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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por gilrichardbr Sex 4 Jun - 22:39:10

    Ola pessoal, como sempre, quase ninguém cria tópicos sobre opalas da série 91/92.
    Tenho um comodoro 92/92 e fiquei muito curioso ao ver essa ventoinha com grade de proteção NA FRENTE do radiador de alguns opalas desses anos.

    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Ventoinharadiadorcambio
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    Bom, tentei pesquisar um pouco em fotos e, "por dedução" acredito que seja um item apenas dos opalas que possuem cambio automatico (Originais).
    Por favor me corrijam se eu estiver errado e se possivel, expliquem para que exatamente serve essa ventoinha, e nos carros mais antigos com cambio automatico, também tem?
    T+
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    Mensagem por Müller Sex 4 Jun - 23:10:44

    Realmente, essa ventoinha tem somente nos automáticos. É a ventoinha do ar condicionado, q, na verdade, fika à frente do condensador (radiador do ar). Nos Opalas com cmbio manual não tem essa ventoinha; o sistema de resfriamento do condensador é conjugado na mesma ventoinha q resfria o radiador d'água, mas com acionamento independente: qdo a temperatura chega no ponto ideal, a cebolinha fecha o circuito e aciona a ventoinha. Qdo se liga o ar, a ventoinha é acionada independente da temperatura do motor. Com câmbio automático já tem o ventilador colocado na polia da bomba d'água, resfriando a água direto. Portanto, a ventoinha frontal é acionada somente qdo se liga o ar e, de quebra, ajuda a resfriar a água do radiador tbem.

    Acho q escrevi demais............rsrs


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    Mensagem por gilrichardbr Sex 4 Jun - 23:20:25

    Nada como um fórum desses: (Dados copiados e colados neste exato momento)
    "Os nossos membros postaram um total de 201195 mensagens
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    Uma hora dessas e sempre tem um opaleiro fazendo plantão e afim de colaborar pra aumentar nosso aprendizado! Valeu Müller
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    Mensagem por Müller Sex 4 Jun - 23:42:22

    "TAMO AE NA ATIVIDADE"! rsrs


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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Re: Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92

    Mensagem por BlueOpel Sáb 5 Jun - 5:15:04

    Olha...eu acho que a coisa funciona mais ou menos assim....
    Os Diplomata 91/92 pelo menos todos os que eu vi até hj, tem a hélice fixa, rodando junto a bomba d'água, e a ventoínha na frente do radiador...isso digo os 6cil, manuais ou automaticos....
    Porém tem na frente do radiador uma ventoínha elétrica, que só é acionada pelo termostato no radiador, e não quando se aciona o AC, portanto, a refrigeração é só feita pela fixa, e mesmo que se ligue o AC, a elétrica só se aciona quando o motor está muito quente, e não quando liga o AC.
    Por uma questão de dedução, não haveria diferença de arrefecimento para os Automaticos, pois o radiador dos automáticos nesse ano são independentes embaixo do paralama, próximo ao parachoque....portanto, mesmo manual é o mesmo sistema....

    Obrigado.
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    Mensagem por BlueOpel Sáb 5 Jun - 5:17:40

    Nos mais antigos, pós 86, os Diplomata 6cil tem somente a ventoínha elétrica atrás do radiador, essa sim se liga ao acionar o AC.
    Abraço!
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    Mensagem por thallisguimaraes Sáb 5 Jun - 9:09:58

    Sera que nao é por que os cambios automaticos tem refrigeraçao a agua, ai precisa de mais uma força pra ventilar?


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    Mensagem por Müller Sáb 5 Jun - 12:04:57

    BlueOpel escreveu:Olha...eu acho que a coisa funciona mais ou menos assim....
    Os Diplomata 91/92 pelo menos todos os que eu vi até hj, tem a hélice fixa, rodando junto a bomba d'água, e a ventoínha na frente do radiador...isso digo os 6cil, manuais ou automaticos....
    Porém tem na frente do radiador uma ventoínha elétrica, que só é acionada pelo termostato no radiador, e não quando se aciona o AC, portanto, a refrigeração é só feita pela fixa, e mesmo que se ligue o AC, a elétrica só se aciona quando o motor está muito quente, e não quando liga o AC.
    Por uma questão de dedução, não haveria diferença de arrefecimento para os Automaticos, pois o radiador dos automáticos nesse ano são independentes embaixo do paralama, próximo ao parachoque....portanto, mesmo manual é o mesmo sistema....

    Obrigado.

    Está equivocado amigo. Os Diplos q vc viu (manuais0 com hélice fixa devem ser adaptações (a ventoinha elétrica deve ter dado problema, não encontrou outra, ou quem arrumasse e partiu pra fixa).

    No fórum tá cheio de fotos e mostra isso q eu disse. Minha Caravan é 91, manual com ventoinha elétrica. Meu amigo tem um 92 tirado semi-novo em 95, tbem manual e com ventoinha elétrica, Td atras do radiador de água.

    Por gentileza, os propritários de 91/92, manuais ou automáticos, se manifestem.


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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Re: Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92

    Mensagem por j ricardo Sáb 5 Jun - 12:43:10

    Opa! um conhecido teve um 92, e era exatamente como o Muller disse, lembrei de um episodio que ele contou: tava no centro de sp, transito lascado, quase nunca ligava o ar por causa do consumo. o carro esquentou( ponteiro no vermelho), a ventoinha eletrica nao tava ligando, um curioso passando na rua disse para ele andar com o ar ligado, que a ventoinha do ar ajudaria a resfriar o radiador de agua. diz o conhecido que deu certo. (a veracidade do causo não posso confirmar).mas o 92 dele eu vi: bordo,6cil,aut.,couro, lindo!
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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Re: Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92

    Mensagem por Opaleirosc Sáb 5 Jun - 21:02:41

    Eu tive um Diplomata 91 6 cilindros manual e era com ventoinha eletrica, e não tinha a ventoinha na frente.
    Sempre tive a curiosidade para saber sobre essa ventoinha na frente, obrigado Muller.

    Abraço.
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    Mensagem por André Reinaldo Sáb 5 Jun - 21:57:07

    O do meu irmão é um comodoro 92 e a ventoinha é eletrica.
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    Mensagem por helinho Dom 6 Jun - 9:09:37

    a minha caravan 91 dipl 6 cil manual a ventoinha e eletrica e não tem esta ai na frente
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    Mensagem por Ivo Filho Dom 6 Jun - 9:43:08

    O meu é 91 cambio manual com ventoinha eletrica atras do radiador (dentro do capô), na frente nem tem suporte nem nad apara segurar a ventoinha eletrica. Mas fiquei impressionado uma vez que vi um 92 automático com a helice de correia na frente e comentei com um colega meu; ..."Nossa que gambiarra, o cara nao achou a ventoinha e colocou a hélice dos opalas abaixo de 79"... e o meu amigo respondeu: ..." Acorda pra vida, todo opala automatico sistema ZF tem helice com correia atras e uma elétrica na frente"...
    Acho que para resolver a questão é simples, alguem do forum que tem opala automático com a ventoinha na frnete, repare se a ventoinha liga na hora que se liga o ar condicionado, mesmo que o motor esteja bem frio.

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    Mensagem por BlueOpel Dom 6 Jun - 14:47:34

    O meu 91 Diplomata é exatamente assim, hélice de ferro, enorme rodando fixa a bomba dágua e elétrica na frente...a elétrica não se liga ao acionar o AC, somente pelo cebolão do radiador quando a temperatura aumenta...não estou enganado não, é assim que funciona...
    O diplo 86 que tive tinha somente uma ventoínha elétrica, e esta sim, acionava junto ao AC....as duas citadas eram automáticas...porém a 86 não tem radiador do Câmbio Automático, pois o óleo do cambio passa pelo radiador de água do motor....já ho 91/92 o radiador do câmbio é independente e fica na frente do pneu direito....não estou deduzindo. é assim que funciona...
    Agora, os manuais, não tem motivo para serem diferentes, pois o sistema de arrefecimento do câmbio é independente do sistema do motor, portanto, o fato de ser automático ou manual, não muda com relação a isso....e todos os 6cil, diplo, manuais sem a hélice de ferro na bomba dágua foram alterados por proprietários anteriores, inclusive um Diplo 92 92 que tirei fotos em Ribeirão, originalmente tinha hélice fixa.
    Mas não sou dono da verdade, só disse aqui o que sempre vejo. Obrigado.
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    Mensagem por BlueOpel Dom 6 Jun - 15:09:06

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    Mensagem por BlueOpel Dom 6 Jun - 15:18:36

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    Esse é o radiador do Câmbio....
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    Mensagem por Ivo Filho Dom 6 Jun - 15:22:25

    Blueopel, uma duvida:
    O seu é automatico correto?, pois vi na foto que tem o cabo do Kick down ainda instalado.
    Abaixo uma foto do meu, é mecanico e original com ventoinha eletrica no radiador.
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    Mensagem por Müller Dom 6 Jun - 16:29:22

    Bom, tbem não sou dono da verdade....hehehe.........só me baseio no q vejo!

    Mas de q adiantaria uma hélice elétrica se já tem lá uma fixa girando direto junto com o motor? Se fosse assim, pq os 4cil tbem não tem uma "ventoinha elétrica" na frente do radiador?

    Por experiência própria: desmontei um chicote elétrico fio por fio pra poder instalar ar condicionado no meu quatrinho e agora posso afirmar com exatidão, onde cada fio vai e como os aparelhos funcionam. Realmente, a ventoinha frontal, além de ser acioanda com o A/C, tbem é acionada pelo cebolão, caso o hélice fixa não dê conta do recado.

    E a minha Caravan 91 é exatamente igual ao do Ivo Filho.


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    Mensagem por gilrichardbr Dom 6 Jun - 17:21:56

    Galera, se repararem no tópico que eu criei, era pra "discutir" a ventoinha que se encontra na FRENTE do radiador, pois a que está atras, já vai confundir ainda mais a opinião do pessoal aqui. Porém, a resposta que me parece mais condizente é a do amigo Müller.
    A dúvida não era saber se era eletrica ou não, e sim se existe apenas nos modelos que possuem cambio automatico, pois, nunca vi um opala desse ano com cambio Manual (original) que possua essa ventoinha.
    Detalhe importante:
    O opala ou caravan que possuir essa ventoinha ORIGINALMENTE na frente do radiador, DEVERÁ possuir também a grade de proteção igual a que coloquei nas fotos acima.

    Vamos lá pessoal, o fórum é pra isso mesmo, quanto mais esclarecermos as dúvidas melhor! Obrigado a todos!!!

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    Mensagem por helinho Dom 6 Jun - 18:00:29

    a minha caravan tambem e exatamente igual a do ivo
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    Mensagem por opaleiro_bva Seg 7 Jun - 8:48:15

    Müller escreveu:
    BlueOpel escreveu:Olha...eu acho que a coisa funciona mais ou menos assim....
    Os Diplomata 91/92 pelo menos todos os que eu vi até hj, tem a hélice fixa, rodando junto a bomba d'água, e a ventoínha na frente do radiador...isso digo os 6cil, manuais ou automaticos....
    Porém tem na frente do radiador uma ventoínha elétrica, que só é acionada pelo termostato no radiador, e não quando se aciona o AC, portanto, a refrigeração é só feita pela fixa, e mesmo que se ligue o AC, a elétrica só se aciona quando o motor está muito quente, e não quando liga o AC.
    Por uma questão de dedução, não haveria diferença de arrefecimento para os Automaticos, pois o radiador dos automáticos nesse ano são independentes embaixo do paralama, próximo ao parachoque....portanto, mesmo manual é o mesmo sistema....

    Obrigado.

    Está equivocado amigo. Os Diplos q vc viu (manuais0 com hélice fixa devem ser adaptações (a ventoinha elétrica deve ter dado problema, não encontrou outra, ou quem arrumasse e partiu pra fixa).

    No fórum tá cheio de fotos e mostra isso q eu disse. Minha Caravan é 91, manual com ventoinha elétrica. Meu amigo tem um 92 tirado semi-novo em 95, tbem manual e com ventoinha elétrica, Td atras do radiador de água.

    Por gentileza, os propritários de 91/92, manuais ou automáticos, se manifestem.
    To ae entao.... o meu é um diplo 91/91 manual, tem a ventoinha eletrica "atras" do radiador, uma bem grandona, que serve tbm para o AC, ela é acionada pela cebolinha do radiador, e tbm qdo liga o AC (independente da temp. do motor), por isso quem tem essa configuração é bom ter a valvula termostatica na especificação certa para motor alcool ou gasolina, assim, se mesmo com o motor frio vc liga o AC a ventoinha dispara, e para fazer o motor fica com a temp. normal de funcionamento, entra em ação a valvula termostatica (batatinha) a frente da tampa de valvulas, ela se fecha e mantem o motor aquecido. no meu pelo menos é assim, conf. original de fabrica. motor L6 gasolina.
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    Mensagem por BlueOpel Seg 7 Jun - 18:27:44

    Müller, creio que não esteje entendendo....vou repetir o que disse de maneira mais objetiva....
    O Automático, 91/91, 91/92, 92/92, Diplomata, 6cil, tem, ventilador mecânico na Bomba d'água e ventilador elétrico na frente do radiador..esse somente aciona pelo termostato do radiador, ou seja, quando a temperatura da água eleva, e nunca quando se aciona o AC. O meu é exatamente assim e qualquer um automatico, 91 ou 92, Diplomata 6cil, sendo original, será assim....
    A resposta para sua pergunta, se porque teria uma elétrica na frente se já tem uma rodando fixa direto....essa resposta é bem simples.....em trânsito forte, e em baixo giro, a hélice não dá conta de refrigerar, por isso a auxiliar na frente, para auxiliar nesse caso...a minha até hoje, só se ligou 1 vez em um dia muito quente em que o AC estava ligado, o radiador do AC que fica na frente estava quente, e o do motor mais quente ainda, aí ligou a auxiliar...é exatamente assim originalmente......não tenho dúvidas, tenho certeza...
    Com relação aos Manuais, realmente já vi uns 2 ou 3 com este mesmo sistema, hélice fixa e ventilador auxiliar, e, realmente, porque seria diferente dos automáticos se a única coisa que muda de um para o outro, é o fato do automático ter que refrigerar o fluido do cambio, e isso é feito por meio de um radiador exclusivo para o câmbio, justamente para isolar um sistema do outro.....pois nos anteriores, os 3marchas, o fluido do cambio passa por dentro do radiador de água.

    A resposta a pergunta do IvoFilho é, sim, o meu é automático, tem um idêntico ao meu aki próximo e funciona exatamente igual e o auto é único dono com 100.000km originais....então, depois de tantos exemplos, podemos chegar a conclusão que os Manuais, 91/92, 6cil, tem o sistema com apenas o ventilador elétrico? Tenho um amigo que tem um 92/92 e é unico dono tb, ele é manual, vou verificar com ele como é o sistema e posto aqui depois...
    O seu manual é que ano?
    Amigo Gil, a questão de ter a da frente auxiliar, é totalmente unida a de ter a fixa, pois e elétrica principal, que fica atrás do radiador, dá conta por si só, nesse caso não há necessidade da auxiliar na frente....por isso chamei a questão ao fato de ter a hélice fixa, pois ela não dá conta em baixa rotação no transito pesado, aí o uso da auxiliar.....e o costume de vários proprietários desse sistema tirarem a hélice de ferro e instalar uma elétrica no lugar, entendeste? Portanto, se houver a auxiliar na frente, originalmente, obviamente terá uma hélice fixa na bomba d'água rodando.
    Agora, com relação a grade de proteção, realmente, ela está ali pelo fato de haver um ventilador ali, deveria obrigatoriamente tê-la ali.
    Espero estar ajudando....Obrigado.
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    Mensagem por gilrichardbr Seg 7 Jun - 22:23:13

    BlueOpel, agora entendi bem o que vc estava querendo dizer (vc explicou direitinho e concordo com vc) só nao ficou muito claro uma colocação sua sobre ja ter visto 2 ou 3 "com cambios manuais" com o mesmo sistema do seu, por isso, vou afirmar o que acredito ser correto, resumindo:
    Os 91/92 com cambio manual "originais" eu tenho certeza que NÃO possuem a ventoinha na frente do radiador e a ventoinha que fica atras é sempre eletrica.
    Os 91/92 com cambio automatico "originais" pelo que aprendi aqui no tópico, possuem a ventoinha eletrica na frente do radiador (com a grade de proteção conforme postei na foto no inicio do tópico) e a ventoinha que fica atras do radiador é mecânica (ligada a polia da bomba dágua).
    Se alguem ainda tiver o que esclarescer, fique a vontade, rs
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    Mensagem por Müller Ter 8 Jun - 7:40:55

    gilrichardbr escreveu:BlueOpel, agora entendi bem o que vc estava querendo dizer (vc explicou direitinho e concordo com vc) só nao ficou muito claro uma colocação sua sobre ja ter visto 2 ou 3 "com cambios manuais" com o mesmo sistema do seu, por isso, vou afirmar o que acredito ser correto, resumindo:
    Os 91/92 com cambio manual "originais" eu tenho certeza que NÃO possuem a ventoinha na frente do radiador e a ventoinha que fica atras é sempre eletrica.
    Os 91/92 com cambio automatico "originais" pelo que aprendi aqui no tópico, possuem a ventoinha eletrica na frente do radiador (com a grade de proteção conforme postei na foto no inicio do tópico) e a ventoinha que fica atras do radiador é mecânica (ligada a polia da bomba dágua).
    Se alguem ainda tiver o que esclarescer, fique a vontade, rs
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    Mensagem por opaleiro_bva Ter 8 Jun - 8:43:13

    tbm concordo... como disse, até agora os cambios manuais 91-92 q conheci; creio q tanto o 4cil. qto o 6cil sejam com ventoinha eletrica atras do radiador.
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    Mensagem por BlueOpel Sex 18 Jun - 18:57:17

    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 6dheliceradiadorjFoto de um manual 92/92 com sistema original de arrefecimento e ventilação por hélice fixa....
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    Mensagem por BlueOpel Sex 18 Jun - 18:58:34

    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Img?s=MLB&f=141748293_2974
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    Mensagem por Müller Sex 18 Jun - 19:53:47

    Bom, ai a gente fika nakelas, né.......pela foto, se o carro é original mesmo, essa hélice foi colocada ou o radiador foi trocado, pois ele tem os suportes para parafusar a ventoinha elétrica.............


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    Mensagem por Ferpinha Ter 22 Jun - 9:11:58

    Muito bem.... esses caras são fodas em, gente agora vou pedir para vcs me dar uma mão ...
    O meu é um Diplomata 91/92 que apos ver estes relatos éra automático e esta manual agora (comprei ele assim), bem, ele tem a ventoinha mecanica( presa na bomba dágua e tocada pelas correias) e tem a eletrica na frente dos radiadores , com a grade de ferro. E liga apenas quando o carro esta com a temperatura alta , e não quando liga o ac.
    Blue... Gilri... Alguem ja viu fazer esta adaptação ou melhor alguem tem um carro que foi trocado a caixa automatica pela manual ? pois oque esta acontecendo no meu carro é que o motor esta com a frente muito alta , a eleice pega na proteção de plastico e a bomba do ac pega no capo"" pegou né". vou tirar fotos para postar e vcs me compreenderem ...
    Por favor me deem uma ideia para não ter mais este problema...
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    Mensagem por Ferpinha Ter 22 Jun - 14:45:34

    O motor do carro.
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    Mensagem por Ferpinha Ter 22 Jun - 14:49:14

    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04212vAgora sim da pra ver Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04210v
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    Mensagem por Ivo Filho Ter 22 Jun - 18:35:41

    Ok, ferpinha, houve um progresso na investigação.
    verifique se o suporte do cambio devida mente certo, o quatro marchas eu nao tenho certeza, mas o tres marchas, quando retirado tem de trocar os suportes que sao soldados no assoalho.
    Se o 4 marchas também teve de ser trocado, verifique se estão soldados no lugar correto. se estiverem soldados um pouco abaixo da posição correta, ja da uma diferença grande na ponta dianteira do motor devido ao efeito alavanca que é formado pela distancia entre os extremos do motor e os coxinhos fixos na suspensão.
    pode ser uma possibilidade. Tire uma foto do assoalho por baixo com os suportes e poste para eu dar uma avaliada.

    sds


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    Mensagem por Ferpinha Qua 23 Jun - 10:29:32

    Ivo Filho escreveu:Ok, ferpinha, houve um progresso na investigação.
    verifique se o suporte do cambio devida mente certo, o quatro marchas eu nao tenho certeza, mas o tres marchas, quando retirado tem de trocar os suportes que sao soldados no assoalho.
    Se o 4 marchas também teve de ser trocado, verifique se estão soldados no lugar correto. se estiverem soldados um pouco abaixo da posição correta, ja da uma diferença grande na ponta dianteira do motor devido ao efeito alavanca que é formado pela distancia entre os extremos do motor e os coxinhos fixos na suspensão.
    pode ser uma possibilidade. Tire uma foto do assoalho por baixo com os suportes e poste para eu dar uma avaliada.

    sds

    Ok ! Ivo vou tirar a foto e posto de tarde ! obrigado por estar me ajudando a solucionar o meu problema , so gostaria de lembrar que assim , como eu fiz uma geral no meu carro antes ele apenas pegava um pouco na ventoinha e no plastico , agora que troquei os calsos do motor foi que ouve tudo isso , de pegar no capo e na ventoinha ( pode ser mesmo, pois ergueu o motor pois os calsos novos são quase 1 centimetros mais alto ! e o cambio que esta no carro agora é um 5m do 4cc !
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    Mensagem por Ivo Filho Qua 23 Jun - 11:38:13

    opa!!!

    manda uma foto do coxinho, pois o coxinho do 6 cilindros 74 para baixo é mais alto, só que é mais estreito.
    Verificar se nao foi montado coxinho de outro carro, tipo veraneio, C20 ou A20.
    O coxinho do opala é bem baixo, acho que deve ter no maximo 1,5cm de borracha.
    Para vc ter uma ideia, no meu 72 eu comprei o coxinho do moderno e tive de usar uma chapa de 12mm de altura para compensar se nao o motor pegava no travessao da suspensao. ainda tenho guardado um dos coxinhos originais e é bem diferente do moderno e muito mais alto.

    sds


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    Mensagem por Ferpinha Qua 23 Jun - 14:14:33

    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04215xVentoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04214kVentoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04213hqessa e do diplo 1990 manual! Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04221sVentoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04219jIvo to com o carro na oficina, pois quebrou o diferencial e por mais incrivel que pareça quando quebrou o diferencial andando a uns 130km quebrou a ponta do grupo da caixa , então esta sem a caixa ! que sorte em em 20 dias 2 vezes abrir a caixa hehehe! mas em fim vou te posta a foto do cofre da caixa do meu opala e de um diplomata 90 manual que tambem esta sem a caixa ! ok dai vc analiza ! os calso eu posto a foto amanham ! ou de noite se o carro fica pronto !
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    Mensagem por Ferpinha Qua 23 Jun - 14:39:02

    Viu as fotos , so meio atrapalhado pra coloca elas , a net meia lenta sabe como é , mas todas as fotos de baixo do carro são as do meu diplo, e das duas que aparece por dentro o cofre da caixa , a 1º de cima pra baixo e com o banco de couro é de um diplomata 1989/1990 e a 2º foto é a do meu por dentro( banco de tecido). Des de ja obrigado Ivo Filho pela ajuda
    sds
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    Mensagem por willian fóquinha Qua 29 Set - 23:51:55

    achei aqela gradinha que fica atras da grade frontal,só que ta uma facada
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Qui 30 Set - 7:39:05

    Müller escreveu:
    BlueOpel escreveu:Olha...eu acho que a coisa funciona mais ou menos assim....
    Os Diplomata 91/92 pelo menos todos os que eu vi até hj, tem a hélice fixa, rodando junto a bomba d'água, e a ventoínha na frente do radiador...isso digo os 6cil, manuais ou automaticos....
    Porém tem na frente do radiador uma ventoínha elétrica, que só é acionada pelo termostato no radiador, e não quando se aciona o AC, portanto, a refrigeração é só feita pela fixa, e mesmo que se ligue o AC, a elétrica só se aciona quando o motor está muito quente, e não quando liga o AC.
    Por uma questão de dedução, não haveria diferença de arrefecimento para os Automaticos, pois o radiador dos automáticos nesse ano são independentes embaixo do paralama, próximo ao parachoque....portanto, mesmo manual é o mesmo sistema....

    Obrigado.

    Está equivocado amigo. Os Diplos q vc viu (manuais0 com hélice fixa devem ser adaptações (a ventoinha elétrica deve ter dado problema, não encontrou outra, ou quem arrumasse e partiu pra fixa).

    No fórum tá cheio de fotos e mostra isso q eu disse. Minha Caravan é 91, manual com ventoinha elétrica. Meu amigo tem um 92 tirado semi-novo em 95, tbem manual e com ventoinha elétrica, Td atras do radiador de água.

    Por gentileza, os propritários de 91/92, manuais ou automáticos, se manifestem.

    Pouts...
    Embora um pouco tarde... vamos lá!
    O que o Muller falou está certo. A ventoinha diant. é dos aut. 91/92 (Como o meu)e é acionada qdo ligar o AC. ficando a de tras do radiador para temp do motor mesmo.
    No meu caso, tá um pouco diferente (melhor na minha opinião):
    A ventoinha do radiador coloquei uma hélice fixa e a do AC (dianteira) funciona via termostato (qdo sobe a temp) e qdo liga o AC. Ficou perfeito pois, qdo p motor está quente eu tenho 2 ventoinhas funcionando! O mesmo acontecendo quando ligo o AC.
    Desculpem a demora!! OKK
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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Re: Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92

    Mensagem por Gerson Guimarães Qua 6 Out - 18:09:16

    Galera, quero contribuir com o tópico.

    Já tive um Comodoro 91 6 cilindros manual, com uma única ventoinha elétrica. Tenho atualmente um segundo Diplomata 92 automático (Collector) e assim como o anterior - ambos originais - possui duas ventoinhas: uma hélice acoplaba à bomba d'água e uma elétrica à frente do radiador. Conheço diversos modelos como o meu (automático) e outros manuais. Todos tem as características que citarei abaixo.

    Nos automáticos como o meu, a ventoinha frontal somente é acionada quando a temperatura do motor se eleva e não quando ligamos o A/C. Inclusive, é uma alteração que irei fazer em um eletricista automotivo: quero que ligue tanto pelo termostato quanto ao ligar o A/C.

    Se não me falha a memória, lí em algum livro, revista ou outro site especializado a explicação sobre a ventoinha mecânica somente nos Opalas automáticos. Parece que é devido ao fato do motor destes carros trabalharem sempre mais aquecidos do que os que possuem câmbio manual, exigindo uma refrigeração mais eficiente, constante com a hélice mecânica e suplementada pela hélice elétrica.

    Desta forma, não haveria razão para custos extras de se empregar nos carros com câmbio manual o duplo sistema de refrigeração, somente nos automáticos.

    Mas perduraria a pergunta: porquê nos Opalas automáticos mais antigos, não foi adotado a mesma hélice frontal?
    Cabem as respostas: Nos anos de 91 e 92, o volume de ar de refrigeração frontal diminuiu com a adoção dos novos para-choques e grades, forçando a criação de um sistema auxiliar de refrigeração do câmbio automático, que não mais através do radiador. Os motores também foram preparados para redução do consumo e emissão de poluentes, passando a adotar sistemas catalisadores, que também contribuem para o aumento da temperatura do motor além da dimunuição do "espaço livre" no cofre do motor com mais recursos de captação de ar para o carburador, hidrovácuo maior e do aumento do peso do carro, tudo refletindo em maior atividade do motor e consequente aumento de temperatura de trabalho. O sistema então deveria ser mais eficiente. Como dito acima, os Opalas e Caravans automáticos aquecem ainda mais pois os motores trabalham em regime de rotação mais elevado.

    Sendo assim, acho certo concluir que:
    * Opalas e Caravans, motor 6 cilindros e câmbio manual - 1 hélice de acionamento elétrico;
    * Opalas e Caravans, motor 6 cilindros e câmbio automático - 1 hélice de acionamento mecânico, acoplada à bomba d'água e outra hélice à frente do radiador de acionamento elétrico.

    Assim como os demais que postaram neste tópico, não sou dono da verdade e nem pretendo ser. O intuito é justamente ajudar na compreensão da questão que, pelo que vimos, causa controvérsias em muitos. E viva o Fórum e a liberdade de expressão.

    Atenciosamente,

    Gerson Guimarães



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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Chegou o Dono da Verdade Hehehehe

    Mensagem por ed_opaleiro91SEprata Seg 11 Out - 8:16:37

    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Bannerlc

    Também afirmo com meus 33 anos de convivencia e experiencia em relação aos itens originais que, a helice frontal só foi empregada nos Opalas Automaticos e que por sua vez são os unicos que possuem a tal grade de proteção devido a grade plastica ter suas aletas muito abertas que possibilitariam de alguem enfiar a mão e acabar se ferindo na VENTOILHA...Nome certo da tão citada ventoinha.
    Aqui na cidade em que resido, tem 3 Opalas Automaticos geração 91/92 tanto comodoro como diplomata, e todos tem a ventoilha frontal + a grade fina de ferro fixa atras da grade plastica principal.
    E mais 4 Opalas Manuais (inclusive o meu) da mesma geração, todos com a ventoilha elétrica no verso do radiador principal.

    Obs.: Todos os Opalas citados possuem originalmente o recorte na frente para o encaixe da ventoilha utilizado nos automaticos, haja visto que o tipo de cambio era um item opcional.

    Forte Abraço.
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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Re: Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92

    Mensagem por Piero Dom 24 Out - 19:50:33

    Pessoal, pra finalizar finalizando bem finalizado o assunto da ventoinha de trás: Estou neste momento lendo a "Revista Oficina Mecânica" na edição de maio/1991 nr. 57 e que faz o teste apresentando o Diplomata linha 91.
    Trata-se de um Diplomata Automático 91 a gasolina. Na página 37 desta edição o reporter comenta: " o ventilador do radiador, por exemplo, voltou a ter acionamento mecânico, por correia, e seu funcionamento...".
    Então, é isso, 6 cil a partir de 91 é com acionamento mecânico. A informação foi tirada do teste do modelo 0 km na época.
    Acredito que modelos 6 cil (pelo menos com ar de fábrica) a partir de 91 que tiverem ventoinha elétrica com certeza não é original e sofreram alteração por algum proprietário.
    Não sou dono da verdade, mas dei as dicas quentes de onde está a fonte da informação e espero ter contribuído para esclarecer a dúvida surgida.
    Um abraço a todos!
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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Correção!!!

    Mensagem por ed_opaleiro91SEprata Seg 25 Out - 8:12:56

    Piero escreveu: Pessoal, pra finalizar finalizando bem finalizado o assunto da ventoinha de trás: Estou neste momento lendo a "Revista Oficina Mecânica" na edição de maio/1991 nr. 57 e que faz o teste apresentando o Diplomata linha 91.
    Trata-se de um Diplomata Automático 91 a gasolina. Na página 37 desta edição o reporter comenta: " o ventilador do radiador, por exemplo, voltou a ter acionamento mecânico, por correia, e seu funcionamento...".
    Então, é isso, 6 cil a partir de 91 é com acionamento mecânico. A informação foi tirada do teste do modelo 0 km na época.
    Acredito que modelos 6 cil (pelo menos com ar de fábrica) a partir de 91 que tiverem ventoinha elétrica com certeza não é original e sofreram alteração por algum proprietário.
    Não sou dono da verdade, mas dei as dicas quentes de onde está a fonte da informação e espero ter contribuído para esclarecer a dúvida surgida.
    Um abraço a todos!

    Já me desculpando, mas tendo que fazer essa importante correção no que foi citado pela amigo Piero, faltou mensionar que isso vale somente para os Opala's AUTOMATICOS (como o testado na revista) e não para todos os 6 cil a partir de 91 OK??? Pois como já foi comentado todos os 6 cil com cambio MANUAL tem a ventoilha ELÉTRICA e já vem a anos anteriores a 91 original de fabrica.

    Abraço
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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Re: Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92

    Mensagem por Ivo Filho Seg 25 Out - 8:45:39

    ed_opaleiro91SEprata escreveu:
    Piero escreveu: Pessoal, pra finalizar finalizando bem finalizado o assunto da ventoinha de trás: Estou neste momento lendo a "Revista Oficina Mecânica" na edição de maio/1991 nr. 57 e que faz o teste apresentando o Diplomata linha 91.
    Trata-se de um Diplomata Automático 91 a gasolina. Na página 37 desta edição o reporter comenta: " o ventilador do radiador, por exemplo, voltou a ter acionamento mecânico, por correia, e seu funcionamento...".
    Então, é isso, 6 cil a partir de 91 é com acionamento mecânico. A informação foi tirada do teste do modelo 0 km na época.
    Acredito que modelos 6 cil (pelo menos com ar de fábrica) a partir de 91 que tiverem ventoinha elétrica com certeza não é original e sofreram alteração por algum proprietário.
    Não sou dono da verdade, mas dei as dicas quentes de onde está a fonte da informação e espero ter contribuído para esclarecer a dúvida surgida.
    Um abraço a todos!

    Já me desculpando, mas tendo que fazer essa importante correção no que foi citado pela amigo Piero, faltou mensionar que isso vale somente para os Opala's AUTOMATICOS (como o testado na revista) e não para todos os 6 cil a partir de 91 OK??? Pois como já foi comentado todos os 6 cil com cambio MANUAL tem a ventoilha ELÉTRICA e já vem a anos anteriores a 91 original de fabrica.

    Abraço

    idem


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    Mensagem por victorpolara Qua 27 Out - 22:29:16

    Olá pessoal, vou dar meu depoimento a respeito desta questão do ventilador do motor ser elétrico ou não dos Opala 91 e 92. Possuo um Diplomata SE 92/92 Automático, que traz o ventilador mecânico atrás e o elétrico na frente. Eu como estudioso da família Opala vou dar minha afirmação sobre a questão. A Chevrolet a partir de 91 passou a equipar "somente" os Opala Automáticos com esse sistema, pq como esses carros trabalham num regime de rotação um pouco mais alto que o manual, precisam obviamente de uma refrigeração melhor. O ventilador mecânico só tem eficiência em velocidades constantes, ou seja, em movimento, pois parado ele não refrigera o suficiente, por isso veio a adoção do elétrico na frente que no meu carro ele aciona de duas maneiras: no momento em que se liga o ar ele dispara direto ou então se o ar não tiver ligado ele dispara quando a cebolinha esquenta e fecha o circuito. Já a grade q fica atrás da tela ela é exclusiva dos automáticos 91 ou 92 por possuírem o ventilador elétrico na frente, a GM colocou tal grade para proteger a mão de algum curioso que desprevenido venha a colocá-la dentro da tela no momento em que o ventilador estiver desparado e serve também tal grade para proteger quanto a objetos que venham a bater na ventoinha enquanto o carro estiver em movimento. Reparem que os Opala com câmbio manual 91 e 92 não tem o ventilador mecânico, somente o elétrico e não possuem a tal grade atrás da tela.
    Agora eis a questão???? Pq a GM naum empregou esse sistema de refrigeração desde 88 quando o Opala ganhou esta nova caixa automática???? Os Opala de 88 a 90´automáticos só tinham o ventilador elétrico como refrigeração. Pq só os modelos 91 e 92 tiveram essa mudança. E vou dizer mais, é muito mais viável retirar o ventilador mecânico e adaptar um elétrico, pois o último é n vezes mais eficiente.

