com muito prazer venho aqui dizer que conclui o projego da adaptação de um motor 6cil L no lugar do meu 4cil antigo.
Relembro vocês que meu Opala é um especial do ano de 74 branco. Fiz esta troca da mecânica antes de fazer a funilaria.
Muitas duvidas tirei aqui no próprio fórum porém irei dizer todas as adapta´~oes necessárias que precisei fazer nele.
Meu opala quando comprei do meu cunhado (estava parado com ele a + ou - 3 anos e meio enquanto ele ia comprando as peças necessárias já que a ideia dele era fazer a troca de motores.
Bom... de inicio o basico mesmo:
O motor 6cil L de um opala 91 (era um motor reserva de um conhecido aqui da cidade e já peguei com o carro)
este estava sem distribuidor, alternador, motor de partida, carburador, ou seja, estava "lisão" mesmo.
Agregado do 6cil moderno também.
Estava completinho com coxins novos e tudo mais.
Diferencial do 6cil.
Este não seu qual a relação dele mas ainda não coloquei no carro. Estou rodando com o diferencial do 4cil mesmo.
Estas peças acima peguei junto com o carro e decidi fazer a troca antes de mecher com lataria e talz.
Bom... ai vão as adaptações que eu fiz...
Retirei cardã, cambio, travessa de apoio do coxim do cambio, radiador, deliguei toda parte elétrica e cabeamentos de acelerador e embreagem.
Soltei coxim do motor e com ajuda de 3 parceiros (meu irmão e 2 vizinhos de casa) tiramos o motor 4cil do lugar.
Com o carro em um cavalete ja retirei agregado antigo e subi o do 6 moderno, bate toda a furação e ate usei as mesmas borrachas de apoio do agregado antigo.
Coloquei o 6cil com uma girafa no local e ja o prendi (coloquei sem o carter pois tinha supostamente um vazamento mas na verdade não tinha vazamento nenhum, portanto para recoloca-lo precisei suspender ele numa girafa novamente e baixar o agregado, não adianta pois não passa por baixo).
Radiador não cabia e estava com o do moderno também, o fininho zero original comprado de um lote de peças de concessionária. Precisei recortar a frente do carro mas acredito que fiz bem feito e gostei do resultado apesar de ter cortado né? Mas o motivo vale a pena.
Ventoinha eletrica também não coube e até tive de pegar varias polias da bomba dágua e usar a bomba dágua do opala com ar, a famosa pescoço curto.
Usei o distribuidor HEI (aquele com tudo conjugado) mas pra cabo de vela não achava o modelo de algum carro original q a ponta de encaixe dele fosse tipo a de encaixe de vela, portanto comprei um kit da msd de motor v8 huahau e guerdei 2 cabos mesmo.
A ventoinha portanto estou com a mecânica mesmo, mas irei em um lugar aqui na cidade (Itatiba SP) onde meche com ar condicionado pois me disseram que la tem uma ventoinha fina pra ser adaptada na frente do radiador já que entre ele e o motor so coube a ventoinha mecânica.
O cambio usei o mesmo clek-clek meu 4m varetadão mesmo e somente foi invertido o encaixe da alavanca em cima pois iria bater a alavanca em cima no tunel e consequentemente com o console dentro do carro.
O cardã eu medi e encurtei 5,5cm mas pra minha tristeza estava sem folga portando precisei levar em um lugar em Jundiai e pedir novamente pra encurtar 2,5cm ou seja pra quem tem essa ducida, EU pedi pra ser encurtado 8cm e esta com uma otima folga. Meu cardã é o mesmo do 4cil que veio junto com o carro, portanto, não é o bi-partido.
A travessa de inicio tinha virado ela para traz mas o coxim do cambio nao encaixava em lugar nenhum, então fizz 2 furos novos na travessa pra encaixa-lo, mas, NÂO faça isso, deitado debaixo do carro não vi que ele já tem a furação mais para traz para usar a travessa no caso de usar o motor 6cil. portanto, era somente desloca-lo mais para traz pois ja tinha a furação. GM é linda. hahaha
Escapamento tenho o de fundido original do 6cil mas decidi comprar um 6x2 boqueta, funciona normal e talz, mas não gostei, mal acabado e tudo mais. Devia ter pago a mais em um mais caro mas que alem de tudo fosse mais bonito esteticamente também.
Carro ligado e tudo regulado, o carburador estou usando a 446 famosa e não me lembro a giclagem, mas somente troquei os 2 gicles e as 2 canetinhas internas dele para de gasolina.
Bomba de combustivel mecânica nova e tanque de combustivel de 55l limpo (tinha até folha dentro do tanque hehehe que coisa não???)
Não andei muito com ele ainda pois não deu tempo, mas irei leva-lo para alinhar já que mexi com o agregado total né? e andar um pouco por aqui e após vou testa-lo na pista (nada de loucura) somente ver se a não irá ficar tão curto o cambio, caso contrario irei colocar o diferenciaal do 6cil braseixos que tenho em casa e o par de molaa de 6cil também já que uso a de 4cil que estava no carro já.
Bom pessoal, que me lembre de cabeça agora foram estas coisas que fiz de adaptação e mudança mesmo... no inicio pensei: vou voltar o 4cil de novo... mas não, o pessoal me cobrou bastante e fui até o fim, o resultado é demais, o carro está torcudo demais, e na lenta manso que parece minha cocker aqui de casa, show de bola.
Fotos? tenho algumas sim, mas não sei posta-las e hoje a tarde irei na casa da minha mãe (onde eu deixo guardado o meninão) e irei tirar mais algumas, inclusive de adaptações que fiz e poderia ajudar a vocês.
Me desculpa o tamanho do texto, mas ainda não consegui expressar minha alegria de ver o resultado.
Valeu
Hoje à(s) 20:56:32 por opala4cc
» Desborbulhador x Dosador
Hoje à(s) 16:37:39 por bybecker
» Recondicionamento da válvula do ar quente
Hoje à(s) 15:33:29 por opala4cc
» Tanque combustivel/boia Caranavan Standard 1981 à Alcool
Hoje à(s) 12:02:35 por Lucasaurieme05
» coletor para tripla weber unico
Hoje à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 6:18:10 por Pedrão B.
» Console Opala Comodoro coupe 1980
Ontem à(s) 18:23:40 por chunlee7
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 16:26:45 por chunlee7
» espuma do banco baixo - opala standard 1980
Ontem à(s) 16:24:18 por chunlee7