por Luis Einstein Ter 5 maio - 12:01:58
Olá Coupê 76, é ainda muito baixa para gasolina ainda mais com álcool.
Sim! tem que se cubicar tudo!!, fiz uma pesquisa para saber se existia alguma particularidade com relação a este cálculo onde por algum motivo deveria se excluir algum volume, como o da junta por exemplo e não encontrei nada, pelo contrário nas poucas literaturas que tratavam mais a fundo do assunto diziam exatamente isto, encontrei até um novo termo "volume estático total" -VET- e o já conhecido volume deslocado. O VET é tudo!, volume da junta, "vãozinho da vela", tudo, então consideremos isto como ponto pacífico. Já coloquei o cabeçote do álcool, com 3,5mm mais baixo e a taxa calculada é de 8,48:1 contra 7,2:1 anterior e a diferença ficou clara, maior potência, melhor funcionamento marcha lenta, o motor quase não balança, melhor ganho de giro, partida, e por enquanto acho que ganhei em torno de 0,3Km/L, tive que atrasar o ponto, um ótimo sinal e o mais inesperado, a temperatura está com uma média menor, claro que o atraso do ponto tem a ver, mas lembre-se que temos no mínimo 25% de álcool na gasolina e a minha taxa era baixíssima e conseguia melhor potência e consumo com o ponto bem mais adiantado. Mas ainda não ficou do jeito que eu quero, uma gasolina pura com a octanagem atual pode trabalhar com 9,5:1 ainda com uma margem de segurança e mesmo sendo cabeçote de ferro fundido que acumula uma maior caloria e ainda mais temos o maldito álcool na gasolina, então 9,5:1 está super seguro poderia ser até mais um pouco e para isto quero colocar o pistão cabeça plana do álcool também; sim vai ficar com cabeçote e pistão do álcool e isto dá uma taxa de 9,51:1 e não vou mexer em nada no carburador, quero saber se é só tirar um e por o outro, se tem diferença entre eles se a distância entre a cabeça e o centro do furo do pino é a mesma antes de comprá-lo é claro, alguém pode me tirar esta dúvida, é tirar um o por o outro dá certinho fico agradecido desde já.
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