Müller, creio que não esteje entendendo....vou repetir o que disse de maneira mais objetiva....
O Automático, 91/91, 91/92, 92/92, Diplomata, 6cil, tem, ventilador mecânico na Bomba d'água e ventilador elétrico na frente do radiador..esse somente aciona pelo termostato do radiador, ou seja, quando a temperatura da água eleva, e nunca quando se aciona o AC. O meu é exatamente assim e qualquer um automatico, 91 ou 92, Diplomata 6cil, sendo original, será assim....
A resposta para sua pergunta, se porque teria uma elétrica na frente se já tem uma rodando fixa direto....essa resposta é bem simples.....em trânsito forte, e em baixo giro, a hélice não dá conta de refrigerar, por isso a auxiliar na frente, para auxiliar nesse caso...a minha até hoje, só se ligou 1 vez em um dia muito quente em que o AC estava ligado, o radiador do AC que fica na frente estava quente, e o do motor mais quente ainda, aí ligou a auxiliar...é exatamente assim originalmente......não tenho dúvidas, tenho certeza...
Com relação aos Manuais, realmente já vi uns 2 ou 3 com este mesmo sistema, hélice fixa e ventilador auxiliar, e, realmente, porque seria diferente dos automáticos se a única coisa que muda de um para o outro, é o fato do automático ter que refrigerar o fluido do cambio, e isso é feito por meio de um radiador exclusivo para o câmbio, justamente para isolar um sistema do outro.....pois nos anteriores, os 3marchas, o fluido do cambio passa por dentro do radiador de água.
A resposta a pergunta do IvoFilho é, sim, o meu é automático, tem um idêntico ao meu aki próximo e funciona exatamente igual e o auto é único dono com 100.000km originais....então, depois de tantos exemplos, podemos chegar a conclusão que os Manuais, 91/92, 6cil, tem o sistema com apenas o ventilador elétrico? Tenho um amigo que tem um 92/92 e é unico dono tb, ele é manual, vou verificar com ele como é o sistema e posto aqui depois...
O seu manual é que ano?
Amigo Gil, a questão de ter a da frente auxiliar, é totalmente unida a de ter a fixa, pois e elétrica principal, que fica atrás do radiador, dá conta por si só, nesse caso não há necessidade da auxiliar na frente....por isso chamei a questão ao fato de ter a hélice fixa, pois ela não dá conta em baixa rotação no transito pesado, aí o uso da auxiliar.....e o costume de vários proprietários desse sistema tirarem a hélice de ferro e instalar uma elétrica no lugar, entendeste? Portanto, se houver a auxiliar na frente, originalmente, obviamente terá uma hélice fixa na bomba d'água rodando.
Agora, com relação a grade de proteção, realmente, ela está ali pelo fato de haver um ventilador ali, deveria obrigatoriamente tê-la ali.
Espero estar ajudando....Obrigado.
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