A primeira coisa que fiz foi adquirir um Cabo do modelo 92, que se mostrou não apropriado - após montagem nas Pinças constatei a falta um palmo para o que o Retentor alcançasse o Suporte no meio do Assoalho Traseiro.
Então parti para um levantamento do comprimento nominal das peças existentes para Opala, que mostrou o seguinte:
1) Opala 69 à 79 c/ Alavanca Câmbio no Assoalho - 2920 mm
2) Opala 92 c/ Freios a Disco nas Rodas Traseiras - 3130 mm
3) Opala 69 à 79 c/ Alavanca de Câmbio na Coluna de Direção - 3346 mm (usa também no modelo automático de 3 marchas do 80 ao 87)
Comprei o terceiro, que para a minha surpresa e satisfação custou a metade do segundo e bem menos do que o primeiro. Ainda assim não funcionou, pois a distância para o Suporte ainda existia - reduziu de um Palmo para 3 Dedos.
Então, passei a estudar alternativas, inclusive à de relocar os Suportes soldados na Carroceria, o que acabou descartado.
A solução foi a construção de um Cabo à partir dos componentes dos Cabos novos que dispunha, os de números 2 e 3, seguindo as etapas:
1) Dimensionamento do comprimento necessário para a fixação dos Retentores nos Suportes do Assoalho e alojamento nas Pinças, assegurando o roteiro otimizado para o Cabo (referência nas Bandejas da Suspensão);
2) Desmontagem dos Cabos e e corte do Tubo de ambos em ângulo de 90º (a intenção era estender o Cabo com a inserção das extremidades do outro);
3) Emenda dos Tubos através de clipagem em 3 pontos de um Tubo de aço inox, visando dar resistência à emenda;
4) Instalação de um Cabo de Aço novo, também de aço inox, com 4 mm de diâmetro (tem um cara no MercadoLivre que vende em pedaço de 5 metros, por um preço legal, que é mais do que suficiente para essa necessidade);
5) Alargamento do orifício dos Retentores das extremidades para permitir o deslizamento adequado do Cabo de Aço;
6) Posicionar o conjunto na Carroceria conectando o Tirante Central no Cabo Primário do Freio de Estacionamento, ou seja, idêntico ao sistema original do carro (não há necessidade de substituir ou fazer adaptações no Cabo primário);
6) Uma vez posicionado é o momento de certificar o comprimento final, clipar a Porca das extremidades junto às Pinças para assegurar a puxada e cortar o excesso do Cabo;
7) Regular a atuação do Freio de Estacionamento e certificar o acionamento das Pinças quando da puxada da Manopla;
Lubrificar o orifício dos Retentores com Graxa Branca (aquela utilizada em Barcos e Portão automático) para alongar a vida do Cabo - só vou fazer isso após a alteração do ângulo do Diferencial, assunto de outro tópico, que certamente irá exigir nova regulagem do Freio de Estacionamento (tende a afrouxar o Cabo).
Mesmo com as Pastilhas novas, ainda não assentadas nos Discos de forma efetiva, o funcionamento se mostrou adequado mesmo em rua íngreme.
Estou satisfeito.
A seguir segue algumas Fotos da solução.
Cabo estendido com as extremidades de um segundo
Cabo de Aço inox 4 mm
Detalhe no retrabalho no orifício do Retentor para passagem do novo Cabo
Detalhe da clipagem dos Tubos que asseguram a emenda efetiva
Detalhe do Cabo após instalação
Detalhe da clipagem da Porca da extremidade junto à Pinça
Detalhe do Cabo atado à Pinça
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