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LUIZSOOPALA
24 participantes
ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
LUIZSOOPALA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Localização : PARANÁ
Data de inscrição : 29/07/2011
- Mensagem nº1
ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
aGUEM SABE PARA QUE SERVE AQUELES RELES: AMARELO,PRETO,MARROM,VERDE,AZUL,LARANJA,VERMELHO.OU A LIGAÇAO DELES PARA DETERMINADAS FUNÇOES.
LUIZSOOPALA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Localização : PARANÁ
Data de inscrição : 29/07/2011
- Mensagem nº2
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
A quem interessar, consegui reunir essas informações, que podem ser úteis:
Cor / Código / Ano / Descrição
Vermelho / 94.642.962 / (1985 / 1990) - Relê do Farol de Neblina
Amarelo / 94.643.649 / (1985 / 1990) - Relê do Desembaçador Traseiro
Laranja / 52.270.096 / (1988 / 1990) - Relê Temporizador Vidro
Azul / 94.646.585 / (1985 / 1992) - Relê Temporizador do Lavador / Limpador do Parabrisa
Roxo / 94.646.635 / (1985 / 1990) - Relê da Buzina
Preto / 52.266.197 / (1990 / 1992) - Relê Anti-Percolante e Adv. Alta Temperatura
Preto / 52.288.675 / (1988 / 1990) - Cigarra da Lanterna Ligada
Verde / 94.659.796 / (1988 / 1992) - Relê do Temporizador do Farol
Marrom / 94.659.797 / (1988 / 1992) - Relê do Temporizador da Luz Cortesia
Preto / 94.643.648 / (1985 / 1992) - Relê Temporizador do Injetor
Cor / Código / Ano / Descrição
Vermelho / 94.642.962 / (1985 / 1990) - Relê do Farol de Neblina
Amarelo / 94.643.649 / (1985 / 1990) - Relê do Desembaçador Traseiro
Laranja / 52.270.096 / (1988 / 1990) - Relê Temporizador Vidro
Azul / 94.646.585 / (1985 / 1992) - Relê Temporizador do Lavador / Limpador do Parabrisa
Roxo / 94.646.635 / (1985 / 1990) - Relê da Buzina
Preto / 52.266.197 / (1990 / 1992) - Relê Anti-Percolante e Adv. Alta Temperatura
Preto / 52.288.675 / (1988 / 1990) - Cigarra da Lanterna Ligada
Verde / 94.659.796 / (1988 / 1992) - Relê do Temporizador do Farol
Marrom / 94.659.797 / (1988 / 1992) - Relê do Temporizador da Luz Cortesia
Preto / 94.643.648 / (1985 / 1992) - Relê Temporizador do Injetor
LUIZSOOPALA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Localização : PARANÁ
Data de inscrição : 29/07/2011
- Mensagem nº3
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
ACABEI ACHANDO ISSO AQUI. ACHO QUE DA PRO GASTO.
adrianopascutti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 956
Idade : 46
Localização : Maringá
Modelo do carro : Como sair do fórum?
Data de inscrição : 17/11/2009
- Mensagem nº4
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Acredito que será útil para mim.
Estou com um problema que de vez enquanto os vidros não habilitam nem para subir nem para descer.
Em todas as auto-elétricas que eu passei ninguém soube me informar nada.
Estou com um problema que de vez enquanto os vidros não habilitam nem para subir nem para descer.
Em todas as auto-elétricas que eu passei ninguém soube me informar nada.
faccinaSS4- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5874
Idade : 37
Localização : balneario camboriu
Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
Cilindros : 4 + 2
Data de inscrição : 30/05/2010
- Mensagem nº5
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
nmuiiiito bom, eu to querendo colocar o falor de neblina no meu coupe...
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4085
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº6
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
adrianopascutti escreveu:Acredito que será útil para mim.
Estou com um problema que de vez enquanto os vidros não habilitam nem para subir nem para descer.
Em todas as auto-elétricas que eu passei ninguém soube me informar nada.
Cara, duas situações q ocorreram cmg para os vidors funcionarem qdo queriam: 1. relê defeituoso; 2. os fusíveis são de vidro e a solda do filamento interno com as extremidades, ás vezes, não é perfeita e dá mal contato - vc passa os dedos nos fusíveis e funciona.
faccinaSS4 escreveu:nmuiiiito bom, eu to querendo colocar o falor de neblina no meu coupe...
Facinho de instalar! Mas acho q o relê vermelho não é do farol, de neblina, não...Minha 91 tem; depois confiro melhor. Eu instalei milhas abaixo do pára-choque. A instalação elétrica é a mesma para a instalação dos de neblina. Qq coisa te passo o diagrama q fiz.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
adrianopascutti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 956
Idade : 46
Localização : Maringá
Modelo do carro : Como sair do fórum?
Data de inscrição : 17/11/2009
- Mensagem nº7
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Müller escreveu:
Cara, duas situações q ocorreram cmg para os vidors funcionarem qdo queriam: 1. relê defeituoso; 2. os fusíveis são de vidro e a solda do filamento interno com as extremidades, ás vezes, não é perfeita e dá mal contato - vc passa os dedos nos fusíveis e funciona.
Valeu pela dica.
Pablo Fernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 236
Idade : 43
Localização : Iracemapolis S.P.
Modelo do carro :
Opala Std 1976
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 14/01/2012
- Mensagem nº8
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
existe caixa de rele do opala igual esse carros novos ou eles fica pendurado msm o meu ta um ninho de rato la kkk??
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4085
Idade : 41
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Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº9
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Pablo Fernandes escreveu:existe caixa de rele do opala igual esse carros novos ou eles fica pendurado msm o meu ta um ninho de rato la kkk??
Nos 91 e 92 alguns relês fikam conjugados com os fusíveis e outros fikam presos à lata por um suporte no próprio relê.
De 90 pra baixo (não sei como é abaixo de 85), os relês fikam presos à lata pelo seu suporte.
O problema é: é quase impossível encontrar todos os relês com suporte. Acabamos comprando sem suporte e eles fikam pendurados......
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
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Pablo Fernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 236
Idade : 43
Localização : Iracemapolis S.P.
Modelo do carro :
Opala Std 1976
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 14/01/2012
- Mensagem nº10
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
é preciso bolar alguma caisa pra aqueles reles ficar todos organizados brigadão!!!Müller escreveu:Pablo Fernandes escreveu:existe caixa de rele do opala igual esse carros novos ou eles fica pendurado msm o meu ta um ninho de rato la kkk??
Nos 91 e 92 alguns relês fikam conjugados com os fusíveis e outros fikam presos à lata por um suporte no próprio relê.
De 90 pra baixo (não sei como é abaixo de 85), os relês fikam presos à lata pelo seu suporte.
O problema é: é quase impossível encontrar todos os relês com suporte. Acabamos comprando sem suporte e eles fikam pendurados......
faccinaSS4- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5874
Idade : 37
Localização : balneario camboriu
Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
Cilindros : 4 + 2
Data de inscrição : 30/05/2010
- Mensagem nº11
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Pablo Fernandes escreveu:é preciso bolar alguma caisa pra aqueles reles ficar todos organizados brigadão!!!Müller escreveu:
O problema é: é quase impossível encontrar todos os relês com suporte. Acabamos comprando sem suporte e eles fikam pendurados......
é nessa hora que se apela pra cinta plastica. já poensou em fazer uma placa de acrilico ou nilon e prender todos a ela?
faccinaSS4- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5874
Idade : 37
Localização : balneario camboriu
Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
Cilindros : 4 + 2
Data de inscrição : 30/05/2010
- Mensagem nº12
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Müller escreveu:faccinaSS4 escreveu:nmuiiiito bom, eu to querendo colocar o falor de neblina no meu coupe...
Facinho de instalar! Mas acho q o relê vermelho não é do farol, de neblina, não...Minha 91 tem; depois confiro melhor. Eu instalei milhas abaixo do pára-choque. A instalação elétrica é a mesma para a instalação dos de neblina. Qq coisa te passo o diagrama q fiz.
OPÀÀÀ vou querer sim senhor! me envia via email! mauriciofaccina@gmail.com
Pablo Fernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 236
Idade : 43
Localização : Iracemapolis S.P.
Modelo do carro :
Opala Std 1976
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 14/01/2012
- Mensagem nº13
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Sim estou pensando algo assim mais vou aprimorar mais meus pensamentos para não virar aquela gambiarra né obrigado..faccinaSS4 escreveu:Pablo Fernandes escreveu:
é preciso bolar alguma caisa pra aqueles reles ficar todos organizados brigadão!!!
é nessa hora que se apela pra cinta plastica. já poensou em fazer uma placa de acrilico ou nilon e prender todos a ela?
WAGNER DALLA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Idade : 41
Localização : Vila velha / ES
Modelo do carro : Opala Comodoro 88/89
Cilindros : 4cc Alcool
Data de inscrição : 25/03/2012
- Mensagem nº14
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Ae galera estou restaurando um comodoro 88 e estou precisando urgente do esquema elétrico que sai do suporte dos fusíveis.
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 38
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
- Mensagem nº15
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Wagner de uma olhada aki http://www.opala.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=24 Vlw abraçosWAGNER DALLA escreveu:Ae galera estou restaurando um comodoro 88 e estou precisando urgente do esquema elétrico que sai do suporte dos fusíveis.
Fernando Deboni Rossetto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 7
Localização : Naviraí
Modelo do carro : Diplomata SE 92
Cilindros : 6 cilindros alcool
Data de inscrição : 30/04/2012
- Mensagem nº16
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Alguem sabe o que é uma caixa preta preza en cima no port mala do opala 92
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 38
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
- Mensagem nº17
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Como assim amigo...ela tem algum sistema ligado nela? Coloca uma foto....abraços..Fernando Deboni Rossetto escreveu:Alguem sabe o que é uma caixa preta preza en cima no port mala do opala 92
gilrichardbr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 853
Idade : 50
Localização : Araraquara-SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4.1/S - (Diplomatizado)
92/92 - Prata Niquel
Cambio Clarck 2205-B - 5 Marchas
Gasolina
Cilindros : 6 Canecos!
Parte de cima completa do ômega
(Injeção, comando, módulo, etc...)
Data de inscrição : 08/11/2009
- Mensagem nº18
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Gudi021 escreveu:Como assim amigo...ela tem algum sistema ligado nela? Coloca uma foto....abraços..Fernando Deboni Rossetto escreveu:Alguem sabe o que é uma caixa preta preza en cima no port mala do opala 92
VOCE QUIS DIZER, (ESCREVER) PORTA LUVAS?
SERIA ESSA AQUI?
SE FOR É A CAIXA DO MODULO DO ALARME ORIGINAL
Tcpthiago- Opaleiro
- Número de Mensagens : 500
Idade : 40
Localização : Cuiabá-MT
Modelo do carro : Opala Diplomata 1987/1988
Cilindros : 6
Data de inscrição : 19/01/2012
- Mensagem nº19
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
O meu Diplomata tem essa caixinha e num fazia ideia do que era!
Valeu...
Valeu...
raphaelcaronti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8744
Idade : 31
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Caravan STD 1982
Caravan STD 1976[em obras]
Renault Sandero
Opala Diplomata 1988[EX]
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 30/10/2008
- Mensagem nº20
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
e para completar essa caixinha controla a ligação das luzes internas quando abre a porta.
Jean Bida- Moderadores
- Número de Mensagens : 9320
Idade : 50
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89
Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008
- Mensagem nº21
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Rafa...é só do alarme mesmo. Tudo funciona normal, com temporizador e tal com ela fora do carro.Na minha 88 não tinha a central, só o plug...raphaelcaronti escreveu:e para completar essa caixinha controla a ligação das luzes internas quando abre a porta.
_________________
[img][/img]
Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07
...Eterno Apaixonado...
jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!
raphaelcaronti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8744
Idade : 31
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Caravan STD 1982
Caravan STD 1976[em obras]
Renault Sandero
Opala Diplomata 1988[EX]
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 30/10/2008
- Mensagem nº22
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Jean Bida escreveu:Rafa...é só do alarme mesmo. Tudo funciona normal, com temporizador e tal com ela fora do carro.Na minha 88 não tinha a central, só o plug...raphaelcaronti escreveu:e para completar essa caixinha controla a ligação das luzes internas quando abre a porta.
No meu se tirar o modulo preto do alarme as luzes só acendem se puxar o botão ao abir a porta elas param de acender.
gilmareu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 636
Idade : 51
Localização : Cosmopolis - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
4.1 12v
Renault Fluence 2013 2.0 16v
Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
Astra 2006 2.0 8v (ex)
Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
Fusca 76 1.5 (ex)
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 10/06/2012
- Mensagem nº23
Relé anti-percolante e adv alta temperatura
LUIZSOOPALA escreveu:A quem interessar, consegui reunir essas informações, que podem ser úteis:
Cor / Código / Ano / Descrição
Vermelho / 94.642.962 / (1985 / 1990) - Relê do Farol de Neblina
Amarelo / 94.643.649 / (1985 / 1990) - Relê do Desembaçador Traseiro
Laranja / 52.270.096 / (1988 / 1990) - Relê Temporizador Vidro
Azul / 94.646.585 / (1985 / 1992) - Relê Temporizador do Lavador / Limpador do Parabrisa
Roxo / 94.646.635 / (1985 / 1990) - Relê da Buzina
Preto / 52.266.197 / (1990 / 1992) - Relê Anti-Percolante e Adv. Alta Temperatura
Preto / 52.288.675 / (1988 / 1990) - Cigarra da Lanterna Ligada
Verde / 94.659.796 / (1988 / 1992) - Relê do Temporizador do Farol
Marrom / 94.659.797 / (1988 / 1992) - Relê do Temporizador da Luz Cortesia
Preto / 94.643.648 / (1985 / 1992) - Relê Temporizador do Injetor
No meu Diplo, a luz da temperatura em dado momento fecha curto e vai para o talo máximo do painel. Porém a ventoinha liga normalmente, será que seria este tal relé anti-percolante?
Chiko- Opaleiro
- Número de Mensagens : 219
Idade : 34
Localização : Caçador-SC
Cilindros : 6
Data de inscrição : 02/08/2008
- Mensagem nº24
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Boa tarde, galera!
Muito valiosa essa informação dos relês, LUIZSOOPALA.
Essas férias resolvi dar uma geral na elétrica do Diplomata 91,
estou com algumas questões:
-> Relê preto nº 52.266.197 - Anti-percolante e adv. alta temp. - tem um fio branco solto, alguém sabe do que é, onde que vai ligado?
-> Relê 94.659.797 - Temporizador da luz de cortesia - tem um fio cinza e outro cinza com vermelho soltos alguém sabe do que é, onde vão ligados?
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abraços
Muito valiosa essa informação dos relês, LUIZSOOPALA.
Essas férias resolvi dar uma geral na elétrica do Diplomata 91,
estou com algumas questões:
-> Relê preto nº 52.266.197 - Anti-percolante e adv. alta temp. - tem um fio branco solto, alguém sabe do que é, onde que vai ligado?
-> Relê 94.659.797 - Temporizador da luz de cortesia - tem um fio cinza e outro cinza com vermelho soltos alguém sabe do que é, onde vão ligados?
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abraços
FabricioEle- Opaleiro
- Número de Mensagens : 23
Idade : 26
Localização : Goiás
Modelo do carro : Opala Especial 1973 4cc, A10p 6cc 1983
Cilindros : Total 10cc
Data de inscrição : 02/01/2014
- Mensagem nº25
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
gilmar, deve ser o fio que vai na cebolinha de temperatura que ta encostando em algum lugar dai ele topa o ponteiro la em cima..
chiko, o fio branco é porque seu opala tinha ou tem, Polia eletromagnética geralmente em opalas a alcool..
já os outros dois cinzas devem ser algo do tipo luz de porta ou luz de teto "cortesias"
chiko, o fio branco é porque seu opala tinha ou tem, Polia eletromagnética geralmente em opalas a alcool..
já os outros dois cinzas devem ser algo do tipo luz de porta ou luz de teto "cortesias"
giu3000- Opaleiro
- Número de Mensagens : 138
Idade : 32
Localização : Flrorianópolis
Modelo do carro : Omega CD 3.0
Opala Comodoro 4.1
Cilindros : 6,6
Data de inscrição : 20/05/2010
- Mensagem nº26
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Relembrar é viver kkkkkk!
Raça... depois de muito muito mesmo, pesquisar, desistir de tentar achar o diagrama elétrico desta porra de carro que amo tanto.
To com um comodoro 89 completo que to dando um trato na elétrica e ta ficando bom, quero tudo funcionando e já consegui, exceto por duas coisas...
- a luz central acender quando puxo a chave do farol
- e o desembaçador traseiro
Meu carro não tem alarme original, bem que eu gostaria, mais é muito $$ e acho que não convem a instalação.
O desembaçador esta acontecendo o seguinte.
O botao no caso é de apertar, ele volta e fica acionado certo? O meu esta indo e voltando mais naos fica a luz laranja acesa. O rele (Amarelo / 94.643.649 / (1985 / 1990) - Relê do Desembaçador Traseiro) entao seria temporizado?
Porque acontece o seguinte....
No botao tem positivo pos chave, negativo e a lampada... tudo isso vem do rele amarelo, e
Na caixa de fusiveis que fica na lateral, o numero 12, é desembaçador traseiro, esse mesmo é 12v (nao vem do rele) e o terra é acima dos reles por carcaça do carro.
..... Continuando
Esses dois fios foram encontrados no meu carro atras do porta luvas, seria este o lugar certo?
Agora o engraçado, la atras no vidro só tem um fio, negativo, que imagino eu ser por carcaça do carro tambem.
Eu joguei um postivo direto no outro born que esta vazio, e apertei o botao pra ver se ele ficava acionado, e mesmo assim tambem nao ficou.
Entao...
-O rele atraca
- Temos positivo e negativo
- O botao aciona, porem seu funcionamento nao é original
- E o "chicote" encontrado atras do porta luvas... deveria estar ligado la
atras nao??
Aguardo a opiniao de vcs pra ver se consigo descobrir.
Raça... depois de muito muito mesmo, pesquisar, desistir de tentar achar o diagrama elétrico desta porra de carro que amo tanto.
To com um comodoro 89 completo que to dando um trato na elétrica e ta ficando bom, quero tudo funcionando e já consegui, exceto por duas coisas...
- a luz central acender quando puxo a chave do farol
- e o desembaçador traseiro
Meu carro não tem alarme original, bem que eu gostaria, mais é muito $$ e acho que não convem a instalação.
O desembaçador esta acontecendo o seguinte.
O botao no caso é de apertar, ele volta e fica acionado certo? O meu esta indo e voltando mais naos fica a luz laranja acesa. O rele (Amarelo / 94.643.649 / (1985 / 1990) - Relê do Desembaçador Traseiro) entao seria temporizado?
Porque acontece o seguinte....
No botao tem positivo pos chave, negativo e a lampada... tudo isso vem do rele amarelo, e
Na caixa de fusiveis que fica na lateral, o numero 12, é desembaçador traseiro, esse mesmo é 12v (nao vem do rele) e o terra é acima dos reles por carcaça do carro.
..... Continuando
Esses dois fios foram encontrados no meu carro atras do porta luvas, seria este o lugar certo?
Agora o engraçado, la atras no vidro só tem um fio, negativo, que imagino eu ser por carcaça do carro tambem.
Eu joguei um postivo direto no outro born que esta vazio, e apertei o botao pra ver se ele ficava acionado, e mesmo assim tambem nao ficou.
Entao...
-O rele atraca
- Temos positivo e negativo
- O botao aciona, porem seu funcionamento nao é original
- E o "chicote" encontrado atras do porta luvas... deveria estar ligado la
atras nao??
Aguardo a opiniao de vcs pra ver se consigo descobrir.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Não posso te ajudar muito pois nunca mexi com isso...mas se não me engano tem temporizador pro desembaçador traseiro sim...depois de um tempo ele desliga sozinho..e é assim mesmo, vc aperta o botão ele volta e a luz fica acesa.
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giu3000- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Teu carro funciona?? se nao for perdi muito deita embaixo do porta luvas e ve se tu acha um chicotinho com dois fios de no max 1mm que se nao tiver mechido vai estar enrrolado naquela "isolante" e me diga se no teu tambem ele aparenta ir la pra tras.
Digo tambem, porque olhei um 88 do meu amigo e o fio tambem tava la, só que esqueci de ver se tambem ia para a posicao 12 na caixa de fusiveis.
Digo tambem, porque olhei um 88 do meu amigo e o fio tambem tava la, só que esqueci de ver se tambem ia para a posicao 12 na caixa de fusiveis.
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- Mensagem nº29
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
giu3000 escreveu:Teu carro funciona?? se nao for perdi muito deita embaixo do porta luvas e ve se tu acha um chicotinho com dois fios de no max 1mm que se nao tiver mechido vai estar enrrolado naquela "isolante" e me diga se no teu tambem ele aparenta ir la pra tras.
Digo tambem, porque olhei um 88 do meu amigo e o fio tambem tava la, só que esqueci de ver se tambem ia para a posicao 12 na caixa de fusiveis.
No meu funciona sim...vou dar uma olhada lá pra ver se ajudo..
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- Mensagem nº30
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Boas dicas gostei!!
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- Mensagem nº31
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Retornando....pedi agua no desembaceador.
Nao consegui fazer funcionar, e pode ser que o vidro esteja com problema tambem né.
agora, estou puto!
Tava tudo funcionando perfeito, funcionando todas as luzes.
E agora, a porra das luzes verdinhas da iluminaçao do painel, nao acendem mais, e nem o farol l.e e lanterna traseira l.e.
Porem, o fusivel que nao para de queimar é o 17, que é referente ao l.d e ao reostato que eu nem sei onde tao os fios dessa porcaria no meio do painel.
Alguem ai pode conferir em opala moderno, (o meu é 89/89 completo) qual é a cor dos fios dos fusiveis 18 e 17?
No meu o fusivel 17 são 3 fios ligados em uma ponteira só(creio ser original porque ta muito bonitinha a clipagem de cor cinza com listra preta.
E o 18 é o mesmo esquema, só que cinza com listra vermelha.
aHHHH... e o fusivel que se diz respeito a luz do painel de instrumentos é o 11, e o mesmo esta perfeito, chegando 12v, e no chicote do painel tambem tem 12v, e as luzes naooooooo, eu disse naooo estao queimadas!!!
Queee nojooooooooooooooooooooooooo!
Nao consegui fazer funcionar, e pode ser que o vidro esteja com problema tambem né.
agora, estou puto!
Tava tudo funcionando perfeito, funcionando todas as luzes.
