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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 21 Jan - 9:42:10

    Olá,
    Abri esse tópico com intuito de captar sugestões para a melhoria do fórum,
    Deixo livre para sugestões e também para possíveis críticas, desde que não sejam ofensivas,
    Vamos manter o fórum como um espaço democrático e analisar as sugestões,
    Como moderadores estamos aqui na reta para levar pedrada, mas também não deixaremos de fazer o que for correto para manter a ordem,


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    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Empty Re: Caixinha de sugestões para o fórum - 2023

    Mensagem por adpachec Sáb 21 Jan - 12:05:59

    Rubão6cc escreveu:Olá,  
    Abri esse tópico com intuito de captar sugestões para a melhoria do fórum,
    Deixo livre para sugestões e também para possíveis críticas, desde que não sejam ofensivas,
    Vamos manter o fórum como um espaço democrático e analisar as sugestões,
    Como moderadores estamos aqui na reta para levar pedrada, mas também não deixaremos de fazer o que for correto para manter a ordem,

    Eu colocaria um subtítulo na Área Técnica escrito Não Poste sua Dúvida Aqui !

    E ao se registrar, na tela inicial, se possível adicionar; como primeira postagem vá em Apresente-se aos Opaleiros e lá poderia ter alguma explicação de como usar o fórum (além do regras do fórum).

    Rubão6cc, ANDERSONOLIVEIRA e opaladiplomata.86 gostam desta mensagem

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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 21 Jan - 13:53:10

    adpachec escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Olá,  
    Abri esse tópico com intuito de captar sugestões para a melhoria do fórum,
    Deixo livre para sugestões e também para possíveis críticas, desde que não sejam ofensivas,
    Vamos manter o fórum como um espaço democrático e analisar as sugestões,
    Como moderadores estamos aqui na reta para levar pedrada, mas também não deixaremos de fazer o que for correto para manter a ordem,

    Eu colocaria um subtítulo na Área Técnica escrito Não Poste sua Dúvida Aqui !

    E ao se registrar, na tela inicial, se possível adicionar; como primeira postagem vá em Apresente-se aos Opaleiros e lá poderia ter alguma explicação de como usar o fórum (além do regras do fórum).

    1) Boa sugestão sobre a adição do subtítulo na Área Técnica. Está faltando:

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 1

    2) Antigamente havia uma mensagem de boas vindas para novos usuários. Eu não sei se ainda existe ou se o Edu retirou. Em todo caso, caso ainda exista é uma boa ideia redigir essa mensagem e colocar essas instruções sobre usar a seção Apresente-se Opaleiro e prestar atenção para postar nas seções certas. E principalmente solicitar para que não postem dúvidas na Área Técnica.

    Vou falar com o Edu e ver se ele consegue fazer esses ajustes  OKK


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    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Dom 22 Jan - 9:39:07

    Se houver a possibilidade de alterar o layout do fórum, as seções "Sobre o Fórum" e "Novos Opaleiros" poderiam estar em uma única seção nomeada como "Boas Vindas" ou algo nesse sentido, já que os novos usuários devem primeiramente conhecer as regras do fórum e apresentar-se. Os tópicos da seção "Regras do Fórum" ficam bloqueados para usuários, sendo de uso exclusivo dos moderadores para apresentar as regras aos usuários e servir como mural de recados.

    Outra sugestão é subir a seção Assuntos Gerais ao topo logo depois dessa nova seção unificada de Boas Vindas", assim primeira possibilidade de criar um novo tópico seria na seção Assuntos Gerais, já que a seção de Boas Vindas estaria bloqueada.

    Mas também ocorre um problema que foge ao controle do fórum, pois as pesquisas do google às vezes apresentam como resposta tópicos que tem no título as palavras-chave da pesquisa, o que pode induzir a criação de tópicos fora da seção correta.

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    Mensagem por FabioM Dom 22 Jan - 20:12:12

    Sou usuário de um tópico de armas e afins e tem uma funcionalidade legal lá.

    A pessoa só pode postar com cadastro, obviamente, mas quanto você cria cadastro e acessa o site, a única opção disponível é o "apresente-se".

    Somente após você se apresentar a moderação aprova o teu cadastro e abre a possibilidade de postar nos outros tópicos ou criar tópicos.

    Rubão6cc, RHCESPECIAL1974, -GTO- e Marcos Marcos gostam desta mensagem

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    Mensagem por Rubão6cc Seg 23 Jan - 20:01:06

    FabioM escreveu:Sou usuário de um tópico de armas e afins e tem uma funcionalidade legal lá.

    A pessoa só pode postar com cadastro, obviamente, mas quanto você cria cadastro e acessa o site, a única opção disponível é o "apresente-se".

    Somente após você se apresentar a moderação aprova o teu cadastro e abre a possibilidade de postar nos outros tópicos ou criar tópicos.

    Interessante. Gostei. study  Vou ver com o chefe se isso é possível.
    Tá vendo como é bom abrir o espaço para sugestões? Esse tipo de melhoria nunca me passou pela cabeça.


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    Mensagem por Berlindo Qua 1 Fev - 17:20:42

    Eu tenho uma sugestão pessoal.

    Sermos de maneira geral, mais tolerantes e pacientes com novos users, com dúvidas repetidas, com todo tipo de coisa que acontece e acontecerá sempre num fórum.

    Certo de que essa será a realidade de qualquer fórum até o fim da vida dele e que para aqueles que desejarem se manterem úteis, sugiro um esforço para que mensagens e intervenções não afastem novos usuários e novas dúvidas.

    Isso não quer dizer ser displicente ou permissivo, acredito muito que o segredo dessa casa ainda estar de pé, é justamente a massa crítica de usuários ativos, moderadores e admins zelando todo dia.

    Também imagino o quão chateante é ficar anos fazendo esse trabalho e ainda lidando com usuário que desenterra tópico, coloca em sessão errada, apresenta dúvidas que já foram imensamente respondidas e não usa busca, ou dúvidas esdrúxulas.

    Eu sinto muita animosidade em alguns tópicos e users específicos, não faço juízo de valor, apenas clamo por levarmos as coisas com maior leveza e estimular a longevidade desse canal que não sobreviveu em muitos outros lugares/temas.

    Ter e manter Opala já é uma barra por si só, a vida tem suas agruras e cada um tem sua vivência. Assim como num casamento, o melhor a fazer é buscar a paz em qualquer oportunidade, se dedicar a isso para viver bem e melhor.

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    Mensagem por GersonJP Ter 14 Fev - 15:22:52

    Seria legal se conseguíssemos alterar o e-mail da conta. Estou querendo alterar o meu já faz muito tempo para receber as notificações, mas não é possível.
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 15 Fev - 1:47:15

    GersonJP escreveu:Seria legal se conseguíssemos alterar o e-mail da conta. Estou querendo alterar o meu já faz muito tempo para receber as notificações, mas não é possível.

    Pra alterar e-mail é só com o Edu. Os moderadores não tem acesso a essa função. O problema é que o Edu está afastado do fórum faz tempo. Mas não custa tentar enviar uma MP pra ele. Quem sabe ele vê.


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    Mensagem por Gerald Ter 20 Jun - 17:33:03

    Rubão6cc escreveu:Olá,  
    Abri esse tópico com intuito de captar sugestões para a melhoria do fórum,
    Deixo livre para sugestões e também para possíveis críticas, desde que não sejam ofensivas,
    Vamos manter o fórum como um espaço democrático e analisar as sugestões,
    Como moderadores estamos aqui na reta para levar pedrada, mas também não deixaremos de fazer o que for correto para manter a ordem,



    Quando Rubão abriu esse convite, até pensei em oferecer algumas sugestões, mas infelizmente o clima na época não estava propício para uma discussão aberta e franca. Bem, o tempo passou, as idéias se clarearam na minha cabeça e ainda estamos em 2023... Ah, tomei a liberdade de grifar no texto de Rubão6cc alguns conceitos que considero de extrema importância.

    Bem, quem acha que o fórum está ótimo, não precisa ler o que vem a seguir. Pretendo comentar, como a maior franqueza possível, sobre algumas coisas que não vão muito bem no Opaleiros, em minha opinião. Pretendo também oferecer sugestões que penso que iriam melhorar o fórum. Obviamente, ninguém é obrigado a concordar com as minhas idéias, mas isso é o que menos importa. Seria muito fácil simplesmente ir embora sem dizer nada, como aliás muitos membros do fórum fizeram antes. Quando as pessoas saem "à francesa", não há "feedback" e os que ficam até podem perceber eventualmente que as coisas não estão bem, mas talvez já seja tarde demais.

    Antes que me entendam mal, quero deixar claro que gosto do Opaleiros do Paraná, que ainda é a melhor fonte de informação sobre Opalas no Brasil. Além disso, as pessoas que aqui participam são em geral honestas, respeitosas e educadas. Reconheço que aproveitei bastante as informações técnicas e tutoriais publicados aqui, por isso o meu reconhecimento e gratidão a essas pessoas que despenderam tempos preciosos para produzir esse valioso material.

    Como todo Opala, o Opaleiros do Paraná também tem os seus defeitos...

    Pelo que entendo, o Opaleiros do Paraná começou em 26 de dezembro de 2007, que é a data de inscrição de Eduardo SSa, o administrador do fórum. O Opaleiros já teria, portanto, mais de 15 anos de existência. Nesse período, foram publicadas 748465 mensagens, o que representa uma média de aproximadamente 130 mensagens por dia! Nos últimos anos, o número de mensagens novas caiu muito. Até o fim de junho, a previsão é que sejam publicadas apenas umas 120 mensagens. Ou seja, hoje se publica num mês menos do que se publicava antigamente num dia!

    Outro ponto preocupante é a fuga dos postadores historicamente mais ativos do fórum. De fato, no canto inferior esquerdo da página inicial do Opaleiros, você vai a encontrar a lista dos 10 maiores postadores do fórum. Somente esses 10 membros, que representam apenas 0,02% dos membros do Opaleiros, publicaram 119842 mensagens, ou seja, quase 6% do total de mensagens publicadas. Era realmente impressionante o nível de participação desse pessoal. Entretanto, com a exceção de Rubão6cc, todos os demais membros da lista dos Top 10 mais postadores pararam de participar faz tempo. Por que dessa debandada, justamente dos membros mais ativos?

    Outro ponto que chama a atenção é que a maioria dos posts atuais no Opaleiros do Paraná são consultas de membros novatos com apenas um post. Essas consultas são geralmente sobre problemas técnicos triviais que de seus Opalas. Nenhuma crítica, é claro, àqueles que chegam ao fórum pedindo ajuda. A verdade, porém, é que o Opaleiros está se transformando num consultório técnico, onde os posts recentes são repetições de consultas já feitas anteriormente. O resultado é um fórum monótono e repetitivo, com contribuições novas e interessantes cada vez mais raras.

    Como o Opaleiros chegou nessa situação em que o número de postagens está em apenas 1/30 da média histórica? Há várias razões, na minha opinião. Ao longo dos anos houve uma mudança gradativa na imagem do Opala percebida pelas pessoas, mas houve também uma mudança no perfil do dono de Opala. Há 15 anos atrás, o Opala era visto como um carro velho e barato que as pessoas podiam comprar "de baciada". Naquela época era possível comprar Opalas em razoavelmente bem conservados por um baixo preço. Hoje, praticamente os Opalas à venda estão totalmente detonados, ou são Opalas "de colecionador", vendidos a preço de ouro. O status do Opala subiu da classificação de "carro velho" para a de "carro antigo".

    Sobre a evolução perfil dos opaleiros, havia antes dois tipos bem marcantes frequentadores do Opaleiros do Paraná. Vou chamar esses tipo de "moedores de Opala". Havia o "moedor" do tipo A e o "moedor" do tipo B. Os moedores do tipo A eram aqueles que compravam um Opala em estado decente e depois ralavam o carro até virar sucata. Os moedores do tipo B eram os fascinados por preparação. Há literalmente milhares de tópicos no Opaleiros com discussões acaloradas sobre "preparação" de Opala, onde as pessoas enchiam a boca para falar coisas do tipo "comando original do Opala não presta", "diferencial Braseixos não presta", "carburador DFV-446 não presta", "tucho hidráulico não presta", etc.

    Como era de se esperar, esses dois tipos moedores de Opala foram destruindo os seus carros (e seus patrimônios) e eventualmente deixaram de participar do Opaleiros do Paraná. Ninguém espere que um ex-dono de Opala seja um membro ativo do Opaleiros do Paraná.

    Por falar em preparação, ou melhor, a transformação de carros antigos em "muscle cars", tende a desaparecer no Brasil porque os próprios fabricantes começaram a "preparar" de fábrica os motores dos modelos novos, introduzindo turbos, injeção direta, comando variável, etc. Cada vez faz menos sentido turbinar um motor de Opala para obter 200 a 300 cv quando esse nível de potência é disponível em muitos carros modernos com motores de menos de 2000 cc.

    Uma variante dos preparadores são os adaptadores de Opala, que são aqueles indivíduos que adoram fazer "swap" de motor, transmissão, sistemas de freio, suspensão, sistema de alimentação de combustível, etc. É também uma categoria  em extinção porque, além do conhecimento técnico necessário para fazer uma adaptação aceitável, as partes que podem ser adaptadas num Opala estão ficando cada vez mais escassas e caras.

    Outra categoria de opaleiros é a dos colecionadores e restauradores. Como alguém tem que ser rico para colecionar Opalas, esse tipo de gente é rara e não costuma frequentar fóruns de carro. Por sua vez, a restauração de um Opala também exige muito dinheiro, mas se a pessoa estiver disposta a fazer ela mesma os serviços de mecânica, eletricidade, funilaria e pintura, a restauração de um Opala pode ser algo viável. Infelizmente, não há muita gente que tenha conhecimento e disposição para ser um restaurador de Opala.

    Um tipo de membro que havia antigamente no Opaleiros eram os mecânicos de Opala. Praticamente sumiram do fórum. Profissionais autônomos não gostam de compartilhar os "segredos" da profissão, por isso, poucos se dispõem a vir a um fórum para contar as suas experiências. A maioria dos mecânicos prefere ir ao YouTube para fazer propaganda de seus trabalhos.

    Há também os membros do Opaleiros que só vêm aqui para vender peças. E há também aqueles que, assustados com os preços de peças no ML, vêm aqui tentar comprar peças baratas. Obviamente, esses dois tipos de opaleiros não conseguem sustentar um fórum.

    Finalmente, há os entusiastas, os verdadeiros amadores de Opala. São aquelas pessoas que por alguma razão emocional, mas sem perder o contacto com a realidade, querem apenas ter, manter e, se possível, melhorar pouco a pouco o seu Opala. Como identificar esse tipo de opaleiro? Simples, verifique se o seu Opala está hoje em melhores condições do que estava no ano passado, e se no próximo ano estará em melhores condições do que está hoje. O Opala de um verdadeiro entusiasta é como um bom vinho que melhora com a idade. Acredito que é esse tipo de opaleiro que tem hoje as maiores chances de sustentar o Opaleiros do Paraná.

    Depois dessas observações, aqui vai a minha primeira sugestão, ou melhor, um pedido aos administradores do Opaleiros do Paraná: valorizem mais os membros que trazem contribuições ao fórum e menos aqueles que só vêm tirar algo do fórum. Outra sugestão, por que não tentar contactar os membros mais ativos que se afastaram e convidá-los a voltar ao fórum?

    É importante comentar agora sobre uma deficiência estrutural do Opaleiros do Paraná. Na sua forma atual, o fórum só armazena textos e links. O fórum não armazena imagens nem documentos. Há inúmeros tópicos importantes do Opaleiros, inclusive os fixados, que se tornaram inúteis depois que um determinado banco de imagens externo ficou inacessível.

    É certo que além de exigir maior espaço em disco, o armazenamento de imagens e documentos levanta questões de direito autoral. Entretanto, os materiais relativos ao Opala são tão antigos que duvido que a GM iria se importar muito se algum manual de serviço fizesse parte de uma possível biblioteca do Opaleiros. Hoje, o Opala é história, é um projeto não tem mais valor  comercial ou industrial.

    O fórum deveria ter, portanto, uma biblioteca organizada de documentos com informações sobre o Opala. Aliás, o Opaleiros do Paraná poderia desencadear uma campanha para tentar resgatar todos os manuais de reparação publicados pela GMB. Deve haver por aí muitos ex-mecânicos e ex-funcionários de concessionários que mantém muito material desses perdidos em alguma gaveta ou estante. Por que o Opaleiros nunca entrou em contacto com a GMB para pedir a ajuda de quem justamente fabricou o Opala?

    Agora, para dar resposta aos membros novatos que vêm ao fórum em busca de solução para problemas técnicos básicos, o Opaleiros do Paraná poderia preparar uma seção do tipo Solução de Problemas. Ali, a pessoa seria instruída em como proceder no caso do motor não estar partindo ou falhando, a bateria não está sendo carregada, há vazamento no motor ou na transmissão, as lâmpadas do farol, pisca-pisca ou freio não estão acendendo, a direção está instável ou puxando para um lado, etc. Para implementar uma seção de Solução de Problemas, seria necessária a colaboração de voluntários, mas essa seção aliviaria o fórum de literalmente milhares de tópicos com perguntas óbvias e repetitivas trazidas por opaleiros recém-chegados.

    Bem chegamos agora a um tema delicado, mas cuja discussão é urgente e necessária. Falo do papel da moderação no fórum. A moderação tem a função básica de evitar que as conversas sejam produtivas, respeitosas e informativas. Em particular, o interventor deve impedir que as discussões fiquem quentes a ponto de descambar para ataques pessoais. Um bom moderador deveria ser uma pessoa equilibrada, educada, imparcial, tolerante e ter visão aberta e espírito democrático. Um moderador pode participar das discussões no fórum, mas como tal deve estar sujeito às mesmas regras de comportamento a que os outros membros estão sujeitos.

    Sintomaticamente, encabeçando a lista dos membros mais ativos de cada mês, invariavelmente estão os nomes de dois ou três moderadores. Isso poderia ser interpretado como um sinal de esvaziamento do fórum, mas o normal seria esperar que os mais ativos fossem os membros comuns, não os moderadores. Fazendo uma analogia, quando os oficiais são mais ativos na frente de batalha que os soldados comuns, isso certamente não é uma característica de um exército forte e organizado.

    Em quase todos os fóruns, os moderadores têm o poder de editar posts que contenham mensagens ofensivas ou que violem as regras do fórum. Entretanto, um moderador que censura textos de conteúdo puramente técnico, só vim a conhecer aqui no Opaleiros! Esse tipo de comportamento é inaceitável em minha opinião. Assuntos técnicos e científicos quase sempre envolvem detalhes controversos, daí a importância do debate livre para o progresso da tecnologia e da ciência.

    Ninguém deveria se arvorar de "autoridade" em assuntos técnicos ou científicos. Veja o caso da Igreja Católica e Galileu Galilei. A Igreja Católica, cercada de teólogos, filósofos e sábios, pretendeu julgar e  mandar Galileu Galilei para a fogueira somente porque este disse que a terra se movia em torno do sol. Hoje, o mundo reconhece Galileu como um dos maiores gênios da humanidade e até uma criança de 7 anos sabe hoje que a terra gira em torno do sol. A Igreja Católica, por sua estupidez e arrogância vai ter que conviver com a vergonha eterna pelo que fez a Galileu.

    Caso um moderador queira participar de uma discussão técnica, ele deve fazer como qualquer membro comum. Não deve usar a sua "autoridade" de moderador para impor a sua opinião sobre um detalhe técnico. Um debate técnico se ganha com argumentos técnicos válidos, não com bloqueios ou apagamentos de tópicos técnicos. Quando há uma controvérsia técnica, o assunto deve ser debatido até que os argumentos se esgotem ou os debatedores simplesmente se cansem.

    Minha sugestão,  portanto, e penso que isso é muito importante, é que seja retirado dos moderadores o poder de censurar assuntos técnicos. Um moderador que tentar impor à força suas opiniões técnicas deveria ser imediatamente impedido pelos outros moderadores ou pelo administrador. Os outros moderadores não devem se omitir porque está em jogo algo muito maior, que é o próprio futuro do fórum.

    A variedade de idéias e o livre debate não são importantes apenas para o progresso da ciência e da tecnologia. Para quem ainda não percebeu, a diversidade de opiniões e o debate livre também são muito importantes na Internet. Imagine, por um minuto, que um administrador de uma rede social fosse um vegetariano radical, que acredita que comer carne faz mal à saúde. Aí, essa pessoa resolve censurar todos os posts cujo tema seja assados e churrascos. O resultado seria catastrófico porque haveria uma debandada dessa rede social. Evidentemente, os administradores das redes sociais são pessoas abertas e inteligentes. Hoje, por exemplo, você vai encontrar no YouTube milhares de vídeos sobre a arte de fazer um bom churrasco, assim como milhares vídeos defendendo uma alimentação puramente vegetariana.

    Para quem quiser saber o que pode acontecer com um fórum sobre automóveis sem conteúdo interessante, então dê uma olhada no fórum do Mercedes classe A. Lá não tem debates, o "fórum" é basicamente uma coleção de consultas sobre problemas mecânicos do Classe A. A maioria das consultas não são respondidas, provavelmente porque não há gente com conhecimento ou interesse para responder às consultas. Há também um fórum de oficina mecânica, mas contei apenas 15 posts, todos antigos, de mecânicos pedindo ajuda para resolver o problema de algum Opala. O post mais recente é de 2015, ou seja, para todos os efeitos é um fórum morto. Certamente esse não é o futuro que desejamos para o Opaleiros do Paraná.

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    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Empty Re: Caixinha de sugestões para o fórum - 2023

    Mensagem por Rubão6cc Qua 21 Jun - 9:55:07

    Daí Gerald!
    Sobre o esvaziamento do fórum...é um processo que vem ocorrendo gradativamente...na verdade eu diria que as pessoas estão deixando de fazer postagens e usando o fórum mais como fonte de consulta. Ao menos o fórum continuará sendo a maior fonte de informação (banco de dados) sobre Opalas, no mundo. A plataforma do fórum é muito antiga e não consegue concorrer com as novas mídias sociais: Whatsapp, Instagram, Facebook, Youtube etc. O que poderia dar uma repaginada seria uma nova plataforma (mais amigável e prática) e um novo app para uso em smartphone, porém isso requer custos e o Edu está afastado das atividades fazem muitos anos. O fórum é dele e ele teria que dar início nesse projeto. Com relação a isso estamos de mãos atadas. Os projetos mudam e também as prioridades...não faz muito tempo ele me disse que iria alterar a plataforma do fórum e que viriam novidades porém até agora não saiu do papel.


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    Mensagem por Murilo R Qua 21 Jun - 19:45:53

    Cadê nossos amigos bandit marcos adriano Pedrão e outros tem muita gente fora do topico
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 22 Jun - 7:31:00

    Murilo R escreveu:Cadê nossos amigos bandit  marcos adriano Pedrão  e outros  tem muita gente fora do topico

    BANDIT vazou do fórum faz muito tempo..acho que enjoou
    Pedrão faz tempo que está em outra vibe..não sei nem se tem Opala mais...
    Marcos Adriano ainda tem a Caravan dele mas pegou ranço de opaleiro e se afastou..


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    Mensagem por Gerald Sex 23 Jun - 12:50:51

    Rubão6cc escreveu:
    Daí Gerald!
    Sobre o esvaziamento do fórum...é um processo que vem ocorrendo gradativamente...
    .......................
    A plataforma do fórum é muito antiga e não consegue concorrer com as novas mídias sociais: Whatsapp, Instagram, Facebook, Youtube etc. O que poderia dar uma repaginada seria uma nova plataforma (mais amigável e prática)...
    Rubão6cc,

    Concordo que o esvaziamento do fórum é um fato, mas eu hesitaria em colocar a culpa nas medias sociais. Muita gente foi embora simplesmente porque perdeu o interesse ou ficou aborrecido com alguma coisa.

    Um fórum ainda é o melhor local para discutir SERIAMENTE sobre algum assunto. Grupos no Whatsapp são para "jogar conversa fora", uma semana depois, e ninguém se lembra mais o que foi "conversado".

    Certamente, o formato do Opaleiros do Paraná poderia sofrer algumas melhorias, por exemplo, poderia ter um espaço próprio para armazenamento de imagens e documentos.

    Penso que o formato de um fórum é menos importante do que se imagina. Na minha opinião, o que mantém um fórum vivo é a qualidade do seu conteúdo e o nível das discussões. O fator humano é mais importante que o formato. Quem sustenta um fórum são as pessoas que trazem bom conteúdo e, não menos importante, os moderadores que criam uma atmosfera adequada a uma boa discussão.




    Rubão6cc escreveu:
    BANDIT vazou do fórum faz muito tempo..acho que enjoou
    Pedrão faz tempo que está em outra vibe..não sei nem se tem Opala mais...
    Marcos Adriano ainda tem a Caravan dele mas pegou ranço de opaleiro e se afastou..

    Opaleiro sem Opala é como cavaleiro medieval sem cavalo...
    Por que ninguém convida esses foristas a voltar ao fórum?
    Muitos opaleiros saíram "à francesa", foram embora sem dizer nada. Mas ninguém se preocupou em investigar porque.

    Conformismo e desânimo tomaram conta do Brasil. Parece que ninguém se preocupa mais com nada e com ninguém. O fórum não está imune a esse clima geral. A luz do Opaleiros está enfraquecendo e se continuar assim, sem ninguém fazer nada, um dia a luz vai apagar...

    Uma coisa que precisa ser urgentemente revista são os excessos da moderação. Não vou fazer uma generalização aqui, pois há moderadores que são excelentes. Entretanto, tenho visto vários casos de membros sendo tratados rudemente, tópicos de conteúdo técnico sendo bloqueados e apagados. Tudo porque um moderador irritado não "foi com a cara" da pessoa. Ao invés de "soltar os cachorros" sobre os outros membros do fórum, por que esse moderador não senta e abre um tópico com informações úteis sobre o Opala?

    Um moderador que age movido por razões pessoais afasta as pessoas. Os bons vão embora e acabam sobrando os paraquedistas e utilitaristas que só vêm ao fórum para pegar alguma informação e depois desaparecem sem deixar nada em troca.

    A questão mais importante, o que fazer quando um moderador age de maneira imprópria? A pior coisa seria fechar os olhos e fingir que está tudo bem. Os outros moderadores não deveriam se omitir. Um mau moderador traz insegurança ao fórum; quem vai gastar tempo e energia para trazer informações novas que logo serão apagadas por um moderador brigado com o mundo?
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    Mensagem por Murilo R Sex 23 Jun - 16:34:40

    Ainda tem muita gente boa no forum rubão 6 cc adapache opala 4cc e outros vamos tocar em frente não estamos sozinhos
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 24 Jun - 8:44:10

    Gerald escreveu:
    Rubão6cc escreveu:
    Daí Gerald!
    Sobre o esvaziamento do fórum...é um processo que vem ocorrendo gradativamente...
    .......................
    A plataforma do fórum é muito antiga e não consegue concorrer com as novas mídias sociais: Whatsapp, Instagram, Facebook, Youtube etc. O que poderia dar uma repaginada seria uma nova plataforma (mais amigável e prática)...
    Rubão6cc,

    Concordo que o esvaziamento do fórum é um fato, mas eu hesitaria em colocar a culpa nas medias sociais. Muita gente foi embora simplesmente porque perdeu o interesse ou ficou aborrecido com alguma coisa.

    Opaleiro sem Opala é como cavaleiro medieval sem cavalo...
    Por que ninguém convida esses foristas a voltar ao fórum?
    Muitos opaleiros saíram "à francesa", foram embora sem dizer nada. Mas ninguém se preocupou em investigar porque.


    A questão mais importante, o que fazer quando um moderador age de maneira imprópria? A pior coisa seria fechar os olhos e fingir que está tudo bem. Os outros moderadores não deveriam se omitir. Um mau moderador traz insegurança ao fórum; quem vai gastar tempo e energia para trazer informações novas que logo serão apagadas por um moderador brigado com o mundo?

    1. Reitero que os fóruns paulatinamente têm perdido espaço para outras redes sociais...é só ver que isso não é algo exclusivo do Opaleiros do Paraná...atualmente todos os fóruns estão respirando com ajuda de aparelhos (os que sobraram)...porém é claro que essa questão das novas redes sociais não é a única causa quando membros deixam de usar um fórum...existem diversas razões..
    2. Você se engana quando diz que ninguém se importa com isso ou que não foi investigado....fazem alguns anos eu mesmo abri um tópico na seção Off Topic questionando onde estariam os antigos moderadores e porque deixaram de usar o fórum...as razões são diversas (e aqui incluo usuários comuns): a pessoa vendeu o Opala, enjoou, morreu.... e sim, em alguns casos o cara parou de postar porque se desentendeu com alguém aqui e não quis mais aparecer. Acontece nos fóruns.
    3. Creio que se você tem algum problema com algum moderador você deveria conversar com ele, tentar se entender....ou fazer uma reclamação para o Edu pois ele é o dono do fórum. Eu não me envolvo em treta pessoal entre duas pessoas, coisa que não tem a ver comigo.


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    Mensagem por fauzi Sáb 24 Jun - 9:18:45

    Eu participei e participo de vários fóruns: em alguns deles, inclusive no Opaleiros, mais "chupinei" do que ajudei, até pelo meu pouco conhecimento técnico. Porém nunca deixei de ajudar quando pude.
    Eu outros fóruns, ajudei muito mais que chupinei. Pessoas são diferentes e o mais importante é o respeito e a educação.
    Direto ao ponto: particularmente não me sinto bem vendo postagens de cunho político, ideológico ou coisa do tipo. Mesmo eventualmente concordando com a postagem, me coloco na posição daquela que não concorda. Enfim, acho que discussões desse tipo não agregam, ao contrário, distanciam pessoas.
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    Mensagem por Gerald Ter 27 Jun - 10:00:56

    Rubão6cc escreveu:...atualmente todos os fóruns estão respirando com ajuda de aparelhos
    Muitos fóruns no Brasil estão mesmo, como você diz, "respirando por aparelhos" porque, entre outras razões, muita gente aqui no Brasil não entendeu que fórum é uma coisa séria. Há 15 ou 20 anos atrás, os fóruns estavam infestados por gente que só vinha "zoar" e "jogar conversa fora". Como um bando de gafanhotos que vem, devasta a plantação e depois vai embora, essa gente desapareceu.

    Sobrou pouca gente séria, mas se um fórum for bem administrado, o momento atual esse pode ser um recomeço. Nessa semana mesmo vi vários posts excelentes sobre restauração, publicados por jeanbuzzello, leandrogouveia e CASENOTE, que podem servir de grande inspiração para outros opaleiros.

    Lá fora, as pessoas são mais sérias e os fóruns sobre automóvel continuam com muita vida. Veja por exemplo, os fóruns sobre o Mustang. Há mais de uma dúzia! Só para citar um, https://www.vintage-mustang.com/. São quase 4 milhões de posts e 83 mil inscritos, com  centenas de novos posts por dia!

    Nas devidas proporções, o Opala é tão importante para o Brasil como o Mustang é para os EUA. O Opaleiros do Paraná pode ter futuro, desde que as pessoas trabalhem para isso.




    Rubão6cc escreveu:2. Você se engana quando diz que ninguém se importa com isso ou que não foi investigado....fazem alguns anos eu mesmo abri um tópico na seção Off Topic questionando onde estariam os antigos moderadores e porque deixaram de usar o fórum...as razões são diversas
    De fato, houve uma discussão sobre esse assunto que eu desconhecia, mas isso foi em 2014, 9 anos atrás! Não encontrei o tópico sobre os moderadores que se afastaram, mas encontrei o tópico com a discussão que se seguiu:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t37386-dossie-motivos-do-afastamento-de-usuarios-e-sugestoes-para-o-forum
    O que mais chamou a minha atenção foi um dos motivos citados para o afastamento dos usuários:
    -Quase tudo em se tratando de Opala já foi discutido

    É incrível, mas ainda há muita coisa a ser discutida sobre o Opala, principalmente na parte técnica! Os circuitos eletrônicos, por exemplo, nunca foram estudados. Cadê o circuito do tacômetro ou do amplificador do sistema de A/C do Opala? O que falta é gente com conhecimento de eletricidade e mecânica, mas disposta a estudar melhor o Opala.








    Rubão6cc escreveu: Creio que se você tem algum problema com algum moderador você deveria conversar com ele, tentar se entender....ou fazer uma reclamação para o Edu pois ele é o dono do fórum.
    Rubão, foi bom você ter levantado esse assunto, pois cria uma oportunidade para esclarecer alguns pontos. Quero dizer que não tenho "problema" com ninguém que discorde de minhas idéias. O verdadeiro problema - que não é pessoal, pois quem sofre é o fórum, e isso afeta a todos - é quando um moderador começa a abusar de seus privilégios.

    Para citar apenas um caso de abuso. Há alguns dias atrás, um recém-chegado abriu um tópico com dúvidas sobre o sistema de injeção da partida a frio. A questão levantada era muito pertinente, mas o moderador logo começou a desancar a pessoa. Chamou-a de preguiçosa, de lhe faltar "atitude", etc. Para completar, depois de escrever um monte de ironias e bravatas, o moderador apagou o tópico!

    A pessoa veio buscar ajuda, mas não talvez volte mais ao Opaleiros depois dessa "recepção". As dúvidas que ele colocou eram muito razoáveis. Ele fez uma pesquisa sobre o assunto mas descobriu que os tópicos antigos no Opaleiros realmente não tinham as respostas que ele precisava. De fato, pelo que pude verificar lendo todos os tópicos sobre o assunto, o sistema de partida a frio nunca foi completamente analisado aqui no fórum.

    O moderador em questão só respeita ou tolera dois tipos de pessoas: os outros moderadores e os membros que se curvam ao seu "vasto conhecimento". Quem não se enquadra numa dessas duas categorias, fatalmente está sujeito aos seus desmandos. Eu mesmo tive o dissabor de ver dois tópicos arruinados e depois completamente apagados pelo moderador. Eram tópicas puramente técnicos que não continham uma única palavra de desrespeito ao moderador.

