Pessoal essa semana peguei pra trocar o comando de valvulas da minha caravan.....na vdd devolver o comando do omega para meu amigo Jonas e montar o comando de omega q eu comprei.
Nao sei se existe um topico explicando isso....entao vou fazer um aqui....a tarefa dessa troca nao é tao complicada...sao uns passos meio trabalhosos e alguns muito dificieis (principalmente recolocar a polia do vira).
Vcs vao notar q meus coletores de escape, admissao e alternador estao desmontados mas isso é por causa da troca da junta de escape/admissao q foi o incio do plano. Nao é necessario mexer neles pra fazer a troca do comando ou da polia do comando.
Vamos la:
Primeira coisa q eu fiz foi tirar o capo (achei importantíssimo), bateria, compressor do ar (se tiver ar), ventoinha, radiador, condensador (se tiver ar), grade da frente e camara da vaulvula termostatica.
depois tirei a tranca do capo, tampa de valvulas, tampa lateral (tampa dos tuchos), os tuchos, varetas e distribuidor.
depois tirei a polia do virabrequim (2º trampo mais chato pois o 1º é colocar ela de volta), bomba d'agua e tampa de distribuicao.
nesse momento vc ja ve a polia do comando. pra soltar vc tem q deixar o comando virado com esses dois furos nessa posicao q esta na foto e vai ver dois parafusos philips por tras da polia, solte eles dois (cuidado pra nao cair dentro do carter, use uma chave com ímã na ponta pra puxar o parafuso pra fora no momento em que soltar a rosca).
dai é só puxar com cuidado o comando pra fora.
nesse momento ele vai pegar na mini frente....é necessaio outros macetes pra ele sair por la....o primeiro é soltar o carda e soltar a travessa q segura o cambio no assoalho....vc vai perceber q o motor vai inclinar e o comando quaaaase vai passar mas ainda é necessario outra ajuda: com um macaco apoie algo na frente do motor e erga ate q a polia passe pela grade e puxe com cuidado pra fora.
motor sem o comando
no momento de colocar o comando tenha cuidado e va encaixando ele certinho para os colos passarem pelas buxas sem problemas...quando mais o comando entra no motor mais dificil vai ficando devido o peso da parte q entrou ser maior q o apoio do lado de fora...dia fica meio chato alinhar e passar os colos nas buxas....a tarefa mais importante na hora de encaixar o comando é deixar os dois pontos marcados alinhados. deixa-los fora do local correto pode fazer seu motor nao funcionar ou ficar falhando muito....
Uma coisa q tornaria isso muito complicado é o ar condicionado funcionando...o meu nao esta desde q mexi no motor e desliguei tudo.....quem tem o ar funcionando é meio complicado pra mexer com o compressor e o condensador.....
agora pra terminar é só ir montando tudo as baguieira q vc desmontou.....kkkkkk
outro detalhe é q eu tirei as velas pra ficar mais facil na hora regular as valvulas!!! Motor sem compressao é mais facil de girar o virabrequim!!!
boa sorte!!!
Hoje à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Hoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Hoje à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Hoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias