1° Mandamento: TAXA É O MELHOR VENENO. Vou repetir, taxa é o melhor veneno. Isso não quer dizer que quanto mais melhor, e sim que você precisa ter a taxa adequada para o seu combustível. Em linas gerais: gasolina - de 9 a 10:1, alcool - de 13 a 14:1, metanol de 14,5 a 16:1. Como você calcula taxa ? se vire, estude, aqui no site tem muita coisa. Como atingir essas taxas ? através de rebaixo de cabeçote, rebaixo de bloco, uso de o-ring ou uso de pistões com dome. A melhor opção sempre é o pistão, mas o custo é maior. Pesquise, ponha o cerebro pra funcionar e faça sua escolha.
2° Mandamento: COMANDO É O CORAÇÃO DO 6cc. A primeira peça a ser comprada é o comando de válvulas, isso porque é ele quem determina todo o funcionamento do motor e todas as outras peças dependo do tipo de comando que você escolher. Na escolha do comando, menos é mais, ou seja, na dúvida fique com o comando de menor duração, mas não seja modesto, seja realista, escolha o comando de acordo com a preparação que você vai fazer e com a grana que você tem. Comandos maiores exigem mais preparação, mais dinheiro investido em peças, e mais conhecimento do preparador. Por tudo isso, resista à tentação de colocar comandos gigantes, eu sei que é difícil, é como resistir a uma gostosa pelada na sua frente, mas resista, você não vai se arrepender. Como uma dica, temos o seguinte: carros de rua - até 280° com lobe de no mínimo 108°; carros de uso misto - de 280° a 290° com lobe mínimo de 106°; carros de pista - o céu é o limite. Na realidade o ideal é escolher o comando pela duração @ 0,050" mas como esse é um tópico pra iniciantes, não vou entrar nesse mérito. O uso de programas como desktop Dyno também ajuda muito na escolha, mas tem que saber usar, senão é pior. O uso de tuchos novos é obrigatório. Dê preferência a comando/tuchos mecânicos.
3° Mandamento: MENOS É MAIS QUANDO SE TRATA DE ALIMENTAÇÃO. Não estou falando de dieta, mas poderia ser. Aqui mais uma vez você deve resistir a tentação de usar carburadores muito grandes, pois caso contrário seu carro ficará lerdo, beberrão e ainda vai virar motivo de piada dos amigos, porque um cara com um 446 bem acertada, vai dar benga em você que esta com uma quadrijet 700cfm. Aí como você perdeu desse cara você vai e coloca uma tripla de weber 48 e perde de novo, aí a galera vai dizer, "Ih ferrou agora não cabe mais weber, o que você vai fazer ????" O motor do opala é minúsculo comparado com os motores americanos, por isso eles usam quadrijets grandes, não se iluda. Em linhas gerais: carros de rua - carburadores originais corpo duplo, weber 40 ou quadrijet 390 a 450 cfm; uso misto: weber 40 a 44 ou quadrijet até 600cfm mecânico; pista: todo mundo já sabe, tripla de weber. A injeção eletrônica aceita corpos de borboleta um pouco maiores porque ela não precisa carburar pois os bicos já fazem isso.
4° Mandamento: DIGA NÃO AO DIMENSIONADO DE PADARIA. Um dimensionado de prateleira custa R$ 400,00 um de marca de renome custa R$ 800,00, mas será um dinheiro muito bem gasto, acredite. Deixe de comer alguns dias, com isso você emagrece e junta o dinheiro para comprar um escape do Dudu, German ou Soffiato. Mas Licínio, é só um monte de canos dobrados. Eu sei, eu sei meu jovem donzelo, mas saber o tamanho do cano a ser usado, a bitola, onde soldar e como dobrar o cano é uma arte, que gera preciosos cavalos. Para rua - 41 x 2"; uso misto - 41 ou 44 x 2 1/4" ou 2 1/2"; pista 44 x 2 1/2".
5° Mandamento: NÃO MEXA EM CAIXA DE MARIMBONDO NEM EM DUTO DE CABEÇOTE O cabeçote do opala é estrangulado, eu sei, mas se você entregar ele na mão de um Zé Ruela qualquer ou mesmo do seu preparador, a chance de ele ficar pior que o original é de 90%. Então vamos combinar o seguinte, ou você faz ele com alguem especializado em cabeçote, se possível com bancada de fluxo e laudo, ou então é melhor deixar ele original sem nenhuma alteração nos dutos. Dutos abertos são notadamente piores que os fechados. Em alguns casos tem que se acrescentar material em um duto, ao invés de retirar como é o caso dos lump ports. aLGUNS NOMES SÃO: Iost Ridel, Proheads, Paula Faria e TAG.
6° Mandamento: MEXA EM CASA DE MARIMBONDO Mas Licínio você disse pra eu não mexer em caixa de marimbondo ... Eu sei, eu sei, apague esse seu fogo no rabo e espere eu terminar. Não é que eu estou me contradizendo, mas não dá pra deixar o cabeçote virgem se você quer realmente um carro mais forte. Você pode deixar os dutos originais como rege o 5° mandamento, mas por fora do cabeçote, em algum momento você vai ter que mexer. O primeiro item são molas mais forte, com elas você consegue evitar a flutuação de válvulas e aproveita todo o potencial do seu novo comando. O ideal são as duplas com damper (isky 6005), mas tem que usinar as torres e deixar as molas com a altura correta. O segundo item são os balanceiros roletados, com eles você ganha um pouco de potência e impede que as hastes das válvulas sejam desgatadas. Por último as válvulas maiores, sendo que as de admissão são mais importantes que as de escape. Deixei esse item por último, porque já envolve mexer nos dutos do cabeçote e portanto, contraria o 5° mandamento, então pense bem antes de fazer.
7° Mandamento: PARE DE FUMAR, FAÇA EXERCÍCIOS TODOS OS DIAS E PENSE NA SAÚDE DO SEU MOTOR Pare de pensar só em potência e pense na longevidade do seu motor. Itens como polia damper de qualidade (Powertech), balanceamento de vira/volante/polia/platô, parafuso ARP nas bielas, peças de qualidade inquestionável são o que vão ajudar no seu sossego. Prefira ter pouca coisa boa do que muita coisa ruim. Nada melhor do que montar um motor e rodar 4 anos sem mexer.
8° Mandamento: O MELHOR INVESTIMENTO É LOTE EM AVENIDA E UM BOM PREPARADOR Acho que esse até poderia ser o primeiro mandamento tamanha a importância dele. Um bom preparador é TUDO, TUDO, TUDO. Só começe a fazer seu motor se tiver dinheiro pra pagar um ótimo preparador. Visite a oficina dele, veja a organização, a limpeza, conheça os carros que ele já preparou, converse com os donos, sinta a seriedade dele. Saia fora daquele estrelinha que acha que você tem que beber cerveja com ele pra poder montar seu motor. O cara tem que ser profissional. Não dá pra citar todos os bons preparadores, até porque pode ter um carinha lá naquela cidadezinha do interior que manja muito e ninguem conhece, mas aqui vão os mais renomados: Benato, Segantini, Vilson - Julieta, Allen, Nivaldo, Maurício Racing e Flash.
9° Mandamento: NÃO DÊ OUVIDO AOS SAPOS Não fique aporrinhando o seu preparador com coisas que seus amigos falaram ou que você viu no orkut, tipo: o opala do fulano anda de comado 250s e tem 350 hp na gasolina, ou, meu amigo falou que DFV é melhor que weber. Não seja um mala. Se você escolheu bem o seu preparador, vá dormir enquanto ele trabalha. Se escolheu mau, troque de preparador agora. Não importa se você perdeu dinheiro, saia dele antes que você perca mais. Se tiver que dar palpite, que seja com informações embasadas em livros, sites sérios ou conversa com pessoas de conhecimento sólido. Hoje em dia com o excesso de informação via internet a cabeça das pessoas vira um caos e a maior parte das informações é lorota. Tem que saber filtrar.
10° Mandamento: TODO MUNDO TE DISSE PRA NÃO MEXER COM CARRO VELHO, VOCÊ NÃO OUVIU, ENTÃO AGORA NÃO DESISTA NO CAMINHO É verdade, sua mulher esta P......... porque você comprou essa porcaria e que o cabelo dela vive fedendo gasolina, sua familia já falou que o que você gastou com esse carro dava pra comprar um gol zero, os amigos ficam dizendo que cada acelerada vai um litro e o seu primo já cansou de guinchar o seu opala. Depois de aguentar tudo isso você vai desistir na metade ??? Nem fudendo. Mas Licínio eu não aguento mais, já gastei tudo que tinha... Não interessa, até pra vender o carro por algum dinheiro decente, ele vai ter que estar rodando bem, então vamos em frente. Se precisar pare o projeto por um tempo, ou em caso de falência, diminua a preparação e venda alguma peças, mas vamos em frente. Frequento foruns de preparação há muitos anos, estou nesse meio há bastante tempo e o que eu mais vejo são projetos parados, carros vendidos pela metade, motores que nunca andaram e só vivem quebrando. Saiba fazer as coisa. Quando você vai construir uma casa, você primeiro projeta e depois executa. Essa é uma das partes mais importante da preparação, O PROJETO. No meu motor atual, estou projetando e comprando peças há mais de um ano. Isso porque vamos aprendendo durante o caminho, conhecendo pessoas, e mudando de idéia. Mudar uma peça na fase de projeto é facil, é só riscar no papel, mas quando ela já esta dentro do motor, é quase um parto. Se por acaso você estiver com o carro pronto e ocorrer uma quebra feia, não chute tudo pro alto, não venda o carro. Faça o seguinte, guarde ele na garagem esqueça dele por um tempo, vá se divertir ou vá trabalhar e ganhar mais dinheiro pra colocar no carro, mas não desista. Em geral, alguns meses depois você estará doido pra mexer nele de novo. Isso se você for um louco, fanático e apaixonado como os frequentadores desse forum.
Um abraços a todos.
Licínio Jr.
Ontem à(s) 21:10:11 por Jercemi
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin