Olá Opaleiros,
Voce vai precisar de:
- chave conjugada 8mm ou 5/16pol
- chave fixa 16mm ou 5/8pol
- chave de fenda longa (40cm)
- chave de fenda fina
- ferro de soldar + estanho + pasta de soldar
Nivel de dificuldade: 5 (de 0 a 10) para quem não tem conhecimento de mecânica
Este forum muito me ajudou a compreender certas coisas do meu carro, um coupe 79-4 cilindros.
Não bastava eu ter prática na mecânica, tinha muita coisa que eu precisava de explicação para entender como funcionava, e até mesmo como parâmetro para conhecer melhor meu carro e saber o que esperar dele.
Meu carro teve problemas com uma lavagem de motor , foi dificil chegar em casa depois e ainda tive que rebocar o coitado, e para entrar na garagem tive que dar no arranque com a 1ª engatada(jamais repetirei isso), pois sozinho não dava pra empurrar pra vaga. Isso com certeza foi o que causou o problema que vou mostrar aqui por fotos, pois danificou o correto contato eletrico dentro do atuador de partida.
Após reparar os danos da lavagem, notei que o carro estava ficando dificil pra ligar, e achei que fosse carburação ou coisas mais simples. Troquei tudo por peças novas, e continuou piorando.
Até que uma noite, ele quase dormiu num posto de gasolina porque se recusava a manter ligado o motor(só ia se segurasse no estagio 3 do miolo), e pelo celular entrei aqui no forum e aprendi a ligar direto na bobina(Obrigado novamente Eduardo e Leandro, me salvaram naquela noite).
O motor ai sim funcionou, mas nao desligava, tinha que soltar a embreagem pisando no freio, mas pelo menos não dormiu na rua. Lendo por aqui, pensei que fosse miolo, comutador ou bateria: tudo estava intacto ainda, então troquei mesmo assim miolo(achei um original com chave GM hehehe num eletricista perto), achei o fabricante dos comutadores de coluna, comprei tudo o que ele tinha de Opala, ao todo 11 peças, entre comutadores e relês do limpador com temporizador para adaptar(eu estava apavorado achando que o comutador queimava direto e fiz um estoque, mas é bem o contrario , aquilo é feito pra durar muito).
Mesmo assim não resolveu, pois com os 6 comutadores novos que troquei em sequencia mantinha o mesmo problema, então, NÃO ERA COMUTADOR(não era possivel todos darem o mesmo defeito, concordam?).Até instalei o original de volta.
Persegui o chicote e lá cheguei, o AUTOMÁTICO DE PARTIDA. Resolvi remover e já de cara percebi que tinha algo mole nos pinos de contato, ai fui com vontade, e documentei tudo. Espero que ajude a quem precisar.
****Importante mesmo !!!!Não tente tirar o pistão do automático, deixe ele lá conectado no arranque e se precisar limpá-lo, faça ali mesmo. Não é igual ao Bosch, que é encaixado. Este tem uma esfera no eixo do pistão, que só encaixa sob pressão de prensa.Se voce conseguir a façanha de tirar, vai ter que desmontar todo o arranque para colocar de volta **** - O dono do auto-elétrico me advertiu sobre isso, ele foi bacana, tambem é Opaleiro, tem uma Caravela diplo 88 vinho, mas o automatico dele é Bosch(azar dele, não dá reparo,tem que pôr um novo se pifar).
Bom vamos lá, vou primeiro escrever os links das imagens do Imageshack, e depois vou inserir as imagens. Isso é por causa daqueles que não conseguem visualizar as imagens porque não carregou e diversos motivos alheios.Dai pode clicar no link externo.
Se voce tiver dúvida, venha aqui no fórum e mande MP. Não vá entregar o
serviço nas mãos de quem nunca mexeu em Opala. Pra sua tranquilidade,
FAÇA VOCE MESMO.
