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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Pedrão B. Seg 4 Jun - 7:58:42

    All,
    Estou montando um motor seis cilindros, com uma preparação leve.
    Dai, pesquisando sobre o assunto me veio uma dúvida:
    Qual volante de motor usar?
    Alguns falam em usar o do seis, outros do quatro...
    Lembrando que irei balancear meu conjunto Volante/Vira/Damper.
    O que me dizem?
    Obrigado!
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    Mensagem por Hammer Fall Seg 4 Jun - 8:09:27

    um amigo meu usa volante do 4cc aliviado no opala 6cc dele, ele me falou que que sentiu diferença em relação de antes
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    Mensagem por oumgue Seg 4 Jun - 8:16:33

    Leia aqui:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t24083-motor-6cc-quebrado-ao-meio-como-isso#405908

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    Mensagem por Pedrão B. Seg 4 Jun - 8:21:50

    Hammer Fall escreveu:um amigo meu usa volante do 4cc aliviado no opala 6cc dele, ele me falou que que sentiu diferença em relação de antes

    Fala Hammer!
    Diferença para melhor? Ele balanceou o conjunto?
    Valeu!
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    Mensagem por Wevertonvb Seg 4 Jun - 8:23:19

    No livro “Opala – O carro que conquistou o Brasil”, cita que os primeiros 250-S tinha volante de motor mais leve que o de 4 cilindros. Agora achar um que esteja em boas condições de uso, acho bastante difícil. E aliviar volante de ferro fundido é muito arriscado.

    Quando estava comprando um volante aliviado para o motor que estou montando na minha picape corsa 2.4 16 V, conversei bastante com o fabricante a respeito de se fazer um volante aliviado para o Opala e o mesmo descartou a hipótese de fazer um alívio no original pelo que disse acima. O que ele me propôs seria fazer um volante de alumínio com pista de aço, ou fazer um de aço mesmo, com menor massa.
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    Mensagem por Pedrão B. Seg 4 Jun - 8:29:47

    oumgue escreveu:Leia aqui:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t24083-motor-6cc-quebrado-ao-meio-como-isso#405908


    Fala oumgue!
    Então, isso me assustou, pois tinha em mente que poderia usar o volante do quatro...mas agora fiquei na dúvida.
    Valeu!
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    Mensagem por Hammer Fall Seg 4 Jun - 8:50:11

    Pedrão B. escreveu:
    Hammer Fall escreveu:um amigo meu usa volante do 4cc aliviado no opala 6cc dele, ele me falou que que sentiu diferença em relação de antes

    Fala Hammer!
    Diferença para melhor? Ele balanceou o conjunto?
    Valeu!
    []'s

    sim sim,
    Ele levou num torneiro tirou um pouco de material para ficar um pouco mais leve como dos primeiros 250S

    Balanceou tudo e montou no opala
    e estou pensando em fazer o mesmo com o meu mais pra frente
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    Mensagem por Hammer Fall Seg 4 Jun - 8:53:37

    Wevertonvb escreveu:No livro “Opala – O carro que conquistou o Brasil”, cita que os primeiros 250-S tinha volante de motor mais leve que o de 4 cilindros. Agora achar um que esteja em boas condições de uso, acho bastante difícil. E aliviar volante de ferro fundido é muito arriscado.

    Quando estava comprando um volante aliviado para o motor que estou montando na minha picape corsa 2.4 16 V, conversei bastante com o fabricante a respeito de se fazer um volante aliviado para o Opala e o mesmo descartou a hipótese de fazer um alívio no original pelo que disse acima. O que ele me propôs seria fazer um volante de alumínio com pista de aço, ou fazer um de aço mesmo, com menor massa.

    sim sim, como disse o weverton
    tem um xara aqui amigo nosso que tambem fez, aliviou mas não balanceou e deu nisso na primeiro burnout
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    Volante do Motor Empty Re: Volante do Motor

    Mensagem por BANDIT Seg 4 Jun - 9:59:47

    Wevertonvb escreveu:No livro “Opala – O carro que conquistou o Brasil”, cita que os primeiros 250-S tinha volante de motor mais leve que o de 4 cilindros. Agora achar um que esteja em boas condições de uso, acho bastante difícil. E aliviar volante de ferro fundido é muito arriscado.

    Quando estava comprando um volante aliviado para o motor que estou montando na minha picape corsa 2.4 16 V, conversei bastante com o fabricante a respeito de se fazer um volante aliviado para o Opala e o mesmo descartou a hipótese de fazer um alívio no original pelo que disse acima. O que ele me propôs seria fazer um volante de alumínio com pista de aço, ou fazer um de aço mesmo, com menor massa.



    eu sempre uso volante aliviado..e bem alviado.....os volantes do opala original..já ficam todo trincadinho com o uso....é claro que TEM QUESABER DA ONDE TIRAR.....como tirar e de que forma tirar.......não é festa!!!!

    O 6cc tem muito peso inutil....é obrigatório...o alívio de peso...se quiser girar + de 7000rpm ........pra falar a veradde..em Stock a 6800já tinha volante voando....mas usavam volante da C-10.....vai falar pro"veio" que era por causa do volantão...que não girava + o motor.....

    Tudo tudo....toda parte de baixo sempre balanceada....Dumper, virabrequim , volante e embreagem

    WEVERTONVB....fale + da sua pick up...corsa 2.2..16V...

    eu falei em um tópico ai atraz....que as novas "carretara" BR...ou muscle seriam assim ....pegar um Corsinha 1.0..e soca um motorzão 2.2..16V....como ficou o desempenho da picapinha ???
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    Mensagem por Pedrão B. Seg 4 Jun - 10:06:42

    Então posso montar com o volante do 4 e balancear o conjunto?
    Quanto devo aliviar do volante?
    []'s


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    Mensagem por BANDIT Seg 4 Jun - 10:18:52

    Se vai montar com o volante do 4cc...já está aliviado né !!
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    Mensagem por Pedrão B. Seg 4 Jun - 10:46:35

    Então é só balancear Sr. Bandit?
    Valeu!
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    Mensagem por BANDIT Seg 4 Jun - 10:51:42

    Poilia ..virabrequim...volante e embreagem .....

    dai sim está tudo balanceado Volante do Motor 218127

    Tem que ver que tem uns volante de motor 4cc...é meio ruim de acertar no virabreuim do 6cc...principalmnte virabrequim 6cc + antigos.......
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    Mensagem por BANDIT Seg 4 Jun - 10:54:05

    Hammer Fall escreveu:
    Wevertonvb escreveu:No livro “Opala – O carro que conquistou o Brasil”, cita que os primeiros 250-S tinha volante de motor mais leve que o de 4 cilindros. Agora achar um que esteja em boas condições de uso, acho bastante difícil. E aliviar volante de ferro fundido é muito arriscado.

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    sim sim, como disse o weverton
    tem um xara aqui amigo nosso que tambem fez, aliviou mas não balanceou e deu nisso na primeiro burnout



    Volante do Motor 122938 Volante do Motor 122938 Volante do Motor 122938 Volante do Motor 122938 Volante do Motor 122938

    Vejam que sempre da problema em alto rpm ....

    e principalmente o Barato sai..sempre muito caro !!!!

    Não é caro não...é muito caro!!!
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    Mensagem por Wevertonvb Seg 4 Jun - 10:54:35

    BANDIT escreveu:WEVERTONVB....fale + da sua pick up...corsa 2.2..16V...

    eu falei em um tópico ai atraz....que as novas "carretara" BR...ou muscle seriam assim ....pegar um Corsinha 1.0..e soca um motorzão 2.2..16V....como ficou o desempenho da picapinha ???

    OFFTOPIC:

    Então, ainda não acabei de montar, estava terminando o Opala antes. Mas dentro de 3 meses, estará pronta. Comprei o resto que faltava como Megasquirt, Kit Wide Band, Bomba GTI 8 bar no copo original, Bobina e Atuador de Marcha-Lenta. Devem estar chegando logo. Dai só preciso de tempo para fazer, já que sou eu mesmo que faço tudo e só tenho 2 fins de semana por mês para trabalhar nisso.

    Segue o link para ter uma ideia do carro:

    http://spartaepa.blogspot.com.br/2012/03/codinome-picapeta-um-pouco-de-historia.html

    Aqui tem umas fotos no final do tópico.

    E aqui as últimas modificações:

    http://spartaepa.blogspot.com.br/2012/03/codinome-picapeta-coletor-de-admissao.html

    Ah, e não é 2.2 não, é 2.4 16 V, 2.2 é para crianças! Very Happy

    Quanto ao volante que vou usar, já está tudo montado. Volante original do 2.4 é de 12 KG, estou usando um de Astra 2.0 que tem 9 kg, só que aliviado para 6 kg. Ou seja, 6 kg de alivío.

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    Mensagem por Pedrão B. Seg 4 Jun - 11:11:56

    BANDIT escreveu:

    Tem que ver que tem uns volante de motor 4cc...é meio ruim de acertar no virabreuim do 6cc...principalmnte virabrequim 6cc + antigos.......

    O meu vira é de um motor 94. O que costuma dificultar essa montagem?
    Valeu!
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    Volante do Motor Empty Re: Volante do Motor

    Mensagem por BANDIT Seg 4 Jun - 11:12:51

    Wevertonvb escreveu:
    BANDIT escreveu:WEVERTONVB....fale + da sua pick up...corsa 2.2..16V...

    eu falei em um tópico ai atraz....que as novas "carretara" BR...ou muscle seriam assim ....pegar um Corsinha 1.0..e soca um motorzão 2.2..16V....como ficou o desempenho da picapinha ???

    OFFTOPIC:

    Então, ainda não acabei de montar, estava terminando o Opala antes. Mas dentro de 3 meses, estará pronta. Comprei o resto que faltava como Megasquirt, Kit Wide Band, Bomba GTI 8 bar no copo original, Bobina e Atuador de Marcha-Lenta. Devem estar chegando logo. Dai só preciso de tempo para fazer, já que sou eu mesmo que faço tudo e só tenho 2 fins de semana por mês para trabalhar nisso.

    Segue o link para ter uma ideia do carro:

    http://spartaepa.blogspot.com.br/2012/03/codinome-picapeta-um-pouco-de-historia.html

    Aqui tem umas fotos no final do tópico.

    E aqui as últimas modificações:

    http://spartaepa.blogspot.com.br/2012/03/codinome-picapeta-coletor-de-admissao.html

    Ah, e não é 2.2 não, é 2.4 16 V, 2.2 é para crianças! Very Happy

    Quanto ao volante que vou usar, já está tudo montado. Volante original do 2.4 é de 12 KG, estou usando um de Astra 2.0 que tem 9 kg, só que aliviado para 6 kg. Ou seja, 6 kg de alivío.




    Parabén muito bom limpo o projeto Volante do Motor 122938 Volante do Motor 122938 Volante do Motor 122938

    Vc estima quanto Hps....( eu pensei algo em torno do 200HP)

    o cambio vc. utilixou a da picapinha ( penso eu por ser relaçõens + curta...deoixando + esperto ) ele é + curto que o do vectra????

    e a relação do diferencial....vai ficar da picapinha ou do vectra....

    Exite algum blocante pra ele ???

    Pelo projeto.Volante do Motor 122938 ...principalmente por ser moderno...um projeto dos anos 2000Volante do Motor 218127 Volante do Motor 218127 Volante do Motor 218127

    PS: vou acompanhar teu blog lá.....poderia fazer um Tópico nos off topic aqui também !!!!!!

    DESCULPA ..Predão......

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    Volante do Motor Empty Re: Volante do Motor

    Mensagem por BANDIT Seg 4 Jun - 11:13:58

    Pedrão B. escreveu:
    BANDIT escreveu:

    Tem que ver que tem uns volante de motor 4cc...é meio ruim de acertar no virabreuim do 6cc...principalmnte virabrequim 6cc + antigos.......

    O meu vira é de um motor 94. O que costuma dificultar essa montagem?
    Valeu!
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    Ai é só acertar ele e não terá problema ....encaixou nos 3 pinos guia ....é só parafusar !!!
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    Mensagem por Wevertonvb Seg 4 Jun - 12:23:51

    BANDIT escreveu:
    Parabén muito bom limpo o projeto Volante do Motor 122938 Volante do Motor 122938 Volante do Motor 122938

    Vc estima quanto Hps....( eu pensei algo em torno do 200HP)

    o cambio vc. utilixou a da picapinha ( penso eu por ser relaçõens + curta...deoixando + esperto ) ele é + curto que o do vectra????

    e a relação do diferencial....vai ficar da picapinha ou do vectra....

    Exite algum blocante pra ele ???

    Pelo projeto.Volante do Motor 122938 ...principalmente por ser moderno...um projeto dos anos 2000Volante do Motor 218127 Volante do Motor 218127 Volante do Motor 218127

    PS: vou acompanhar teu blog lá.....poderia fazer um Tópico nos off topic aqui também !!!!!!

    DESCULPA ..Predão......

    é que é pouca coisa interessante que a gente vê aqui !!!!

    Valeu!

    Como nessa primeira montagem estarei utilizando tudo do motor original, com exceção do gerenciamento da injeção e ignição. A potência não deve fugir muito do original, acredito que por volta dos 160 cv. Quando fizer (se eu fizer) um coletor de escape decente, acho que teria uns 175 cv.

    Mas esse motor é diferente do que o pessoal costuma usar aqui no Brasil, ele tem torque de sobra em baixas rotações, assim como o Opala, ou seja, a curva de potência dele é mais alta, a potência média é bema mais alta, e é essa curva como um todo que se deve olhar. Vc pode achar 160 cv pouco, mas esse é o pico de potência somente. Um motor ap 2.0 pode chegar nesse 160 cv fácil, mas será só pico, como meu carro não é um motor estácionário de geração de energia elétrica onde se trabalha sempre numa determinada rotação, é fácil perceber que esse motor vai dar trabalho para muita gente que tem alto investimento no carro.

    Só lembrando que esse motor tem 23,7 kgf.m de torque a 4000 RPM, só comparando com um motor recem lancado pela GM, o Cruze tem 18,9 kgf.m a 3800 RPM, então temos:

    Vectra 2.4 16 v - 4000 RPM - 130,5 cv
    Cruze 1.8 16 v - 3800 RPM - 99 cv

    E a potência de pico é 150 cv para 140 do Cruze. Mas dá para perceber como é a curva de potência dos dois né. E é essa a vantagem que vejo o Opala tb, tanto é que fiz ele com comando bem leve também.

    Voltando ao assunto de volante aliviado, nesse meu caso, como estou aliviando 6 kg é "como se" eu estivesse aliviando o peso total do meu carro em:

    1ª Marcha: 148 kg - Como se aumentasse 33 cv.
    2ª Marcha: 45kg - Como se aumentasse 10 cv.
    3ª Marcha: 23 kg - Como se aumentasse 3,5.

    Perceba que os ganhos maiores são nas duas primeiras marchas devido ao efeito multiplicativo da relação de câmbio/diferencial/pneus. Nas demais marchas o efeito é irrisório, mas sempre positivo.

    Bom, quem quiser baixar a calculadora que elaborei para simplificar estes cálculos, baixem ela nesse link do xpeed:

    http://www.xpeedclub.com.br/viewtopic.php?f=3&t=85410&p=1193413&hilit=volante+aliviado#p1193413

    Com relação ao câmbio e diferencial, sim, mantive o câmbio F15 original da picape é mais curto sim que os modelos de vectra 16v, mas não é tão curto assim com um 1.0 mesmo pq já tenho certeza que essa relação vai destracionar muito o carro. E pneu no ar, não conta!
    Mas tenho receioque esse câmbio não deve aguentar muito tempo, foi projetado para 15 de torque e de cara vou ter 24. Quebrando trocarei por um F18 ou F23.

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    Mensagem por Ghost Seg 4 Jun - 12:58:05

    Belo, belo projeto! O que mais vemos é projeto de AP pelos cantos, eu sou um dos que tinha vontade(e se um dia sobrar cacife, vontade ainda tem) de fazer o que você fez na sua picape, mas eu pegaria um cambio 1.0, por ser mais curto, mesmo sabendo que não iria durar muito tempo, biela forjada, bronzinas(o principal) da clevite e algo sempre a mais, só por pura diversão de ver um aspiradinho socando lindamente em muito carro de piá...


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    Mensagem por Pedrão B. Seg 4 Jun - 17:08:19

    Olha a bagunça aê!!!
    Brincadeira, esse tipo de postagem, não atrapalha.

    Então, vou montar com o volante do 4 sem alivio.
    Já cotei o balanceamento, e fica em R$ 330,00 Vira/Damper/Volante/Embreagem.

    Valeu!

    []'s


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