por Ivo Filho Seg 24 Dez - 7:06:59
Entao, é o seguinte:
A meia lua perto do canhao trazeiro do cambio faz essa função, pois se quebrar a cruzeta da frente (perto do cambio), se o cardan cair no chão e enroscar em alguma coisa, pode destruir o opala, arrancar o diferencial ou ate mesmo partir o opala no meio dependendo da velocidade.
se quebrar a cruzeta trazeira, o maximo que vai acontecer é o cardam cair no chao e sair rolando (se pegar em outro carro ai é outra história)
Complementando, esse é um dos motivos do cardan bi partido dos opalas acima de 90...não tem nada haver com diminuir vibração etc...até mesmo pq esse cardam bi-partido tem o angulo de entrada mais agudo do que o cardam inteiro, ou seja nesse aspecto do angulo a GM andou de ré.
Coloquei esse video, para a galera das antigas, é uma das cenas mais famosas referente a carros antigos em filmes, mas é exatamente o que aconteceria se o cardam caísse não chao após quebrar a cruzeta lado do cambio sem a meia lua.
vão direto ao 2,40 segundos do video.
https://www.youtube.com/watch?v=CgZTVkjQwto
Hoje à(s) 8:05:34 por FabioM
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Ontem à(s) 17:25:56 por Goettens
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Sex 26 Abr - 18:42:37 por juanopaleiro
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Sex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» numeração de segurança opala 71
Sex 26 Abr - 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Sex 26 Abr - 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Sex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Sex 26 Abr - 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc