opala4cc escreveu:Cuidado com transplantes parcias do sistema de freio. Mudanças parciais podem provocar frenagem excessiva nas rodas traseiras e o subsequente efeito de saída de traseira. Em pista molhada, é pior do que ter freio a tambor nas 4 rodas.
Sem querer dar um nó na sua cabeça, só para você ter uma ideia, o freio dianteiro a tambor tem dois cilindros de freio diferentes: de 1969 até 1970 (até série 135102), usa cilindro de freio com pistão de 1 polegada de diâmetro. De 1970 (a partir da série 135103) até 1973, usa cilindro de freio com pistão de 1+1/8 de polegada de diâmetro. O cilindro traseiro é de 7/8 de polegada SE NÃO tiver freio a disco na dianteira. Se tiver freio a disco na dianteira, o cilindro traseiro tem 3/4 de polegada de diâmetro (de 1971 até 1978 pelo menos).
Já o cilindro-mestre, de 1969 até 1973, desde que não tenha freio a disco na dianteira, tem 7/8 de polegada de diâmetro e é simples.
De 1971 até 1976, todos com freio a disco na dianteira COM servo-freio até a série 114095, o cilindro-mestre é duplo e tem 7/8 de pol de diâmetro.
Se não me engano, o sistema de freio a disco na dianteira nessa época era VARGA, enquanto o sistema a tambor era BENDIX. Além disso (mais uma vez, se eu não me engano), os freios a disco na dianteira que eram usados com os cilindros-mestres que citei acima, eram simples. Não eram discos duplos ventilados como nos opalas posteriores.
Se optar pelo transplante total, vai sair caro mas é mais seguro do que trocas parciais de sistemas. Nessa opção de transplante, a melhor coisa seria colocar o sistema de freios de opala década de 80 a 90, cujas peças se encontram com mais facilidade. O único inconveniente técnico que me ocorre é que não sei se a furação de fixação do novo sistema com servo-freio vai casar com a furação do firewall do seu carro. Fique atento a isso.
Tecnicamente, o mais simples é manter esses freios a tambor. Eu, se estivesse no seu lugar, deixava o carro encostado um temp enquanto procurava os cilindros de roda originais dele, já que você não tem a necessidade de uso imediato do carro.
Boa sorte!
E por favor, me desculpe se dei um nó na sua cabeça ou um balde de água fria...
Você deu foi uma aula! Obrigado.
Agora, em todos os sites e catálogos que eu ví, o cilindro traseiro de 71/78 são de 3/4. E a partir de 81 o cilindro é de 7/8:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835
Então no caso do meu que é 71 SEM disco na dianteira, o cilindro traseiro é de 7/8. Confere?
[/quote]
Não, eu apenas consultei o catálogo de peças.
Este que você citou é para freio a disco na dianteira. COnforme eu disse, com freio a disco na dianteira é todo sistema VARGAS, de 1971 provavelmente até 1980:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=834
Já esse cilindro de roda traseiro é também sistema VARGAS, de 1981 até 1992, porém o diÂmetro do pistão do cilindro de roda traseiro é o mesmo do cilindro de roda traseiro que equipa o seu 71. Esse pode servir. Tudo depende do encaixe desta peça no prato na ponta do eixo:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=835
Se o encaixe for diferente, você nunca vai conseguir aparafusar esse cilindro de roda no prato do freio traseiro. A boa notícia é que isso aí não tem lado. O mesmo cilindro serve para os dois lados.
Você já cogitou comprar o cilindro de roda dianteiro no e-bay? A GM é americana, assim como a BENDIX. Se euconheço bem a GM, com certeza essas peças de freio foram copiadas de algum outro carro americano. É uma possibilidade...
Sim, o seu usa cilindro de roda traseiro de 7/8 de polegada. Ao retirar um dos cilindros de roda traseiro (ANTES de comprar o novo) você pode desmontar e medir o pistão para confirmar que o carro ainda está equipado com o cilindro de roda traseiro correto, pois desde 1971 até hoje, os donos anteriores podem ter trocado por outro cilindro de roda incorreto. Desmontando, você já terá uma ideia se precisa trocar os cilindros de roda traseiros. Se nunca foram trocados, devem estar igual aos dianteiros, mas existe a possibilidade de já terem sido trocados pelo fato de existir esse da vargas de 7/8 de pol. Se já foram trocados pelos vargas e ainda assim estiverem ruins, pelo menos você já sabe que esse vargas de 7/8 serve no prato do freio traseiro do seu carro. A propósito, os tambores de freio dianteiros também são difíceis de conseguir...[/quote]
Obrigado por mais essas dicas!
Eu dei uma pesquisada rápida no e-bay, achei uns que se assemelham, mas não sei se servem:
http://www.ebay.com/itm/Bendix-33619-Drum-Brake-Wheel-Cylinder-1-3-32-Fits-1965-1972-Ford-Brand-New-/131089537314?hash=item1e858b9922:g:aGEAAOxyVaBSzdRd&vxp=mtr
http://www.ebay.com/itm/Drum-Brake-Wheel-Cylinder-Front-Right-Bendix-33495-fits-65-70-Chevrolet-Impala-/231713496273?hash=item35f3335cd1:g:Q1AAAOSwNNxWFVbC&vxp=mtr
http://www.ebay.com/itm/Drum-Brake-Wheel-Cylinder-Front-Left-Centric-fits-60-64-Chevrolet-Impala-/121659279779?hash=item1c537549a3:g:PJ0AAOSwu4BVjnMU&vxp=mtr
Você tem esse catálogo de peças em pdf que possa enviar por e-mail??
Eu já comprei aquele cilindro esquerdo que tava no Mercado Livre.
Agora só falta encontrar o esquerdo.
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