Estava usando volante do 4c no meu motor 6c, mesmo estando original sempre achei que o giro subia bem rápido. Vi que esse volante está bem ruim, com dentes bastante gastos, trincas etc e estava procurando outro de 4c e achei vários (com uma guia é infinitamente mais fácil de achar). Como comprei o kit de embreagem Sachs do 92 (conforme recomendado pelos colegas que de fato entendem do baguio) estava me preparando pra dar uma mexidinha nele pra tudo se encaixar..
O problema é que ouvi de um mecânico que o volante dos 6c modernos são cerca 100 gramas mais leves que os do 4c.. Alguém confirma isso?
Vi muita coisa interessante sobre volantes aqui no fórum, mas não achei esta informação...
displatec escreveu:
Boa tarde,
A resposta é depende do seu projeto. Nos 6 cilindros a retirada de material do volante motor não tira muito em torque pois o motor é muito forte, em carros mais fracos isso é percebido mais facilmente.
A perda de torque existe sim. O alivio dos volantes originais nos Opala é um pouco complicada pois volantes de ferro fundido ao superaquecer criam microtrincas e ao se aliviar e retirar material pode se chegar muito perto dessas trincas e deixa o volante mais suscetível a quebras.
O volante motor é sim um "acumulador de energia cinética", o que acontece é que nos momentos onde só existe energias parasitas no motor (nos momentos onde não existe produção de força, ou seja explosão) o peso do volante auxilia o carro a manter o giro, por isso volantes aliviados em carros mais fracos é mais evidente a perda de torque e o ganho de giro.
Para que esse problema seja minimizado, em nosso caso por exemplo, em nossos volante de aço projetamos de tal forma que o maior peso seja concentrado nas proximidades do virabrequim e não nas extremidades assim evitando a perda de momento angular devido a retirada de peso, evitando a perda de torque. Assim nossas embreagens multidisco tambem concentram mais a força perto do virabrequim.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Equipe Displatec.
j ricardo escreveu:
Na verdade, "dar um passe" no volante, significa "passar" ele na plaina, para retirar imperfeições, promovidas pelo atrito do disco...
geralmente um passe normal é de 0,2mm e pode ser até de muitos mm... o que consequentemente retira peso...
quando se alivia o volante tira-se peso da parte próxima á cremalheira...porque ´é onde o peso faz mais diferença(por causa da tal da velocidade angular ou coisa assim)... mas tem limite...
Paulo Emilio escreveu:Vamos aos fatos:
Subida de giro é regulada pelo: 1. comando; 2. alimentação+cabeçote; 3. taxa; 4. resistência ou inércia das partes móveis; 5. somatório destes com a relação de marchas. Basicamente isto.
Se você tem um motor original não adianta quase nada volante aliviado. Coloca um comando mais girador, tipo 286x286x108º, aumenta a taxa e alivia o volante para 7.5kg (o original tem aproximadamente 10kg) que vai ter resultado.
Lembre-se, nenhuma corrente é mais forte que seu elo mais fraco, então não adianta aliviar volante e não mexer em mais nada.
BANDIT escreveu:Pena que a própria GMB fez esse mesmo serviço no motor 6cc colocando o volante do motor 4cc trocando tucho por mecânicos , comando um pouco maior e carburação DFv esse motor com volante de motor 4cc ficou conhecido como 250/S .......
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