E agora, a porra das luzes verdinhas da iluminaçao do painel, nao acendem mais, e nem o farol l.e e lanterna traseira l.e.
Porem, o fusivel que nao para de queimar é o 17, que é referente ao l.d e ao reostato que eu nem sei onde tao os fios dessa porcaria no meio do painel.
Alguem ai pode conferir em opala moderno, (o meu é 89/89 completo) qual é a cor dos fios dos fusiveis 18 e 17?
No meu o fusivel 17 são 3 fios ligados em uma ponteira só(creio ser original porque ta muito bonitinha a clipagem de cor cinza com listra preta.
E o 18 é o mesmo esquema, só que cinza com listra vermelha.
aHHHH... e o fusivel que se diz respeito a luz do painel de instrumentos é o 11, e o mesmo esta perfeito, chegando 12v, e no chicote do painel tambem tem 12v, e as luzes naooooooo, eu disse naooo estao queimadas!!!
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giu3000- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Alguem com carro funcionando a eletrica pra retirar o fusivel 17 (fio cinza com listra preta) e ver o que para de funcionar pra me dizer????
giu3000- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
AHHHHHH. resolvi.
Achei o dito cujo desemcapado no meio, encostando um fio de cabelo naquela chapa que corre por dentro do tabelier.
Agora sim, tudo verdinho denovoooo.
Achei o dito cujo desemcapado no meio, encostando um fio de cabelo naquela chapa que corre por dentro do tabelier.
Agora sim, tudo verdinho denovoooo.
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- Mensagem nº34
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Alguém poderia me ajudar tenho um opala comodoro 1989/90 e estou reformando a parte elétrica mas não encontro o esquema em lugar nenhum.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº35
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
<removido pelo postador>
Última edição por opala4cc em Dom 10 Set - 20:56:30, editado 1 vez(es)
o_beto- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Müller escreveu:Pablo Fernandes escreveu:existe caixa de rele do opala igual esse carros novos ou eles fica pendurado msm o meu ta um ninho de rato la kkk??
Nos 91 e 92 alguns relês fikam conjugados com os fusíveis e outros fikam presos à lata por um suporte no próprio relê.
De 90 pra baixo (não sei como é abaixo de 85), os relês fikam presos à lata pelo seu suporte.
O problema é: é quase impossível encontrar todos os relês com suporte. Acabamos comprando sem suporte e eles fikam pendurados......
Eu fiquei assustado quando vi o ninho de rato embaixo do painel. Meu outro carro é uma Classe A (1/2 Caravan) e ela tem tudo organizado, identificado e com o mapa em papel junto. Claro que há algumas GERAÇOES de diferença entre os projetos né... entao segue a aventura!
Estou pesquisando pra por tudo em ordem. As coisas funcionam parcialmente, não tem um aspecto muito organizado. A temperatura do motor marca mais alto e o combustivel marca errado, quando ligo a lanterna o marcador de temperatura sobe mais e o de combustivel desce. Não funciona o temporisador do para-brisas, nem a sineta de farois ligados nem o temporizador dos farois. Os farois de neblina estao ligados em um botao pra lá de mequetrefe (é uma Comodoro, que originalmente nao os tem) e o aspecto dos chicotes nao é ruim, mas esta tudo sujo.
Com os mapas ponho em ordem.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº37
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
o_beto escreveu:Müller escreveu:
Nos 91 e 92 alguns relês fikam conjugados com os fusíveis e outros fikam presos à lata por um suporte no próprio relê.
De 90 pra baixo (não sei como é abaixo de 85), os relês fikam presos à lata pelo seu suporte.
O problema é: é quase impossível encontrar todos os relês com suporte. Acabamos comprando sem suporte e eles fikam pendurados......
Eu fiquei assustado quando vi o ninho de rato embaixo do painel. Meu outro carro é uma Classe A (1/2 Caravan) e ela tem tudo organizado, identificado e com o mapa em papel junto. Claro que há algumas GERAÇOES de diferença entre os projetos né... entao segue a aventura!
Estou pesquisando pra por tudo em ordem. As coisas funcionam parcialmente, não tem um aspecto muito organizado. A temperatura do motor marca mais alto e o combustivel marca errado, quando ligo a lanterna o marcador de temperatura sobe mais e o de combustivel desce. Não funciona o temporisador do para-brisas, nem a sineta de farois ligados nem o temporizador dos farois. Os farois de neblina estao ligados em um botao pra lá de mequetrefe (é uma Comodoro, que originalmente nao os tem) e o aspecto dos chicotes nao é ruim, mas esta tudo sujo.
Com os mapas ponho em ordem.
A temperatura do motor marca mais alto -> normalmente é problema de aterramento. Se não for, melhor ver se o medidor de temperatura no cabeçote é o correto.
o combustivel marca errado -> pode ser aterramento e/ou pode ser o medidor muito velho. Tem de tirar ele e medir a resistência no início, meio e fim do curso da bóia e comparar com o que dizem os fabricantes.
Não funciona o temporisador do para-brisas -> eu começaria olhando se todos os pinos do relé do temporizador estão ligados e se o motor do limpador tem alguma sabotagem aparente.
a sineta de farois ligados -> começaria olhando se o relé está presente.
o temporizador dos farois -> começaria olhando se o relé está presente.
o_beto- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
opala4cc escreveu:o_beto escreveu:
Eu fiquei assustado quando vi o ninho de rato embaixo do painel. Meu outro carro é uma Classe A (1/2 Caravan) e ela tem tudo organizado, identificado e com o mapa em papel junto. Claro que há algumas GERAÇOES de diferença entre os projetos né... entao segue a aventura!
Estou pesquisando pra por tudo em ordem. As coisas funcionam parcialmente, não tem um aspecto muito organizado. A temperatura do motor marca mais alto e o combustivel marca errado, quando ligo a lanterna o marcador de temperatura sobe mais e o de combustivel desce. Não funciona o temporisador do para-brisas, nem a sineta de farois ligados nem o temporizador dos farois. Os farois de neblina estao ligados em um botao pra lá de mequetrefe (é uma Comodoro, que originalmente nao os tem) e o aspecto dos chicotes nao é ruim, mas esta tudo sujo.
Com os mapas ponho em ordem.
A temperatura do motor marca mais alto -> normalmente é problema de aterramento. Se não for, melhor ver se o medidor de temperatura no cabeçote é o correto.
o combustivel marca errado -> pode ser aterramento e/ou pode ser o medidor muito velho. Tem de tirar ele e medir a resistência no início, meio e fim do curso da bóia e comparar com o que dizem os fabricantes.
Não funciona o temporisador do para-brisas -> eu começaria olhando se todos os pinos do relé do temporizador estão ligados e se o motor do limpador tem alguma sabotagem aparente.
a sineta de farois ligados -> começaria olhando se o relé está presente.
o temporizador dos farois -> começaria olhando se o relé está presente.
Muito obrigado Amigo. Estou levantando as tabelas de referencia e os esquemas elétricos. Logo posto novidades!
Boa semana a todos!
gordovogt- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
Bom.dia alguém sabee dizer para onde vão cada fio do relé dos vidros elétricos?
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
depois do botao passa pelo rele e acredito q vai para os vidros nao é?
GustavoZorzi- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: ESQUEMA ELETRICO DO OPALA 1988
gordovogt escreveu:Bom.dia alguém sabee dizer para onde vão cada fio do relé dos vidros elétricos?
Pino 15 - Linha 15(pós chave) direto
Pino 30 - Linha 30 (direito bateria), mas passa pelo fusível térmico antes de entrar nesse conector
Pino 31 - Aterramento do relê
Pino 87 - Positivo para os botões do vidro, lá ele é ramificado e alimenta os dois ou quatro botões dos vidros.
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