alex barbosa escreveu:ivo fiquei sabendo que vc e o guru dos opalas eu tenho uma duvida to vendo um opala aki porto de casa mais ele e 4cc eo posso trocar pra 6cc né eu vou ter que trocar oque? o opala e ano72 tenho que trocar a suspensão dianteira ??se for o caso de ter que trocar da pra colocar a suspensão de um modelo mais novo?? abraço ivo
Olá, primeiramente dsculpe nao ter respondido antes, mas estive no opalapa e nao entrei muito no forum...
Seguinte vamos por partes. Vou te passar a forma correta.
Se a suspensão for original ainda, não precisa trocar o quadro da suspensão, mas tem de fazer um calço para usar o coxinho moderno, pois do antigo nao existe mais.
Como saber: Se o teu motor for um 4 cil e estiver usando coxinho QUADRADO e suportes iguais ao de 6 cil, tua suspensão é original e nao precisa trocar.
Detalhe, o coxinho do moderno é mais largo entao na hora de montar ter de ser dividido a distancia ao meio e assim no parafuso que prende o coxinho no quadro tem de montar dois calços por coxinho, sendo um antes e outro depois com uns 12 mm de espessura cada.
Se o coxinho do motor for redondo, ai nao tem jeito, tem de trocar o quadro ou trocar os suportes, mas atentar para ao trocar eles nao ficarem nem para um lado nem para o outro nem para frente nem para tras ok.
Todas as suspensões de opalas são compatíveis, mas as molas não, entao numa suspensão antiga nao pode usar molas modernas se nao o carro fica parecendo um jeep de tao alto. Como resolver: troca a bandeja inferior e usa mola do moderno. Compre de preferencia a bandeja cofap que ja vem com a bucha montada.
Suporte do cambio:
É so mudar a furação dos prisioneiros (ja vem original de fabrica)
CArdan, tem de encurtar, mas antes ja tenha o diferencial de 6 cil que vc irá usar. De preferencia ao 3,07 DANA, se nao encontrar use o 3,07 braseixos (sei que um é 3,07 e outro é 3,08, mas nao lembro quem é quem mas isso nao importa)
Como saber a relação do diferencial para nao ser enganado: abra a tampa e conte os dentes do pinhão e tbm da coroa. divida o maior pelo menor é para dar o valor da relação ou 3,07 ou 3,08 ok.
cambio, se for usar 4m é tranquilo, se for usar 3m....depois eu explico, muito complicado, mas tem jeito!!.
RAdiador....meu, se prepare para levar uma facada, vai de 500 a 1000 reais.
Chapa que cobre o radiador....outra facada, isso quando acha a chapa, mas agora tem de fibra de vidro.
TRavessa do radiador, tem de retirar o suporte do radiador de 4 cil.
Painel frontal, tem de serrar onde tem o desenho do radiador.
O mais importante, pegue o numero do motor que esta adquirindo e pesquise no despachante.
é isso.....para começar.
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