Não sei se alguém já viu isso...mas qdo estou com o carro ligado, e ligo os farois, e rotação dele diminui...será que a minha bateria tá indo pro saco?
Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 89 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 89 visitantes :: 1 motor de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15357) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+12
adpachec
Ricardo Ratclif
opala4cc
Paulo Corso
eduardobezera
Luis Meneghette
Luis_555
nogueiradt
Heloisa
Israel DMM
Marco Zanette
davigarducho
16 participantes
Ligo o farol e a rotação abaixa
davigarducho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 345
Idade : 36
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/07/2009
- Mensagem nº1
Ligo o farol e a rotação abaixa
Olá amigos.
Não sei se alguém já viu isso...mas qdo estou com o carro ligado, e ligo os farois, e rotação dele diminui...será que a minha bateria tá indo pro saco?
Não sei se alguém já viu isso...mas qdo estou com o carro ligado, e ligo os farois, e rotação dele diminui...será que a minha bateria tá indo pro saco?
Marco Zanette- Opaleiro
- Número de Mensagens : 525
Idade : 33
Localização : Guarapuava.
Modelo do carro : Opala 75
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 31/08/2009
- Mensagem nº2
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
pode ser o alternador
Israel DMM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 98
Localização : Caxias do Sul-RS
Modelo do carro : Diplomata SE 91/92
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 09/08/2011
- Mensagem nº3
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Cara dependendo das suas lâmpadas e se o motor ainda estiver frio é normal pois o alternador precisa fornecer uma carga maior e a lenta baixa um poquinho mas é muito pouco mesmo.
No meu diplo 92 tem até uma válvula na parede de fogo que quando liga o ar condicionado ele mete um pouco mais de ar no motor na lenta para amenizar isso, mas sempre baixa um poquinho, sei lá tipo uns 50 a 100 rpm.
No meu diplo 92 tem até uma válvula na parede de fogo que quando liga o ar condicionado ele mete um pouco mais de ar no motor na lenta para amenizar isso, mas sempre baixa um poquinho, sei lá tipo uns 50 a 100 rpm.
Heloisa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 383
Idade : 37
Localização : São Roque / SP
Modelo do carro : Opala Diplomata Coupê 86 4.1
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/08/2010
- Mensagem nº4
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
davigarducho escreveu:Olá amigos.
Não sei se alguém já viu isso...mas qdo estou com o carro ligado, e ligo os farois, e rotação dele diminui...será que a minha bateria tá indo pro saco?
Olá Davi!
Vou acompanhando seu tópico, pois o meu está com o mesmo problema. No meu caso, se eu tenter ligar o carro e a vetoinha estiver ligada, não pega de jeito nehum, tenho que esperar ela desligar, os faróis e o limpador de vidro tbm deixam a rotação baixa, se o carro estiver frio ele até morre...
Até +!
nogueiradt- Opaleiro
- Número de Mensagens : 833
Idade : 53
Localização : Maringa /Parana
Modelo do carro : OPALA 71 4p luxo vinil
2500 futuro 3800
Cilindros : 4 ,o 6 já ta guardado esperando p monta
Data de inscrição : 08/09/2010
- Mensagem nº5
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
leve em uma eletrica peça para verificar o alternador e a bateriaMarco Zanette escreveu:pode ser o alternador
Luis_555- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008
- Mensagem nº6
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Não acho que seja normal não, a luz ficar mais forte ao acelerar até pode ser normal devido ao sistema elétrico original ser uma bosta hehe
Mas o motor baixar giro por causa de luz? Ou bateria tá no ralo, ou alternador mal esta dando conta de segurar tudo acesso, pois isso não é certo não cara...
Se fosse assim, hoje com o de 120Ah e som no talo meu Opala ia afogar!!!
Mas o motor baixar giro por causa de luz? Ou bateria tá no ralo, ou alternador mal esta dando conta de segurar tudo acesso, pois isso não é certo não cara...
Se fosse assim, hoje com o de 120Ah e som no talo meu Opala ia afogar!!!
Heloisa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 383
Idade : 37
Localização : São Roque / SP
Modelo do carro : Opala Diplomata Coupê 86 4.1
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/08/2010
- Mensagem nº7
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Luis_555 escreveu:Não acho que seja normal não, a luz ficar mais forte ao acelerar até pode ser normal devido ao sistema elétrico original ser uma bosta hehe
Mas o motor baixar giro por causa de luz? Ou bateria tá no ralo, ou alternador mal esta dando conta de segurar tudo acesso, pois isso não é certo não cara...
Se fosse assim, hoje com o de 120Ah e som no talo meu Opala ia afogar!!!
to achando mesmo que é alternador, pq minha bateria é NOVA, não tem nem 01 ano e é de 70a.
Luis Meneghette- Opaleiro
- Número de Mensagens : 255
Idade : 41
Localização : Curitiba-PR
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : 6
Data de inscrição : 05/10/2010
- Mensagem nº8
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Certeza que é alternador, ele pode estar com algum rolamento estourado ou algo parecido... pode descartar a bateria q quando o carro ta funfando é o alternador que manda!
Coloca um do astra 120amp e seja feliz, hehe
Abraços e boa sorte!
Coloca um do astra 120amp e seja feliz, hehe
Abraços e boa sorte!
eduardobezera- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1369
Idade : 41
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010
- Mensagem nº9
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
no meu quando piso no freio da uma oscilada tipo ela fica forte e volata ao normal em segundo, apenas isso.
meu alternador é de 150A
bateria 75A 3 meses.
segundo um eletricista que fui, disse que não teria problema algum.
meu alternador é de 150A
bateria 75A 3 meses.
segundo um eletricista que fui, disse que não teria problema algum.
Luis_555- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008
- Mensagem nº10
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Se pisa no freio e a rotação varia é hidrovacuo na grande maioria dos casos!!
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3575
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº11
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Normalmente qdo se tem uma solicitação maior de corrente, o alternador passa a trabalhar mais pesado, por sua vez cai um pouco o giro do motor, mas é coisa pequena, se for algo maior de 50 rpm, tem coisa com problema ai.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
eduardobezera- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1369
Idade : 41
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010
- Mensagem nº12
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
opa luis.
não muda a rotação não.
apenas as luzes dão uma oscilada quase que imperceptivel.
aliás verifiquei meu alternador e com o carro ligado em ponto morto e com farois ligados e tudo mais, dá 14.1
lá na bateria.
acredito que esteja ok.
ou está errado?
essa duvida que me lasca hehehehe.
não muda a rotação não.
apenas as luzes dão uma oscilada quase que imperceptivel.
aliás verifiquei meu alternador e com o carro ligado em ponto morto e com farois ligados e tudo mais, dá 14.1
lá na bateria.
acredito que esteja ok.
ou está errado?
essa duvida que me lasca hehehehe.
Israel DMM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 98
Localização : Caxias do Sul-RS
Modelo do carro : Diplomata SE 91/92
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 09/08/2011
- Mensagem nº13
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Pessoal ,eu acho que tem algumas coisas estranhas aí hehehehehe
O fato de ter um alternador de 45A ou um de 10000000000000A não vai mudar em nada a carga no eixo do virabrequim considerando as cargas normais de um carro ( farol , ar condicionado , vidros , etc ) a única coisa que define isso é a carga ligada no momento. É lógico que há uma pequena diferença já que o alternador original na minha opinião não da conta de tudo e acaba roubando carga da bateria mesmo com o carro ligado, mas isso em casos extremos, tipo quando vc está com farol , ar condicionado ligado e vai subir os vidros elétricos .
No meu caso uso um de 120A do astra, mas como meu carro não tem som muito pesado ( apenas um módulo JBL que se não me engano é de 800w rms) , aí vc nota que a tensão não cai nada mesmo com os ítens elétricos ligados. Quando eu disse que é normal , e é sim , é quando o motor está frio cai tipo uns 50rpm quando se liga o farol, depois que o motor esquenta normaliza. Tanto é normal que o 92 por exemplo tem uma eletroválvula com uma mangueira que quando se liga o ar condicionado ( que necessita de uma boa carga elétrica ), essa válvula liga e essa mangueira coloca um " arzinho " no 3E a mais para normalizar a lenta. Para comprovarem de vez hehehehe reparem em um carro com injeção eletrônica que tenha conta giros, quando se liga o farol o rpm oscila, só que a injeção na hora corrige a lenta eletronicamente , e o carburador não faz isso .
Só que o nosso amigo não falou o tamanho da diferença na rotação. Outra coisa é que realmente os seus rolamentos podem estar com desgaste e estarem pesados para rodar , aí quando se exige carga fica mais pesado ainda , fazendo esse problema aumentar.
O fato de ter um alternador de 45A ou um de 10000000000000A não vai mudar em nada a carga no eixo do virabrequim considerando as cargas normais de um carro ( farol , ar condicionado , vidros , etc ) a única coisa que define isso é a carga ligada no momento. É lógico que há uma pequena diferença já que o alternador original na minha opinião não da conta de tudo e acaba roubando carga da bateria mesmo com o carro ligado, mas isso em casos extremos, tipo quando vc está com farol , ar condicionado ligado e vai subir os vidros elétricos .
No meu caso uso um de 120A do astra, mas como meu carro não tem som muito pesado ( apenas um módulo JBL que se não me engano é de 800w rms) , aí vc nota que a tensão não cai nada mesmo com os ítens elétricos ligados. Quando eu disse que é normal , e é sim , é quando o motor está frio cai tipo uns 50rpm quando se liga o farol, depois que o motor esquenta normaliza. Tanto é normal que o 92 por exemplo tem uma eletroválvula com uma mangueira que quando se liga o ar condicionado ( que necessita de uma boa carga elétrica ), essa válvula liga e essa mangueira coloca um " arzinho " no 3E a mais para normalizar a lenta. Para comprovarem de vez hehehehe reparem em um carro com injeção eletrônica que tenha conta giros, quando se liga o farol o rpm oscila, só que a injeção na hora corrige a lenta eletronicamente , e o carburador não faz isso .
Só que o nosso amigo não falou o tamanho da diferença na rotação. Outra coisa é que realmente os seus rolamentos podem estar com desgaste e estarem pesados para rodar , aí quando se exige carga fica mais pesado ainda , fazendo esse problema aumentar.
eduardobezera- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1369
Idade : 41
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010
- Mensagem nº14
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
israel. essa valvula que vc mencionou é uma que fica próximo ao motor do limpador de parabrisas?
e se não me engano, tem outra peça que fica no carburador, pelo menos no h34 tem uma pecinha que parece com o avanço do distribuidor, que é ligada por uma mangueira pequena a essa valvula que vc falou, e a outra mangueira é ligada no pé dor carburador não é isso?
e se não me engano, tem outra peça que fica no carburador, pelo menos no h34 tem uma pecinha que parece com o avanço do distribuidor, que é ligada por uma mangueira pequena a essa valvula que vc falou, e a outra mangueira é ligada no pé dor carburador não é isso?
Luis_555- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008
- Mensagem nº15
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Ahhh tá, achei que falasse do motor.
A luz deve der uma baixada pois o consumo geral do carro aumenta já que as luzes de freio traseiras acendem... em carro moderno experimenta puxar os quatro botoes do vidro elétrico ao mesmo tempo, ou puxa um e em seguida aperte outro, vai notar que o vidro vai dar uma seguradinha... acho normal.
A luz deve der uma baixada pois o consumo geral do carro aumenta já que as luzes de freio traseiras acendem... em carro moderno experimenta puxar os quatro botoes do vidro elétrico ao mesmo tempo, ou puxa um e em seguida aperte outro, vai notar que o vidro vai dar uma seguradinha... acho normal.
Israel DMM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 98
Localização : Caxias do Sul-RS
Modelo do carro : Diplomata SE 91/92
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 09/08/2011
- Mensagem nº16
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
eduardobezera escreveu:israel. essa valvula que vc mencionou é uma que fica próximo ao motor do limpador de parabrisas?
e se não me engano, tem outra peça que fica no carburador, pelo menos no h34 tem uma pecinha que parece com o avanço do distribuidor, que é ligada por uma mangueira pequena a essa valvula que vc falou, e a outra mangueira é ligada no pé dor carburador não é isso?
É isso aí mesmo, na minha ta escrito BROSOL na válvula, e ela fica entre a trava do capô e o motor do limpador.
Abraço
davigarducho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 345
Idade : 36
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/07/2009
- Mensagem nº17
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Israel DMM escreveu:Pessoal ,eu acho que tem algumas coisas estranhas aí hehehehehe
O fato de ter um alternador de 45A ou um de 10000000000000A não vai mudar em nada a carga no eixo do virabrequim considerando as cargas normais de um carro ( farol , ar condicionado , vidros , etc ) a única coisa que define isso é a carga ligada no momento. É lógico que há uma pequena diferença já que o alternador original na minha opinião não da conta de tudo e acaba roubando carga da bateria mesmo com o carro ligado, mas isso em casos extremos, tipo quando vc está com farol , ar condicionado ligado e vai subir os vidros elétricos .
No meu caso uso um de 120A do astra, mas como meu carro não tem som muito pesado ( apenas um módulo JBL que se não me engano é de 800w rms) , aí vc nota que a tensão não cai nada mesmo com os ítens elétricos ligados. Quando eu disse que é normal , e é sim , é quando o motor está frio cai tipo uns 50rpm quando se liga o farol, depois que o motor esquenta normaliza. Tanto é normal que o 92 por exemplo tem uma eletroválvula com uma mangueira que quando se liga o ar condicionado ( que necessita de uma boa carga elétrica ), essa válvula liga e essa mangueira coloca um " arzinho " no 3E a mais para normalizar a lenta. Para comprovarem de vez hehehehe reparem em um carro com injeção eletrônica que tenha conta giros, quando se liga o farol o rpm oscila, só que a injeção na hora corrige a lenta eletronicamente , e o carburador não faz isso .
Só que o nosso amigo não falou o tamanho da diferença na rotação. Outra coisa é que realmente os seus rolamentos podem estar com desgaste e estarem pesados para rodar , aí quando se exige carga fica mais pesado ainda , fazendo esse problema aumentar.
pelo que eu notei, a rotaçao cai uns 100 rpm mais ou menos..
Eu tava achando que tinha a ver com a bateria, pois jah esta meio velha...nao seria o caso da bateria nao reter mais carga?
eduardobezera- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1369
Idade : 41
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010
- Mensagem nº18
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
é isso mesmo luiz hehehe ja fiz esse teste dos vidros, se aperto pelo menos de uma vez, é uma lentidão pra subir.
Israel DMM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 98
Localização : Caxias do Sul-RS
Modelo do carro : Diplomata SE 91/92
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 09/08/2011
- Mensagem nº19
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
davigarducho escreveu:Israel DMM escreveu:Pessoal ,eu acho que tem algumas coisas estranhas aí hehehehehe
O fato de ter um alternador de 45A ou um de 10000000000000A não vai mudar em nada a carga no eixo do virabrequim considerando as cargas normais de um carro ( farol , ar condicionado , vidros , etc ) a única coisa que define isso é a carga ligada no momento. É lógico que há uma pequena diferença já que o alternador original na minha opinião não da conta de tudo e acaba roubando carga da bateria mesmo com o carro ligado, mas isso em casos extremos, tipo quando vc está com farol , ar condicionado ligado e vai subir os vidros elétricos .
No meu caso uso um de 120A do astra, mas como meu carro não tem som muito pesado ( apenas um módulo JBL que se não me engano é de 800w rms) , aí vc nota que a tensão não cai nada mesmo com os ítens elétricos ligados. Quando eu disse que é normal , e é sim , é quando o motor está frio cai tipo uns 50rpm quando se liga o farol, depois que o motor esquenta normaliza. Tanto é normal que o 92 por exemplo tem uma eletroválvula com uma mangueira que quando se liga o ar condicionado ( que necessita de uma boa carga elétrica ), essa válvula liga e essa mangueira coloca um " arzinho " no 3E a mais para normalizar a lenta. Para comprovarem de vez hehehehe reparem em um carro com injeção eletrônica que tenha conta giros, quando se liga o farol o rpm oscila, só que a injeção na hora corrige a lenta eletronicamente , e o carburador não faz isso .
Só que o nosso amigo não falou o tamanho da diferença na rotação. Outra coisa é que realmente os seus rolamentos podem estar com desgaste e estarem pesados para rodar , aí quando se exige carga fica mais pesado ainda , fazendo esse problema aumentar.
pelo que eu notei, a rotaçao cai uns 100 rpm mais ou menos..
Eu tava achando que tinha a ver com a bateria, pois jah esta meio velha...nao seria o caso da bateria nao reter mais carga?
Cara, não esquenta com isso não, teoricamente o alternador mantém o carro assim que o motor funciona, mas se a bateria não está boa, assim que vc da partida o alternador tem que repor a carga da bateria que foi usada para girar o motor de partida e ainda alimentar todo o resto do sistema, e nesse momento até que a bateria volte a carga plena, o alternador fica pesado mesmo e quando se exige mais por conta do farol, pode acontecer de baixar um poquinho a lenta sim. Sobre o sistema elétrico original ser ruim como foi dito, não concordo porque apenas uma peça regula a tensão do carro, que é o regulador de tensão do alternador. Se esse não tiver bom ou se for o original que não é bom mesmo, a luz oscila sim.
Valeu
davigarducho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 345
Idade : 36
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/07/2009
- Mensagem nº20
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Voces já ligaram os farois e viram que a rotação abaixou no opala de vcs?
Israel DMM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 98
Localização : Caxias do Sul-RS
Modelo do carro : Diplomata SE 91/92
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 09/08/2011
- Mensagem nº21
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Sim, baixa uns 50 rpm ou 100 sei lá , mas o ponteiro mexe um poquinho, mas só até esquentar o motor, isso quando ta na marcha lenta ne , se acelerar um poquinho já não se percebe mais .
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº22
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Ressucitando o tópico, afinal, muita gente ainda pode ter esta dúvida mesmo depois de ler todas as mensagens.
É normal a rotação do motor cair quando dispositivos elétricos são acionados. Quanto mais energia o dispositivo acionado "puxa" do alternador, maior a queda de rotação. É claro que esta queda tem um limite aceitável, e eu não sei qual é. Deve constar em algum manual técnico escondido pela GM (talvez o manual da parte elétrica do carro). Então, a queda na rotação ocorre porque aumenta o esforço que o motor tem de fazer através do virabrequim para fazer girar a polia do alternador. Este esforço surge porque a demanda por eletricidade provoca resistência ao giro do rotor do alternador e essa resistência é proporcional à demanda elétrica. Essa resistência surge por fenômenos eletro-magnéticos entre as espiras de cobre do rotor e do estator.
No caso do acionamento do ar-condicionado, a rotação cai mais não apenas porque o ar-condicionado é um dispositivo elétrico que consome bastante eletricidade (através da embreagem eletro-magnética da polia do compressor), mas porque o compressor força o giro do motor a comprimir um gás refrigerante indiretamente através do giro do virabrequim. O compressor, na verdade, é o que rouba muita energia (giro) no esforço de comprimir o gás sendo que o resultado é aparece na rotação do propulsor, resguardadas as proporções com relação ao alternador. Tanto é que existe o regulador pneumático da marcha-lenta, junto ao carburador, acionado pela eletro-válvula brosol junto ao firewall para compensar a queda "enorme" de giro.
Já o compressor de ar-condicionado do opala é um modelo considerado ultrapassado por "roubar" muita energia do motor por causa da sua concepção. Os compressores modernos delphi, harrisson e outras marcas tiram bem menos energia do giro do virabrequim. Para quem tem opala 6 cilindros, talvez nem sinta a diferença, mas quem tem um 4 cilindros sabe como o carro perde potência quando o compressor é acionado. Por outro lado, o compressor do opala tem a vantagem da confiabilidade e durabilidade, enquanto compressores de carros modernos duram em média apenas 70.000 Km e vão pro lixo, pois não têm recondicionamento. Isso sem contar problemas na bobina e na válvula torre desses compressores que, embora sejam peças que tenham substituição, podem estragar bem antes dos 70.000Km. Quando falo "70.000Km", me refiro à quilometragem que o carro andou com o ar-condicionado ligado.
Um jeito de diminuir um pouco a queda de rotação causada pelo acionamento do ar e/ou de outros dispositivos elétricos é colocar uma polia de diâmetro maior no alternador. Tem um tipo de alternador de opala que saiu com uma polia maior, só não sei qual deles, se é o de 35A, 55A, 65A, etc... Mas não sei se a diferença na queda do giro com a polia maior compensaria a mão-de-obra de trocar ela.
É normal a rotação do motor cair quando dispositivos elétricos são acionados. Quanto mais energia o dispositivo acionado "puxa" do alternador, maior a queda de rotação. É claro que esta queda tem um limite aceitável, e eu não sei qual é. Deve constar em algum manual técnico escondido pela GM (talvez o manual da parte elétrica do carro). Então, a queda na rotação ocorre porque aumenta o esforço que o motor tem de fazer através do virabrequim para fazer girar a polia do alternador. Este esforço surge porque a demanda por eletricidade provoca resistência ao giro do rotor do alternador e essa resistência é proporcional à demanda elétrica. Essa resistência surge por fenômenos eletro-magnéticos entre as espiras de cobre do rotor e do estator.
No caso do acionamento do ar-condicionado, a rotação cai mais não apenas porque o ar-condicionado é um dispositivo elétrico que consome bastante eletricidade (através da embreagem eletro-magnética da polia do compressor), mas porque o compressor força o giro do motor a comprimir um gás refrigerante indiretamente através do giro do virabrequim. O compressor, na verdade, é o que rouba muita energia (giro) no esforço de comprimir o gás sendo que o resultado é aparece na rotação do propulsor, resguardadas as proporções com relação ao alternador. Tanto é que existe o regulador pneumático da marcha-lenta, junto ao carburador, acionado pela eletro-válvula brosol junto ao firewall para compensar a queda "enorme" de giro.
Já o compressor de ar-condicionado do opala é um modelo considerado ultrapassado por "roubar" muita energia do motor por causa da sua concepção. Os compressores modernos delphi, harrisson e outras marcas tiram bem menos energia do giro do virabrequim. Para quem tem opala 6 cilindros, talvez nem sinta a diferença, mas quem tem um 4 cilindros sabe como o carro perde potência quando o compressor é acionado. Por outro lado, o compressor do opala tem a vantagem da confiabilidade e durabilidade, enquanto compressores de carros modernos duram em média apenas 70.000 Km e vão pro lixo, pois não têm recondicionamento. Isso sem contar problemas na bobina e na válvula torre desses compressores que, embora sejam peças que tenham substituição, podem estragar bem antes dos 70.000Km. Quando falo "70.000Km", me refiro à quilometragem que o carro andou com o ar-condicionado ligado.
Um jeito de diminuir um pouco a queda de rotação causada pelo acionamento do ar e/ou de outros dispositivos elétricos é colocar uma polia de diâmetro maior no alternador. Tem um tipo de alternador de opala que saiu com uma polia maior, só não sei qual deles, se é o de 35A, 55A, 65A, etc... Mas não sei se a diferença na queda do giro com a polia maior compensaria a mão-de-obra de trocar ela.
Ricardo Ratclif- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Localização : Itaqui RS
Data de inscrição : 09/06/2017
- Mensagem nº23
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Boa tarde! Tenho um problema no meu diplomata ao qual ele não está gerando carga para bateria na lenta ,Mas ao acelerar ele chega aos 14 volts. Um eletricista me disse pra diminuir o tamanho da polia para dar mais rotação no alternador. Queria um conselho sobre o que fazer.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº24
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Ricardo Ratclif escreveu:Boa tarde! Tenho um problema no meu diplomata ao qual ele não está gerando carga para bateria na lenta ,Mas ao acelerar ele chega aos 14 volts. Um eletricista me disse pra diminuir o tamanho da polia para dar mais rotação no alternador. Queria um conselho sobre o que fazer.