    No último tópico que criei, tentei mostrar a diferença de desempenho das bobinas de ignição usadas no Opala. Gastei dias para redigir esse material - que tinha informações inéditas, nunca publicadas no Brasil. Entretanto, logo após o post de abertura do tópico, o moderador colocou uma longa mensagem repleta de chacotas. A sua mensagem começava dizendo que ele estava "em modo zoeira"(!!) e prosseguiu falando do "namoro" e "divórcio" das cargas, "suruba" entre as espiras da bobina e coisas assim. O seu único objetivo era o de "zoar" e desmoralizar o tópico. Se um membro do fórum tivesse escrito as coisas que esse moderador escreveu, tenho certeza de que seria banido imediatamente. O moderador acabou apagando o tópico, talvez arrependido pelo que escreveu, mas acabou também privando as pessoas das informações valiosas ali publicadas. Triste fim para um tópico que com 3 meses já estava com quase 2000 visualizações. Se esse tópico não tivesse sido apagado, provavelmente estaria hoje com  mais de 3000 visualizações. Acredito até que muita gente do Brasil todo tomou contacto pela primeira vez com o Opaleiros do Paraná justamente por causa desse tópico.


    Rubão6cc escreveu: você deveria conversar com ele, tentar se entender....
    Quando a pessoa é razoável, não precisa conversar; quando não é razoável, não adianta conversar.

    Rubão, normalmente, sou aberto ao diálogo, mas o que conversar com uma pessoa que não me respeita e só fez por me prejudicar?
    Não tenho o menor interesse em disputas pessoais. Isso é coisa de gente miúda. Meu interesse está na parte técnica do Opala, não vim aqui para "jogar conversa fora".

    Mesmo sabendo que não vai servir para nada, vou dar um sugestão direta a essa pessoa: Faz mais de 2 anos que não publica nada de novo no fórum. Por que, então, em vez de ficar prejudicando os outros, não dedica o seu tempo para abrir um tópico próprio? Todo mundo sairia ganhando.



    Rubão6cc escreveu:...ou fazer uma reclamação para o Edu pois ele é o dono do fórum.
    Infelizmente, não tenho canal de contacto com Eduardo. Parece que ele não está vindo ao fórum. Pelo que entendo, quem dirige hoje o fórum são os moderadores Rubão6cc, Opala4cc e Paulo Corso, que merecem o meu respeito e reconhecimento pelas contribuições que deram/dão ao fórum.
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    Mensagem por adpachec Ter 27 Jun - 14:20:28

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    Mensagem por adpachec Ter 27 Jun - 15:57:42

    Eu acho que chega a ser até infantilidade, fazer mi, mi, mi.

    Eu sigo uma regra básica; 03 chances;.

    1°- sou educado.
    2°- dou uma cutucada.
    3°- sou grosso.

    Com referência ao indivíduo do relê:

    1°- chance: ele postou algo enigmático, pedi explicações e forneci diversos links do que precisa.

    2°- chance: a pessoa fica tentando a mesma coisa esperando algo diferente porque não consegue acreditar que um relê "novo" de 40 anos, pode ter se estragado na prateleira.

    E não dispõe de um multimetro para testar a fiação.

    3°- chance: tomou um esporro para ver se acorda, 01 milhão de opalas fabricados e somente o dele tem um relê e fiação diferente dos outros 999,999 opalas.

    E SIM esperei dias, sem ter resposta eu deletei.

    Igual o preguiçoso que não podia abrir o capô na garagem do condomínio para desconectar a bateria.

    Até a solução de um terminal com trava eu dei.

    Mas quando a pessoa é 100% preguiça, arruma um problema para cada solução.


    E a pessoa ficar postando meras fotos e fazer referência a escolas ou faculdades de renome para dar peso ao que escreve, não me convence vou sim investigar a origem e me certificar.

    Ou o fórum vai virar um amontoado de falsas informações técnicas.

    Onde está o opala monstro e o engenheiro que não sabia que precisa remover o revestimento do tubo antes de soldar ?

    Não recebo 01 centavo para ser moderador, mas se aceitei a função é LÓGICO que vou pesquisar antes de tomar uma decisão.

    Tanto que a pessoa não tem argumentos de defesa depois.



    E pelo AMOR DE DEUS, tem gente com pêlo branco na bund@, e agindo como criança reclamando para tia da escola.

    Não é ser mal educado, é dar um simancol no indivíduo.
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    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Empty Re: Caixinha de sugestões para o fórum - 2023

    Mensagem por Gerald Qui 29 Jun - 14:51:43

    A mensagem acima confirma acima de qualquer dúvida que a pessoa está despreparada para exercer a importante missão de moderador do fórum.

    Não vou comentar cada ponto, pois a mensagem é auto-explicativa, mas quero comentar a afirmação abaixo, tirada da mensagem, que mostra uma faceta do perfil do moderador:

    "E não dispõe de um multimetro para testar a fiação".

    A afirmação acima é totalmente falsa!
    A prova é a mensagem abaixo, de autoria do criador do tópico "Diferenças entre os sistemas de partida a frio", tópico que foi apagado pelo moderador:
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Difere11
    continuação da Mensagem nº3:
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Difere10

    Circulei em vermelho os dois trechos da mensagem que confirmam que o autor do tópico apagado usou um multímetro! No primeiro trecho, fica óbvio que foi usado um multímetro na função OHMS para a medição da resistência do sensor NTC na temperatura de 27 ºC. No segundo trecho, é citado explicitamente o uso de um multímetro para o teste da fiação.

    Portanto, a afirmação de que o autor do tópico "não dispõe de multímetro para testar a fiação" seria apenas mais uma daquelas falsidades que passam impunes por falta de prova, não fosse o fato de haver uma cópia completa em html do tópico apagado.

    Por um golpe de sorte, fiz o download pouco antes do moderador "cometer" mais um apagamento do tópico em questão. Note que a mensagem nº3 acima, que é a principal do tópico, foi suficientemente boa para merecer um "like" de Opala4cc.

    Costumo fazer o download de todos os tópico do Opaleiros do Paraná que tenham interesse técnico. O tópico apagado em questão me chamou a minha atenção porque era sobre um assunto pouco estudado e que eu não conhecia em detalhes - a injeção de gasolina para partida a frio nos Opalas a álcool.

    O tópico apagado era puramente técnico e não continha uma única palavra de desrespeito ao moderador ou a qualquer outro membro do fórum. Não havia, portanto, qualquer justificativa para o tópico ser apagado.

    Na minha opinião, o moderador em questão deveria parar de "moderar" o fórum. A forma como ele tem agido como moderador só tem prejudicado o fórum. Por outro lado, tem gente que gosta dos seus conselhos técnicos, assim ele poderia, por exemplo, dedicar totalmente o seu tempo em ajudar os que vêm ao fórum em busca de solução para os problemas de seus Opalas. Obviamente, ele poderia continuar defendendo os seus pontos de vistas técnicos, como qualquer membro do fórum. Um debate livre e de igual para igual seria a oportunidade perfeita para ele mostrar o seu verdadeiro valor.
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    Mensagem por adpachec Qui 29 Jun - 15:56:01

    Gerald escreveu:A mensagem acima confirma acima de qualquer dúvida que a pessoa está despreparada para exercer a importante missão de moderador do fórum.

    Não vou comentar cada ponto, pois a mensagem é auto-explicativa, mas quero comentar a afirmação abaixo, tirada da mensagem, que mostra uma faceta do perfil do moderador:

    "E não dispõe de um multimetro para testar a fiação".

    A afirmação acima é totalmente falsa!
    A prova é a mensagem abaixo, de autoria do criador do tópico "Diferenças entre os sistemas de partida a frio", tópico que foi apagado pelo moderador:
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Difere11
    continuação da Mensagem nº3:
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Difere10

    Circulei em vermelho os dois trechos da mensagem que confirmam que o autor do tópico apagado usou um multímetro! No primeiro trecho, fica óbvio que foi usado um multímetro na função OHMS para a medição da resistência do sensor NTC na temperatura de 27 ºC. No segundo trecho, é citado explicitamente o uso de um multímetro para o teste da fiação.

    Portanto, a afirmação de que o autor do tópico "não dispõe de multímetro para testar a fiação" seria apenas mais uma daquelas falsidades que passam impunes por falta de prova, não fosse o fato de haver uma cópia completa em html do tópico apagado.

    Por um golpe de sorte, fiz o download pouco antes do moderador "cometer" mais um apagamento do tópico em questão. Note que a mensagem nº3 acima, que é a principal do tópico, foi suficientemente boa para merecer um "like" de Opala4cc.

    Costumo fazer o download de todos os tópico do Opaleiros do Paraná que tenham interesse técnico. O tópico apagado em questão me chamou a minha atenção porque era sobre um assunto pouco estudado e que eu não conhecia em detalhes - a injeção de gasolina para partida a frio nos Opalas a álcool.

    O tópico apagado era puramente técnico e não continha uma única palavra de desrespeito ao moderador ou a qualquer outro membro do fórum. Não havia, portanto, qualquer justificativa para o tópico ser apagado.

    Na minha opinião, o moderador em questão deveria parar de "moderar" o fórum. A forma como ele tem agido como moderador só tem prejudicado o fórum. Por outro lado, tem gente que gosta dos seus conselhos técnicos, assim ele poderia, por exemplo, dedicar totalmente o seu tempo em ajudar os que vêm ao fórum em busca de solução para os problemas de seus Opalas. Obviamente, ele poderia continuar defendendo os seus pontos de vistas técnicos, como qualquer membro do fórum. Um debate livre e de igual para igual seria a oportunidade perfeita para ele mostrar o seu verdadeiro valor.


    Kct; o menino tira print das mensagens.

    E ainda se escora em like dos outros.

    Deve ter um ódio tremendo de mim, da vida ou de alguma parte física dele muito pequena.

    Quer minha foto e endereço para colocar no seu painel de investigação ?


    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcTCCnInoHxH2_IhK5eRlHio1ysQBdkDzxS4gg&usqp=CAU


    Achou só o multímetro ?

    E aí, qual trecho dos prints diz que ele testou todos fios, abriu o relê, verificou o seu estado interno, se ocorreu vazamentos, trilhas ruins, problema na bobina magnética, a fiação está devidamente ligada conforme manda os esquemas, onde está ?

    Pois eu não fico tirando print ou matutando vingança, então não me lembro de pormenores.

    Tem que ser muito perturbado para tirar prints.

    A finalidade deste tópico é sugestões e não choramingar ou mostrar condição severa de perturbação mental.

    Mas na boa, você é um desequilibrado, paranoico e psicótico, eu durmo tranquilo, não fico remoendo, arquitetando coisas ou planejando vingança tipo desenho do Looney Tunes.


    Parece o Coiote atrás do Papaléguas (o coiote só se ferra).

    Bip-bip.....


    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcQefLn_8pOFBgBGeafkSNAxlfQ3RbLab0PYmw&usqp=CAU


    O grau de transtorno psicológico é tão grande que daqui a alguns dias surgirá um tópico dizendo que concertou o sistema de partida a frio do indivíduo, aí surgirá um blá, blá, blá de auto promoção.

    Se não me "falha a memória" eu mandei o esquemático interno do relê impresso na carcaça dele, aguardar o coiote printar a mensagem.
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    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Empty Re: Caixinha de sugestões para o fórum - 2023

    Mensagem por Rubão6cc Sex 30 Jun - 9:26:03

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Sem-t-tulo


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Empty Re: Caixinha de sugestões para o fórum - 2023

    Mensagem por Gerald Sáb 1 Jul - 19:54:01

    "... tira print das mensagens."

    Não "tiro print" de mensagens, mas costumo, sim, fazer o download de livros, páginas, arquivos, figuras, fotos e vídeos de assuntos técnicos que  me interessam. Meu interesse é puramente técnico.

    Mesmo que tenha uma utilidade imediata, esse material pode ser útil como referência futura. Tento ser o mais organizado possível. Organizo e material em pastas específicas. Por exemplo, há uma pasta com material sobre o Opala, com sub-pastas em Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Circuitos Elétricos, etc.

    Não é raro que sites interessantes desapareçam da noite para o dia (acontece também com tópicos de foruns, como sabemos). Sem aviso prévio, vídeos no Youtube são apagados pelos autores, manuais técnicos sejam removidos pelos fabricantes, etc. Por isso, é recomendável fazer o download imediato de materiais técnicos interessantes. Pode acontecer do material armazenado ser útil para "pegar na mentira" algum mentiroso de memória curta.


    "E aí, qual trecho dos prints diz que ele testou todos fios, abriu o relê, verificou o seu estado interno, se ocorreu vazamentos, trilhas ruins, problema na bobina magnética, a fiação está devidamente ligada conforme manda os esquemas, onde está ?"

    Obrigado por perguntar. O trecho solicitado está aqui:
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Difere12


    O trecho acima foi extraído da mensagem nº 10, de autoria do criador do tópico apagado. Repare na linguagem técnica e ponderada. Ele disse que abriu o relê, trocou capacitores eletrolíticos, transistores e diodos suspeitos de não estarem funcionando direito. Disse também que conhecia cada fio do sistema elétrico do seu carro.

    A pergunta do moderador é descabida. O moderador tem memória curta, ou nem lê as mensagens dos tópicos que "modera", ou melhor, arruína.
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    Mensagem por adpachec Sáb 1 Jul - 23:40:07

    Gerald escreveu:"... tira print das mensagens."

    Não "tiro print" de mensagens, mas costumo, sim, fazer o download de livros, páginas, arquivos, figuras, fotos e vídeos de assuntos técnicos que  me interessam. Meu interesse é puramente técnico.

    Mesmo que tenha uma utilidade imediata, esse material pode ser útil como referência futura. Tento ser o mais organizado possível. Organizo e material em pastas específicas. Por exemplo, há uma pasta com material sobre o Opala, com sub-pastas em Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Circuitos Elétricos, etc.

    Não é raro que sites interessantes desapareçam da noite para o dia (acontece também com tópicos de foruns, como sabemos). Sem aviso prévio, vídeos no Youtube são apagados pelos autores, manuais técnicos sejam removidos pelos fabricantes, etc. Por isso, é recomendável fazer o download imediato de materiais técnicos interessantes. Pode acontecer do material armazenado ser útil para "pegar na mentira" algum mentiroso de memória curta.


    "E aí, qual trecho dos prints diz que ele testou todos fios, abriu o relê, verificou o seu estado interno, se ocorreu vazamentos, trilhas ruins, problema na bobina magnética, a fiação está devidamente ligada conforme manda os esquemas, onde está ?"

    Obrigado por perguntar. O trecho solicitado está aqui:
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Difere12


    O trecho acima foi extraído da mensagem nº 10, de autoria do criador do tópico apagado. Repare na linguagem técnica e ponderada. Ele disse que abriu o relê, trocou capacitores eletrolíticos, transistores e diodos suspeitos de não estarem funcionando direito. Disse também que conhecia cada fio do sistema elétrico do seu carro.

    A pergunta do moderador é descabida. O moderador tem memória curta, ou nem lê as mensagens dos tópicos que "modera", ou melhor, arruína.


    O Coiote está tão paranoico mas se mostrou um charlatão, printa arquivos da internet para depois se auto promover.

    E se intitula engenheiro do ITA.


    Ao invés de ficar tentando me derrubar porque NUNCA apresentou a solução do indivíduo do relê ?

    Você, como em tudo que postou, tenta se mostrar um sábio, mas um dia Deus castiga.

    Você quer me derrubar por ódio por eu ter mostrado a sua verdadeira cara.

    "O engenhario do ITA" não consegue resolver o problema ?



    Hilário.



    Pois bem, vamos dissecar o relê.

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 D_NQ_NP_751974-MLB32316153858_092019-O

    Os pinos 50 e 31 alimentam um relê térmico.

    O relê ao acionar fecha os pinos S e M.

    O pino 15 é positivo pós chave junto a um temporizador.

    Minha pergunta é;

    Onde está o erro ?

    O coiote e o indivíduo postaram o defeito e o coiote ainda fez uma explanação dele.


    Eu forneci tabelas, esquemas, indiretas e até xingos.


    Tudo que o indivíduo precisa está nos links mas a preguiça fala mais alto, e você como "engenheiro do ITA" deveria mostrar.


    Se me lembro postei até a foto do relê.

    O rapaz soltou um pouco a língua (ou os dedos), o coiote fica a tirar prints, mas onde está o erro ?

    O erro está nos prints do coiote.

    Porém, se podem fazer 03 tipos de ligações com o mesmo relê.

    Sendo 02 ligações eu acho corretas e a outra uma gambiarra.



    Se você fosse quem realmente se diz ser teria resolvido o problema e não ficado a me criticar.

    Independente da opinião dos outros moderadores (que respeito muito) eu vou acabar banindo você.

    Como eu escrevi, o coiote só se ferr@.
    Gerald
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    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Empty Re: Caixinha de sugestões para o fórum - 2023

    Mensagem por Gerald Seg 3 Jul - 14:50:10

    adpachec escreveu:
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 D_NQ_NP_751974-MLB32316153858_092019-O

    Os pinos 50 e 31 alimentam um relê térmico.

    O relê ao acionar fecha os pinos S e M.

    O pino 15 é positivo pós chave junto a um temporizador.

    Minha pergunta é;

    Onde está o erro ?

    Teste-pegadinha infantil...
    Onde está o "erro"? Com exceção da foto do relê, TODO o resto está errado!

    1) O sistema de partida a frio não usa relê térmico
    O relê do sistema de partida a frio é um relê temporizador do tipo monoestável, que é disparado durante a partida.
    O desenho de um pulso na face do relê serve justamente para indicar que é um monoestável.
    Um monoestável é um circuito que, ao ser disparado, muda de estado e permanece nesse estado por um determinado período de tempo, cerca de 1s no caso desse relê.

    2) O relê não fecha os pinos S e M.
    Em S está conectado o resistor NTC do bloco do motor.
    Esse resistor é um sensor de temperatura, cuja função é permitir injeção de gasolina somente se o motor estiver frio.
    M é o terminal de saída do monoestável. M alimenta o motor da bomba de injeção de gasolina.

    3)O terminal 15 recebe a tensão pós-chave.
    Não há nenhum temporizador adicional ligado ao relê de partida a frio.

    O circuito do sistema de partida a frio para o Opala 88-90 está esquematizado no diagrama abaixo:
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 712

    Os componentes do sistema de partida a frio são os seguintes:

    Relê (monoestável): K9
    Motor da bomba de injeção: M6
    Resistor NTC (sensor de temperatura): S22
    Fusível da linha de alimentação: F21

    O sistema de partida a frio trabalha junto com a chave de ignição S1, composta por 3 seções, B1, B2 e B3, que são acionadas conjuntamente.
    Cada uma dessas seções possui um terminal pós-chave diferenciado, respectivamente, I1, A e I3.
    O terminal S fica "vivo" somente quando o motorista bate na partida.
    O terminal S é conectado ao automático do motor de partida e ao terminal 50 do relê do sistema de partida a frio.

    Função dos terminais do relê de partida a frio:

    S: sensor de temperatura (resistor NTC) no bloco do motor
    50: disparo (trigger) do monoestável
    M: motor do da bomba de injeção de gasolina
    15: alimentação vinda pela linha pós-chave I1
    31: terra

    O diagrama esquemático fornece até a bitola e a cor dos fios originais. É extremamente fácil entender o funcionamento do circuito quando se têm a informação correta. Infelizmente, o diagrama esquemático do Opala 82 não existe, ou pelo menos, não é conhecido. Os Opalas a álcool 82 usam um relê com 6 pinos, com duas lâmpadas-espia, que indicam baixa temperatura moto e baixo nível do tanque de gasolina auxiliar. Essas lâmpadas foram eliminadas nos anos seguintes, por isso não aparecem nos diagramas esquemáticos dos Opalas 80 a 90.

    Infelizmente, o diagrama esquemático dos modelos 88-90 não é suficiente para entender completamente o sistema elétrico do modelo 82, que tem ligações adicionais, inclusive de diodos embutidos na fiação. Essa é a explicação da vinda da pessoa ao Opaleiros. Veio em busca de ajuda, pensando que aqui encontraria pessoas de boa-vontade. Que ajuda ele recebeu?

    Recebeu um coice, ou melhor, uma explosão de puro descontrole emocional (mensagem nº 11 do tópico apagado):
    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Difere13

    Como um moderador pode ser tão mal-educado com um membro recém-chegado? Juro que senti vergonha alheia. E medo de ser confundido com esse tipo de "opaleiro"...





    adpachec escreveu:Independente da opinião dos outros moderadores (que respeito muito) eu vou acabar banindo você.
    Novamente recebo uma ameaça desse moderador... Isso é ridículo! E ainda pensa que agir de maneira truculenta, "independentemente da opinião dos outros moderadores", é uma forma de respeito! Ao contrário, é desrespeito explícito aos outros moderadores!

    Lançar mão de ameaças, bloqueios, apagamento de tópicos inteiros e até banimento são sinais evidentes de fraqueza. Mas é só que consegue fazer, pois é incapaz de sustentar uma discussão sem apelar.

    Não tenho dúvida de que baniria, se pudesse, todos os que não se curvassem aos seus caprichos infantis. Mas é bom saber quais seriam as consequências. Banir um membro sem justificativa só serviria para destruir a "imagem" desse moderador. Iria criar uma atmosfera altamente tóxica para os que ficarem. Quem, com algum nível de educação, ou juízo, quererá vir a um lugar onde um troglodita descontrolado faz e desfaz das pessoas?

    Quer me banir? Que o faça, isso só irá mostrar ao mundo que é um fraco que não resiste a uma disputa de igual para igual. Irá mostrar a todos que eu estava certo quando disse que a moderação do Opaleiros precisava ser revista. Do jeito que as coisas estão - sem garantia de que um texto técnico não será apagado arbitrariamente - não há condições para ninguém participar de maneira séria num forum onde um certo moderador - que só opera no modo "zoeira" ou no modo "macho-infantilóide" - desrespeita as pessoas o tempo todo.

    O moderador irá me banir? É possível, mas isso só irá acontecer se houver uma concordância implícita ou explícita dos outros moderadores. Eu me recuso a acreditar que o comportamento desse moderador fantasiado de "super-herói" seja considerado aceitável pelos outros moderadores. Mas, na hipótese improvável disso acontecer, estará mesmo na hora de ir embora porque o Opaleiros não terá futuro com esse tipo de moderação.

    raivalorio gosta desta mensagem

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    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Empty Re: Caixinha de sugestões para o fórum - 2023

    Mensagem por adpachec Seg 3 Jul - 19:02:37

    O coiote respondeu e não respondeu.

    Ele; "engenheiro do ITA" postou uma foto de diagrama mas explicou alguma coisa que eu ou outra pessoa não tenha detalhado em outro tópico ?

    Não; explicou foi nada.

    E tem gente que abraça o textão.

    Pois bem; eu vou explicar o sistema de partida.

    O esquemático do relê (notar o chapeuzinho a direita).

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcQPLH3tV-H6W2881AFUhWxHITQnDRloPhAN3A&usqp=CAU

    O chapeuzinho simboliza um relê térmico.

    O sistema térmico trabalha com uma chapa bimetálica (02 metais com coeficiente de dilatação diferentes).

    Com o aumento da temperatura esta chapa se deforma no sentido contrário desligando o sistema, igual a um disjuntor residencial.

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcQa-Y7zd0RNPq95oe2RwyuPm5BAiMa9rRaR3A&usqp=CAU

    A esquerda do diagrama da capa do relê acima existe um retângulo com um traço em diagonal, é o temporizador (na verdade uma chave eletromagnética ligada a um temporizador).

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcRRdFaJKe3SewWrSR1KBeN9FGX9jVvE7l7Wnw&usqp=CAU


    Agora o Termistor NTC e PTC.

    NTC: a resistência reduz com o aumento da temperatura.

    PTC: a resistência aumenta com o aumento da temperatura.

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcQlLe20fUM0o_7yNApO3kyvpABClOsQfVQpRQ&usqp=CAU

    Agora um transistor em comparação a uma torneira.

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcRpnCNFjsN-_L092slNZHpzAueZrDpX-_lQyw&usqp=CAU

    Existem diversos modelos de transistores, o mais simples (BC 549) possui o COLETOR (recebe a carga), BASE (regula o fluxo) e EMISSOR (saída do fluxo).

    Regulando a tensão/corrente na base se regula o fluxo no emissor, igual a uma borboleta de torneira.

    Como funciona o relê de partida a frio.

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcQPLH3tV-H6W2881AFUhWxHITQnDRloPhAN3A&usqp=CAU

    O pino 50 (+) pós chave e 31 (-) alimentam o relê térmico.

    Ao ser acionado ele fecha os contatos M e S.

    O contato "M" é positivo pelo pino 15 pós chave.

    O contato "S" está ligado a um Termistor PTC (a resistência aumenta com o calor) e não um NTC.

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcS2pfN8nf4vfjxy4cjCdJOJ4ndCba07tDsLBw&usqp=CAU

    Com o motor frio o sensor de partida a frio está com resistência zero (aterrado).

    Com o pino "M" positivo e o "S" negativo em contato pelo relê térmico o resultado é um curto circuito.

    O curto circuito gera calor e o relê térmico se desliga.

    O pino "M" então começa a fornecer 12 volts ao motor injetor e aciona o temporizador, note que o pino 15 está conectado ao temporizador (retângulo com traço diagonal), e o traço superior unindo o temporizador ao relê térmico (abaixo da linha do pino 31) é uma conexão do temporizador ao pino 31 (terra).

    É esta conexão que alimenta o temporizador.


    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcQPLH3tV-H6W2881AFUhWxHITQnDRloPhAN3A&usqp=CAU

    Então começa a injeção de gasolina no motor.

    Quando o motor aquece o sensor de temperatura (termistor PTC) aumenta a sua resistência interna.

    Ao dar partida o relê térmico fecha o contato entre os pinos M e S, mas não ocorre o curto entre estas conexões porque o aumento da resistência do sensor de temperatura ( de 0 para talvez 2.500 ohms) não permite o curto, mas permite uma queda de tensão no pino M de 12 volts para talvez 6 volts.

    Com a queda de tensão no pino M o motor injetor não funciona quando o motor está quente.

    Com a evolução da tecnologia o relê térmico foi substituído por um transistor e um relê NA (normal aberto) e NF (normal fechado).

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcQdhqj8OOmTsfxQvwPmRn8t87lKCgeu6ir-3g&usqp=CAU

    O transistor tem a sua base ligada nos pinos M e S.

    Com o motor frio o sensor tem zero ohms de resistência aterrando a base do transistor (zero volts).

    O transistor não trabalha em zero volts (torneira com a borboleta fechada), não tem fluxo para o relê.

    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Images?q=tbn:ANd9GcRpnCNFjsN-_L092slNZHpzAueZrDpX-_lQyw&usqp=CAU

    O relê fica desligado e ele é do tipo NF (normal fechado), ele mantém os contatos acionados que alimentam o temporizador e o motor injetor.

    Com o motor quente o sensor de partida frio tem uma resistência elevada e a base do transistor não está mais aterrada.

    A base do transistor é positiva (borboleta da torneira aberta) e o relê ligado ao transistor é acionado, desligando o motor e o temporizador.

    Mas o fabricante dos relês manteve a simbologia do relê térmico na carcaça.

    A ligação GM é como está na capa do relê e explicado acima.

    Outra ligação é no pino M usar 02 fios, um para o motor e outro para a luz espia, alguns relés possuem a conexão L de lâmpada.

    Outra maneira é ligar o motor injetor direto no sensor de temperatura, quando frio (zero ohms) o motor injetor vai funcionar.

    Com o motor quente o sensor de temperatura estará com resistência elevada, cortando o negativo (terra) do motor injetor fazendo ele não injetar combustível no motor.

    EU ESCREVI ONDE ESTÁ O ERRO EM OUTRA POSTAGEM , o erro está em usar um sensor NTC (com alta resistência quando frio) ao invés de um PTC.

    Para usar um sensor NTC. o relê precisa ser NA (normal aberto) e não o NF (normal fechado) instalado no sistema de partida a frio.

    Com resistência elevada não existe curto circuito para desarmar o relê térmico e no caso de transistor e relê a resistência elevada do sensor NTC vai fazer o transistor acionar o relê que vai desligar o motor e o temporizador.

    SOU GROSSO E ARROGANTE , depende; eu passei esquemas, código de pinagens, formas de ligações, links de referência, se a pessoa não tem a boa vontade de estudar eu não posso mais ficar passando a mão na cabeça da criança.

    Inclusive forneci o conceito de relê de partida de 04 pinos e o mintermauta fez o esquema e diagrama.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44317-esquema-eletrico-partida-a-frio-resolvido

    Então com todas as informações a mão cabia a pessoa fazer o teste em bancada ou analisar os componentes.

    Mas só por estar com as peças a mão o indivíduo acreditou que apenas ligar era o suficiente.

    EU ESCREVI ONDE ESTÁ O ERRO E O COIOTE ACHOU SER PEGADINHA , o erro está em usar um termistor NTC e não PTC.

    NTC é sensor de temperatura do motor que com o aumento da temperatura a resistência do sensor diminuí, e o ponteiro de temperatura no painel sobe.

    Então o coiote ao invés de explicar fica a fazer textões e um grupinho cada vez maior de gente sem capacidade analítica acredita no que está escrito.

    E se continuar assim o Opaleiros do Paraná vai se transformar numa plataforma de teorias utópicas, boa para se debater com uma lata de cerveja e um cigarro de maconha.

    Vocês decidem o caminho a seguir, mas a explicação acima acredito que qualquer LEIGO agora entende como funciona o sistema de partida a frio.

    Sobre eu banir o coiote ?

    Eu dei a chance dele, engenheiro do ITA, de postar o correto funcionamento do relê.

    O que ele fez ?

    Apenas circundou o assunto....

    Por isto vou deixar ele de molho por 60 dias, outro dia eu repenso na causa.

    Se outro moderador quiser reverter o que eu fiz fique a vontade.

    E o restante da turma que decida para onde migrar, informação com conteúdo ou se arriscar a ficar lendo coisa que um dia pode matar alguém.


    End.....


    Última edição por adpachec em Seg 3 Jul - 19:23:30, editado 2 vez(es)

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    Mensagem por adpachec Qua 5 Jul - 14:36:11

    Voltando aos trilhos corretos do tópico, se fosse possível anexar a postagem arquivos de PDF no mesmo modo que fotos e vídeos do YouTube.

    Postar o link muitas pessoas hoje sequer o acessam.

    E converter um manual com diversas folhas em imagens e postar uma a uma é complicado.

    Já deixar um arquivo em PDF de determinado assunto (como manual do proprietário) iria ajudar.
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    Caixinha de sugestões para o fórum - 2023 Empty bora postar mais fotos e mais videos

    Mensagem por clarckentt Qui 3 Ago - 16:56:42

    Opa blz? Sou a favor de mais fotos e mais videos, para ilustrar melhor, e se possivel da galera mesmo do forum ne, pra ajudar mais os novatos e mesmo quem passa pra tirar uma duvida ou solução de um problema ne ! rs

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    Mensagem por diplomado Sex 11 Ago - 14:05:48

    update da plataforma, envolve custos

    Precisa de um layout moderno, com melhor iteratividade

    Gestão de conteúdo sem depender de links externos

    o ideal seria transformar as postagens antigas em documentos compilados, por assunto como base de conhecimento

    em cima disso, surgiriam novos comentários e dúvidas

    daqui um tempo, com a ajuda da inteligência artificial, todo esse conteúdo aqui vai gerar muito valor, com certeza!

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    Mensagem por opala4cc Sex 11 Ago - 19:17:59

    clarckentt escreveu:Opa blz? Sou a favor de mais fotos e mais videos, para ilustrar melhor, e se possivel da galera mesmo do forum ne, pra ajudar mais os novatos e mesmo quem passa pra tirar uma duvida ou solução de um problema ne ! rs

    Clarckentt:

    Você tem razão. Eu percebi isso faz uns 2 ou 3 anos, quando vi que os internautas estavam procurando videos no youtube que ensinassem.
    Como você poderá notar, minhas últimas postagens abordando algum passo-a-passo ou procedimento mais complicado, tenho me esforçado no sentido de não economizar nas fotos e também comecei a colocar vídeos do YouTube feitos por mim mesmo mesclados com textos de informação técnica.
    Especificamente no meu caso, o que me impede de melhorar a informação é a câmera de baixa resolução  e a sabotagem do YouTube, que tem apresentado uma sanha de censura. Ele está apagando automaticamente alguns vídeos poucos segundos depois de eu terminar o upload, alegando violação dos termos da plataforma. Além disso, está limitando o número de videos que posso fazer upload por dia. Provavelmente algum algoritmo baseado nos canais que assisto e sou inscrito.
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 12 Ago - 11:00:44

    diplomado escreveu:update da plataforma, envolve custos

    Precisa de um layout moderno, com melhor iteratividade

    Gestão de conteúdo sem depender de links externos

    o ideal seria transformar as postagens antigas em documentos compilados, por assunto como base de conhecimento

    em cima disso, surgiriam novos comentários e dúvidas

    daqui um tempo, com a ajuda da inteligência artificial, todo esse conteúdo aqui vai gerar muito valor, com certeza!

    Muito bem colocado...eu não tinha pensado nessa questão da IA ajudar no fórum...se por aqui existisse uma ferramenta similar ao Chat GPT, bastaria a pessoa digitar a dúvida numa caixa de digitação e a IA se encarregaria de encontrar as respostas no banco de dados do fórum..seria perfeito..


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    Mensagem por diplomado Qua 8 Nov - 12:53:58

    Novidades para 2024?
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 11 Nov - 2:27:23

    diplomado escreveu:Novidades para 2024?

    Acho que em 2024 você só irá encontrar os verdadeiros entusiastas de Opala por aqui, tipo eu, que to morando na Austrália mas que ainda continuo preferindo Opala do que qualquer outro carro.


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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 11 Nov - 2:32:20

    diplomado escreveu:Novidades para 2024?

    Mas falando sério, o Edu tinha um projeto para atualizar a plataforma do fórum, porém até o momento isso não saiu do papel. E acredito que não vá. O lado positivo é que apesar de afastado, ele não abre mão disso aqui de jeito nenhum. Existe um custo de manutenção e o pagamento está sempre garantido.


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