Voce vai precisar de:
- chave conjugada 8mm ou 5/16pol
- chave fixa 16mm ou 5/8pol
- chave de fenda longa (40cm)
- chave de fenda fina
- ferro de soldar + estanho + pasta de soldar
Nivel de dificuldade: 5 (de 0 a 10) para quem não tem conhecimento de mecânica
Este forum muito me ajudou a compreender certas coisas do meu carro, um coupe 79-4 cilindros.
Não bastava eu ter prática na mecânica, tinha muita coisa que eu precisava de explicação para entender como funcionava, e até mesmo como parâmetro para conhecer melhor meu carro e saber o que esperar dele.
Meu carro teve problemas com uma lavagem de motor , foi dificil chegar em casa depois e ainda tive que rebocar o coitado, e para entrar na garagem tive que dar no arranque com a 1ª engatada(jamais repetirei isso), pois sozinho não dava pra empurrar pra vaga. Isso com certeza foi o que causou o problema que vou mostrar aqui por fotos, pois danificou o correto contato eletrico dentro do atuador de partida.
Após reparar os danos da lavagem, notei que o carro estava ficando dificil pra ligar, e achei que fosse carburação ou coisas mais simples. Troquei tudo por peças novas, e continuou piorando.
Até que uma noite, ele quase dormiu num posto de gasolina porque se recusava a manter ligado o motor(só ia se segurasse no estagio 3 do miolo), e pelo celular entrei aqui no forum e aprendi a ligar direto na bobina(Obrigado novamente Eduardo e Leandro, me salvaram naquela noite).
O motor ai sim funcionou, mas nao desligava, tinha que soltar a embreagem pisando no freio, mas pelo menos não dormiu na rua. Lendo por aqui, pensei que fosse miolo, comutador ou bateria: tudo estava intacto ainda, então troquei mesmo assim miolo(achei um original com chave GM hehehe num eletricista perto), achei o fabricante dos comutadores de coluna, comprei tudo o que ele tinha de Opala, ao todo 11 peças, entre comutadores e relês do limpador com temporizador para adaptar(eu estava apavorado achando que o comutador queimava direto e fiz um estoque, mas é bem o contrario , aquilo é feito pra durar muito).
Mesmo assim não resolveu, pois com os 6 comutadores novos que troquei em sequencia mantinha o mesmo problema, então, NÃO ERA COMUTADOR(não era possivel todos darem o mesmo defeito, concordam?).Até instalei o original de volta.
Persegui o chicote e lá cheguei, o AUTOMÁTICO DE PARTIDA. Resolvi remover e já de cara percebi que tinha algo mole nos pinos de contato, ai fui com vontade, e documentei tudo. Espero que ajude a quem precisar.
****Importante mesmo !!!!Não tente tirar o pistão do automático, deixe ele lá conectado no arranque e se precisar limpá-lo, faça ali mesmo. Não é igual ao Bosch, que é encaixado. Este tem uma esfera no eixo do pistão, que só encaixa sob pressão de prensa.Se voce conseguir a façanha de tirar, vai ter que desmontar todo o arranque para colocar de volta **** - O dono do auto-elétrico me advertiu sobre isso, ele foi bacana, tambem é Opaleiro, tem uma Caravela diplo 88 vinho, mas o automatico dele é Bosch(azar dele, não dá reparo,tem que pôr um novo se pifar).
Bom vamos lá, vou primeiro escrever os links das imagens do Imageshack, e depois vou inserir as imagens. Isso é por causa daqueles que não conseguem visualizar as imagens porque não carregou e diversos motivos alheios.Dai pode clicar no link externo.
Se voce tiver dúvida, venha aqui no fórum e mande MP. Não vá entregar o
serviço nas mãos de quem nunca mexeu em Opala. Pra sua tranquilidade,
FAÇA VOCE MESMO.
Última edição por Lumbra em Qua 7 Jun - 0:05:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : SR MODERADOR FAVOR APAGAR O TÓPICO - SEM AS IMAGENS DO IMAGESHACK O TOPICO NÃO FAZ NENHUM SENTIDO)
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