Pode ser lenta muito baixa ou os terminais ruins ou bateria sem segurar carga ou regulador de tensão.
Lenta quatro cilindros é de 850 rpm's.
Seis cilindros manual é de 750 rpm's.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº25
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Ricardo Ratclif escreveu:Boa tarde! Tenho um problema no meu diplomata ao qual ele não está gerando carga para bateria na lenta ,Mas ao acelerar ele chega aos 14 volts. Um eletricista me disse pra diminuir o tamanho da polia para dar mais rotação no alternador. Queria um conselho sobre o que fazer.
diminuir o tamanho da polia aumentaria o giro do rotor do alternador.....e consequentemente geraria mais carga sim....
porem se vc tiver com alternador original, polias originais e rpm correto isso seria uma forma de "mascarar" o real problema.
isso acontece normalmente quando o alternador é muito fraco (baixa amperagem)....e realmente se a bateria estiver com carga baixa vai pesar pro alternador sim na hora q ele for exigido.
eduardo nora- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Idade : 37
Localização : Campinas
Modelo do carro : Comodoro SL/E-89Cinza.
Motor 2.5-Alcool
Cambio com 5 marchas
Todo original.
Sou o Terciro dono na data:01-06-2012
Km:180.000...acho que já rodo maiskkk
Vira 0.25
Cilindros : L4-STD.
Data de inscrição : 21/06/2012
- Mensagem nº26
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
È seu regulador de tensão esta indo nessa que fica no alternador e sim quanto mais amperagem a bateria ter mais equipamento vc podera ligar ao mesmo tempo eu uso uma de 75amperes no quatro sem ar e nos no farol lampadas de 90w e claro se eu dar partida e acender tudo e retirar a bateria o alternador por ser de 60amper hora tera uma queda grande por isso ter uma boa bateria para suprir tudo isso e sempre sera assim e quanto aumentar a polia besteira o alternador é de 60 ou 90 ou 120 nunca ira passar disso que pode ocorrer é uma recarga mais rapida por ter acelerado a rotação porque se não para que serve o regulador de tenção para nao queimar a bateria e as outras coisas eletricas do carro meu conselho revise o alternador e troque a bateria
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº27
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Ricardo Ratclif escreveu:Boa tarde! Tenho um problema no meu diplomata ao qual ele não está gerando carga para bateria na lenta ,Mas ao acelerar ele chega aos 14 volts. Um eletricista me disse pra diminuir o tamanho da polia para dar mais rotação no alternador. Queria um conselho sobre o que fazer.
Cadê o autor?
bybecker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 72
Idade : 68
Localização : Indaiatuba
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 89 com kit Diplomata. Completo, com GNV.
Cilindros : 2500
Data de inscrição : 19/04/2021
- Mensagem nº28
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Perfeitamente normal a perder um pouco de rotação quando se acionam os faróis. Qualquer carro faz isso se prestarem atenção. Com os faróis desligados o sistema eletrico tem um consumo estável, e quando se ligam os faróis o consumo aumenta e deve ser reposto, o que ocasiona maior carga sobre o alternador, que fica um pouco mais pesado, ocasionando a queda de RPM. Isso é conceito elétrico básico.
Murilo R- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1524
Idade : 41
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº29
Re: Ligo o farol e a rotação abaixa
Essa válvula do corta fogo e válvula kliker ela liberado ar pra acionar a válvula lá no carburador ela que aciona um pouca e almenta a rotação do motor
|
|
Hoje à(s) 8:35:52 por Paulo Corso
» Enchentes no Rio Grande do Sul
Hoje à(s) 8:29:21 por Paulo Corso
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Sex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Qui 16 maio - 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Qui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R