é comum nos dias de hoje chamar de aditivo de radiador o óleo solúvel do tipo C, já que é um fluido lubrirrefrigerante para usinagem e é bem mais limitado do que o ADITIVO para radiador). O manual do proprietário do opala mais recente que menciona o óleo solúvel tipo C já tem 20 anos! Acredito que nos dias de hoje nenhuma montadora explicitamente recomende mais o óleo solúvel C, já que este não deve ser misturado aos aditivos de radiador (estou me referindo aos aditivos de verdade, não o óleo solúvel!).
"Segundo, o produto "maravilhoso" para o arrefecimento do motor não é o óleo solúvel, é a ÁGUA! O óleo solúvel é apenas um aditivo inibidor de corrosão."
Em segundo lugar, concordo plenamente com a frase acima. Não sei o motivo de mencionar isso. Parece até que mencionei algo em contrário! O óleo solúvel não arrefece o motor, tem apenas efeito anti-corrosivo.
A pergunta que sintetiza a discussão é: para aqueles que moram no Sul do Brasil, vão arriscar por causa do custo BEM INFERIOR, colocar um óleo solúvel ao invés de um ADITIVO de radiador? E se você esquecer, no inverno, que colocou apenas óleo solúvel com água em uma manhã bem gelada tendo o carro pernoitado ao ar livre e der a partida? Pode dar xabú... ou não.
Para aqueles que moram no norte/nordeste do Brasil, acham que vale a pena abrir mão da pequena margem de segurança propiciada pelo ADITIVO no sentido de elevar um pouquinho o ponto de fervura do líquido de arrefecimento?
Cada um é dono de si e decide o que vale a pena.
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