Amigos,
<--Introdução-->
Recentemente comprei uma tampa de válvulas em aluminio, que não é idêntica a tampa do meu motor 4 cilindros(151). Esta tampa não possui respiros e nem tem "onde" encaixar os respiros da outra tampa antiga. Já me adiantei, levei num torneiro e pedi para adaptar os tais furos, depois de ler o que vou indicar aqui. Estava numa baita dúvida para que serviriam aquelas mangueiras, e fiquei com receio de instalar a tampa do jeito que veio e ferrar meu motor.
Através do Jean Bida, acessei um tópico aqui do forum que menciona uma certa válvula PCV, e lá fui eu para o Google.
Definição de PCV:
Para que serve?
*IMPORTANTE* Discussão sobre o tema no forum 4x4 Brasil(afinal, tem mais Jeep com 151 por aí que o próprio Opala, infelizmente) - foi muito esclarecedor para mim:
Mangueiras de respiro do cárter
Um video explicativo:
Explicação
E um video da válvula funcionando:
https://www.youtube.com/watch?v=c1Jb_sfpZsI
Bom, a gaxeta faz o papel de um retentor, correto?
Meu raciocínio é que quando quando a gente elimina aquelas duas mangueiras lá da tampa de válvulas, podemos estar interferindo na correta ventilação do cárter, e criando uma pressão bem maior dentro dele, quando o motor está sendo exigido.
Então, essa pressão maior dos gases dentro do cárter acaba forçando o "lábio" da gaxeta, que talvez não tenha sido superdimensionado pelo fabricante devido às características dos motores GM, e por isso, só suporta a pressão " regular, ou esperada" do cárter. Se aumentar a pressão, resultado: a gaxeta abre pra fora ( como uma margarida), como na prática acontece mesmo, e o pinga-pinga começa aquele vazamento insuportável. A gente põe sempre a culpa na gaxeta, mas como explicar então que alguns motores nunca vazaram por ali? O meu é um assim, com 50mil rodados não tem sequer uma babinha de óleo na borda.
Será que procede essa minha conclusão? O que voces acham? Pelas explicações sobre a tal PCV, e lendo o que alguns do forum postaram por aqui, parece que essa válvula PCV tem um papel importantíssimo, inclusive no bom funcionamento dos motores do Opala. Se a válvula do seu carro não está operante, então está na hora de consertar isso.
<--Introdução-->
Recentemente comprei uma tampa de válvulas em aluminio, que não é idêntica a tampa do meu motor 4 cilindros(151). Esta tampa não possui respiros e nem tem "onde" encaixar os respiros da outra tampa antiga. Já me adiantei, levei num torneiro e pedi para adaptar os tais furos, depois de ler o que vou indicar aqui. Estava numa baita dúvida para que serviriam aquelas mangueiras, e fiquei com receio de instalar a tampa do jeito que veio e ferrar meu motor.
Através do Jean Bida, acessei um tópico aqui do forum que menciona uma certa válvula PCV, e lá fui eu para o Google.
Definição de PCV:
Para que serve?
*IMPORTANTE* Discussão sobre o tema no forum 4x4 Brasil(afinal, tem mais Jeep com 151 por aí que o próprio Opala, infelizmente) - foi muito esclarecedor para mim:
Mangueiras de respiro do cárter
Um video explicativo:
Explicação
E um video da válvula funcionando:
https://www.youtube.com/watch?v=c1Jb_sfpZsI
Bom, a gaxeta faz o papel de um retentor, correto?
Meu raciocínio é que quando quando a gente elimina aquelas duas mangueiras lá da tampa de válvulas, podemos estar interferindo na correta ventilação do cárter, e criando uma pressão bem maior dentro dele, quando o motor está sendo exigido.
Então, essa pressão maior dos gases dentro do cárter acaba forçando o "lábio" da gaxeta, que talvez não tenha sido superdimensionado pelo fabricante devido às características dos motores GM, e por isso, só suporta a pressão " regular, ou esperada" do cárter. Se aumentar a pressão, resultado: a gaxeta abre pra fora ( como uma margarida), como na prática acontece mesmo, e o pinga-pinga começa aquele vazamento insuportável. A gente põe sempre a culpa na gaxeta, mas como explicar então que alguns motores nunca vazaram por ali? O meu é um assim, com 50mil rodados não tem sequer uma babinha de óleo na borda.
Será que procede essa minha conclusão? O que voces acham? Pelas explicações sobre a tal PCV, e lendo o que alguns do forum postaram por aqui, parece que essa válvula PCV tem um papel importantíssimo, inclusive no bom funcionamento dos motores do Opala. Se a válvula do seu carro não está operante, então está na hora de consertar isso.
Hoje à(s) 21:30:23 por geyson riguete
» Caixa de ar quente do opala
Hoje à(s) 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Hoje à(s) 15:04:50 por opala4cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Hoje à(s) 14:53:44 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Ontem à(s) 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R
» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho