VEJA UMA PREPARAÇÃO BASTANTE INTERESSANTE SOB O ANGULO DO CUSTO/BENEFICIO.
Para ela, vamos utilizar aquele simpático motorzinho 151 a álcool que você tem mantido quietinho por todos estes anos sob o capô do seu Opalão.
Este motor como já foi dito, possui uma razoável cilindrada para o porte do carro.
Em termos gerais um Opala 4cc coupe (mesmo dos mais modernos) não pesa mais de 1.200kg.
Contudo é um motor que peca por uma taxa de compressão excessivamente baixa para os padrões do combustível atual.
O SINGELO 151 NÃO É UMA OVELHA TÃO MANSA QUANTO PODEMOS IMAGINAR."
Basicamente deveremos aumentar esta taxa, dos módicos 10,5:1 do motor original para mais saudáveis 13,0:1.
Como você consegue isto?
Simples, retire o cabeçote do motor do seu carro e leve a uma retifica para retirar cerca de 1,5mm dele.
A taxa de compressão obtida está longe de ser agressiva demais para o resistente motor do Opala.
A carburação utilizada pode ser a H34 original dos 151 a álcool, contudo minha preferência recai sobre os DFV/Weber 446 utilizados nos motores 151-S (os quais tinham como única diferença para o 151 comum o uso do referido carburador).
Porem, obviamente deverão ser 446s próprios para álcool (como os usados nos Dodges V8 a álcool), carburadores bastante raros por sinal.Estando estabelecido o padrão de taxa, assim como a carburação, vamos para a questão chave em qualquer preparação aspirada.
Qual o comando de válvulas a ser utilizado... Porem calma... Não é de se esperar nada alarmante.
Na pior das hipóteses o uso de uma ventoinha elétrica auxiliar na frente do radiador, como aquelas genéricas usadas em carros com ar condicionado, já dá conta do recado.
Por fim, vejam que não é preciso muita coisa para que um 4cc ande mais que um 6cc (original).
É preciso basicamente que nós opaleiros entendamos que nossos carros têm um grande potencial de desempenho, porem são MUITO amordaçados quando originais. Espero que estas receitas garantam muitas alegrias e emoções aos amigos, sempre lembrando que não custa muito ser um pouco responsável.
Abraços a todos, como disse quando ver um "quatrinho" não abuse você pode ser surpreendido!!!!
ai vai dois veneninhos simples.
A primeira opção, seria utilizar no motor, o mesmo comando utilizado na versão a gasolina (mais forte como foi dito).
Sem necessitar da utilização de coletores de escape dimensionados.
A configuração original já dá conta do recado (ainda que um pouco restritiva), visto que a curva de potência do motor não deverá ser muito alterada em relação ao original.
Este motor apresentaria basicamente um comportamento semelhante ao original, contudo debitando uma potência bem superior.
Nesta versão a potência alcançada seria da ordem de 130hp ABNT.
Obtidos em especial devido ao uso de uma taxa de compressão decente, assim como de um comando mais esperto do que o lerdo comando original.
Num Opala coupe da década de 80 esta potência garantiria, em valores aproximados, uma velocidade final um pouco inferior aos 190km/h reais. aceleração de 0-100 poderia ser feita em cerca de 10s4.
Obviamente num motor moderadamente bem regulado e em perfeitas condições de funcionamento.
Vejam que já garantiria um desempenho bem atual e num carro aparentemente original.
A Segunda opção,
mais apimentada, exigiria de preferência a 446 e necessariamente o escape 4x2.
Neste caso o comando a ser utilizado deverá ser um de 292 graus, levante ao gosto do freguês, assim como lob center entre 107 e 109 graus. Características a escolha do dono do carro, mas que não alterariam significativamente nem a potencia nem o desempenho em si do carro.
Um motor como estes renderia cerca de 154hp ABNT. Naquele mesmo Opala do exemplo anterior, o desempenho aproximado seria o seguinte:
Velocidade final na base dos 200km/h reais
e 0-100 em cerca de 9s1.
Seria um motor visivelmente preparado, porem muito longe ainda do limite de preparação.
Obviamente apto para o uso em ruas.
Há uma ressalva a ser feita, em alguns carros com defeitos no sistema de refrigeração, pode ocorrer do motor esquentar um pouco mais que o esperado.
como viram não é caro uma preparação do nossos "motorzinho"e aqueles que tem "Seisão"não duvide do quatrinho ele pode te dar um baita ralo.
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