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Freio ABS 4 rodas Opala.
Gregorizaum- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Freio ABS 4 rodas Opala.
Freio ABS em Opala nas 4 Rodas tem como colocar? como? Vlw amigos quem puder ajudar-nos seria otimo.
ouvi dizer que o do Monza serve.
ouvi dizer que o do Monza serve.
Rogerio N Rego- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 42
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Data de inscrição : 27/12/2010
- Mensagem nº2
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Cara creio eu que qualquer valvula de abs que seja de um veiculo que o cilindro mestre seja duas saidas deva servir. Mas voce tera tambem de adaptar o sistema eletrico do abs escolhido. Abraço
Gregorizaum- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
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Data de inscrição : 02/12/2010
- Mensagem nº3
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Rogerio N Rego escreveu:Cara creio eu que qualquer valvula de abs que seja de um veiculo que o cilindro mestre seja duas saidas deva servir. Mas voce tera tambem de adaptar o sistema eletrico do abs escolhido. Abraço
pode explicar direitinho pra nos amigo? ;D tipo com tutorial e talz
Adrianomga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 809
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ATUAL Caravan DiplomaNCA 88
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- Mensagem nº4
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Gregorizaum escreveu:Rogerio N Rego escreveu:Cara creio eu que qualquer valvula de abs que seja de um veiculo que o cilindro mestre seja duas saidas deva servir. Mas voce tera tambem de adaptar o sistema eletrico do abs escolhido. Abraço
pode explicar direitinho pra nos amigo? ;D tipo com tutorial e talz
amigo, acho q ate hj nao ouvi dizer de ninguem q instalou sistema parecido em opala. . acho q na verdade, vc teria q estudar como funciona o sistema, e ai sim, tentanr ver se eh viável instalar ele no opala
Adrianomga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 809
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Modelo do carro : EX Comodoro Cupê 1979
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- Mensagem nº5
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
ate pq, acho q tem algo com algum sensor de rotação das rodas, pra poder evitar o travamento das mesmas. .
Gregorizaum- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
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- Mensagem nº6
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Adrianomga escreveu:ate pq, acho q tem algo com algum sensor de rotação das rodas, pra poder evitar o travamento das mesmas. .
realmente existe sim o Sensor, de rotação, ele é variavel, depende muito do sistema de freio, se for integral nas 4 rodas, ja vai precisar de 4 sensors, e ai ja é mais dificil conseguir fazer a adpataçao mas se for apenas nas duas rodas dianteira acho que nao fica tao dificil nao colocar, acho que até da para adpar tdo o sistema de cilindro mestre e hidrovacuo.. de outro veiculo.
Rogerio N Rego- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
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- Mensagem nº7
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Mas adaptar freio abs so na dianteira nao seja viavel, pois em umna freiada mais brusca o carro pode travar as rodas traseiras e dependendo do terreno e situaçao o carro podera perder a trajetoria e causar um acidente na pior das hipoteses. Este sistema tem que ser bem estudado e instalado nas 4 rodas. O primeiro passo sera definir o sistema de qual carro utilizar. Abraço.
Gregorizaum- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
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Data de inscrição : 02/12/2010
- Mensagem nº8
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Rogerio N Rego escreveu:Mas adaptar freio abs so na dianteira nao seja viavel, pois em umna freiada mais brusca o carro pode travar as rodas traseiras e dependendo do terreno e situaçao o carro podera perder a trajetoria e causar um acidente na pior das hipoteses. Este sistema tem que ser bem estudado e instalado nas 4 rodas. O primeiro passo sera definir o sistema de qual carro utilizar. Abraço.
você tem toda razão, talvez se o vectra elite tiver, acho que o dele dar para adpatar, até porque até onde eu saiba, o modulo de freio abs e distinto do modulo da injeção eletronica.
Rogerio N Rego- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
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- Mensagem nº9
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Cara se quiser posso te ajudar a pensar em uma maneira de fazer isso, voce apenas tera que decidir qual usar. Abraço
turcão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 581
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Data de inscrição : 01/04/2010
- Mensagem nº10
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
eu não entendo nada de freio, mas será que o sistema da silverado ou até mesmo das ultimas D20 não seria mais fácil, já que a parte de suspensão são bem parecidos com do opala.
Mas pensa bem amigão no custo, pois tenho certeza que vai sr elevado. Acho que se vc instalar um sistema wilwood sai quase o mesmo preço mas é garantia de sucesso.
Mas pensa bem amigão no custo, pois tenho certeza que vai sr elevado. Acho que se vc instalar um sistema wilwood sai quase o mesmo preço mas é garantia de sucesso.
Gregorizaum- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
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Localização : Imperatriz
Modelo do carro : Diplomata SE 2.5 Cupe duas portas 1988 agora 4.1
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Data de inscrição : 02/12/2010
- Mensagem nº11
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
turcão escreveu:eu não entendo nada de freio, mas será que o sistema da silverado ou até mesmo das ultimas D20 não seria mais fácil, já que a parte de suspensão são bem parecidos com do opala.
Mas pensa bem amigão no custo, pois tenho certeza que vai sr elevado. Acho que se vc instalar um sistema wilwood sai quase o mesmo preço mas é garantia de sucesso.
hum.. como é esse sistema amigo?
Fernando_dt- Opaleiro
- Número de Mensagens : 96
Idade : 42
Localização : Criciúma - SC
Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4cil
Data de inscrição : 16/03/2010
- Mensagem nº12
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
ate onde eu sei, a D20 só tem abs nas rodas traseiras...
Gregorizaum- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Imperatriz
Modelo do carro : Diplomata SE 2.5 Cupe duas portas 1988 agora 4.1
Cilindros : 4 cilindros agora 6 canecos
Data de inscrição : 02/12/2010
- Mensagem nº13
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Bom Freio ABS pra mim ainda é vai ser um projeto distante, mas acho que pela segurança o custo benficio vale apena, até porque futuramente pretendo injetar e turbinar meu 4trinho rsrsrs, pra que nenhum carro 1.6 ou até mesmo 2.0 comum venha me dar um pau rsrsrs.. e ai os freios ABS trazem uma segurança maior nas frenagens rsrsrs.. pretendo usar freio intregral nas 4 rodas ABS.
celsofanely88- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Localização : Parauapebas
Data de inscrição : 21/02/2014
- Mensagem nº14
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Prezados,
Pretendo fazer exatamente isso em meu Opala 88. Encontrei um anuncio no ML e gostaria de contar com o apoio de vocês.
Acreditam que seria possível instalar os freios ABS do Astra 99 em um opala 88?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536518444-kit-completo-freio-a-disco-com-abs-nas-4-rodas-gm-astra-20-_JM
Pretendo fazer exatamente isso em meu Opala 88. Encontrei um anuncio no ML e gostaria de contar com o apoio de vocês.
Acreditam que seria possível instalar os freios ABS do Astra 99 em um opala 88?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536518444-kit-completo-freio-a-disco-com-abs-nas-4-rodas-gm-astra-20-_JM
csramos.adm- Opaleiro
- Número de Mensagens : 230
Idade : 41
Localização : Valparaiso de Goiás
Modelo do carro : - Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
- Omega 1996, CD 4.1, automático, Teto Solar, Painel Digital.
- C10 1975, motor 261, 3 marchas
Cilindros : L6
L6
L6
Data de inscrição : 01/01/2013
- Mensagem nº15
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Galera, vou acompanhar, pois muito me interessa. Pretendo colocar disco na traseira e pq não um sistema melhor?! rsrsr
A ideia do Celso me parece muito boa: comprar um kit já pronto. Só ficaram algumas dúvidas. O sistema custa 1650,00 mas não diz se vem cilindro mestre, servo freio... Será que serve o do opala?!
Gosto da ideia de por um kit Wilwood, mas não são tao baratos nao... Mas gosto mais dos Wilwood do que tentar um sistema ABS...
A ideia do Celso me parece muito boa: comprar um kit já pronto. Só ficaram algumas dúvidas. O sistema custa 1650,00 mas não diz se vem cilindro mestre, servo freio... Será que serve o do opala?!
Gosto da ideia de por um kit Wilwood, mas não são tao baratos nao... Mas gosto mais dos Wilwood do que tentar um sistema ABS...
celsofanely88- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Localização : Parauapebas
Data de inscrição : 21/02/2014
- Mensagem nº16
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
csramos.adm escreveu:Galera, vou acompanhar, pois muito me interessa. Pretendo colocar disco na traseira e pq não um sistema melhor?! rsrsr
A ideia do Celso me parece muito boa: comprar um kit já pronto. Só ficaram algumas dúvidas. O sistema custa 1650,00 mas não diz se vem cilindro mestre, servo freio... Será que serve o do opala?!
Gosto da ideia de por um kit Wilwood, mas não são tao baratos nao... Mas gosto mais dos Wilwood do que tentar um sistema ABS...
Amigo, também encontrei esse KIT FREIO ABS OMEGA
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537416287-kit-freio-abs-omega-41-_JM
Eu acabei de sair de uma oficina mecânica e o cara disse que nunca fez, mas encara o desafio de tentar instalar. Qualquer um que tenha sugestão será bem vinda pois eu vou comprar o kit e só estou pesquisando preços agora. Eu vou tentar instalar de qualquer jeito e vou avisando como está indo o andamento do projeto.
Abraços
grechejr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 546
Idade : 38
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Modelo do carro : Escort Zetec
Cilindros : 4 - 1.8 16V
Data de inscrição : 10/01/2014
- Mensagem nº17
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Amigos, não quero desanimar nem nada, mas em outro fórum que participo estavam querendo fazer isso e apareceu um entendido dizendo que inclusive o peso do carro influência. Tipo, não pode por de um carro muito mais pesado ou muito mais leve. Tamanho de roda, pneu e conjunto também influência.
A conclusão que chegaram era que se for pra fazer algo +/- é melhor investir em bons freios mesmo.
A conclusão que chegaram era que se for pra fazer algo +/- é melhor investir em bons freios mesmo.
celsofanely88- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Localização : Parauapebas
Data de inscrição : 21/02/2014
- Mensagem nº18
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
grechejr escreveu:Amigos, não quero desanimar nem nada, mas em outro fórum que participo estavam querendo fazer isso e apareceu um entendido dizendo que inclusive o peso do carro influência. Tipo, não pode por de um carro muito mais pesado ou muito mais leve. Tamanho de roda, pneu e conjunto também influência.
A conclusão que chegaram era que se for pra fazer algo +/- é melhor investir em bons freios mesmo.
Olá amigo, também encontrei informações similares na internet. Entrei também gente que disse ser possível. Mas ninguém que de fato falou "Eu fiz e deu errado" ou "Eu fiz e deu certo". Acho que pelo custo e também pelo beneficio eu vou arriscar o Kit de freios do omega que é o sucessor natural do opala. Como estou trocando o motor de 4cc por um 6cc acredito que o peso dos veículos pode ficar similar. Vou fazer um estudo de caso sobre o peso dos veículos e colocar aqui. Ir tentando cercar pelos menos as principais variáveis para o bom funcionamento do ABS o Omega no Opala com motor 6cc.
Abraços
Iago Mateus- Opaleiro
- Número de Mensagens : 366
Localização : Mossoró-RN
Modelo do carro : 73 - ESPECIAL
Cilindros : 4.1 L
Data de inscrição : 25/11/2013
- Mensagem nº19
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Acompanhando.
Última edição por Iago Mateus em Qui 6 Ago - 0:12:04, editado 1 vez(es)
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº20
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
O opala já é ABS .......
Até
Bater
Segura
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;;
Invistam em discos de freios maiores tipo ômega ....válvulas de alivia ( não deixam as rodas travar !!)
que é a melhor solução !!!!
Até
Bater
Segura
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;;
Invistam em discos de freios maiores tipo ômega ....válvulas de alivia ( não deixam as rodas travar !!)
que é a melhor solução !!!!
Aislan- Opaleiro
- Número de Mensagens : 141
Idade : 44
Localização : Itatiaia - Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Caravan
Cilindros : 6c 171HP - 3 marchas
Data de inscrição : 26/04/2010
- Mensagem nº21
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Olá galera,
Como o Bandit disse: Opala já tem ABS... hehehehehe
Na real eu gostaria de saber informações do avanço em relação ao projeto de instalação do freio ABS no opala?
Abraços.
Como o Bandit disse: Opala já tem ABS... hehehehehe
Na real eu gostaria de saber informações do avanço em relação ao projeto de instalação do freio ABS no opala?
Abraços.
gpsperformance- Opaleiro
- Número de Mensagens : 33
Localização : Caxias do Sul Rs
Data de inscrição : 23/07/2015
- Mensagem nº22
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Bom e la vamos la. Sei q o topico vai dar uma desenterrada mas ha mto a ser dito aqui.
Primeiro vamos poder usar de qualquer carro? +- o Abs nao da mta importancia pro peso do veiculo ou tamanho das rodas uma x que ele responda a sensores de forma simples.
Um grande problema q deve ser observado e o ano do veiculo doador. Carros como santana omega e vectras antigos possuem um modulo a parte para o controle do ABS. Carros mais novos possuem uma coisa chamada rede CAM que funciona como um forum dos sensores automotivos. alguem posta sabe a velocidade da roda? e o sensor responde 5km/h entao o modulo vai enviar a informacao pra o abs por exemplo e usar pra sll diminuir a potencia do motor pq ja estamos rapidos de mais kkk
Entao como regra geral para carro doador eu falaria q qualquer carro com ano inferior a 2000 serve. POREM (sempre tem um porem ne) O grande problema e a parte de sensores. de fato o modulo do abs + cilindro mestre pode ser achado por uns 500 mangos bem na boa. Ja o porem e que cada roda necessita de um conduite de freio(o caninho) e 1 sensor q informe a velocidade das rodas.
Tendo isso em vista o mais simples na minha opinião e usar o do omega. Ate pq continua gm peso similar o caralho mas ia sobrar abs pro opala. A dianteira creio q nao seja tao gambiarrosa a adaptacao pq vamos ter q colocar o cubo do omega ou dar um jeito de informar o modulo da velocidade da roda.(isso e feito por sistema hall) agora ja as traseiras temos um problema. Nao creio q seja possivel adaptar o cubo do omega na traseira do opala tipo so encaixar pq se fosse o freio a disco na traseira seria mto barbada. entao creio eu q o maior problema seja as estrias do eixo do diferencial(e se aqui tu ta perdido entao ABS e um projeto bem complicado) As duas solucoes para isso seriam: A usinar uma estria com opala em uma ponta e omega em outra isso me soa caro. B fazer um adaptador mas isso me soa mto gambiarrento. e C colocar a do omega usando o diferencial dele oq envolve mudar toda a suspencao traseira e D dar um jeito de informar a central do omega com a mesma informacao( essa soa complicada mas creio q seja a mais simples)
Ok agora tendo em vista q e um projeto do caralho e q o gasto estimo eu fique entre 1500 de pecas e mao de obra provavelmente sera a sua pq nem um mecanico vai ser louco de pegar isso. eu vou deixar um diagrama demonstrar oq acontece em cada passo e como e monitorado. E possivel mas e trabalhoso.
WILWOOD
Alguem ai citou a wilwood. Para quem nao sabe a wilwood e fornecedora de discos de freio pincas e derivados pra veiculos de alta performace "corrida seria" e eu ate queria colocar no meu quando era mais novo mas d novo e necessaria uma serie de adaptacoes. Na verdade nem tanto a primeira e q tu n vai achar para uma roda 14 esquece talvez uma 17 as primeiras. Segundo pinca e disco novos +- 1000 roda usado. Isso e o +----- bem por baixo. o custo de manutencao e durabilidade deles sao ridiculos. duram 5mil km e custam 400 mangos o jogo de pastilha. Mas ate ai eu ainda tava feliz e pensando em colocar mas dai vem o ultimo fator. meu opala original ja trava as 4 rodas ou seja o meus pneus e rodas ja chegaram no maximo deles. Aumentar para um P......... freio pode fazer somente ele travar antes indo contra a frenagem. Entao tu tambem teria q aumentar a aderencia dos seus pneus ou tamanho(por isso e usado apenas em pista e ridiculamente caro e especifico para aquilo)
COMO AUMENTAR O SEU PODER DE FRENAGEM
primeira coisa esquece o andar pra frente e pensa na dianteira tambem. A primeira coisa q as pessoas costumam fazer e colocar freio a disco na traseira. So lembrem que o opala(70 em diante +-) possue uma valvula para limitar a forca de frenagem na traseira ou seja sobra freio com os freios a tambor. Entao vamos penar na dianteira aonde acontece 70% da frenagem(pilotos de moto entenderao) Aumente o seu aro ou largura nas rodas dianteiras. Lembrando q o aro grande piora as curvas em baixa velocidade e a roda larga deixa seu carro mais beberrao e lento(pouco mas deixa exemplo duvida? dragters topfuel) uma x q tu nao consiga mais travar as rodas ai sim significa q tu chegou no MAXIMO do seu SISTEMA DE FREIO e q sao possiveis as modificacoes(lembrando q falo de arrastar roda em asfalto quente).
O freio a disco na traseira so te da vantagem em decidas de serra pq ele erradia a temperatura mais rapidamente.
se mesmo assim tu ainda acha q o teu carro freia pouco eu acho sim q o ABS e uma boa solucao. Tu nao apenas para mais rapido mas tambem tem o poder de escolher aonde parar oq para mim faz toda diferenca.
A ultima coisa sao upgrades de alta performace como colocar discos de caminhonete corrida e derivados. Isso normalmente e caro manutencao cara, se o cidadao q fizer o servico nao souber oq ta fazerndo a chance de dar merda e bem grande( O abs entra em emergencia e atua como mecanico se uma solda estourar e a pinca sair girando junto a roda trava e ta feita a cagada).
E para Finalizar Nao adianta colocar um P......... freio numa roda original e so uma forma de fazer teu pneu gastar mais rapido.
Segue diagrama logico do ABS
Antes entendam que. O ABS normalmente so e ativado apos 20km/h isso permite ao carro se manter parado caso contrario os freios ficariam inuteis para parar o carro.
Apos os 20km/h(GERALMENTE as x pode ser 5 as x 10 as x 50 depende da montadora) e isso q acontece)
Na verdade oq a abs faz e travar as rodas inumeras vezes bem rapido. Ele vai freiando ate travar e quando trava ele libera ela. freiando ela + e + assim ate tu tirar o pe do pedal. Isso e bem facil de ver de duas formas: A o pedal fica subindo e decendo "vibrando" cada x q ele sobe significa q ele desbloqueou as rodas e a tua forca vai travando elas d novo. B: numa freada forte tu nao escuta o arrastar de pneus tipo uhhhhhhhhhhhhhhhh e sim algo tipo um uh.uh uh uh uh.
Bom duvidas e qualquer outra coisa estou as ordens. E nao desencorajo a ideia. E complicado exige trabalho. mas e uma das formas mais eficientes de aumentar a frenagem sem ter um frankstein ou perder o look e original do carro.
Primeiro vamos poder usar de qualquer carro? +- o Abs nao da mta importancia pro peso do veiculo ou tamanho das rodas uma x que ele responda a sensores de forma simples.
Um grande problema q deve ser observado e o ano do veiculo doador. Carros como santana omega e vectras antigos possuem um modulo a parte para o controle do ABS. Carros mais novos possuem uma coisa chamada rede CAM que funciona como um forum dos sensores automotivos. alguem posta sabe a velocidade da roda? e o sensor responde 5km/h entao o modulo vai enviar a informacao pra o abs por exemplo e usar pra sll diminuir a potencia do motor pq ja estamos rapidos de mais kkk
Entao como regra geral para carro doador eu falaria q qualquer carro com ano inferior a 2000 serve. POREM (sempre tem um porem ne) O grande problema e a parte de sensores. de fato o modulo do abs + cilindro mestre pode ser achado por uns 500 mangos bem na boa. Ja o porem e que cada roda necessita de um conduite de freio(o caninho) e 1 sensor q informe a velocidade das rodas.
Tendo isso em vista o mais simples na minha opinião e usar o do omega. Ate pq continua gm peso similar o caralho mas ia sobrar abs pro opala. A dianteira creio q nao seja tao gambiarrosa a adaptacao pq vamos ter q colocar o cubo do omega ou dar um jeito de informar o modulo da velocidade da roda.(isso e feito por sistema hall) agora ja as traseiras temos um problema. Nao creio q seja possivel adaptar o cubo do omega na traseira do opala tipo so encaixar pq se fosse o freio a disco na traseira seria mto barbada. entao creio eu q o maior problema seja as estrias do eixo do diferencial(e se aqui tu ta perdido entao ABS e um projeto bem complicado) As duas solucoes para isso seriam: A usinar uma estria com opala em uma ponta e omega em outra isso me soa caro. B fazer um adaptador mas isso me soa mto gambiarrento. e C colocar a do omega usando o diferencial dele oq envolve mudar toda a suspencao traseira e D dar um jeito de informar a central do omega com a mesma informacao( essa soa complicada mas creio q seja a mais simples)
Ok agora tendo em vista q e um projeto do caralho e q o gasto estimo eu fique entre 1500 de pecas e mao de obra provavelmente sera a sua pq nem um mecanico vai ser louco de pegar isso. eu vou deixar um diagrama demonstrar oq acontece em cada passo e como e monitorado. E possivel mas e trabalhoso.
WILWOOD
Alguem ai citou a wilwood. Para quem nao sabe a wilwood e fornecedora de discos de freio pincas e derivados pra veiculos de alta performace "corrida seria" e eu ate queria colocar no meu quando era mais novo mas d novo e necessaria uma serie de adaptacoes. Na verdade nem tanto a primeira e q tu n vai achar para uma roda 14 esquece talvez uma 17 as primeiras. Segundo pinca e disco novos +- 1000 roda usado. Isso e o +----- bem por baixo. o custo de manutencao e durabilidade deles sao ridiculos. duram 5mil km e custam 400 mangos o jogo de pastilha. Mas ate ai eu ainda tava feliz e pensando em colocar mas dai vem o ultimo fator. meu opala original ja trava as 4 rodas ou seja o meus pneus e rodas ja chegaram no maximo deles. Aumentar para um P......... freio pode fazer somente ele travar antes indo contra a frenagem. Entao tu tambem teria q aumentar a aderencia dos seus pneus ou tamanho(por isso e usado apenas em pista e ridiculamente caro e especifico para aquilo)
COMO AUMENTAR O SEU PODER DE FRENAGEM
primeira coisa esquece o andar pra frente e pensa na dianteira tambem. A primeira coisa q as pessoas costumam fazer e colocar freio a disco na traseira. So lembrem que o opala(70 em diante +-) possue uma valvula para limitar a forca de frenagem na traseira ou seja sobra freio com os freios a tambor. Entao vamos penar na dianteira aonde acontece 70% da frenagem(pilotos de moto entenderao) Aumente o seu aro ou largura nas rodas dianteiras. Lembrando q o aro grande piora as curvas em baixa velocidade e a roda larga deixa seu carro mais beberrao e lento(pouco mas deixa exemplo duvida? dragters topfuel) uma x q tu nao consiga mais travar as rodas ai sim significa q tu chegou no MAXIMO do seu SISTEMA DE FREIO e q sao possiveis as modificacoes(lembrando q falo de arrastar roda em asfalto quente).
O freio a disco na traseira so te da vantagem em decidas de serra pq ele erradia a temperatura mais rapidamente.
se mesmo assim tu ainda acha q o teu carro freia pouco eu acho sim q o ABS e uma boa solucao. Tu nao apenas para mais rapido mas tambem tem o poder de escolher aonde parar oq para mim faz toda diferenca.
A ultima coisa sao upgrades de alta performace como colocar discos de caminhonete corrida e derivados. Isso normalmente e caro manutencao cara, se o cidadao q fizer o servico nao souber oq ta fazerndo a chance de dar merda e bem grande( O abs entra em emergencia e atua como mecanico se uma solda estourar e a pinca sair girando junto a roda trava e ta feita a cagada).
E para Finalizar Nao adianta colocar um P......... freio numa roda original e so uma forma de fazer teu pneu gastar mais rapido.
Segue diagrama logico do ABS
Antes entendam que. O ABS normalmente so e ativado apos 20km/h isso permite ao carro se manter parado caso contrario os freios ficariam inuteis para parar o carro.
Apos os 20km/h(GERALMENTE as x pode ser 5 as x 10 as x 50 depende da montadora) e isso q acontece)
Na verdade oq a abs faz e travar as rodas inumeras vezes bem rapido. Ele vai freiando ate travar e quando trava ele libera ela. freiando ela + e + assim ate tu tirar o pe do pedal. Isso e bem facil de ver de duas formas: A o pedal fica subindo e decendo "vibrando" cada x q ele sobe significa q ele desbloqueou as rodas e a tua forca vai travando elas d novo. B: numa freada forte tu nao escuta o arrastar de pneus tipo uhhhhhhhhhhhhhhhh e sim algo tipo um uh.uh uh uh uh.
Bom duvidas e qualquer outra coisa estou as ordens. E nao desencorajo a ideia. E complicado exige trabalho. mas e uma das formas mais eficientes de aumentar a frenagem sem ter um frankstein ou perder o look e original do carro.
Aislan- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Olá Amigo Gpsperformance,
Seja bem vindo.
Que aula é essa!! Obrigado pela dica e por me fazer entender o funcionamento do ABS.
Tenho o sistema novo 2013, mas pelo que eu entendi, até a adaptação de um freio a disco na traseira não faz muito sentido.
Por favor, me corrija se eu estiver errado.
Att,
Aislan
Seja bem vindo.
Que aula é essa!! Obrigado pela dica e por me fazer entender o funcionamento do ABS.
Tenho o sistema novo 2013, mas pelo que eu entendi, até a adaptação de um freio a disco na traseira não faz muito sentido.
Por favor, me corrija se eu estiver errado.
Att,
Aislan
gpsperformance- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Aislan escreveu:Olá Amigo Gpsperformance,
Seja bem vindo.
Que aula é essa!! Obrigado pela dica e por me fazer entender o funcionamento do ABS.
Tenho o sistema novo 2013, mas pelo que eu entendi, até a adaptação de um freio a disco na traseira não faz muito sentido.
Por favor, me corrija se eu estiver errado.
Att,
Aislan
Cara tu ta certo. O freio a disco tem uma vantagem porem quase insignificante. So em casos de uma serra mto longa sem segurar no motor ou para track day coisas assim. Para uso normal a menos q tu tenha um P......... pneu e aro carro nao adita mta coisa. E tu falou do seu sistema de ABS que se entendi bem tu ja tem. e e 2013. Como eu citei 2013 provavelmente conversa com a rede cam oq faz a parte de descobrir qual fiu faz oq e aonde vai ser bem complicada. Se for de algum honda talvez tu ate consiga achar em forum internacional pq eles fucam mto nisso mas se for carro nacional provavelmente e meio pepino de lidar da de fazer mas e mais complicado. Como eu falei o ABS e uma solucao bem bacana principalmente pq ele deixa o carro na tua mao numa situacao de P......... merda mas tambem e uma mao de obra federal pra instalar. De qual carro e esse ABS?
e realmente o freio a disco Teste pratico e no asfalto seco e de preferencia quente depois de tu ja ter rodado um pouco se possivel com ela carregada tipo assim isso e o maximo possivel exigido dos freios se tiver engate de roboque coloca KKK mas serio tenta fazer ela travar a roda traseira se ele travar no asfalto cara significa q teu freio fez a parte dele e quem nao ta aguentando e o pneu colocar um freio de scania ali so vai fazer travar mais rapido.
Vlw e as ordens para oq precisar
Aislan- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
O sistema é de um honda city. Mas depois desta ajuda eu focarei apenas em instalar hidráulica no câmbio em cima. Um pulga atrás da orelha de muitos. Você tem alguma ideia sobre isto?
Abraços e abs só de fábrica. hehehehee
Aislan Andrade
Abraços e abs só de fábrica. hehehehee
Aislan Andrade
Danielcavalcanti- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Instalação de ABS
Boa tarde. Sou novato aqui, já tive o imenso prazer de ter um Opala, ainda sonho em ter novamente. Tenho um Omega 4.1 que veio sem ABS e montei o sistema no meu carro e funciona perfeitamente. A instalação no Omega foi simples pelo fato do Omega já ter as soluções prontas. Acho totalmente possível adaptar no opala tendo o kit em mãos. A única dificuldade, que acho que é fácil de contornar é a leitura de velocidade das rodas. Uma forma fácil de resolver, é usinar dentes nos discos de freio de mesmo tamanho dos dentes das rodas dentadas do ABS do Omega e construir suportes para fixar os sensores na distância correta dos dentes. Também creio que seja necessário que dianteira e traseira tenham o mesmo número de dentes, se não vai dar diferença na leitura da velocidade entre dianteira e traseira. No meu carro, comprei o sistema completo num desmanche com chicote tb, claro. O chicote do ABS do Omega pode ser retirado facilmente do chicote principal, com isso, só ficam 5 fios pra fazer ligação no carro e a instalação elétrica estará pronta. A quem interessar, na época eu fiz um tutorial da instalação do ABS no Omega e posso disponibilizar, só chamar.
Abraços a todos.
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Última edição por Danielcavalcanti em Dom 25 Abr - 8:52:51, editado 1 vez(es)
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Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Danielcavalcanti escreveu:Boa tarde. Sou novato aqui, já tive o imenso prazer de ter um Opala, ainda sonho em ter novamente. Tenho um Omega 4.1 que veio sem ABS e montei o sistema no meu carro e funciona perfeitamente. A instalação no Omega foi simples pelo fato do Omega já ter as soluções prontas. Acho totalmente possível adaptar no opala tendo o kit em mãos. A única dificuldade, que acho que é fácil de contornar é a leitura de velocidade das rodas. Uma forma fácil de resolver, é usinar dentes nos discos de freio de mesmo tamanho dos dentes das rodas dentadas do ABS do Omega e construir suportes para fixar os sensores na distância correta dos dentes. Também creio que seja necessário que dianteira e traseira tenham o mesmo número de dentes, se não vai dar diferença na leitura da velocidade entre dianteira e traseira. No meu carro, comprei o sistema completo num desmanche com chicote tb, claro. O chicote do ABS do Omega pode ser retirado facilmente do chicote principal, com isso, só ficam 5 fios pra fazer ligação no carro e a instalação elétrica estará pronta. A quem interessar, na época eu fiz um tutorial da instalação do ABS no Omega e posso disponibilizar, só chamar
Abraços a todos.
bem vindo
muito bom meu amigo....o topico é antigo da data de 2015 mas talvez interesse a outras pessoas ja q estamos numa epoca muito moderninha onde ate direção eletrica estao colocando nos jurassicos.
eu queria lhe fazer somente uma ressalva: sobre deixar um telefone celular aqui a mostra. O forum é publico e QUALQUER pessoa pode ler essa mensagem......caso o numero seja empresarial ou de algum tipo de comercio tudo bem...
mas sei la...eu nao curto muito a exposicao de um numero DE CELULAR PESSOAL exposto assim.
a pessoa q tiver interesse no material pode entrar em contato via MP (mensagem privada) q é disponibilizado aqui no forum mesmo....assim somente VCS DOIS verao a conversa e vc podera passar os dados com muito mais sigilo.
eu nao coloco meu celular aqui nem a pau kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Última edição por Marcos Adriano em Dom 25 Abr - 19:56:58, editado 1 vez(es)
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Danielcavalcanti- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Marcos Adriano escreveu:Danielcavalcanti escreveu:Boa tarde. Sou novato aqui, já tive o imenso prazer de ter um Opala, ainda sonho em ter novamente. Tenho um Omega 4.1 que veio sem ABS e montei o sistema no meu carro e funciona perfeitamente. A instalação no Omega foi simples pelo fato do Omega já ter as soluções prontas. Acho totalmente possível adaptar no opala tendo o kit em mãos. A única dificuldade, que acho que é fácil de contornar é a leitura de velocidade das rodas. Uma forma fácil de resolver, é usinar dentes nos discos de freio de mesmo tamanho dos dentes das rodas dentadas do ABS do Omega e construir suportes para fixar os sensores na distância correta dos dentes. Também creio que seja necessário que dianteira e traseira tenham o mesmo número de dentes, se não vai dar diferença na leitura da velocidade entre dianteira e traseira. No meu carro, comprei o sistema completo num desmanche com chicote tb, claro. O chicote do ABS do Omega pode ser retirado facilmente do chicote principal, com isso, só ficam 5 fios pra fazer ligação no carro e a instalação elétrica estará pronta. A quem interessar, na época eu fiz um tutorial da instalação do ABS no Omega e posso disponibilizar, só chamar no
Abraços a todos.
bem vindo
muito bom meu amigo....o topico é antigo da data de 2015 mas talvez interesse a outras pessoas ja q estamos numa epoca muito moderninha onde ate direção eletrica estao colocando nos jurassicos.
eu queria lhe fazer somente uma ressalva: sobre deixar um telefone celular aqui a mostra. O forum é publico e QUALQUER pessoa pode ler essa mensagem......caso o numero seja empresarial ou de algum tipo de comercio tudo bem...
mas sei la...eu nao curto muito a exposicao de um numero DE CELULAR PESSOAL exposto assim.
a pessoa q tiver interesse no material pode entrar em contato via MP (mensagem privada) q é disponibilizado aqui no forum mesmo....assim somente VCS DOIS verao a conversa e vc podera passar os dados com muito mais sigilo.
eu nao coloco meu celular aqui nem a pau kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Confesso que sou meio relaxado com isso mesmo. Mas segui o conselho. Pode apagar a msg ou remover citação?
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
com ctz meu amigo
ja editei e apaguei la tbem....nao faria sentido eu falar pra vc tirar o seu numero la e manter ele na citacao da minha mensagem kkkkkk
mas ta feito.....
espero q nao me leve a mal....mas sei la....nao acho boa ideia esses tipos de informacoes a vista de qualquer um......a ladroagem nao descansa
ja editei e apaguei la tbem....nao faria sentido eu falar pra vc tirar o seu numero la e manter ele na citacao da minha mensagem kkkkkk
mas ta feito.....
espero q nao me leve a mal....mas sei la....nao acho boa ideia esses tipos de informacoes a vista de qualquer um......a ladroagem nao descansa
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Danielcavalcanti- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
Marcos Adriano escreveu:com ctz meu amigo
ja editei e apaguei la tbem....nao faria sentido eu falar pra vc tirar o seu numero la e manter ele na citacao da minha mensagem kkkkkk
mas ta feito.....
espero q nao me leve a mal....mas sei la....nao acho boa ideia esses tipos de informacoes a vista de qualquer um......a ladroagem nao descansa
Levar a mal jamais, meu caro. Pelo contrário, te agradeço!
Abs
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: Freio ABS 4 rodas Opala.
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