por jomilk Seg 23 Jan - 12:42:08
Pelo menos em alguns paises europeus que conheço carro com mais de 25 anos paga apenas 50 euros (114 reais) de seguro por ano (terceiros).
Todo veículo com mais de 4 anos tem de passar uma inspeção periódica anual que verifica os itens de segurança e emissão de CO2 gasolina ou diesel, o valor que vc paga são 25.68 Euros (59 reias) independentemente do ano do carro, se for detetada alguma anomalia deverá repassar a inspeção e pagar 9 euros e tem 15 dias para reparar a anomalia circulando com certificado provisório.
Antes da Inspecção:
Há um conjunto de verificações simples que podem ser efectuadas regularmente pela pessoa que conduz o veículo, antes de o levar a um centro de inspecção, nomeadamente:
Eficiência dos limpa pára-brisas;
Sinalização luminosa: mudança de direcção, perigo, travagem, marcha atrás, chapa de matrícula, nevoeiro;
Luzes de presença, médios e máximos;
Pneus: relevo do piso com pelo menos 1,6 mm;
Espelhos retrovisores: superfície reflectora, fixação e regulação;
Funcionamento correcto dos cintos de segurança.
Como se procede a uma Inspecção:
Durante a inspecção o veículo é sujeito a um conjunto de testes com vista a uma avaliação dos sistemas de segurança activa e passiva, de forma a assegurar que este se encontra em boas condições para circular.
Procedimentos a que o veículo é sujeito:
Identificação do Veículo
- Consiste em comprovar se a marca, o modelo, a matrícula, o número do quadro e as medidas dos pneumáticos coincidem com os dados do livrete;
Emissão de Poluentes
- O controlo da emissão de poluentes é feito através de dois aparelhos: o analisador de gases de escape para os veículos a gasolina, ou o opacímetro para os veículos com motor a diesel;
Quadro e Cabine
- Realiza-se um exame ao exterior e ao interior do veículo com vista à detecção de pontos de corrosão, deformações, anomalias dos bancos e outros defeitos que comprometem a segurança do veículo e dos seus ocupantes;
Luzes
- Verifica-se a orientação das luzes dos médios, máximos e de nevoeiro bem como a sua intensidade, através do regloscópio. Confere-se, ainda, o estado e funcionamento de todas as luzes e as ligações para reboques quando existentes;
Visibilidade
- Verifica-se o estado dos espelhos retrovisores, sistema de limpeza do pára-brisas e eventuais reduções do campo visual do condutor;
Equipamentos Diversos
- Verifica-se a existência e funcionamento dos: cintos de segurança, triângulo de pré-sinalização, avisador sonoro, velocímetro e de outros equipamentos obrigatórios só em alguns veículos - tacógrafo, extintor, cortinas, calços de rodas e outros;
Travões
- Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este mede a força e o equilíbrio da travagem do travão de estacionamento e do travão de emergência;
Direcção
- Afere-se o alinhamento da direcção através do ripómetro, destinado a verificar o paralelismo das rodas;
Detecção de Folgas
- O detector de folgas permite verificar a existência de folgas excessivas e de outras anomalias na suspensão, direcção, eixos e suas ligações ao quadro do veículo. É igualmente averiguado o estado das jantes e dos pneus;
Outras Verificações - Os veículos de serviço público estão sujeitos, também, a outras verificações, por forma a assegurar que cumprem as medidas de segurança específicas existentes.
http://www.faroseguros.pt/faqs/35-automovel/113-inspeccoes-automovel-obrigatorias.html
Inspecções Extraordinárias para Identificação ou Verificação das Condições Técnicas dos Veículos (Centros B)
Em caso de acidente onde os danos no seu carro afetaram a integridade do mesmo os documentos são apreendidos pela policia e só são liberados quando depois de ter o seu carro reparado o mesmo passa uma inspeção de tipo B 94,84€ - R$ 216.00 onde tudo é analisado no pormenor onde se verifica os pontos de alinhamento do chassis e carroceria para ver se está ou não bem reparado conforme dados obtidos junto da montadora.
Abraço
JL
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