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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Piero- Opaleiro
- Número de Mensagens : 251
Data de inscrição : 22/09/2008
- Mensagem nº51
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Essa de aluminío era de série só no diplomata, mas opcional para todas as outras versões.
Edson Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1273
Data de inscrição : 07/08/2009
- Mensagem nº52
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Valeu Piero!
fabio.vectra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 98
Idade : 41
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala STD 1980
Honda City 2013
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/08/2009
- Mensagem nº53
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
estou prestes a comprar um diplomata 83 automatic, gostaria de saber a numeração do chassis pra saber se de fato ele é 6cil original e tbm se de fato ele é diplomata, pois ele tem 2 relogios no console, más o volante não está escrito "diplomata" e está sem os barrachoes laterais(será que é dificil de ser encontrado?), o resto é igualzinho a descrição.
ps. belo topico esses diplomatas são na minha opinião os mais charmosos, as maçanetas são sensacionais.
ps. belo topico esses diplomatas são na minha opinião os mais charmosos, as maçanetas são sensacionais.
jtorres- Opaleiro
- Número de Mensagens : 41
Idade : 42
Localização : Elias Fausto - SP
Modelo do carro : Diplo 82/83
Cilindros : 4
Data de inscrição : 12/03/2011
- Mensagem nº54
E esse aqui? Cabritão ou Original? Diplomata 82/83
[img][/img]
Doc está: Diplomata 82/83
Doc está: Diplomata 82/83
marcelofs- Opaleiro
- Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : minas gerais
Modelo do carro : Bmw 530i touring e34
Cilindros : 8cil
Data de inscrição : 30/12/2011
- Mensagem nº55
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Cassio_Opala escreveu:Peiro, estou fazendo um Coupe 80 e devo pintá-lo de prata diamantina porque o doc. está cinza, o seu doc. está prata ou cinza?
Será que dá galho?
Tem um diplo 80 coupe verde samambaia num desmanche perto de casa e já tirei um monte de peças pra por no meu. E tirei tbm os frisos laterais, tem o do paralama direito ferrado mas já consegui um novo. Como estou fazendo um STD esses frisos vão ficar guardados a 7 chaves esperando para serem colocadas no carro certo...
O carro do desmanche tem interior todo verde, vidros verdes, 4cc, s/ar quente, o carpete é preto (tirei o trazeiro). Infelismente não tenho fotos dele.
Você sabe dizer se a maioria dos Diplomatas 80-84 são 4cc? Bom seria se tivessemos as estatísticas, né?
Abraço
Cássio
fuçando em topicos antigos achei esse e vc diz ter os frisos laterais do diplomata 2 portas 80, a pergunta é, vc ainda tem esses frisos e se tem por um acaso venderia.
AlissonMachado- Opaleiro
- Número de Mensagens : 173
Idade : 32
Localização : Torres/RS
Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
Harley Davidson Iron883 2015
Cilindros : L6 + V2
Data de inscrição : 16/01/2013
- Mensagem nº56
Frisos laterais Diplomata 84
Bom, adquiri um Diplomata 6cc 250s automatic3 1984, porém o antigo dono tentou fazer dele um 87 ou seilá eu o que, resumindo ele colocou os frisos laterais largos e também sinaleira traseira e farois de milha dianteiros entre os faróis, tudo original cibié, porém não originais da época do meu carro, já encontrei todas as peças originais para refazer igual o original, de menos os frisos laterais, se alguém tiver um jogo ou souber quem tenha, por favor estou ficando nervoso com esses frisos que estão ruins, quebrados e aparafusados direto na lata! Da vontade de tirar e deixar sem nada! Kkkk
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº57
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
AlissonMachado escreveu:Bom, adquiri um Diplomata 6cc 250s automatic3 1984, porém o antigo dono tentou fazer dele um 87 ou seilá eu o que, resumindo ele colocou os frisos laterais largos e também sinaleira traseira e farois de milha dianteiros entre os faróis, tudo original cibié, porém não originais da época do meu carro, já encontrei todas as peças originais para refazer igual o original, de menos os frisos laterais, se alguém tiver um jogo ou souber quem tenha, por favor estou ficando nervoso com esses frisos que estão ruins, quebrados e aparafusados direto na lata! Da vontade de tirar e deixar sem nada! Kkkk
Olá Alisson ,
Seja bem vindo!!!
Bem esse frisos não são feios não.......agora os originais se encontrar 0km ...........pode ter certeza que sairam bem acima dos R$700,oo bem acima !
A trazeira do seu carro que será o grande problema............pois foi trocado o painel trazeiro......todo o painel trazeiro...............as lanternas vermelhas NÃO cabem nesse painel trazeiro!!!!! Por isso vc. vai tre que trocar ele
No + foi transformado de 84...pra 85.......manteve os trincos de portas do 84......e os parachoques pretos ...........(cuidado com esse parachoques que são caros.....assimo como as borrcahas deles...são bem caras!!!) . No + é isso.
Boa Sorte
Jean Michel Colet- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2839
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado
Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº58
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Contribuição do meu exemplar ....Comodoro 81 Coupe 4 Cilindros de Fabrica á Gasolina.
AlissonMachado- Opaleiro
- Número de Mensagens : 173
Idade : 32
Localização : Torres/RS
Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
Harley Davidson Iron883 2015
Cilindros : L6 + V2
Data de inscrição : 16/01/2013
- Mensagem nº59
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
BANDIT escreveu:AlissonMachado escreveu:Bom, adquiri um Diplomata 6cc 250s automatic3 1984, porém o antigo dono tentou fazer dele um 87 ou seilá eu o que, resumindo ele colocou os frisos laterais largos e também sinaleira traseira e farois de milha dianteiros entre os faróis, tudo original cibié, porém não originais da época do meu carro, já encontrei todas as peças originais para refazer igual o original, de menos os frisos laterais, se alguém tiver um jogo ou souber quem tenha, por favor estou ficando nervoso com esses frisos que estão ruins, quebrados e aparafusados direto na lata! Da vontade de tirar e deixar sem nada! Kkkk
Olá Alisson ,
Seja bem vindo!!!
Bem esse frisos não são feios não.......agora os originais se encontrar 0km ...........pode ter certeza que sairam bem acima dos R$700,oo bem acima !
A trazeira do seu carro que será o grande problema............pois foi trocado o painel trazeiro......todo o painel trazeiro...............as lanternas vermelhas NÃO cabem nesse painel trazeiro!!!!! Por isso vc. vai tre que trocar ele
No + foi transformado de 84...pra 85.......manteve os trincos de portas do 84......e os parachoques pretos ...........(cuidado com esse parachoques que são caros.....assimo como as borrcahas deles...são bem caras!!!) . No + é isso.
Boa Sorte
Bom, eu não disse que os frisos eram feios, mas os que estão no meu carro estão ruins e não são dele, gosto do carro antigo o mais original possível e agora com essa história do painel traseiro... não esperava por essa! será que um bom chapeador não consegue dar um jeito nesse painel? Pois parece ser pouco diferente um do outro.
Estou bem afim de investir nesse carro para deixar ele impecável, sei que estes 80-84 estão ficando difíceis de achar e o meu é um exemplar destes 84, 250-s e automático, acho que vale a pena o investimento! Já acompanho o fórum a algum tempo e acho que meu carro não está difícil de ajeitar
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº60
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Via gastar.....no áinel trazeiro...........lanternas..........(é claro que ai vem latoeiro.....pintura...) os frisos finos são dificeis de achar e quendos e acha são muito caros ............
e oapla é sinônemo de gasto mesmo
Eu tenho um 82 coupé :
http://www.opaleirosdoparana.com/t21895-restauracao-comodoro-82-2012-motor-5100-com-4-jet-rodas-18-dana-44-cambio-5m
e oapla é sinônemo de gasto mesmo
Eu tenho um 82 coupé :
http://www.opaleirosdoparana.com/t21895-restauracao-comodoro-82-2012-motor-5100-com-4-jet-rodas-18-dana-44-cambio-5m
AlissonMachado- Opaleiro
- Número de Mensagens : 173
Idade : 32
Localização : Torres/RS
Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
Harley Davidson Iron883 2015
Cilindros : L6 + V2
Data de inscrição : 16/01/2013
- Mensagem nº61
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Andei olhando o painel traseiro, foi feito um pequeno recorte na lata para entrar a lanterna do 85, então o painel é mesmo o original que nao tem sinal de emendas ou soldas, acredito que as lanternas originais encaixarão perfeitamente já que o tal recorte é para o encaixe de uma parte plastica da lanterna 85! Fico mais aliviado, encontrar esse painel novo seria um parto!
marcelofs- Opaleiro
- Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : minas gerais
Modelo do carro : Bmw 530i touring e34
Cilindros : 8cil
Data de inscrição : 30/12/2011
- Mensagem nº62
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
AlissonMachado escreveu:Andei olhando o painel traseiro, foi feito um pequeno recorte na lata para entrar a lanterna do 85, então o painel é mesmo o original que nao tem sinal de emendas ou soldas, acredito que as lanternas originais encaixarão perfeitamente já que o tal recorte é para o encaixe de uma parte plastica da lanterna 85! Fico mais aliviado, encontrar esse painel novo seria um parto!
parto vai ser achar os frisos originais, os do meu ja desisti, 80 e 81, e 82 a 84, não tem no mercado, desapareceram, só se acha umas duas ou três peças, já me disseram ser caros, porem nem caro nem barato se acha o kit completo.
AlissonMachado- Opaleiro
- Número de Mensagens : 173
Idade : 32
Localização : Torres/RS
Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
Harley Davidson Iron883 2015
Cilindros : L6 + V2
Data de inscrição : 16/01/2013
- Mensagem nº63
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
marcelofs escreveu:AlissonMachado escreveu:Andei olhando o painel traseiro, foi feito um pequeno recorte na lata para entrar a lanterna do 85, então o painel é mesmo o original que nao tem sinal de emendas ou soldas, acredito que as lanternas originais encaixarão perfeitamente já que o tal recorte é para o encaixe de uma parte plastica da lanterna 85! Fico mais aliviado, encontrar esse painel novo seria um parto!
parto vai ser achar os frisos originais, os do meu ja desisti, 80 e 81, e 82 a 84, não tem no mercado, desapareceram, só se acha umas duas ou três peças, já me disseram ser caros, porem nem caro nem barato se acha o kit completo.
Poisé, não pretendo desistir fácil já pensei em comprar os do comodoro e dar uma tapeada neles encurtar já que ele ficam mais acima e são mais compridos, não sei, ficaria melhor do que os frisos do 85, o brabo é pagar se eu não me engano R$ 190,00 em um jogo do comodoro e meter a faca pra arriscar ficar bom ou ficar uma m****!
marcelofs- Opaleiro
- Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : minas gerais
Modelo do carro : Bmw 530i touring e34
Cilindros : 8cil
Data de inscrição : 30/12/2011
- Mensagem nº64
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
AlissonMachado escreveu:marcelofs escreveu:
parto vai ser achar os frisos originais, os do meu ja desisti, 80 e 81, e 82 a 84, não tem no mercado, desapareceram, só se acha umas duas ou três peças, já me disseram ser caros, porem nem caro nem barato se acha o kit completo.
o problema é que eles são mais estreitos, já tinha pensado nisso, pena não dar certo se não ja tinha feito. preferi deixar sem mesmo
Poisé, não pretendo desistir fácil já pensei em comprar os do comodoro e dar uma tapeada neles encurtar já que ele ficam mais acima e são mais compridos, não sei, ficaria melhor do que os frisos do 85, o brabo é pagar se eu não me engano R$ 190,00 em um jogo do comodoro e meter a faca pra arriscar ficar bom ou ficar uma m****!
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
Idade : 29
Localização : Hidrolandia-Goias
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº65
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Bom galera adiquiri um opala 82 so q ta bem diferente dos q vejo na net nao tenho fotos mais eles estao com parachoques igual do 79 e as borrachas da lateral de 6cm tbm nao tem issu e normal agradeçooo
rysnn12- Opaleiro
- Número de Mensagens : 853
Idade : 31
Localização : Toledo, PR
Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
Opala Standard 1978
Ex Caravan Comodoro 1988
Cilindros : 4
4
Data de inscrição : 15/06/2012
- Mensagem nº66
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Cara, achei seu carro muito bonito!AlissonMachado escreveu:Bom, adquiri um Diplomata 6cc 250s automatic3 1984, porém o antigo dono tentou fazer dele um 87 ou seilá eu o que, resumindo ele colocou os frisos laterais largos e também sinaleira traseira e farois de milha dianteiros entre os faróis, tudo original cibié, porém não originais da época do meu carro, já encontrei todas as peças originais para refazer igual o original, de menos os frisos laterais, se alguém tiver um jogo ou souber quem tenha, por favor estou ficando nervoso com esses frisos que estão ruins, quebrados e aparafusados direto na lata! Da vontade de tirar e deixar sem nada! Kkkk
Eu tenho um Diplo 86. Na minha humilde opinião, os Opalas mais bonitos da década de 80 são os de 85 a 87, por causa justamente do farol de milha, mas nao gosto das maçanetas..
Acho q por isso achei seu carro tao bonito, pois possui as características de um 85-87, mas mantem as maçanetas antigas..
mcmacedo10@gmail.com- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Localização : valença/rj
Data de inscrição : 18/12/2013
- Mensagem nº67
preciso fotos
Estou restaurando um opala 84...preciso de fotos de opalas de 80 a 84...que são os anos que mais me despertou para o mundo do opala...e preciso de muitas fotos quem poder me ajudar mandem fotos para meu email.....mcmacedo10@gmail.com grato macedo
marcos-alvespm- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3
Localização : itajai
Data de inscrição : 13/06/2013
- Mensagem nº68
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Diante de todos estes comentários pergunto encarecidamente aos senhores: tenho em mãos para comprar um diplomata automático 82 a gasolina todo original. Qual a média de consumo, pois me informaram que gasta mais por ter apenas 3 marchas? quanto devo pagar?
Antonio-Opala 74'- Opaleiro
- Número de Mensagens : 805
Localização : Franca-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo Fastback 1974 Placa preta
Opala sedãn 1972 Especial Ratão
Rural Willys 4x4 1966 Placa preta
Fusca 1970 1 série
Cilindros : nem um deles tem motor
Data de inscrição : 15/11/2011
- Mensagem nº69
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
O conta giros digital que mostra no manual do Diplomata 1979 só saiu neste ano ou saiu em 80 também?
Alguém tem alguma foto real dele, sem ser a do manual?
Alguém tem alguma foto real dele, sem ser a do manual?
AlissonMachado- Opaleiro
- Número de Mensagens : 173
Idade : 32
Localização : Torres/RS
Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
Harley Davidson Iron883 2015
Cilindros : L6 + V2
Data de inscrição : 16/01/2013
- Mensagem nº70
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
marcos-alvespm escreveu:Diante de todos estes comentários pergunto encarecidamente aos senhores: tenho em mãos para comprar um diplomata automático 82 a gasolina todo original. Qual a média de consumo, pois me informaram que gasta mais por ter apenas 3 marchas? quanto devo pagar?
Kra o meu é 84 6cil 250s automatic3, não cheguei a fazer media dele pois quando deixei o motor redondo funcionando lisinho, encostei o bixo pra fazer a restauração que ainda não terminei... Ele está com um 3E e o pouco que andei com ele posso e dizer... é meio apavorante! kkk mas opala é isso ae... ainda mais 6cil automático... o senhor que regulou o carburador pra mim é das antigas e manja... segundo ele é pra fazer uns 4~5 na cidade e no máximo uns 9 na estrada... isso andando na gasolina que é o que compensa aqui na minha região... pra mim ta de bom tamanho, o carro é só de final de semana, só pra desfilar! kkk
E boa sorte o carro é muito bom, cambio automático então... com o dimensionado chama muita atenção pois o giro está sempre parelho!
Abraço!
marcos-alvespm- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3
Localização : itajai
Data de inscrição : 13/06/2013
- Mensagem nº71
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
E quanto devo pagar num carro deste? estado "Otimo" todo original?
Call- Moderador
- Número de Mensagens : 1424
Idade : 48
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008
- Mensagem nº72
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Excelente tópico Piero ,
Só fiquei em dúvida com relação ao Diplomata 1982 , acho que os primeiros ainda saiam com os para-choques cromados .
Só fiquei em dúvida com relação ao Diplomata 1982 , acho que os primeiros ainda saiam com os para-choques cromados .
Guilherme Batistella- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Idade : 35
Localização : Passo Fundo - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 1982
Cilindros : 4 Cil.
Data de inscrição : 31/12/2014
- Mensagem nº73
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Pessoal, alguém saberia me dizer (com 100% de certeza) quais as cores que existiam nos interiores dos Comodoros 82? É muito fácil achar os interiores cinzas e marrons, mas eu gostaria de saber se existiam os interiores pretos em 82... Todos os interiores pretos que achei na minha pesquisa eram 83 pra cima. Pergunto isso pois farei o interior do meu opala em breve, e gostaria dele preto. Porém, só farei essa mudança de cor se eu tiver certeza que essa cor existia em 82.
Regera6- Opaleiro
- Número de Mensagens : 247
Idade : 53
Localização : Londrina/Pr
Modelo do carro : Opala sedan SL 89 preto
Caravan SL 88 bege
Cilindros : 4cilindros(futuro 6)
4cilindros cursado 2.8L injetado em fase de montagem
Data de inscrição : 02/04/2011
- Mensagem nº74
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Parabens, belo topico Piero, tenho um Comodoro coupe 88 comprei ele na loka e o carro eh uma b¿©§¡, to seriamente determinado a despacha-lo, e se conseguir um dessa serie em bom estado vai ser minha opcao, naum vai compensar mexer no 88 eh muita dor de cabeça. Seu topico vai me ajudar mto. Vlw.
hiltonrochajr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3
Localização : Teresina
Data de inscrição : 01/06/2016
- Mensagem nº75
Identificação Opala
Piero, muito bom seu tópico. Gostaria de sua ajuda pra me orientar pois estou perto de adquirir meu primeiro Opala.Vou viajar pra ver um opala que está disponível pra venda. Como não tenho experiência, poderia me orientar na identificação do modelo, pra eu ver se o preço tá compatível.
https://postimg.org/image/jg55nfugr/
https://postimg.org/image/utroyn4zf/
https://postimg.org/image/kawan7rp7/
https://postimg.org/image/l1p0szu2j/
https://postimg.org/image/uar7342yj/
https://postimg.org/image/5dntm7egr/
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https://postimg.org/image/5dntm7egr/
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15350
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº76
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
hiltonrochajr escreveu:Piero, muito bom seu tópico. Gostaria de sua ajuda pra me orientar pois estou perto de adquirir meu primeiro Opala.Vou viajar pra ver um opala que está disponível pra venda. Como não tenho experiência, poderia me orientar na identificação do modelo, pra eu ver se o preço tá compatível.
https://postimg.org/image/jg55nfugr/
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https://postimg.org/image/kawan7rp7/
https://postimg.org/image/l1p0szu2j/
https://postimg.org/image/uar7342yj/
https://postimg.org/image/5dntm7egr/
Parece um modelo Standard..básico...porém foi um pouco descaracterizado com alguns emblemas e aquelas molduras nas caixas de roda...é ano 81, 82, 83 ou 84.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
FTiengo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 52
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Opala Diplomata Cupê Automatic 1981
Caravan Comodoro 4.1/S 1989
Grand Blazer 4.1 1999
Cilindros : 6cc 250/S
6cc 4.1/S
6cc 4.1
Data de inscrição : 10/11/2012
- Mensagem nº77
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Piero, o chevrolet metálico traseiro é o mesmo da grade dianteira?
Call- Moderador
- Número de Mensagens : 1424
Idade : 48
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008
- Mensagem nº78
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
FTiengo escreveu:Piero, o chevrolet metálico traseiro é o mesmo da grade dianteira?
Boa tarde amigo,
O emblema da tampa traseira e grade são iguais, vale lembrar que ambos em metal , somente os modelos 1980 e 1981, a partir dos modelos 1982 os emblemas são de plástico.
Call- Moderador
- Número de Mensagens : 1424
Idade : 48
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008
- Mensagem nº79
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Piero escreveu:A exemplo do Rodacki e do Gabriel resolvi abrir este tópico aqui para ajudar quem está a fim de restaurar um Diplomata das linhas 1980 a 1984.
Gosto muito desta época dos opalas (mas é claro que gosto muito também das outras épocas do opala) embora esta não seja, por enquanto, a época preferida pelos admiradores do opala. Mas foi uma época que marcou minha vida e foi nessa época que comecei a admirar e me interessar bastante por automóveis. Recentemente adquiri um Diplomata Coupé 250-S 1980 e vou postar aqui as diferenças mecânicas, externas e internas dessa série de Diplomatas de 1980 a 1984 – que, se já não é, vai se tornar um modelo muito interessante e com características interessantes. Se não, vejamos ...
Em fins de 1979 a GM lança a linha 1980 do opala e apresenta em definitivo aquele já era para estar presente no mercado há um ano: o Diplomata – top de linha do opala e forte concorrente no mercado de luxo, concorria na época com os Alfa Romeu SL e TI-4, Ford LTD e Landau, Dodge Magnum e Lebaron. Num breve período já iria disputar o mercado ainda com o Ford Del Rey que viria em 1981 e em fins de 1982 iria perder a briga dentro de casa para o Monza e em 1984 entrava em cena o Santana que também abocanhava uma fatia do mercado. Aliás o mercado inteiro sentiu a presença do Monza, era algo muito moderno e totalmente diferente em nosso fechado mercado de automóveis. Realmente temos que admitir, o Monza causou furor no mercado e era o desejo de todo brasileiro. E, como não podia deixar de ser, os investimentos nessa época dentro da GM foram canalizados para a sensação do mercado automobilístico que era o Monza e o Opala acabou jogado pra escanteio em termos de investimentos. Ainda hoje eu considero o Monza um excelente carro e não é por acaso que sempre vendeu muito bem conseguindo o feito de ser entre 84 e 86 o carro mais vendido no Brasil, mesmo não sendo um modelo popular e barato (caso único no Brasil). Daí o porquê dessa serie de opalas ser meio abandonada e “aparentemente” sem graça – culpa do Monza. Mas é a que eu mais gosto, e não deixa de ter uma certo charme especial.
Vamos ao que interessa. Os diplomatas 80 a 84. Eram vendidos com carroceria de 2 ou 4 portas somente (a Caravan Diplomata só viria no final de 85 como modelo 86) e com motores de 4 e 6 cilindros e acabamento exclusivo de alto padrão. Vou dividir o assunto em três etapas: diferenças mecânicas, externas e internas para esses anos.
DIFERÊNÇAS MECÂNICAS:
1) Motor
1a) Motor: 4 cil a gasolina 151-S (cor verde e carburador duplo) em 1980 e a partir de 1981 também era possível comprar com motor 4 cil a álcool (cor amarelo e carburador duplo). Sem querer misturar versões (o tópico é sobre diplomata) mas os opalas mais simples podiam ser comprados a álcool já em 1980.
1b) Motor 6 cil tipo 250 a gasolina (cor azul e carburador duplo).
1c) Motor 6 cil tipo 250-S a gasolina (cor vermelho e carburador duplo).
2) Transmissão
Antes de comentar sobre as diferenças ressalto que o tópico é sobre diplomata e não comodoro ou standart e o câmbio na de 3 marchas na coluna disponível tando para o 4 como 6 cil (exceto 250-S) não estava presente nos diplomatas, este câmbio quando vinha estava só nos modelos simples (o que era raro) e nos comodoros aí sim é que era raro mesmo.
2a) Para os motores 4 cil havia apenas o câmbio de 4 marchas com alavanca do assoalho, de trambulador externo e ré para trás na alavanca até 1982. A partir de 1983 veio o câmbio de trambulador interno e 5 marchas.
2b) Para os motores 6 cil havia o câmbio de 4 marchas com alavanca do assoalho, de trambulador externo e ré para trás na alavanca até 1982. A partir de 1983 veio o câmbio de trambulador interno e 4 marchas com ré pra frente. Opcionalmente para os motores 6 cil (250 e também 250-S) havia o câmbio automático de 3 marchas e alavanca no assoalho.
3) Freios
No modelo 1980 já vinha com servo-freio, disco na frente e tambor atrás. Porém o servo-freio do modelo 1980 era menor e o reservatório e tinha 2 tampas redondas. A partir de 1981 foi adotado um servo-freio maior e mais eficiente e, como toda linha GM 81 foi adotada uma válvula equalizadora para os freios traseiros evitando o travamento isolado de um lado só e reduzindo assim o risco de perder o controle do veículo numa frenagem de emergência.
DIFERÊNÇAS EXTERNAS:
Nos modelos 1980 e 1981 o Diplomata vinha com para-choques cromados com lâmina de borracha preta lisa e batentes. Nas laterais vinham borrachões com aproximadamente 5 ou 6 cm de largura, pretos e lisos com um friso de alumínio na parte superior e ligando o para-choque dianteiro com o traseiro. No borrachão do paralamas vinha o emblema “Diplomata”. A grade era preta com filetes prateados e gravata preta no 80 e gravata azul no 81. No canto inferior esquerdo da grade vinha um emblema metálico cromado “Chevrolet”. Na traseira, o único emblema no lado direito da tampa do porta-malas era metálico cromado igual ao da grade dianteira. Em 1981 nos modelos a álcool passou a vir um adesivo no lado esquerdo da tampa do porta malas escrito “álcool” e que hoje em dia é muito raro de ver um carro com esse adesivo, pois o mesmo descolava com relativa facilidade. Entre as lanternas traseiras uma faixa preto fosco estava aplicada. A partir de 1981 passou a ser aplicado um friso de alumínio contornando os faróis, piscas e grade na dianteira e também as lanternas traseiras (interrompido na parte central inferior onde ficava a placa de licença).
Nos modelos 1982 a 1984 o Diplomata vinha com para-choques em preto fosco com lâmina de borracha preta frisada e friso plástico cromado e batentes. Nas laterais vinham borrachões com aproximadamente 5 ou 6 cm de largura, pretos e frisados com um friso de alumínio na parte superior e ligando o para-choque dianteiro com o traseiro. No borrachão das portas dianteiras vinha o emblema “Diplomata”. A grade era prata, sem emblema e com gravata azul. Na traseira, o emblema no lado direito da tampa do porta-malas passou a ser de plástico na cor prata. No lado esquerdo nos modelos a álcool vinha um emblema de plástico escrito “álcool”, nos modelos equipados com motor 250-S vinha o famoso embelama 250-S (nota: o emblema 250-S foi utilizado de 82-87 mas o motor existiu entre 76-88) e se equipado com transmissão automática vinha o emblema “automatic”. Entre as lanternas traseiras uma faixa preto fosco estava aplicada. Continuavam os frisos de alumínio contornando os faróis, piscas e grade na dianteira e também as lanternas traseiras (interrompido na parte central inferior onde ficava a placa de licença).
As rodas: no período 80-84 foi utilizado um único tipo de roda de alumínio com uma pequena calotinha redonda no centro. Essa roda iria inspirar o desenho para as rodas ralinho que foram lançadas em 1986. Mas um pequeno detalhe que poucos notam: em 1980 essas calotinhas do centro são inteiramente pretas com a gravatinha do centro contornada em prata. Nos 81-84 a calotinha é prata com miolo preto e gravatinha contornada em prata.
Haviam frisos cromados que cobriam a calha de teto e opcionalmente teto de vinil até 1982 (isso de fábrica, mas as concessionárias às vezes instalavam antes de vender o carro ainda novo e fizeram isso até 1984)
DIFERÊNÇAS INTERNAS:
Antes de comentar as diferenças propriamente vou comentar de uma estratégia de vendas que tirou do sério muita gente. Quando surgiu o modelo 1980 o carro já moderno por fora ainda era velho por dentro, isto é, trazia aquele painel antigo. A novidade maior da linha 81 era o painel totalmente remodelado e que seria o painel base para os opalas até 1992. E a GM, guardou a novidade do painel pra 1981, com idéia de convencer o dono de um opala 80 a comprar um 81. Teve gente que se irritou!
O Diplomata 1980 tinha um painel revestido em material que imitava madeira (jacarandá). O painel tinha conta-giros, velocímetro, marcador de combustível e temperatura e as luzes espia comuns. No lado esquerdo do painel numa parte inferior vinham 3 botões: desembaçador traseiro, temporizador com lavador elétrico e afogador. Logo acima desses botões aquelas famosas teclas de lanternas e faróis. No lado direito, acendedor de cigarros, tecla do limpador de parabrisas e tecla para eventual acessório. Ainda, desembaçador com ar quente e rádio toca-fitas AM/FM estéreo com antena elétrica. Mais abaixo do painel, o aparelho de ar condicionado que era o mesmo da linha 1979 semi-integrado ao painel com saídas laterais no painel de ar refrigerado. Mais abaixo ainda o console revestido de courvim com o relógio e porta trecos e que se estende entre os bancos dianteiros. Interessante é que a publicidade comenta que o relógio é digital de série (cristal líquido vermelho) e eu já entrei em um carro com esse relógio e vi vários assim, embora eu já tenha visto vários carros com o relógio analógico comum – caso do meu. Nos veículos equipados com transmissão automática o console era um pouquinho diferente na parte à frente da alavanca de marchas. O revestimento do teto era revestido de cashmere, assim como os bancos na parte que se encosta o corpo e na parte traseira do assento era de courvim (o mesmo do console). As laterais de portas eram revestidas de três matérias. Parte inferior de bouclê, parte intermediária de courvim e parte superior de cashmere. O assoalho era revestido de bouclê assim como o tampão traseiro. Alto falantes só no tampão traseiro. Nos bancos a costura do cashmere eram com largos gomos transversais e nas portas com largos gomos verticais na parte em cashmere. As laterais traseiras seguiam a mesma regra, porém sem o bouclê na parte inferior nos modelos 2 portas. Interior podia ser bege ou preto
O Diplomata 1981 trazia a grande novidade do painel e console totalmente remodelados. Mas trazia na quantidade os mesmos instrumentos. A novidade funcional mesmo era o ar condicionado totalmente integrado ao painel com saídas de ar na parte central. Os comandos do ar condicionado ficavam no console e acima desses comandos um relógio de horas analógico centralizado. O toca fitas era o mesmo do ano anterior com antena elétrica, mas com knobs emborrachados maiores de desenho similar aos knobs do botão das luzes, afogador(com luz indicadora no botão) e acendedor de cigarros. De agora em diante o comprador tinha também a opção de comprar com interior também na cor cinza. Os bancos agora vinham totalmente revestidos em cashmere sem mais o uso do courvim e vinham costurados com vários gomos estreitos longitudinais. As laterais de porta e traseiras seriam as mesmas até 1984 e tinham gomos estreitos de cashmere na vertical que cobriam os 2/3 superiores e a parte inferior de bouclê. Nos modelos 2 portas só os gomos de cashmere. A alavanca de mudanças era de uma resina com espuma na cor preta e em formato de taco de golfe e seria a mesma até 1987, sendo que a partir de 1983 a ré era indicada para frente em razão da modificação na caixa de mudanças.
O Diplomata 1982 tinha o mesmo interior do 81 com apenas uma única novidade. No console, mais dois instrumentos acima dos comandos do ar condicionado: à direita do relógio vinha um vacuômetro e à esquerda um voltímetro. Bancos e laterais de porta eram iguais ao modelo 81.
Piero , apenas algumas observações sobre as diferenças dos modelos 1981 para o 1982:
O tecido dos bancos e das laterias de porta do modelo 1981 são diferentes do modelo 1982, o tecido utilizado nos modelos 1981 era uma espécie de "veludo".
Os modelos 1981 ainda não tinham odômetro parcial, esse recurso surgiu a partir dos modelos 1982.
O Diplomata 1983 trazia um novo desenho nos gomos dos bancos (laterais permanecem inalteradas no desenho do tecido). Agora os gomos eram largos novamente e de desenho transversal e arredondados. Nas laterais de porta foi alterado o desenho do trinco de abrir a porta e da maçaneta de abrir o vidro que agora passavam ser de plástico e não mais cromadas. Um detalhe curioso. O console era o mesmo do ano anterior com 3 mostradores, mas em meados de 83 o modelo de toca-fitas foi alterado, passando a ser a primeira geração do Bosch Rio Janeiro com dial digital e relógio incorporado, o que levou a excluir o relógio do console, passando a ficar somente vacuômetro e voltímetro acima das teclas do ar condicionado.
E, por fim, o Diplomata 1984 vinha com os bancos e laterais de porta do modelo 83 no mesmo desenho. O mesmo ótimo som Rio de Janeiro, console com os dois mostradores. As únicas alterações foram os pinos das travas de porta que passaram a ser mais finos para dificultar a vida dos amigos do alheio e o cinto de segurança dianteiro que passou a ser de 3 pontos retrátil, inclusive no coupé, com presilha no teto neste caso.
Pessoal, o texto é longo mas é de grande valia pra quem ta restaurando um Diplomata desta época ou mesmo quem queira sanar alguma dúvida. Hoje não dá mais tempo, mas eu vou tentar, assim que possível ilustrar essas mudanças inserindo fotos desses detalhes muito em breve.
Um abraço pra todos!
Guilherme AHF- Opaleiro
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- Mensagem nº80
Diplocatário 1980 coupe
Possuo um Diplomata 1980 2 portas desde novo. Sou o único dono. Gostaria de saber qnt ele vale. O carro nunca foi restaurado, mas está em excelente estado. Obrigado.
Weder Falaschi- Opaleiro
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Comodoro 92
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- Mensagem nº81
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Estou restaurando um Diplomata 80/81 cupê 250s automático, me ajudou bastante principalmente quanto a parte do interior, pois eu tinha dúvida se os forros que tenho eram os originais, agora só mandar pro tapesseiro fazer igual eles estão
RenanZorzan- Opaleiro
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- Mensagem nº82
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
O meu é diplomata 84/85 até hj descubro diferenças entre o meu e os diplomata 85 kkkk
Começa com rodas o meu é calota, forração interna.... Varios detalhes
Começa com rodas o meu é calota, forração interna.... Varios detalhes
Weder Falaschi- Opaleiro
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- Mensagem nº83
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Eu tenho um amigo que tem as calotas se precisarRenanZorzan escreveu:O meu é diplomata 84/85 até hj descubro diferenças entre o meu e os diplomata 85 kkkk
Começa com rodas o meu é calota, forração interna.... Varios detalhes
Weder Falaschi- Opaleiro
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Modelo do carro : Comodoro 84
Comodoro 92
Diplomata 80
Cilindros : 4
4
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Data de inscrição : 12/11/2017
- Mensagem nº84
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Tenho uma dúvida em relação ao interior, nos modelos cupê 81 saíram na cor preta? Se sim o teto tbm era preto do mesmo tecido dos bancos?
moicano3- Opaleiro
- Número de Mensagens : 12
Localização : Birigui-sp
Modelo do carro : Opala coupê diplomata 82
Cilindros : 4 cilindros gasolina
Data de inscrição : 26/10/2011
- Mensagem nº85
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Ótimo tópico, muito bem explicado, parabéns.
jeanbuzzello- Opaleiro
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Idade : 38
Localização : Pato Branco - PR
Modelo do carro : Opala comodoro 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 21/06/2016
- Mensagem nº86
Re: Diferenças e curiosidades: Diplomata 80/84
Vasculhando algumas publicações de época (acredito ser uma propaganda em revista) dos itens opcionais e de serie do do opala 1981 encontrei algo "curioso" (pelo menos pra mim)
Para ter o ar condicionado equipando o carro era obrigatorio vidros "Ray-ban" (verdes??) e no mínimo motor 151-s
*Pra quem quiser fazer o download das propagandas, o arquivo esta com uma resolução bacana
http://storm.oldcarmanualproject.com/chevroletopala1981.htm
http://storm.oldcarmanualproject.com/chevroletopala1984.htm
Para ter o ar condicionado equipando o carro era obrigatorio vidros "Ray-ban" (verdes??) e no mínimo motor 151-s
*Pra quem quiser fazer o download das propagandas, o arquivo esta com uma resolução bacana
http://storm.oldcarmanualproject.com/chevroletopala1981.htm
http://storm.oldcarmanualproject.com/chevroletopala1984.htm
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