    Agradeço e acredito que devo ter ajudado.
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 28 Out - 6:38:09

    alguem por acaso tem uma hélice dessa de ferro para vender, mas tem de vir com a polia da bomba tbm.
    Meu 72 automático ta com uma de plástico.


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    Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Empty Re: Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92

    Mensagem por Ivo Filho Qui 28 Out - 6:42:54

    Ferpinha escreveu:Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04215xVentoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04214kVentoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04213hqessa e do diplo 1990 manual! Ventoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04221sVentoinha Na Frente do Radiador Diplo 91/92 Dsc04219jIvo to com o carro na oficina, pois quebrou o diferencial e por mais incrivel que pareça quando quebrou o diferencial andando a uns 130km quebrou a ponta do grupo da caixa , então esta sem a caixa ! que sorte em em 20 dias 2 vezes abrir a caixa hehehe! mas em fim vou te posta a foto do cofre da caixa do meu opala e de um diplomata 90 manual que tambem esta sem a caixa ! ok dai vc analiza ! os calso eu posto a foto amanham ! ou de noite se o carro fica pronto !

    Vou dar uma olhada no 91, mas to achando que o suporte é diferente.


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    Mensagem por ed_opaleiro91SEprata Sex 29 Out - 6:38:57

    [quote="victorpolara"]Olá pessoal, vou dar meu depoimento a respeito desta questão do ventilador do motor ser elétrico ou não dos Opala 91 e 92. Possuo um Diplomata SE 92/92 Automático, que traz o ventilador mecânico atrás e o elétrico na frente. Eu como estudioso da família Opala vou dar minha afirmação sobre a questão. A Chevrolet a partir de 91 passou a equipar "somente" os Opala Automáticos com esse sistema, pq como esses carros trabalham num regime de rotação um pouco mais alto que o manual, precisam obviamente de uma refrigeração melhor. O ventilador mecânico só tem eficiência em velocidades constantes, ou seja, em movimento, pois parado ele não refrigera o suficiente, por isso veio a adoção do elétrico na frente que no meu carro ele aciona de duas maneiras: no momento em que se liga o ar ele dispara direto ou então se o ar não tiver ligado ele dispara quando a cebolinha esquenta e fecha o circuito. Já a grade q fica atrás da tela ela é exclusiva dos automáticos 91 ou 92 por possuírem o ventilador elétrico na frente, a GM colocou tal grade para proteger a mão de algum curioso que desprevenido venha a colocá-la dentro da tela no momento em que o ventilador estiver desparado e serve também tal grade para proteger quanto a objetos que venham a bater na ventoinha enquanto o carro estiver em movimento. Reparem que os Opala com câmbio manual 91 e 92 não tem o ventilador mecânico, somente o elétrico e não possuem a tal grade atrás da tela.
    Agora eis a questão???? Pq a GM naum empregou esse sistema de refrigeração desde 88 quando o Opala ganhou esta nova caixa automática???? Os Opala de 88 a 90´automáticos só tinham o ventilador elétrico como refrigeração. Pq só os modelos 91 e 92 tiveram essa mudança. E vou dizer mais, é muito mais viável retirar o ventilador mecânico e adaptar um elétrico, pois o último é n vezes mais eficiente.

    Concordo plenamente com esta conclusão, e fico mais tranquilizado por ter mais alguém que realmente conhece o sistema utilizado originalmente!!!

    Forte abraço.

    Obs.: Penso que todo esse sistema de refrigeração adotado, bem como o de resfriamento do combustivel quando o motor é exigido no acionamento do AC, para torna-lo mais denso e assim ganhar um pouco mais de potencia, é fruto de estudos e da tecnologia que aflorava na época, e que até então não era necessária por não ter no mercado passado concorrentes diretos e com mais tecnologia ameaçando o Chevrolet Opala, ou seja,é tudo uma questão de necessidade de momento!!!
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    Mensagem por roberligervasio Sáb 7 Abr - 22:08:33

    eu nao entendi o meu diplomata esta com helice e eu gostaria de volta-lo para ventoinha eletrica consegui a ventoinha copleta tentei coloca-la mas a polia da bomba d agua ficou encostada sera que chegaram o motor para frente quando adaptaram o cambio de 5 marchas no carro Question Question
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    Mensagem por Diegoj Seg 9 Abr - 22:27:47

    Se não me engano a bomba d'agua é diferente pra helice e ventoinha eletrica, ou pelo menos a polia é diferente, tem uma que é mais comprida que a outra
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    Mensagem por Müller Seg 9 Abr - 22:47:58

    Diegoj escreveu:Se não me engano a bomba d'agua é diferente pra helice e ventoinha eletrica, ou pelo menos a polia é diferente, tem uma que é mais comprida que a outra

    A bomba é diferente. O eixo do rotor é mais curto na bomba pra carros com A/C e apolia é de dois canais. Se colocar ventoinha elétrica com a bomba pra carro sem ar, a polia encosta no defletor.


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